O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 31 Compartilhado 3 Comentários

Hugo Barra deixa a Google e vai para a chinesa Xiaomi

Confesso que o dia não começou com uma das melhores notícias: Hugo Barra deixa a vice-presidência de gerenciamento de produto para Android. O executivo anunciou na sua página no Google+ que vai assumir a vice-presidência da Xiaomi, fabricante de smartphones extremamente popular na China. A única boa notícia é que Barra continuará envolvido com o sistema operacional da Google.

O Galaxy S8 é o smartphone mais bonito que já fabricado.
O que você acha?
50
50
726 participantes
IMG 20130516 091902
O brasileiro Hugo Barra deixa a Google e assume a vice-presidência da Xiaomi. / © Andrew Bell/ Google+

Nos últimos tempos, Hugo Barra foi a face por trás do sistema operacional móvel da Google, frequentemente subia ao palco dos eventos de lançamento de produtos da Google e era figurinha carimbada no Google I/O, a conferência anual para desenvolvedores do Big G. A última aparição do brasileiro foi durante a apresentação do tablet Nexus 7, em São Francisco.

Desde que o executivo começou a trabalhar na Google, em março de 2008, o Android foi recebendo novos recursos e foi sendo aprimorado. Digamos que Barra tenha levado o "carinho" que o sistema operacional estava precisando.

As causas deste pedido de demissão ainda são obscuras, mas rumores em torno da questão apontam para uma situação pessoal delicada e relacionada ao fim de um relacionamento amoroso do executivo com outra Googler. Normalmente, o fato não chamaria tanta atenção no cotidiano da empresa, mas acontece que a tal "Googler" engatou um relacionamentocom um dos co-fundadores da empresa, Sergey Brin. Enfim, como diria Raulzito: "Coisas do coração"!

... como fica o Android daqui para frente

Ainda não está claro quem vai substituir Barra na Google. Claro que tudo ainda é muito recente e nenhum representante da empresa ainda se pronunciou a este respeito. A única manifestação por parte da Google foi de pesar pela saída do executivo:

Desejamos o melhor pro Hugo Barra. Vamos sentir falta dele na Google e estamos empolgados por ele continhuar envolvido com o ecossistema Android.

Este é certamente um momento importante na história do Android, mas Barra não é o primeiro executivo fºdª a deixar o departamento Android. No início deste ano, Andy Rubin, criador do Android, de repente decidiu não fazer mais parte da equipe. Na época, Hugo segurou as pontas, mas agora a saída dele pode causar ondulações em uma das divisões mais importantes da Google.

Assim, a partida de Barra, somada a mudança de Rubin, levanta questões sobre o futuro do Android na Google. O SO assumiu uma liderança global inquetionável quando se trata de plataforma para smartphones e tablets. Não quero colocar lenha na fogueira, mas perder dois executivos importantes da família Android no mesmo ano pode levantar certa suspeita por parte das fabricantes que já demonstraram mais de uma vez o interesse em desenvolver o próprio SO.

O que você acha, será que Sundar Pichai vai conseguir lidar com esta situação e não deixar a peteca cair no time Android? Será que a saída de de Hugo Barra representará um problema ou atraso na apresentação da nova versão Android 5.0? Deixe-nos saber o que você pensa nos comentários abaixo.

Fonte: All Things D

3 Comentários

Escreva um comentário:
  •   28

    Pois é vi o comentario no seu G+ mas não acredito que não haja 5.0 desta vez.
    Tem muita pressão de usuarios em cima da Google por esta versão. O risco agora é de gerar um descontentamento geral com o SO. Eu apostaria minhas fichas no 5.0 se seria de imediato bom, ou revisado quando a Google estivesse com a casa arrumada, eu não sei...mas que vai ser anunciado vai.
    Do contrario o Jelly Bean pode ter gosto amargo para a Google.

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    29/ago/2013 Link para o comentário

    Olha +Daniel, eu gosto muito do trabalho do Barra e acho difícil esquecermos dele enquanto parte do time do Android. Porém, concordo contigo que de repente possamos ter um "refresh" na divisão da Google com uma pessoa nova tocando o projeto.

    Tive uma conversa hoje com outras pessoas aqui no AndroidPIT e com alguns usuários no G+ e chego a conclusão de que o Hugo Barra vai deixar o cargo com o trabalho encaminhado e que talvez não vejamos o Android 5.0 ainda, apenas um "flavor" da jelly bean, como disse o +Leonardo Vieira em um comentário no G+.

  •   28

    Pois é, o amor, mas que sentimento lindo...
    Bom eu não sei quem vai assumir o lugar do Barra e tenho até medo quando anunciarem um nome, serio, este ano o Android esta perdendo peças muito importantes, se não insubstituíveis. Mas a vida anda é para frente. Barra como Vice-Presidente Global da Xiaomi com certeza vai tentar trazer os produtos para o Brasil, afinal se a fabricante que por o pé para fora da China que lugar melhor para começar que o Brasil?

    Espero que não haja nenhum desequilíbrio no Android como é hoje, pode ser desastroso. Mas pensando positivo, pode aparecer alguém que ajude a revolucionar e nem vamos mais lembrar do tempo do Hugo.

31 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi