O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 38 Compartilhado 6 Comentários

IFTTT: o aplicativo que automatiza o seu Android

Se sempre teve vontade de “ensinar” o seu dispositivo a realizar ações, então o IFTTT é o aplicativo que você procurava. Seu nome abrevia a expressão em inglês “If this then that” ("se isso, então aquilo") e ele basicamente configura e reconhece ações em seu Android que resultarão em respostas automatizadas. Você pode tornar automática uma série de ações baseadas em determinadas regras ou padrões. Eu usei o IFTTT para fazer o upload automático para o Google Drive dos meus screenshots para esse artigo, por exemplo.

ifttt teaser
© IFTTT

De maneira geral, o IFTTT permite que você crie “fórmulas” de ações. Elas podem se basear em seus vários canais - serviços como o Facebook, Twitter, etc. - e outros eventos como updates em seus sites favoritos ou a sua atividade ou localização atuais.

AndroidPIT IFTTT 1
Uma boa ideia, que ainda precisa de alguns ajustes. / © AndroidPIT/IFTTT

Em outras palavras, você diz ao IFTTT que quando certa coisa acontecer, o app deve reagir de determinada maneira. As opções são inúmeras:  tuitar automaticamente os seus posts do Google+, enviar uma mensagem de “Estou ocupado, ligue mais tarde” quando você perder uma ligação, receber uma notificação quando a previsão do tempo indicar chuva, mudar o papel de parede do seu dispositivo com base na sua última foto do Instagram, etc. etc.

AndroidPIT IFTTT 2
O IFTTT cria tabs para suas receitas compartilhadas, criadas e ativadas. / © AndroidPIT/IFTTT

A melhor parte do IFTTT é que você também pode usar as configurações de outras pessoas. Ao criar uma conta no site, serviços básicos como a localização, SMS, notificações, ligações e fotos, entre outros, são de pronto incluídos.

AndroidPIT IFTTT 4
Já existe um grande número de canais e redes sociais disponíveis. / © AndroidPIT/IFTTT

Em seguida, você pode conectar suas contas do Google+, Facebook, Twitter, Dropbox, Instagram, Evernote, etc, e já pode criar suas próprias fórmulas ou usar a de outros usuários. Também é possível inscrever-se numa newsletter diária com sugestões de receitas (ideal para quem é novo no app). Nesse ponto, encontrei dois problemas: nem todas as fórmulas têm efeito imediato. Algumas demoram 15 minutos para serem ativadas ou atualizadas. Além disso, as fórmulas do iOS estão incluídas no app do Android inexplicavelmente.

AndroidPIT IFTTT 3
Depois de criar as suas receitas, você pode habilitar notificações, editá-las, compartilhá-las ou desativá-las se quiser. / © AndroidPIT/IFTTT

O Android já tem outros apps como o Tasker que apresentam funções semelhantes. A novidade do IFTTT é que ele traz uma comunidade de usuários, em que todos podem criar e compartilhar suas fórmulas. As possibilidades são virtualmente infinitas, e as melhores fórmulas podem inclusive se tornar padrões de uso no futuro. O app é gratuito e por enquanto está disponível em inglês para dispositivos com Android 4.0 ou superior:

IFTTT Install on Google Play

Você experimentou o IFTTT? Usa outros apps semelhantes?

6 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi