O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 29 Compartilhado 32 Comentários

Com o IFTTT você otimiza a vida da sua bateria e usa o celular por mais tempo!

Já pensou em ensinar o seu Android a realizar ações para fazer manter a bateria do seu smartphone por muito mais tempo? Então o IFTTT é o aplicativo que você procura. Seu nome abrevia a expressão em inglês “If this then that” ("se isso, então aquilo") e ele basicamente configura e reconhece ações em seu Android que resultarão em respostas automatizadas. Assim, você pode tornar automática uma série de ações para economizar a bateria do seu celular baseadas em determinadas regras ou padrões.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
738 participantes

O IFTTT permite que você crie “fórmulas” de ações. Em outras palavras, você diz ao IFTTT que quando certa coisa acontecer, o app deve reagir de determinada maneira para salvar a energia do seu dispositivo Android. As opções são inúmeras: "Desligar o bluetooth quando a bateria estiver fraca", desligar o wifi quando a bateria estiver fraca" e assim por diante.

Como usar o IFTTT para economizar a bateria do seu Android

A primeira coisa que você deve fazer é baixar o IFTTT na Google Play Store e criar uma conta. O processo de inscrição é rápido, você precisará apenas do seu email e de uma senha. Na realidade, o aplicativo em si é apenas "IF" e você pode usar ou criar "receitas" (combinações de fatos e ações) através do site do IFTTT. Na página oficial, um dos canais (channels) recentemente adicionado é o "Android Battery Channel" ("Canal de bateria para o Android"), que permite tomar medidas com base no nível da bateria do dispositivo.

IFTTT Install on Google Play

O serviço ainda não possui uma versão em português, mas é só seguir essas dicas e você poderá usar todas as receitas desenvolvidas para manter a bateria do seu Android. Depois de criar uma conta no aplicativo, faça o login no site do IFTTT e acesse acesse a página de receitas para a bateria do seu celular Android Battery Channel. A partir de agora, tudo o que você irá fazer é adicionar receitas ao seu perfil para automatizar o desligamento do wifi quando a bateria estiver em X%, por exemplo.

IFTTT bateria site
Ao clicar no canal de bateria do IFTTT você estará automaticamente conectado às receitas para otimizar a bateria do seu smartphone. / © ANDROIDPIT/IFTTT

Neste artigo não vou ensinar a criar receitas, mas utilizar aquelas que já estão disponíveis no site. Assim, ao rolar a página, você verá as receitas mais populares disponíveis para uso. Ao clicar em "Browse more Recipes" (Consulte mais receitas), você terá uma lista com todas as ações criadas para salvar a bateria do seu Android. Neste momento, basta escolher uma, clicar sobre ela e adicioná-la às suas receitas pessoais no botão "Add".

ifttt adicionar receitas
Perceba que, além de adicionar a receita à sua lista, você também pode optar por receber uma notificação quando a ação começar. / © ANDROIDPIT/IFTTT

Abaixo, você confere uma lista com as principais receitas para ajudar a economizar a bateria do seu Android de forma automatizada usando o IFTTT:

  • Desligar o Bluetooth quando a bateria está fraca - O IFTTT permite que você use o modo de economia de bateria personalizado desligando o Bluetooth quando a bateria está fraca. Sem usar o Bluetooth, o seu telefone ou tablet consome menos energia, assim você poderá salvar a bateria por um pouco mais de tempo.
  • Desligue o Wi-Fi quando o nível da bateria estiver baixo - você pode fazer o mesmo truque com o Wi-Fi, desligando-o para conservar a energia da bateria quando a mesma estiver fraca. Contudo, preste atenção a momentos em que você estiver fazendo transferência de dados.
  • Silenciar o toque quando o nível da bateria está baixo - uma outra maneira de manter a vida da bateria por mais tempo é silenciar o toque do seu dispositivo - sim, toques podem consumir mais energia do que você possa imaginar. Mais uma vez, a ação acontece automaticamente, você pode até não notar.
  • Enviar um alerta quando o nível da bateria está baixo - mesmo que você não queira usar o IFTTT para fazer qualquer ação quando o nível da bateria do seu celular estiver baixo, talvez queira apenas saber quando a bateria estiver no fundo do tanque. Escolhendo esta receita, você receberá uma notificação quando o nível da bateria estiver baixo e poderá agir antes do aparelho desligar.
  • Controlar os dados de carregamento do celular - O IFTTT pode iniciar uma ação sempre que você ligar o seu dispositivo para carregar. Você pode usar essa opção para armazenar os dados de carregamento do seu celular a uma planilha no Google Drive ou receber um e-mail com essas informações. Depois, analisando estes dados, você poderá controlar melhor os  tempos de carregamento e mudar algum hábito que esteja fazendo com que o consumo de energia seja muito alto. 

Depois de adicionar as receitas que você acredita serem as mais úteis para você, tudo poderá ser editado e ativado/desativado a partir do aplicativo:

IFTTT app bateria economia
Depois de selecionar as receitas no site, elas automaticamente serão adicionadas ao app. / © ANDROIDPIT

O Android já tem outros apps como o Tasker que apresentam funções semelhantes. O interessante do IFTTT é que ele traz uma comunidade de usuários, em que todos podem criar e compartilhar suas fórmulas. As possibilidades são virtualmente infinitas, e as melhores receitas podem inclusive se tornar padrões de uso no futuro. O app é gratuito e por enquanto está disponível em inglês para dispositivos com Android 4.0.3 ou superior.

E aí, você já conhecia o IFTTT? Quais outras dicas você pode compartilhar com os usuários do AndroidPIT?

32 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários
29 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi