O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 31 Compartilhado 8 Comentários

O que é o IMEI e para que serve?

Em linhas gerais, o IMEI é um código que identifica o dispositivo mundialmente. Portanto, todo aparelho que seja legal terá esse número. Se quiser saber quais são as funções e problemas fundamentais do número IMEI, não perca o nosso artigo de hoje da seção Android para Principiantes.

Android Principiantes
© AndroidPIT

O que é exatamente o IMEI?

A sigla IMEI abrevia International Mobile Equipment Identity ou Identidade Internacional de Equipamento Móvel, e como mencionei, funciona como o identificador do nosso smartphone. Em realidade se trata de um código USSD pré-gravado no terminal, ou seja, um serviço para o envio de dados através de dispositivos móveis similiar ao SMS. Poderíamos dizer que a diferença entre ambos os sistemas se baseia no fato de o SMS incorporar um conteúdo intermediário, a mensagem em si, ao passo que o USSD é um conteúdo que se transmite diretamente do emissor ao receptor, e assim se cria uma comunicação interativa com um tempo de resposta mais rápido.

O código USSD incorpora cifras que identificam o fabricante ou o número de série do dispositivo.

Para que serve o IMEI?

Este código USSD é transmitido do smartphone para a rede quando o nosso dispositivo se conecta à Internet. Dessa maneira, a nossa operadora reconhece de que aparelho se trata e, graças ao SIM, quem e de onde se faz a chamada. Ao mesmo tempo, mediante este código, a operadora pode ter acesso a várias informações sobre o nosso dispositivo para conhecer o estado do mesmo.

Como sei qual é o meu IMEI?

A maneira mais simples é procurá-lo na caixa do dispositivo. Você também pode verificar a etiqueta atrás da bateria do dispositivo ou, diretamente no software, digitar *#06# e clicar na tecla de chamada, e o número aparecerá na tela. Se por algum motivo não tivermos acesso a esse número por uma das maneiras descritas acima, a única solução é a assistência técnica do fabricante.

Problemas com o IMEI

O IMEI, como já deduziram, é muito importante pois permite identificar a rede para que possamos tanto nos conectar à internet como fazer e receber chamadas. Se por alguma razão o perdermos, será bem difícil recuperá-lo. É importante que quando atualizar o dispositivo ou instalar ROMs, tenha muito cuidado. Ao realizar alguma destas ações, alguns usuários se deram conta de que não podiam fazer chamadas. Digitando *#06# sabemos se o IMEI foi perdido. Nesse caso, é preciso procurar a assistência técnica.

A melhor maneira de evitar problemas com o IMEI é fazer uma cópia de segurança da pasta que contém o IMEI e que se chama EFS. Para acessar esta pasta você precisará de um aplicativo como o Root Explorer, e para instalá-la é preciso ter root:

Explorer Install on Google Play

Para fazer a cópia, acesse o aplicativo, clique sobre o menu, copie a pasta EFS e cole-a em algum lugar seguro como o cartão SD ou a área de trabalho do seu PC. É importante que simplesmente a copie e não a recorte, senão causará danos ao dispositivo.

EFS
© AndroidPIT

Se nas suas "brincadeiras de ROMs" com o dispositivo você perder o IMEI, basta copiar a pasta EFS que havia salvado, colá-la em seu lugar de origem e reiniciar o smartphone. De todo modo, recomendo muito cuidado com essa pasta e com o número IMEI.

Você já teve problemas com o IMEI do seu celular? Conte-nos o que houve nos comentários!

8 Comentários

Escreva um comentário:
  • Você poderia me ajudar, por quê? O ALPHALT 8 não roda mais no meu LG G2, diz que a versão não compatível com o meu dispositivo

  • No meu razr d1 nao existe essa pastas' mas ele nunca teve problema rss

  • Sim sergiobsd. É so ligar pra sua operadora e fazer o pedido de bloqueio do IMEI. eu fiz isso quando roubaram meu galaxy ace. ja que me roubaram nao vai presta pra mais nada kkkkk

    • mas se o aparelho não tiver vinculo com uma operadora??? no meu caso o moto g dual q comprei e retail...sem vinculo,obg!

  • E possível bloquear o aparelho perdido pelo IMEI?

    • É possível somente bloquear o IMEI pro aparelho não realizar chamadas. isso Você pode fazer entrando em contato com sua operadora ou com a própria Anatel através do numero 1331.
      mais lembre-se! após o bloqueio do IMEI mesmo assim o aparelho ficará disponível pra usar internet através do WIFI além de todas as funções vão ficar disponíveis, exceto a rede do celular. ;)

  • O androidpit está de parabéns pela objetividade das matérias. Ao contrário de outros sites, que contam a história do Brasil inteira antes de entrar no assunto do título; e quando chegam no final, nem era exatamente aquilo que deram a entender no começo.

  • Eu nunca tive problemas , e este método ai é o mais fácil que eu já vi pra evitar problemas com o IMEI. E se diz que ele funciona eu acredito , qualquer hora vou fazer uma copia e deixar guardado no pc.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi