O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
107 Compartilhados 26 Comentários

É assim que a versão não-oficial do iMessage roda no Android

Será que finalmente o mensageiro da Apple virá para o lado do Android? Ainda não sabemos se a empresa da maçã mordida irá ceder tão facilmente ao sistema concorrente. Contudo, um vídeo disponibilizado na internet recentemente demostra como esse processo de transição para o robô verde poderia funcionar. O app em questão é o iMessageForAll, que está sendo desenvolvido como um cliente do iMessage.

O serviço de mensagens da Apple, o iMessage, é um dos principais recursos do iPhone. O mensageiro oferece criptografia de ponta-a-ponta e ferramentas básicas de customização, como emojis, figuras animadas e efeitos para envios de mensagens. Além disso, os usuários do app podem contar com os recursos de videochamada e ligação VoIP. Totalmente integrado com a plataforma, o iMessage pode ser utilizado em qualquer dispositivo da maça, como iPads, iPods e o Apple Watch.

Essa fórmula de sucesso, principalmente no sentido de integração multiplataforma, vem sendo explorada pelo Google através do Hangouts. Mas, precisamos ser realistas numa coisa: o Hangouts é infinitamente menos popular que o iMessage. Desde o WWDC 2016 rumores vem surgindo em torno de uma possível chegada do mensageiro da maçã em dispositivos com o SO do Big G.

O projeto iMessageForAll nos dá uma prévia de como seria essa integração entre ambas as plataformas. Dê o play no vídeo abaixo e confira uma prévia:

iMessage para Android: começando com um beta não-oficial

Não é a primeira vez que desenvolvedores independentes trabalham na tentativa de trazer o iMessage para o Android. O projeto mais recente é o iMessageForAll (vídeo), que está disponível gratuitamente através de um programa de testes restrito. O usuário inscrito precisa se comprometer com o desenvolvimento do app enviando feedbacks e cadastrando informações pessoas logo no cadastro do programa. Você pode tentar um acesso ao projeto se inscrevendo na página abaixo:

O iMessageForAll está em estágio de desenvolvimento inicial e ainda não funciona integrado com os servidores do iMessage. Assim, é necessário que o usuário utilize um iPhone ou Macbook como um servidor host para testá-lo. Todos os detalhes sobre a execução do app no Android estão na apresentação oficial do projeto, que pode ser acessada no link abaixo:

imessageforall imgur beta
O iMessage For All rodando no Android / © moomanjohnny2

A versão final do iMessageForAll está prevista para ser disponibilizada durante o segundo semestre de 2017. Muitos usuários estão questionando os responsáveis pelo projeto sobre uma possível interrupção do mesmo como consequência de interferências - judiciais ou não - da Apple. Segundo os desenvolvedores, uma ação da empresa de Cupertino pode resultar na descontinuação do app, ou seja, pode ser que o iMessageForAll não chegue à Play Store como pretendido atualmente.

Acredito que será difícil dos desenvolvedores prosseguirem com o desenvolvimento do iMessage para Android sem que a Apple interfira de alguma forma. Num cenário um pouco improvável, a empresa da maçã poderia ao menos incentivá-los para que os usuários do SO tenham alguma integração com a plataforma iOS.

O que você achou do projeto?

Os comentários favoritos dos leitores

26 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi