O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 1.869 Compartilhado 247 Comentários

Instagram agora avisa quando alguém faz print da tela

O Instagram é um dos serviços que pertecem ao Facebook, portanto, é natural que os desenvolvedores de ambas as rede sociais criem recursos semelhantes. A mais recente novidade que está sendo testada pela empresa é o alerta de screenshots, que avisa ao usuários quando o outro contato tira uma captura de tela da conversa. Saiba mais detalhes logo abaixo, no tópico "atualizações beta".

Destacar mudanças recentes

Instagram - atualizações beta

Alerta de screenshot

O Instagram resolveu realmente copiar seu rival, o Snapchat e, após a chegada da seção Stories, a rede social está testando uma função de alerta para capturas de tela. Funciona da seguinte forma: quando o outro contato tira um screenshot da sua conversa no Direct, o Instagram notifica o usuário com um alerta avisando que uma captura de tela foi feita. O Snapchat já conta com esse mesmo recurso há algum tempo.

O alerta enviado pelo Instagram aparece na tela de bloqueio do dispositivo, e só é válido para o sistema de mensagens Direct, ou seja, não funciona no Stories ou no feed convencional. Usuários do iOS estão recebendo esse recurso aos poucos, que deve chegar para todos os usuários do Android em breve.

Abaixo, uma prévia da notificação de screenshot que o Insta envia:

Transmissão ao vivo

Usuários selecionados pelo Instagram, e que fazem parte do programa de testes beta da empresa, estão sendo surpreendidos por um novo recurso no Instagram Stories, o live streaming. Para quem ainda não está familiarizado com essa função, a transmissão ao vivo permite que os usuários transmitam vídeos em tempo real para seus contatos.

Essa função chegou este ano ao Facebook, e primeiramente no YouTube, onde faz bastante sucesso em canais de jogos e tecnologia. A equipe de desenvolvedores do Instagram está transformando a rede social numa ferramenta multiuso que, infelizmente, perdeu sua essência após receber recursos iguais aos do Snapchat, ferramentas publicitárias e entre outros.

Como disse no início do artigo, apenas usuários selecionados pelo Instagram estão recebendo o live streaming nessa fase de testes. É capaz que o recurso chegue - ou não - nas próximas atualizações beta para todos os usuários cadastrados no programa (saiba como se tornar beta no tópico "Como baixar o Instagram para Android"). Além de transmitir o vídeo ao vivo, o usuário pode agendar a transmissão, como acontece no YouTube e no Facebook.

Abaixo, a captura de nela do recurso obtido pelo site russo TJournal:

insta live tile streaming
Recurso de transmissão ao vivo do Instagram em teste / © TJournal

Instagram - versão 9.4.0

Salvar imagens não publicadas como rascunhos

O Instagram liberou um recurso interessante com a chegada da atualização para a versão 9.4.0. A partir de agora, os usuários poderão salvar imagens não publicadas como rascunhos, mantendo toda a edição e os filtros que foram aplicados. Assim, ao retornar para o app, será possível resgatar a foto e colocá-la online.

Para localizar a imagem depois de salvá-la, basta acessar o Instagram novamente e selecionar a publicação na área de rascunhos, que fica acima da galeria de fotos. Os rascunhos podem ser salvos quando o botão de voltar do sistema é selecionado durante a edição do arquivo. O novo recurso está disponível na versão final do Instagram disponível na Play Store.

instagramdrafts
Instagram traz recurso de rascunhos para imagens  / © AndroidPIT

Instagram - versão 9.3.5

Filtro para palavras ofensivas

Recentemente, o Instagram ganhou um filtro para bloquear palavras ofensivas. Primeiro, você precisa ir até a página do seu perfil. Quando estiver nela, vá até o menu de configuração, localizado no lado direito superior da tela e representado pelo símbolo dos três pontinhos na vertical. 

INSTAGRAM1
Acesse o recurso de filtro no menu de configuração do seu perfil / © ANDROIDPIT

Uma vez no menu, desça por ele até chegar no sub-menu "Configurações". Ela é a quarta opção, abaixo de "Convidar Amigos", "Seguir Pessoas" e "Conta". Uma vez nele, clique na função "Comentários". Ao acessar este recurso, você verá a função "Ocultar comentários impróprios" desativada. Para ativá-la, basta apertar no botão do lado direito. Ele deve ficar na cor azul. 

Feito isso, você verá logo abaixo o campo "Palavras-chave personalizadas". É nesse espaço que serão digitadas as frases e palavras que serão bloqueadas nos comentários das fotos postadas no seu perfil. Basta digitar todos os termos que você considera impróprios. Como o próprio Instagram indica, não se esqueça de separar cada um por vírgulas.

INSTAGRAM3
Não esqueça de separar as palavras por vírgulas/ © ANDROIDPIT

Ao digitar todas as palavras que você quer ver bloqueadas, clique no símbolo de "Check", localizado na parte superior direito da tela, para confirmar as mudanças. E pronto! Seu Instagram estará mais seguro contra os "sem-noção" que habitam esse mundão chamado internet. 

Como baixar o Instagram para Android

É possível também se tornar um usuário beta do Instagram através de um cadastro oferecido pela empresa. Com isso, ao invés de precisar baixar novas versões do app manualmente (APKs), os updates beta são entregues pela Play Store. Para se cadastrar, siga os passos a baixo:

Instagram Install on Google Play

Você achou o recurso de aviso para capturas de tela útil?

Os comentários favoritos dos leitores

247 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi