O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 31 Compartilhado 43 Comentários

iOS 8: apresentada a nova versão do SO da Apple

Nada de novo por fora, mas por dentro os dispositivos da Apple se renovam. Na Apple WWDC (Worldwide Developers Conference) de 2014, acaba de ser anunciada a nova versão do sistema operacional da maçã. O iOS 8 chegará aos iPads, iPhones e iPods Touch no outono de 2014 nos EUA (primavera no Brasil).

wwdc x ios dev apple
 © Apple

Recursos

O iOS 8 traz novas notificações e central. Será possível responder às mensagens diretamente dessa central (recurso que o Android já possui). Mas as novidades não para por aqui. Eis uma visão geral das inovações:

  • Melhorias na área de gráficos 3D (Metal). Acesso quase irrestrito aos chips A7, o que irá otimizar a qualidade visual dos jogos, por exemplo;
  • Mudanças no modo de multitarefas: com um duplo clique no botão você acessa uma lista com as pessoas com quem mais se comunica. 
  • Novos gestos e recursos foram integrados, como a visualização de abas para o Safari. Eles prometem uma experiência de uso melhorada.
  • Nova possibilidade de fazer um gesto para baixo na tela para puxar outros dados e informações ao compor uma mensagem de email, por exemplo;
  • Notificações indesejadas podem ser dispensadas com um simples deslizar de dedos para cima;
  • Possibilidade de acrescentar eventos do calendário à mensagem no app de emails. Há uma interação mais direta entre os aplicativos: para marcar uma mensagem como "não lida", você só precisa deslizar o dedo da esquerda para a direta sobre o seu título. Mensagens em grupo agora podem ser renomeadas como em apps de mensagens mais populares;
  • Novo recurso Tap to Talk (toque para falar) permite que você envie mensagens de voz (como no WhatsApp);
  • Busca ampliada para informações da internet (Spotlight), não apenas assuntos internos do seu dispositivo com iOS;
  • Teclado redesenhado com a tecnologia "Quick Type" (preditiva).

Aplicativos

HealthKit

Definitivamente a preocupação com a saúde é a tendência do ano entre as fabricantes de smartphones e wearables. A Apple também vai na onda. O novo aplicativo centralizado oferece um pouco mais do que o S-Health da Samsung, dando informações sobre nosso nível de hidratação, qualidade de sono, pressão arterial, frequência cardíaca e açúcar no sangue.

Family Sharing

Um aplicativo de compartilhamento familiar. É possível configurar seus aparelhos de casa em uma conta familiar para compartilhar calendários, imagens, lembretes, entre outras informações. Até 6 pessoas podem fazer parte do compartilhamento. Além disso, aplicativos poderão ser compartilhados (mas com bloqueio infantil configurado pelos pais para evitar compras acidentais).

Aplicativo de fotos

Foram integradas novas funções na edição inteligente de fotos, que abrangem exposição, saturação, brilho, sombras, etc. Elas prometem resultados mais bonitos depois da captura das imagens. Todas as mudanças serão sincronizadas entre os aparelhos.

Siri

O controle por voz da Apple traz integração com o Shazam, aplicativo de reconhecimento de músicas, além de compra diretamente do iTunes e recurso de ditar em 22 novos idiomas.

App Store

A loja de aplicativos da Apple traz uma nova aba para explorar conteúdos: buscas por apps que estão em alta, listas dos melhores, etc. Ela traz também o Test Flight, uma aba para testes beta dentro da App Store.

Widgets

Os Widgets estão finalmente chegando ao iOS com esta nova versão. Agora, aplicativos de terceiros já estão autorizados a definir os widgets na Central de Notificações dos dispositivos. Assim, ainda não estão na tela inicial, mas são interativos.

E aí, o que você achou do iOS 8?

31 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Diego Rodrigues 2/jun/2014

    Acho que dessa vez a Google é que vai processar a apple por copia. Tudo mostrado ali ja tem no Android. O pior é que os caras apresentam como inovação e a plateia ainda aplaude

  • Rafael Rodrigues 2/jun/2014

    O mais engraçado é que o Tim Cook começou a conferência cutucando o sistema da Google, alegando que cerca de 75% dos usuários de Android na China migraram para o iOS. Eu sempre gostei do iOS, desde a primeira versão dele no iPhone Classic. Eu vi com o passar dos anos o sistema amadurecer, mas não dá pra negar que muito do que tem no iOS é cópia descarada do Android. Pior é são os fãs da marca negarem até a morte que não tem nada de cópia do Android no iOS. Sinceramente não vi nada de revolucionário na apresentação do iOS 8, continua coma mesma interface monótona de sempre e suas "novidades" são apresentadas como algo inédito no mercado e, como disse o amigo aí acima, a platéia aplaude. O que eu realmente tiro o chapéu para o iOS é a segurança e nisso o Android tem muito a avançar, mas convenhamos, não é nada fácil quando o sistema é de código aberto, onde o mesmo embarca em diversos tipos de aparelhos e suas atualizações não ficam sob responsabilidade do Google e sim das demais fabricantes.

  • Rafael Rodrigues 2/jun/2014

    E só pra complementar em relação ao "revolucionário" teclado com a tecnologia Quick Type : Meu SwiftKey manda um abraço de urso para o Cook.

  • Abraão Alberto 2/jun/2014

    kkkk até o windows phone 8.1 foi mais revolucionário que isso ae

  • Alex J. Fernandes 2/jun/2014

    Meu KIT Kat puro no moto g, da um show nesse copi.os8 aí. Sem novidade, se eles querem copiar o Android, deviam colocar widget, menu real e muitas outras coisas q o Android já conhece a anos

43 Comentários

Escreva um comentário:
  • É um tal de copiar... Pra refrescar a memória de alguns: quando a Google comprou o android o projeto era lançar um dispositivo muito semelhante ao que já existia e se conhecia como smartphone na época entre 2006 e 2007, com teclado físico e tudo. A Google mudou totalmente e atrasou o projeto por conta do lançamento do iphone. O android veio depois do iOS e sinceramente, assistindo a apresentação de lançamento do primeiro Iphone, não da pra entrar nesse mérito de cópia. Quem introduziu o conceito de smartphone que temos hoje foi a Apple, inclusive com o sistema de compra de apps do jeito que é hoje. Então diante do mercado atual fica difícil falar em plágio. As informações se renovam tão rapidamente que muitos esquecem a raiz das histórias. Tenho tanto um iphone quanto um nexus e gosto muito das duas plataformas. O android evoluiu muito depois da versão 4.0, mas na minha opinião, ainda mais conhecendo os sistemas da Apple, sólidos e estáveis, o iOS leva vantagem, pela usabilidade, seus aplicativos e principalmente sua história, que essa sim foi revolucionária.

  • 1. Spotlight (busca)
    iOS 8 Busca
    A busca do iOS agora ficou muito melhor, pois também pesquisará na web. Mas a busca do Google, no Android, já faz isso há um bom tempo.
    2. QuickType
    iOS 8 Teclado
    Recurso interessante para quem digita muito – algo comum nos dias de hoje. O teclado do iOS agora vai prever o que você quer escrever mostrando várias sugestões de palavras, o que adianta bastante a vida. Mas tanto o Android quanto o BlackBerry já têm o recurso há bastante tempo.
    3. Teclados de terceiros
    iOS 8 Teclados de terceiros
    Essa provavelmente é uma das novidades mais desejadas por usuários que migraram do Android para o iPhone.
    No iOS 8 será possível instalar teclados feitos por terceiros, como o SwiftKey e o Swype, que trazem incontáveis recursos de digitação. Isso vai facilitar muito a vida dos usuários, mas o Android sempre permitiu a instalação desses apps.
    4. Ativação da Siri falando “Hey, Siri”
    iOS 8 Siri
    Ok Google te lembra algo? O recurso, que veio à vida com o Google Now também foi incorporado pela Siri. Basta falar para a assistente da Maçã te atender.
    Apesar das alegações de cópia, é necessário ressaltar que o Google Now não identifica música ambiente – e não se surpreenda se o Google também copiar o recurso.
    5. Fotos sincronizadas no iCloud
    iOS 8 Fotos
    Todas as suas fotos serão sincronizadas automaticamente entre todos os seus dispositivos com iOS através do iCloud. O Google+ já faz isso há um tempo e, diferentemente da Apple, o Google oferece armazenamento ilimitado e gratuito para as fotos.
    6. Widgets na Central de Notificação
    iOS 8 Widgets
    Outro recurso também muito esperado é o uso de widgets, que aumentam a funcionade de diversos aplicativos, permitindo que você interaja com eles sem precisar abri-los.
    O iOS 8 finalmente trará suporte a widgets, mas eles ficam limitados à Central de Notificações, o que pode ser algo bom também. O Android, por sua vez, já possui widgets há anos e eles podem ser colocados tanto na tela inicial quanto na tela de bloqueio.
    7. iCloud Drive
    iOS 8 iCloud Drive
    Novo sistema de armazenamento na nuvem que sincroniza com todos os dispositivos com iOS, Macs e Windows. Opa, Google Drive e Dropbox.
    O problema do iCloud Drive é que ele provavelmente não convencerá usuários do Google Drive, google+ e Dropbox a trocarem de plataforma, porque ele é mais fechado e quase que restrito aos sistemas da Apple, o que limita o uso por empresas, por exemplo.

    8. iMessage com mensagens autodestrutivas e envio de fotos e vídeos
    iOS 8 iMessage
    O serviço de mensagens da Apple pegou recursos do HANGOUTS WhatsApp e Snapchat, como as mensagens autodestrutivas e envio de fotos, vídeos e mensagens de áudio. Mas também incorporou recursos próprios.
    Um bem interessante é levantar o telefone para responder: ao receber uma mensagem de
    iOS 8 App Store
    9 A APP STORE GANHARÁ RECURSOS DE ASSISTIR AOS VIDEOS DOS APLICATIVOS KKKKKKKKKKKK JÁ EXISTE NO ANDROID HÁ ANOS.

  •   14

    "ai"os

  • Interessante esse Android 8!

  • Por que será que o Cook não mencionou dos milhões de usuários que saíram do iOS para o Android? Inclusive em uma matéria recente aqui do Android PIT, muitos usuários de iOS migraram para o HTC One M8, no qual usa (que ironia!) Android, obviamente.

    Fico abismado em como toda conferência da Apple, tudo que a empresa mostra é sinônimo de UAU!!!

  • O q matéria de Apple anda fazendo aqui ,tira isso.

  • Migrei do ios e não tenho a mínima saudade kkk

  • Pessoal, o AndroidPit se dedica a quem? iOS? Porra, cara!!! Somos feito de Android!!!

  • Sempre acompanhado o Androidpit. Mas o que uma matéria do iOS ta fazendo aqui?

    • Informação, apenas isso. Não se vive trancado em uma caixa. O site traz as novidades do mundo android e porque não estar informado sobre as invenções (n q seja) das concorrentes? Se for pra fazer vista grossa o site terá que colocar apenas informações sobre os aparelhos de ANDROID PURO....

  • fãboys vão dizer que o google inventou uma maquina do tempo pra ir pro futuro e copiar essas funções do IOs 8 antes dele ser lançado '-'

  • Isso é inveja do Android!! Bando de invejosos!! kkkkkk

  • Realmente são coisas que o Android já possuia, mas querendo ou não, são funçoes que o iOS não tinha, então é SIM uma novidade para os usuários dessa plataforma.

    Assim como foi para o pessoal do WP ou do Android quando a versão pura encorporou as funçoes rápidas.

    Mas o que sempre me frustou muito no Android (mudando de assunto rapidão e quero opinião de vcs), são os widgets que pouco evoluiram, eles basicamente só se redimensionam + nada.

    Enquanto a idéia que eu sempre tive de widgets interligados ao menu de botões (back, home e multitasking) nunca apareceram, ou mais completos.

    Rumores do WP 9 mostram que as tiles vão ser interativas, e dá forma como elas mostram que será, vai ser SHOW e sim, vai ser muito melhor que o que existe no Android hoje. Espero qu eo 5.0 no fim do ano mude isso tbm, pq precisamos..

  • Cópia ou não, não há nada novo. Falo com cautela pq Android possivelmente copiou coisas da Apple também, afinal o iPhone veio primeiro.

  • Diego Rodrigues para presidente!

  • Sendo copia ou não, não sei por que esse papo de processar a Apple... Android é código aberto, a Google já dá o direito de cópia.

  • Gostaria de saber onde tem a resposta de msg na central no Android que foi citado no início da matéria ? Desculpe mas talvez não tenha ligado o nome ou na minha versão de Android não tem. Se alguém souber e quiser responder pf.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi