O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
78 Compartilhado 80 Comentários

Por que o iPhone se renovar a cada três anos é bom para toda a indústria mobile

Várias fontes têm indicado que o iPhone passaria a ter o seu design renovado a cada três anos, e não mais a dois, como vinha sendo feito até agora. Se isso for verdade, o iPhone 7S teria um outro nome, que só cabe a nós imaginar. E, essa notícia, seja você usuário do iOS ou Android, é mais positiva do que você pensa. 

A notícia sobre o ciclo de renovação foi divulgada pelo jornal Nikkei Asian Review, e replicada em diversos veículos de outros países, incluindo "gente grande", como o CNBC, o Fortune e o CNET. O iPhone sempre seguiu linhas de design relativamente similares, incluindo quando não se tratava de uma edição S. Além disso, este ano, a Apple decidiu resgatar o layout de 2013 - do iPhone 5S - para a sua edição SE. 

AndroidPIT iPhone SE 4162
O iPhone SE resgatou o design de 2013. / © ANDROIDPIT

Enquanto alguns vêem esta notícia como uma maneira da Apple de economizar dinheiro no desenvolvimento dos seus projetos - ou para explicar que a Apple não está mais tão preocupada em inovar - eu não poderia estar mais feliz.

Para justificar um aumento de preços, as fabricantes entopem os novos smartphones de funções inúteis

Uma boa notícia para a indústria mobile

Se há algo que eu estou cansado, é de ver as fabricantes de smartphones mostrarem novidades supostamente revolucionárias a cada vez que apresentam um novo modelo. Por exemplo: se você pensa no Live Photos, a nova função do iPhone 6s, que grava um pequeno vídeo ao registrar uma foto, que benefício real isso traz para o usuário?

E isso não é um defeito exclusivo do iOS. Pense na quantidade de funções que tem passado a torto e a direito pelo Android: desbloqueio facial, Force Touch, alguns assistentes de voz...quantas pessoas você conhece que estejam usando recursos como esses? Em muitas ocasiões, a indústria se vê obrigada a trabalhar à frente das necessidades dos usuários, trazendo funções irrelevantes, apenas para justificar um aumento no preço dos terminais. 

Se o ciclo de renovação dos iPhones for ampliado para os três anos, é um sinal de que a Apple assumiu que a tecnologia móvel não pode seguir avançando a velocidade que tem mantido até agora. Com sorte, muitos fabricantes de smartphones Android seguirão o mesmo caminho. 

AndroidPIT galaxy s7 vs galaxy s7 edge 6
O design do Samsung Galaxy S7 pode ser entendido como uma revisão do Galaxy S6. / © ANDROIDPIT

Este ano, por exemplo, algumas fabricantes decidiram seguir uma linha de design muito similar a que usaram em 2015. O Samsung Galaxy S7, por exemplo, traz linhas muito similares a do S6, melhorando alguns aspectos em relação ao seu antecessor.

Continuar uma linha de design mostra coerência e faz com que os smartphones demorem mais a ficar desatualizados, algo que seria muito bem-vindo em uma indústria tão mutante (e, às vezes, exaustiva) como a de smartphones. 

O principal problema é, como sempre, sua fragmentação

Se a tecnologia já não avança na mesma velocidade e as fabricantes já não estão tão afobadas quanto à inclusão de novidades em cada dispositivo, podemos também pensar que o tempo de vida útil de nosso telefone pode ser ampliado. Só que, no caso do Android, isso não é tão simples. 

As atualizações de software do Android não acompanham, nem de longe, as do iOS, o que faz com que a esmagadora maioria dos usuários do "robô verde" fique com o sistema operacional do seu smartphone constantemente desatualizado. Para ficar em um exemplo simples: apenas sete meses depois do seu lançamento, é que o Marshmallow - a edição mais atual do SO do Google -  ultrapassou os 10% dos telefones

A boa notícia é que o Google vem se esforçando para tentar minimizar o problema das atualizações. Seja por meio das atualizações em segundo plano, pela "lista da vergonha" ou liberar o preview do Android N a modelos que não sejam o Nexus. Esperamos que, em um futuro próximo, não sejam apenas os iPhones, mas também os nossos queridos smartphones Android, possam aguentar tranquilamente os três anos.

Você acredita que manter o visual de um aparelho igual por mais de dois anos o torna mais valorizado?

Os comentários favoritos dos leitores

  • diego souza ramos há 7 meses

    Oq valorizado? Só pq é iphone se fosse uma samsung da vida ia ter um monte de matéria que ela precisa inovar bla bla bla. Não mas Apple é tendência, locomotiva Apple é o "carvalho", existe duas Apple uma com Steve Jobs e outra sem Steve. Androidpit gosta de puxar um saco, tá louco, um produto absurdamente caro e você não quer ver inovação passa ano e entra ano do mesmo jeito ah tenha dó né, toda empresa precisa de inovação em seu produto ou será superada, pelas que inovam vivemos no novo portanto queremos o novo. Ah e só uma dica a Apple não paga ninguém pra babá seu ovo ela nem sabe que vocês existem

  • Paulo Dias há 7 meses

    A galera aqui tem que entender que o iPhone é a máquina locomotiva do mercado mobile,onde ela vai as outras tem que ir junto,ou perdem mercado, só sei que vai ser bom pra todo mundo.

  • Steven Oliver há 7 meses

    Falou tudo e mais um pouco!

  • Andreu Vasconcelos há 7 meses

    Tá faltando criatividade a todas as fabricantes. Creio q o ponto de saturação está próximo.

80 Comentários

Escreva um comentário:
  • Vejo 2 Lados..
    1° Gosto da Apple por demorar a lançar modelos de celulares.. assim valoriza mais o aparelho que vc comprou.. (contra) - quando lança não muda muita coisa...
    2° Samsung deveria lançar menos aparelhos.. pq todos são repetido com as mesmas funçôes ... (poucas coisa diferentes)

  • Olha nesse mi mi mi todo , só sei de uma coisa...
    Quando resolverem o problema da duração das baterias, ai sim vai ser hardcore kkk
    Isso sim seria uma revolução da atualidade, mais a impressão q eu tenho é q parece q nenhuma empresa está interessada em resolver esse problema.
    Ou seja querem só vender e vender.... sempre mais do mesmo!!
    Pra mim por enquanto o IOS da Apple, só ganha dos Andróide nas atualização só.
    Uma bateria q aguente 3 dias já tava mir de bom kkk😂
    Agora qual a empresa q vai lançar um aparelho com uma bateria fodastica???
    É isso q pelo menos eu quero....

  • O live Photos (láive fórus) já existe no Windows Phone faz anos. E os tapados da Apple pensam que é novidade. Usei e uso iOS desde sempre. Só não sou tapado, pois sempre usei Android e Windows Phone também. Então, sempre sei o que é novidade em uma ou em outra,

  • Seria bom se copiassem o compromisso que a Apple tem com os clientes em atualizar o aparelhos rápido e eficazmente....

  • Acontece que essa idéia de atualizar aparelhos a cada 2 ou 3 anos chegou atrasado.
    Daqui 2 anos os aparelhos que não forem modulares serão aparelhos ultrapassados.

    Ninguem mais vai querer um aparelho q não se consegue fazer upgrade de processador....GPU...memoria RAM...câmera...bateria e ser obrigado a comprar um outro telefone do zero sem perspectiva de melhorar ele futuramente.

    O projeto da motorola é bom mas não é completo pelos motivos citados acima

  • Não deveria ser, mas se a Apple arrota caviar, toda as outras arrotam. Mesmo que seja feijão.
    Pelo menos ainda está assim. Já o futuro...

  •   21

    posso estar errado. .mas se as fabricantes acumulassem melhorias reais , com utilidades reais, durante um período considerável, acima de um ano.E lançassem tudo de uma vez em um aparelho com um design revolucionário!!!Um aparelho que nos fizesse entrar em êxtase geek, tanto visualmente como na utilização do mesmo!!! ... Utilizando uma equipe pra entregar melhorias ao que já foi lançado incluindo atualização do sistema e outra equipe trabalhando no futuro lançamento!... .. Minha opinião... certo ou errado é essa!😃

  • Oq valorizado? Só pq é iphone se fosse uma samsung da vida ia ter um monte de matéria que ela precisa inovar bla bla bla. Não mas Apple é tendência, locomotiva Apple é o "carvalho", existe duas Apple uma com Steve Jobs e outra sem Steve. Androidpit gosta de puxar um saco, tá louco, um produto absurdamente caro e você não quer ver inovação passa ano e entra ano do mesmo jeito ah tenha dó né, toda empresa precisa de inovação em seu produto ou será superada, pelas que inovam vivemos no novo portanto queremos o novo. Ah e só uma dica a Apple não paga ninguém pra babá seu ovo ela nem sabe que vocês existem

  • A única mudança que esta tendo eh no preço ne pessoal.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi