O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
9 Compartilhados 4 Comentários

iPhone 5: Uma história de sucesso?

Com o iPhone 5, a Apple, mais uma vez reivindicou novo recorde de vendas. Mas os números contam uma história diferente. Os investidores estão preocupados com a possibilidade de a Apple estar entrando em declínio.

"A demanda Incrível!"

Na sexta-feira passada, o comunicado oficial da Apple foi brilhante. A empresa alegava que a demanda pelo iPhone superou mais uma vez todas as expectativas.

"A demanda pelo iPhone 5 foi incrível e estamos trabalhando duro para garantir que o aparelho chegue às mãos de cada um dos consumidores que o queira o mais rápido possível", disse Tim Cook em comunicado.

Eu conheço essa palavra (incrível) do lançamento do iPhone 4S no ano passado. E, na verdade, do iPhone 3GS, também. A Apple gosta de chamar seus lançamentos de "incrível". E, normalmente é garantido: em comparação com todos os outros smartphones, o iPhone vende sempre como “pão quente”. Mas talvez algum ceticismo saudável seja necessário aqui.

"Apenas" 5 milhões de unidades vendidas?

Alguns analistas ficaram muito decepcionados com a desaceleração das vendas do iPhone 5 durante os primeiros três dias após o seu lançamento. Gene Münster, do banco de investimentos Piper Jaffray, disse que ele estava realmente esperando que 6-10 milhões de unidades fossem vendidas.

Inicialmente eu fiquei surpreendido que nenhum analista tivesse ficado decepcionado quando a Apple vendeu quase 1 milhão de unidades a mais do que no fim de semana de estreia do iPhone 4S, no ano passado.

Agora, é claro que você pode dizer que esses analistas apenas cometeram mais um erro, como quase todos os analistas tendem a fazer. Pelo menos é popular: o analista, um idiota que veste terno, que provavelmente é dono de um Blackberry, é inepto a fazer previsões.

Mas esses são profissionais muito bem pagos que sabem como analisar os dados. Vale a pena dar uma olhada nos números de Münster.

Primeiro de tudo, Münster analisou as vendas durante os primeiros fins de semana de lançamentos do iPhone nos últimos anos: a partir do lançamento do iPhone 3GS para o iPhone 4, vemos um crescimento de 70%. Do iPhone 4 para o iPhone 4S, o crescimento foi de 135%. Isto é mais evidente, quando olhamos para os números:

  • iPhone 4: 1,7 milhões de unidades
  • iPhone 4S: 4 milhões de unidades

Assim, mais 2,3 milhões de pessoas compraram o iPhone 4S do que o iPhone 4. Assumindo que o crescimento se mantém constante, se espera que o iPhone 5 possa vender 6-10 milhões de unidades, que na verdade ainda é uma estimativa bastante conservadora! Visto desta forma, o número de vendas do iPhone 5 até agora, é realmente decepcionante. Claro, 5 milhões soa como um bom número, mas a curva de crescimento parece ter diminuído. Este gráfico da Business Insider diz tudo:

(c) Businessinsider

Mas há outro fator a considerar aqui, o número de países em que cada versão do iPhone foi disponibilizado. Em 2011, o iPhone 4S estava disponível em sete países, este ano, o iPhone 5 estava disponível em nove.

Novos para o clube exclusivo de países de lançamento global são Singapura e Hong Kong. Agora pode-se esperar que estes são lugares onde o iPhone teria uma demanda forte. Mais países = mais potenciais compradores = mais demanda = mais compras. Certo?

Mas mesmo aqui os resultados da Apple estão abaixo das expectativas, o que pode ser visto claramente quando o número de modelos vendidos é dividido pelo número de países em que o modelo foi oferecido. Assim, podemos ver quantas unidades foram vendidas por país. Mais uma vez, aqui está o gráfico da Business Insider:


(c) Businessinsider

Assim, o crescimento da Apple tem sido realmente negativo.

Um limite de crescimento

Mas talvez uma empresa como a Apple, em determinado momento, atinja um limite natural que não pode ser ultrapassado. Afinal de contas, o esforço logístico necessário para uma empresa fornecer um dispositivo como este, ao mesmo tempo em 9 países diferentes. Não pode ser subestimado. E, como a lista de países cresce, o mesmo acontece com o pesadelo logístico de proporcionar a todos os potenciais clientes, os novos e brilhantes telefones.

E a Apple é altamente dependente de seus fornecedores. A empresa não produz nada por si, tudo é criado e aparafusado no sudeste da Ásia, incluindo os 5 milhões de componentes de visualização, 5 milhões de chips de memória flash, 5 milhões de lentes de câmera, etc.. Se um único link na cadeia de abastecimento não está funcionando perfeitamente, há atrasos.

Então também temos de entender as encomendas de pré-venda, como a Forbes escreveu recentemente: as esmagadoras encomendas de pré-venda, poderia ser a razão por trás das vendas decepcionantes do iPhone5 . Os números de vendas da Apple para o fim de semana de abertura incluem apenas as unidades que foram vendidas em canais parceiros, lojas de varejo e diretamente para pré-encomenda clientes. Devido à "grande demanda" a Apple pode ter conseguido enviar um número limitado destes telefones devido a restrições no fornecimento. A Apple não registra vendas até o cliente receber o dispositivo.

Desencantamento

Ainda assim, ficamos com a pergunta: teria decrescido o interesse no iPhone da Apple? Ou é o mais novo modelo simplesmente uma vítima de uma cadeia de abastecimento oprimido? Esta é uma pergunta que será respondida nos próximos dias quando o iPhone 5 for lançado em em outros 22 países mais e os números de vendas, então, falarão por si. Mas qualquer que seja o resultado final, os investidores estão desencantados, pelo menos temporariamente: as ações da Apple caíram 2% na passada segunda-feira.

4 Comentários

Escreva um comentário:
  • Iphone, uma história de trapaças e "te peguei, otários". :p

  • 21

    Também nos pareceu isso. Já temos um iPhone 5 aqui no escritório. Comparações com smartphones Android para breve!

  • Nao compraria pois a espectativa seria de um telao de 4.8 pra bater a concorrencia e poderiam tambem liberar video conferencia com qualquer outro dispositivo,essa coisa de exclusividade ainda vai acabar destruindo a serie,muitos compram na impolgaçao,mas nao vi nada de top,deixou muito a desejar.

  • Não sou fã do IPhone, mas de facto, as vendas são impressionantes. Não tem nada de inovador mas está na moda e as pessoas compram.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi