O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 230 Compartilhado 141 Comentários

Alguma vez você comprou um smartphone olhando para essas três características?

Comprar um celular não é uma tarefa fácil. Isso porque nunca encontramos em um único modelo todas as características que almejamos. Entretanto, uma pesquisa revelou quais são os três principais aspectos que os brasileiros consideram na hora de comprar um smartphone. Será que um dos seus requisitos de compra faz parte desse levantamento? Descubra a seguir.

Definitivamente, o valor abusivo cobrado por alguns smartphones no país não foi um impedimento para que os brasileiros pudessem comprar novos dispositivos no último ano. A pesquisa feita pela GfK, revela que o setor de dispositvos móveis cresceu 0,7% no último ano, mesmo com uma diminuição na quantidade de aparelhos vendidos.

De fato, não precisamos ser especialistas para entender como esse setor lucrou mesmo com uma queda na quantidade de dispositivos que foram vendidos em 2015. Como exemplo disso, podemos citar a Sony, que é a empresa que obtém atualmente os melhores lucros do mercado, abaixo apenas da Apple, mesmo com o baixo número de vendas dos modelos Xperia.

O setor de dispositvos móveis cresceu 0,7% em 2015

Sim, a Sony lucra mais do que a Samsung e a HTC, embora ela não seja a maior vendedora de smartphones do mundo. Além de revelar os números desse mercado, a pesquisa da GfK apontou quais são as três principais características que os usuários brasileiros levam em conta na hora de comprar um smartphone. Veja a seguir quais são.

1. Conectividade 4G

Se ao ler esse tópico, você pensou: nossa, mas nem o 3G funciona direito aqui na minha região. Bom, saiba que aproximadamente 28% das pessoas que compraram smartphones no ano passado aparentemente não passam pelo mesmo problema de cobertura LTE que o seu.

Celulares com 4G foram uma das preferências entre os consumidores no país, enquanto no ano anterior, apenas 5% dos usuários se procuravam por essa característica na hora de comprar um novo produto. A qualidade do 4G do Brasil não é uma das piores, visto que a rede é pouco usada e atinge velocidades interessantes.

Entretanto, uma pesquisa feita pela GfK alemã em parceria com a Alcael, revelou o contrário. Segundo o relatório emitido no início de março, o 4G era um dos requisitos menos procurados pelos usuários, enquanto o armazenamento e a câmera frontal (tópico 2, abaixo) eram os itens preferenciais. A íntegra dessa pesquisa vocie confere no link a seguir:

androidpit connection lte 4g
O 4G foi um favor determinantes para a venda de smartphone no Brasil em 2015 / © ANDROIDPIT

2. Câmera frontal de melhor qualidade

O duelo pela melhor câmera frontal do mercado começou há um certo tempo, mas, no último ano, esse padrão de qualidade saiu do segmento topo de linha e começou a ser visto em modelos intermediários. Muitas empresas investiram em modelos com câmeras frontais parrudas - 5MP ou mais -, característica pouco explorada em 2014, por exemplo.

Segundo a pesquisa, 25% dos usuários que foram atrás de um smartphone no ano passado levaram a câmera frontal como um requisito sério. Asus emplacou o Zenfone Selfie, enquanto a Motorola e a Samsung foram generosas com os megapixels frontais de seus aparelhos. Você gosta de selfies? Então, saiba que você faz parte dessa tendência de mercado.

frontaldetalhezenfoneselfie
As câmeras frontais com muitos megapixels são uma preferência entre os brasileiros / © ANDROIDPIT

3. Tela maior

Esse aspecto, inclusive, fez a Apple sair da sua zona de conforto - de 4 polegadas - e explorar o mundo das telas gigantes no final de 2014. Em 2015, contudo, os brasileiros foram atrás de modelos com telas maiores, seguindo essa tendência de mercado que, por sinal, muitos usuários rejeitaram em 2013, quando a Samsung começou a introduzir os primeiros phablets.

Recentemente, nossos leitores demostraram interesse por telas grandes, quando 44% dos participantes da nossa enquete escolheram o tamanho de 5,2 polegadas. A pesquisa da GfK não foge muito dessa padrão, indicando que 10% dos usuários brasileiros preferiram smartphones com 5 polegadas de tela no último ano.

Ah, se você ainda não viu o resultado da nossa enquete que elegeu os tamanhos de tela ideais para um smartphone, não perca tempo! O link está aqui embaixo:

lg g4 samsung galaxy note 4 screen
5 polegadas de tela é uma preferência para muitos / © ANDROIDPIT

E aí, qual dessas três características você considera na hora de comprar um smartphone?

Fonte: GfK

230 Compartilhado

141 Comentários

Escreva um comentário:
  • As configurações q procuro em um smartphone São o processador, memória ram!

  • 4G, sim, fundamental hje em dia!
    O tamanho de tela, há um tempo atrás, eu achava um absurdo algo maior q 4.5' de display, principalmente na questão de colocar no bolso. Hje tenho um Note 4 e pra trocar por outro de tela menor q seus 5.7', é praticamente impossível!
    Qto a câmera frontal, nunca havia me chamado a atenção tmb. Apesar de q já olho de um jeito diferente pra essa configuração.
    Então, as coisas q olho mesmo é se tem 4G, tamanho da tela, cartão de memória e memória interna!

  • Procurei um aparelho 4g com tela pequena, achei o z3 compact.

  • Não me incomodo como a questão de qualidade de câmera frontal, mas o 4G e tamanho da tela é essencial para que eu compre um novo aparelho. Comprei recentemente um LG G4 H818P e o smartphone atente a todas as minhas necessidades com maestria.

  • Para falar a verdade não ligo muito para o tamanho da tela.

  • Fiquei surpreso ao ler que a Sony lucra mais do que a Samsung e a HTC mesmo passando por crise financeira no setor mobile e inúmeras matérias em sites diferentes alegando que a empresa venderia sua divisão mobile, mas até hoje nada disso aconteceu. 4G não me interessa tanto, até porque o 3G na minha região é muito rápido e tá suprindo de boa. Eu sou meio suspeito pra escolher telefones. Acho que vai da necessidade do momento. Meu primeiro smartphone foi o mísero Galaxy Y em 2013. Quebrei aquele lixo e comprei o Xperia M2 por causa da tela maior e bateria. Meu atual é o Moto G Turbo por causa do:

    Android puro
    2GB de RAM
    certificação IP67
    64 bits
    tela HD (o M2 não era)
    carregador TurboPower™
    câmera frontal à partir de 5 e traseira de 12MP
    à partir de 16GB com expansão via micro SD

    Resumindo, só fico com um celular durante um ano. No seguinte já troco por um melhor. Não precisa ser um top. Suprindo minha necessidade durante aquele período, basta. Pra ano que vem, já quero um modelo de:

    melhor acabamento
    leitor de impressões
    acima de 32GB
    tela Full HD
    GPU mais potente
    preço atraente

    Talvez seja até um top desse ano, porque ano que vem terá outro top melhor etc.

  • Pra min, sendo Android Marsmallow Puro, 1GB de RAM, quad core 1.2ghz ta bom de mais, por isso uso um Moto E2 que foi bem barato

  • Processador, bateria (estranho esse quesito não entrar), memória e slot pra cartão de memória, qualidade das câmaras, interface, tela, acabamento. Nem sempre encontro um smartphone que me agrada 100% mas dá pra relevar.

  • RAM, ROM e PROCESSADOR. O coração da coisa.

  • sim e mais outras 10 características

  • Usei os critérios 1 e 2 para a escolha do Moto G3. 4G dependendo da área, funciona perfeitamente bem.

  • O que eu mais procuro num smartphone: desempenho, qualidade da tela e autonomia de bateria.

  • As 3 primeiras coisas que eu olho num smartphone são o clock(e quaisquer problemas relacionados a super aquecimento), a ram e a qualidade da câmera num geral, não apenas a quantidade de pixels. O resto é secundário.

  • As três características influenciam muito na hora da compra. Mas antes de efetuar a compra, é preciso saber saber se sua operadora disponibiliza o sinal 4G na sua região; se te uma boa densidade de pixels relacionado ao tamanho da tela; em relação a câmera frontal, vai depender logico se a pessoa gosta ou não de fazer selfies.

  • Trabalho em campo usando 4 linhas de telefone e, por tanto, faço questão usar smartphone dual SIM, 4G e com boa capacidade de armazenamento.

  • 4G sim. o resto não

  • Com certeza as 3 características fazem parte dos pontos que analiso. Mas também olho bateria, qualidade da câmera principal, conexões oferecidas e por último acessórios existentes.

  • Nunca levei em consideração pra realmente efetivar uma compra em cima dessas características. Mas na hora de comprar meu aparelho anterior, o 4G foi um ponto a mais que reforçou minha escolha.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi