O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 Compartilhados Sem comentários

Atualizado: Jelly Bean terá layout adicional para tablet Nexus 7

 

Mesmo tendo chegado no Brasil a versão Jelly Bean Android 4.1 apenas para dispositivos “rooteados”, muitas informações sobre o mais recente sistema operacional do Google estão na rede. A mais nova delas é que agora existem três diferentes layouts para Android: um deles para smartphones, outro para tablet 7 polegadas e outro para tablet 10 polegadas. Já que fragmentação é uma palavra muito usada na comunidade Android, caso sejam confirmadas essas três versões para o Jelly Bean, será que o Google conseguirá sustentar a sua máxima sobre evitar uma maior fragmentação do seu sistema operacional? **Informações adicionais abaixo**

Uma interface de telefone ou uma interface tablet?

A notícia chega via Liliputing.com, e eles basicamente explicam que uma nova interface específica foi adicionado ao Jelly Bean para o tablet de 7 polegadas. O Ice Cream Sandwich foi projetado para rodar em ambos: telefones e tablets, e ainda que isso funcione, houveram diferenças notáveis ​​de execução do ICS rodando em telefones e tablets.

Muitos especularam que o Nexus 7 tinha uma interface mais para telefone, com alguns programadores indo muito longe com o objetivo de ajustar o software para que tivesse a aparência de um tablet. Mas quando o Computer World perguntou ao Google sobre como seria o layout do Nexus 7, a resposta foi a de que o novo tablet não usaria o mesmo layout do telefone, mas sim um layout projetado especificamente para tablets com um display de 7 polegadas.

Uma extensão da fragmentação ou o início de uma solução?

À primeira vista, parece que o Google não só promoveu a fragmentação, mas também pode ter complicado ainda mais pela adição de um novo layout. É verdade que as ferramentas do Google para desenvolvedores permitem que aplicativos sejam codificados para que mudem automaticamente de layouts de acordo com o tamanho da tela, mas se a quantidade de aplicativos otimizados para tablets rodando Honeycomb e ICS são um indicativo, o processo deve ser um pouco mais complexo que apenas desenvolvimento.

Aqui na AndroidPIT temos aparelhos, como por exemplo o Galaxy X, rodando o Jelly Bean há mais de uma semana, e posso garantir que é fantástico. Na rede existem muitos comentários positivos sobre o Nexus 7, e creio que o Google possui um dos melhores dispositivos do gênero em mãos. Só espero que eles não estejam deixando a vida dos desenvolvedores do Android ainda mais difícil e que o Jelly Bean seja mais uma solução do que uma extensão de um problema complexo.

O Google deveria se importar com isso?

Pelo o que tudo indica, o Google parece se importar cada vez menos com a fragmentação do seu sistema operacional e, de certa forma, parece estar certo. O Google não criou a fragmentação, foram as OEMs e as operadoras por sentirem a necessidade de uma diferenciação do sistema em seus dispositivos Android. Ao fazer isso, criaram um mercado competitivo, mas será que é mesmo culpa do Google depois de tantos anos e de milhões de dólares que estas empresas fizeram às custas do Android? Afinal, o Google pode atualizar os dispositivos Nexus sempre que quiser? Se os desenvolvedores podem utilizar eficazmente ferramentas de SDK para assegurar uma escala adequada aos aplicativos, deveria o Google continuar implementando novos (e muitos se fazem muito necessários) layouts apenas para incomodar OEMs e operadoras?

O que vocês acham? Foi um passo necessário ou o Google andou para trás? Estou curiosa para saber o que vocês acham sobre o tema, então expressem suas opiniões nos comentários abaixo. Obrigado!

Agradecimento especial à Eric McBride.

** Atualização: pessoal peço desculpas, mas parece que uma das fontes que usamos para relatar esta informação continha alguns erros. Para resumir, a seção sobre os tamanhos de layout (a primeira) precisa de uma informação adicional, pois o layout adicional foi especificamente para o JB para dispositivos com telas de 7 polegadas. Então não é que existem 3 versões, mas 3 layouts, com um deles para os dispositivos de 7 polegadas. Desculpem pela confusão, e agradecemos a Ian G. Clifton pelo apoio e esclarecimento! **

Imagem: technobuffalo.com

 

Fonte: SlashGear

Sem comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi