O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
20 Compartilhados 10 Comentários

Android para Jogadores - Controle em vez de toque na tela

Graças ao poderoso hardware e aos impressionantes gráficos, os jogos para Android são muito mais interessante para os jogadores. Mesmo que os controles na tela sejam suficientes, muitos jogadores buscam uma experiência de jogo ideal. Por esta razão, testei vários jogos com um controle de PlayStation no meu tablet Nexus 7 e com um GamePad da Archos. Confira o resultado!

Controle do PlayStation

Com o aplicativo Sixaxis Controller você pode conectar o controle do PlayStation via Bluetooth para usar em um tablet. Jogos como o GTA: Vice City fornecem uma experiência muito melhor com o controle. Para isso, você rpecisará de um tablet com acesso root, o app do Sixaxis Controller e, claro, um controle do PlayStation. Para verificar, antecipadamente, se o tablet é compatível, faça o teste com o aplicativo gratuitp Sixaxis Compatibility Checker.

Passo a Passo

  • Inicie o aplicativo "Controller Sixaxis" e pressione Start. O aplicativo irá solicitar privilégio de Super Usuário.
  • O controlador será reconhecido.
  • No canto inferior esquerdo aparece um endereço de Bluetooth. Será necessário mais tarde.
  • Baixe e instale o programa SixaxisPairTool.
  • Inicie o programa e ligue o controle remoto através de um cabo mini-USB ao seu computador.
  • Em "Change Master", digite o endereço de Bluetooth do tablet e clique em "Update".
  • Em "Current Master" aparecerá o novo endereço de Bluetooth.
  • Agora desconecte o controle e pressione o botão “Home” do controle (aquele com o logotipo do PlayStation).
  • As luzes LED atrás do controle tem que piscar e permanecerem acesas.
  • Dica: Ative nas configurações do aplicativo Sixaxis "Gamepad Settings" em vez de "Ativar Gamepad", para que o contorle seja reconhecido como Gamepad para Android.
  • Pronto. Seu controle está conectado ao tablet!

Aqui você tem uma pequena seleção de jogos que são compatíveis com o controle do PS3:

GTA 3, GTA: Vice City, Shadowgun, Riptide, Shine Runner, Sonic CD, Soulcraft, Zenonia, Max Payne, Dead Trigger, Virtua Tennis

Agora, se jogar GTA: Vice City, pode usar diretamente o controle. A única desvantagem do Sixaxis é que só podemos usar o controle com jogos que são compatíveis com ele. Um emulador não pode controlar.

Em alguns jogos, temos que atribuir manualmente os controles para as opções. No GTA: Vice City este processo é feito automaticamente. Eu tenho que dizer que o controle responde de forma muito fluída, rápida e sem tempo de espera.

Archos GamePad

Uma alternativa ao controle do PS3 em um tablet rooteado é o GamePad da Archos. Com este tablet Android, o controle já vem instalado e com uma ferramenta de mapeamento você faz a tela responder aos botões físicos no GamePad.

Um GamePad custa 150€, aproximadamente R$410. A este preço você terá as seguintes especificações: uma tela de 7 polegadas relativamente escura, uma resolução de 1024x600 pixels, um processador dual-core e 1GB de memória RAM. Devo dizer que notei alguns percalços no jogo Dead Trigger. O controle integrado, infelizmente, não é muito brilhante. Os dois sticks analógicos são um pouco difíceis de usar e não funcionam muito bem. O GamePad de 7 polegadas não é convertido em um dispositivo compacto, os botões secundários não são tão fáceis de usar como no controle do PlayStation, que torna tudo mais conveniente.

Em resumo, o controle do GamePad não parece uma boa ideia. A única coisa boa é o software de mapeamento fixo. Assim, você pode atribuir um botão de hardware rapidamente.

Assim, no vídeo abaixo você pode tirar as suas próprias conclusões a respeito das duas maneiras de jogar um game para Android, ou utilizando um controle conectado via bluetooth a um tablet com acesso toot ou com um GamePad da Archos. De qualquer maneira, levando em consideração o valor, o GamePad definitivamente não é um dispositivo de má qualidade.

Link para o vídeo

Imagem: kwe / AndroidPIT

10 Comentários

Escreva um comentário:
  • Eu uso o método sixaxis controler no modern combate 5, é muito mais simples.

  • 2

    Minha dúvida é depois de mudar o código Bluetooth, como faço para reconectar no playstation 3 vai dar alguma falha o que acontece ?

    • Para conectar de novo ao aparelho basta ligar o controlador à respectiva PlayStation com o cabo USB ele vai conectar sem nenhum erro. Porém vais ficar impedido de voltar a conectar ao teu smartphone, a menos que faças outra vez a convecção do IP num computador.

  • acabei de comprar o controle moga pro, um colega meu foi pra os EUA e pedir que trouxesse pra mim,custou 79 dólares, vi no mercado livre de 400 Reais, o controle é irado, tô aproveitando o máximo, vai na play store e baixa de graça o app moga pivot que contém centenas de jogos otimizados.

  • Comprei o adaptador OTR 5 reais, em Mauá na banquuinhas de camelo , eles conhecem como adaptador V8 usb, não é o cabo mais funciona perfeitamente

  • Alguns emuladores aceitam mapeamento dos controles, como "FPse", o "M.A.M.E" e o "Snes9x EX". O suporte OTG também facilita e muito não só a jogatina como outras formas de interação com mouses e teclados (com e sem fio) pendrives e etc. Eu uso muito com pendrives para literalmente expandir o armazenamento interno do meu aparelho, colocando músicas e filmes e depois transferindo ou mesmo executando via USB OTG.

    Mas para jogos o SixAxis é mais indicado pois nos emuladores citados ele permite múltiplos jogadores e tudo isso sem fio!

  • Rubens Malheiro, um cabo USB OTG é um cabo USB On The Go. A tradução disso seria USB PRA LEVAR. É só uma porta USB que você conecta no seu dispositivo android. Pode ser um celular, um tablet ou um netbook. Daí você pode conectar qq coisa nessa porta. O meu Galaxy Note reconhece pendrives, mouses, teclados, joystick, adaptadores bluetooth (inútil, já que ele já vem com bluetooth, mas funcionou como teste). Dispositivos que requerem muita energia pra funcionar não deram certo, por exemplo um HD externo. Também não reconheceu outros celulares, nem o meu iPod touch, porque eles tentam recarregar pela porta USB e eu acredito que o Galaxy Note não consiga enviar energia suficiente da bateria para a porta USB pra suprir esses dispositivos. O meu eu comprei nos EUA e é realmente difícil de achar, mesmo por lá. Aqui no Brasil tem alguns caras que estão começando a vender isso, mas estão cobrando caro. Se você tiver coragem, pode tentar o que eu fiz enquanto esperava minha encomenda chegar e não aguentei de ansiedade: FABRICAR UM! Não é dificil e funciona muito bem. Tem um monte de tutoriais pela internet. Espero ter explicado.

  • legal, isso ajuda a conservar o touchscreen dos celulares e tablets android :)

  • Hum o que seria um cabo otg e onde achar um desse?

  • Mais fácil ainda que isso é usar um cabo OTG. No meu Galaxy Note jogo com controle há algum tempo e funciona com qualquer joystick usb de PC convencional (até agora testei os três que tenho aqui, um Clone e outros dois que a marca já tá apagada). Até agora funcionou com todos os emuladores e jogos que testei, além de ter algumas funções na própria interface do Android e não só em jogos. As setas e os botões funcionam como setas e toques na tela. Fica a dica!

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi