O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 24 Compartilhado 8 Comentários

Lucro de jogos freemium coloca o Android muito próximo do iOS

Segundo pesquisa da plataforma Distimo, o Android está muito próximo do iOS quando o assunto é a receita através de jogos. Em 2012, os 200 jogos mais baixados da Play Store renderam 3,5 milhões de dólares por dia, em 2013, este número foi de 12 milhões de dólares por dia. Além do interesse dos usuários por jogos e da melhora na entrega dos mesmos, o fator que impulsionou este crescimento foi o investimento em jogos Freemium na plataforma.

Eu queria ter alguns recursos do iPhone 7 no meu Android.
O que você acha?
50
50
1173 participantes
freemium games revenue
Em 2013, os jogos freemium aumentaram a receita da Play Store em 342%! / © Distimo

Grande parte dos ganhos do Android vieram de jogadores no Japão e na Coréia do Sul. Para se ter uma ideia, nestes países, o dinheiro gasto em jogos para Android superam o montante investido em jogos para iOS. Na Coreia do Sul, por exemplo, a receita do Android para este tipo de título subiu 759%. Aqui, ainda temos que levar em consideração que não existe Google Play Store na China.

E como era de se esperar, a maior parte da receita em qualquer uma das plataformas vem de jogos freemium (92% iOS; 98% Android). Estes tipo de jogo é gratuito para baixar e instalar, mas requer compras no aplicativo para poderes especiais, vidas extras ou obter dinheiro para comprar recursos (como no caso do jogo "O Hobbit: O reino da Terra Média"). Para que o jogador possa dar continuidade ao game, geralmente, é obrigado a gastar algum dinheiro caso queira seguir para níveis mais elevados ou perderá muito tempo tentando achar maneiras alternativas para chegar ao mesmo fim. Um bom exemplo disso é Candy Crush Saga, um dos jogos "gratuitos" mais populares para celulares e tablets.

Recentemente, percebi que este tipo de estratégia é bem mais inteligente que colocar o aplicativo como pago na Play Store, pois a partir do momento em que você já está dentro do jogo, estará bem mais suscetível a compras dentro do app. Caso contrário, venderá a sua alma ao proprietário do game, tendo que baixar app de terceiros ou participar de promoções esdrúxulas para evoluir no jogo.

Infelizmente a América Latina ficou de fora desta pesquisa, por isso, quero saber: Você se encaixa nesta estatística de compras dentro do app? O que você acha da qualidade dos jogos no Android?

Via Phone Arena Fonte: Distimo

8 Comentários

Escreva um comentário:
24 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi