Escrito por:

Galaxy S2 Lite após a mudança para o kernel CoCore-V3.7

Escrito por: jefferson hoffmeister — 27/nov/2012

Este é um guest post realizado pelo membro da nossa comunidade e moderador do Fórum do AndroidPIT, Jefferson Hoffmeister, que está testando o kernel modificado CoCore-v3.7feito pelos desenvolvedores do XDA-Developres, feito para quem possui a recuperação TWRP no Samsung Galaxy S Advance, também conhecido no Brasil como Galaxy S2 Lite.

Lembrando que modificar o kernel do sistema pode danificar o seu aparelho, por isso, esta escolha é por sua conta e risco.

O que é um kernel? Por que modificá-lo?

Vou tentar explicar de uma forma simples, o kernel é uma parte de qualquer sistema operacional, inclusive do Android, mas que fica "escondido" dos usuários, pois, por ser uma parte essencial do sistema, o acesso a ele não é liberado, já que qualquer modificação pode simplesmente inutilizar o sistema operacional.

Pode-se  dizer que o kernel é o cérebro do SO, pois ele é o responsável pela interação software/hardware, é ele que gerencia todos os recursos da máquina e do sistema. Por ser complexo demais, ele não deve ser modificado sem um conhecimento básico de programação.

Mas então, por que arriscar com um kernel modificado?

Bom, depois que começamos a colocar ROMs modificadas em nossos aparelhos, é difícil não ficar experimentando novos recursos para melhorar o desempenho do dispositivo, este é o objetivo desta modificação.

Agora, depois de passar uma ideia básica sobre o kernel, vamos ao que interessa: as mudanças geradas pelo kernel modificado.

Pré-requesitos

Experiência com Kernel modificado CoCore-v3.7

Em um primeiro momento, não notei nada de diferente no meu aparelho, fora o fato de ter modificado a versão do kernel do aparelho:

Ao longo da minha experiênica com o kernel modificado, percebi que realmente mudou a possibilidade de gerenciar melhor o desempenho do processador, resultando em um consumo de bateria um pouco menor e no aumento do desempenho, que verifiquei após fazer um benchmark, como mostram as imagens abaixo:

 

(Esquerda) Essa era minha pontuação antes de instalar o kernel. (Direita) Esta é a minha pontuação após instalar o kernel personalizado.

Para um aparelho mid-end sem overclok, é um resultado razoável, que satisfaz uma gama de necessidades, até mesmo para rodar jogos mais pesados em HD:

Teste de Benchmarck Antutu do Galaxy S2 Lite após modificação de Kernel.

Imagens: Jefferson Hoffmeister

Sou um entusiasta por tecnologia, sempre gostei de estar atualizado e gosto de adquirir conhecimento e compartilha-lo. Tenho aparelhos android há 2 anos e é um sistema que me dá total liberdade, por isso dificilmente trocaria por outro. Moro no Rio Grande do Sul, região metropolitana de Porto Alegre.

8 Comentários

Escreva um comentário: