O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
149 Compartilhado 33 Comentários

Kirin 950: apresentado novo processador da Huawei que pode ser o melhor do mundo em 2016

Durante uma conferência de imprensa ontem em Pequim, à qual o AndroidPIT estava presente, o novo processador Kirin 950 foi apresentado, o chipset que esperamos ver integrado ao Huawei Mate 8. No Ocidente, a HiSilicon, a divisão de semi-condutores da Huawei, é relativamente desconhecida, porém mais da metade das conexões 4G+ na China estão usando chipsets Kirin. O Kirin 950 oferece 100% de melhoria na performance com relação ao Kirin 925, o processador do Huawei Mate 7.

O Kirin 950 é um chipset octa-core que utiliza a arquitetura ARM big.LITTLE, que inclui quatro núcleos de alta performance e quatro núcleos de baixa energia para tarefas mais leves. O Kirin 950 é o primeiro chipset disponível comercialmente a entregar os novos núcleos ARM Cortex A72, com 2,3 GHz de frequência, além da GPU Mali T880 e um co-processador i5. O Kirin 950 tem suporte para VoLTE e é feito usando-se o processo FinFET Plus de 16nm.

AndroidPIT Kirin processor family
Os chipsets Kirin são integrados atualmente aos dispositivos da Huawei e da Honor. / © ANDROIDPIT

A Samsung já está usando o processo de 14nm em seu processador  Exynos 7420 e o Snapdragon 810 é feito usando-se o processo de 20nm. O Kirin 950 promete superar ambos em performance em mais de 25%. Comparado com os processadores Kirin predecessores, o 950 representa uma melhoria de 40% em performance e 60% em consumo de energia.

AndroidPIT Kirin 950 vs Exynos 7420 vs Snapdragon 810 performance
Da esquerda para a direita: Snapdragon 810, Exynos 7420 e o Kirin 950. / © ANDROIDPIT

Sem um dispositivo em que testar o Kirin 950, é difícil avaliar sua performance, mas os números certamente são promissores. Com a Samsung trabalhando num upgrade do Exynos para o Galaxy S7 e a Qualcomm se esforçando para superar o fiasco do Snapdragon 810, a competição está alta. O Kirin 950 pode demorar mais um pouco a chegar num smartphone, mas ele tem o potencial para ser o melhor processador do mundo em 2016.

AndroidPIT Huawei Kirin 950 AnTuTu benchmark
Cravar 83.000 pontos no benchmark AnTuTu não é nada mal. / © ANDROIDPIT

O que achou do Kirin 950? 

33 Comentários

Escreva um comentário:
  • Qualcomm e Samsung ainda terao que apresentar seus chipsets...

  • Engraçado que muitos pensam que só GPU adreno é boa...

  • Opa!!! Vai ser uma ótima opção. Tomara que o Kirin 950 seja usado em outros smartphones e não somente nos Smartphones da Huawei.

  • Quero ver é a Intel entrar nessa briga de processadores de celulares, não vai ter pra ninguém.

    • Mas a Intel já tem processadores mobile à venda, filhão...Só olhar os Zenfones da vida aí...Tem que evoluir e muito pra entrar na briga dos melhores processadores.

      • Concordo, e principalmente a nível de GPU tem de evoluiu bastante a Intel mobile, assim como melhorar o desempenho das baterias, eles consomem bastante bateria, embora hoje em dia já esteja bem melhor que no início, mas quando falamos em processadores de desktop ai a Intel bate todos.

      • Verdade.

      • Mas esses processadores da Intel são de desktop, por isso que gastam mais. Se conseguir uma perfeita otimização o processador do Zenfone 2 bate fácil seus concorrentes.

    • Para falar a verdade galera, a Intel evoluiu e muito, tanto em questão energética, quanto em desempenho.
      Para efeito comparativo, podemos utilizar dois smartphones da Asus, o Zenfone 5 e o Zenfone 2.
      O Zenfone 5 com seu atom Z2560, teve muitos problemas de consumo energetico, mas em desempenho não deixava seus usuários na mão. O Zenfone 2 com seu atom Z3580, e abolindo o uso da tecnologia hyper threading, assim fazendo com seus 4 núcleos fossem reais e não virtuais, trouxe o desempenho mais equilibrado do mercado (em testes thermal, esse processador foi um dos que conseguiu se manter com desempenho estável, mesmo com aumento da temperatura, ele triunfou, onde Socs da qualcomm como Snapdragon 805 e 810 fracassaram miseravelmente) e com uma excelente GPU capaz de rodar todos games em alta qualidade disponível na PlayStore, o seu consumo energético não é o melhor, mas com certeza teve uma melhora considerável.
      Espero ainda ver testes com a nova linha Atom X, onde muitos sites já afirmaram que houve uma grande melhora no consumo energético.

      Acredito que a Intel possa fazer mais, e que possa a vim demonstrar sua força no mercado mobile.

      Vamos aguardar, pois o futuro, a deus pertence.

      Abraços.

      Obrigado.

      • O único grande mal dos processadores da Intel é que é um processador de PC e não de smartphone então o consumo acaba sendo um pouco maior mesmo mas o interessante é o quanto que melhorou nesse tempo.

      • Errado Lucas, existe sim processadores da Intel em desktop que são os mais potentes, e depois existe os Intel para laptop que tem de nome Intel mobile, esses com designação mobile Intel são muito mais fracos que os processadores de desktop, nem tem comparação, dai eles meterem o processador mobile por exemplo nos micro laptop da Asus Eee PC notebooks, e depois sem qualquer problema aplicaram isso nos smartphones Asus zenfone e em tablets Android Asus por exemplo, só que na questão do smartphones existe problemas no performance para conseguirem gastar menos energia, assim como tinham na capacidade das Gpu da intel , que eram muito fracas.

        Só para concluir que se os processador dos Asus zenfone, ou outra qualquer marca com Android viessem equipados com esses tais processadores Intel desktop, por muitos e muitos anos ninguém os batia a nível de performance em comparação aos actuais e futuros CPU mobile que existem e vão existindo.

  • Por acaso é super poderoso este processador da Huawei , mas pelo o que já li em vários sítios, a Samsung já tem a resposta para ele em 2016, chama-se Exynos 8890 aka M1 Mongoose , que no Geekbench 3 apresenta melhores scores do que o Kirin 950.

    Geekbench 3
    Exynos 8890 (M1 Mongoose)
    Single-Core 2.294
    Multi-Core 6.980

    Geekbench 3
    Kirin 950
    Single-Core 1.710
    Multi-Core 6.245

    PS: Apenas para acrescentar que neste momento a Huawei é a segunda marca que mais vende na europa a nivel de smartphone Android, apenas batida pelo primeiro lugar da Samsung até ao momento.

  • Ainda não entendo por que desenvolvem processadores de 8 núcleos, em vez de desenvolver um 4 ou 2 núcleos trabalhando na "otimização single core", like Apple, que tem ótimos processadores "apenas" dual-core.

  • AFF ,Kirin 950, pensei que fosse nova cerveja-)

  • Huawei tá ficando top, até processador está desenvolvendo, e ainda o mais rápido do mercado, parabéns!

  • Gostei :D

  • parabéns pra Huawei

  • Se fosse Kuririn, não demorava muito e morria.... 😂

  • Juro que li Kuririn kkkkkkk é bom ter mais concorrência, quem ganha somos nós consumidores!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi