O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
330 Compartilhados 95 Comentários

KnockOn: Tenha a função de toque duplo para ativar a tela em qualquer Android

A LG, à época do lançamento do LG G2, introduziu um recurso muito útil batizado de KnockOn. Com ele, o usuário pode ligar e desligar a tela com apenas dois toques nela. Atualmente, alguns dispositivos da linha Xperia, da Sony, e Zenfone, da Asus, possuem a função ativa por padrão, assim como os intermediários e topos de linha recentes LG. Veja a seguir como ter o recurso KnockOn em seu dispositivo.

Para isso, iremos usar o aplicativo KnockOn - Tap to wake, disponível gratuitamente na Play Store. O app possui algumas funções extras que precisam ser compradas internamente, no entanto, para o objetivo da nossa matéria, as funções grátis dão conta do recado. Além disso, o aplicativo é compatível com Android 4.1 ou superior. Você pode baixá-lo através do botão abaixo:

KnockOn - Tap to wake or lock Install on Google Play

Como ter a função KnockOn em qualquer Android

Na tela inicial do app, toque no botão “Start the app” e, na tela seguinte, toque em “Ativar”, opção esta que se encontra na parte inferior do display. Pronto, a partir daí, o knockOn já estará ativo em seu smartphone. Porém, é necessário fazer alguns ajustes entre suas configurações.

Toque em “Settings”, logo ao lado de “Start the app” e ative algumas opções. A primeira, “Lock on tap”, quando habilitada, permite que a tela seja desligada com dois toques nela. O desenvolvedor informa que essa função é compatível com qualquer smartphone e praticamente não consome bateria.

Screenshot 2015 10 23 14 30 13 horz
Tela e inicial e ajustes do KnockOn - Tap to wake. / © ANDROIDPIT

Já a segunda opção, “Wake on tap”, permite que o smartphone seja ligado com dois toques na tela. No entanto, essa opção só funcionará em dispositivos que possuam tela AMOLED. Isso por que o aplicativo mantém a tela ligada, exibindo apenas um fundo escuro. No caso do painel AMOLED, por exemplo, os pixels são desligados quando exibem esta cor. Já no painel LCD, o gasto de energia seria enorme no caso do uso desta funcionalidade, visto que esse painel realiza a retroiluminação de fundos na cor preta.

De qualquer maneira, o desenvolvedor alerta que o recurso Wake on tap aumenta o consumo energético do disposto e, consequentemente, diminui a autonomia da bateria. Assim, recomendamos deixar essa função habilitada apenas se você realmente não gostar de ligar a tela de seu celular pelo botão de energia, por qualquer motivo.

Screenshot 2015 10 23 15 31 44 horz
Wake on tap é funcional apenas em painéis AMOLED. / © ANDROIDPIT

Testamos o KnockOn - Tap to wake em dois dispositivos: no Moto X 2014 e no Quantum GO (ambos com telas AMOLED). Em ambos os aparelhos o aplicativo cumpriu o que prometeu sem problemas. Com exceção da função de ligar a tela com dois toques inviável para painéis LCD, achamos uma boa ideia adicionar a funcionalidade de desligar a tela com o duplo toque, já que assim ganhamos mais comodidade sem ter muitos efeitos colaterais.

Na versão gratuita o app ainda traz a opção de exibir uma notificação avisando que ele está ativo. Se quiser mais funções, é possível comprá-lo por R$ 4,22 e obter a versão Pro. Assim, você pode definir também a velocidade entre os dois toques e, ainda, um modo chamado “Sleep time”, onde o smartphone e posto num modo de economia de energia.

Você acha a função KnockOn útil?

95 Comentários

Escreva um comentário:
  • Meu sony z3 compact liga e desliga com dois toques, melhor celular de todos pequeno leve rápido som estéreo e a prova d'água perfeito

  • Pra mim ligar o aparelho é mais interessante que desliga-lo, já que todo aparelho faz isso sozinho. Uso o app somente pra ligar a tela, desligando-o automaticamente ou através do botão Power... no meu dia-a-dia o app é funcional.

  • No meu Moto X Play, o app deixa a tela escura, mas não desligada. Alto consumo de bateria.

  • Esse app é melhor que o gravity screen? Em relação ao consumo de bateria, pq o gravity usa o sensor e esse só dá uma mascarada na tela.

  • eh uma boa opcao

  • Esse função já é nativa no OnePlus One.. Pena que não desembarcou em terras tupiniquins

  • LG criou fãs com essa função.....

  • Essa matéria me pareceu bastante desnecessária: o título indica que você conseguira ativar o recurso KnockOn em qualquer Android, mas o aplicativo sequer desliga a tela (...) e está condicionado a "funcionar" em telas AMOLED (ou seja, não é pra qualquer Android). Ainda assim, na verdade, ele só vai mostrar um fundo preto na tela ligada, consumindo energia... Eu devo ter entendido tudo errado ou a matéria além de não cumprir o que promete ainda te indica pra instalar algo que a grande maioria das matérias aqui abomina: um "devorador" de bateria. Estou errado??

    • Está certíssimo. Matéria paga.

    • Entendeu errado... Ele só funciona em telas amoled porque nestas telas os pixels pretos não consomem energia nenhuma. Já nas telas LCD isso é impossível pela própria característica construtiva com backlights.
      O App cumpre sim oq promete porém na descrição mesmo, o desenvolvedor já deixa claro que só é possível fazê - lo, sem root, em telas amoled por características construtivas.

      • Discordo. O App não cumpre o que promete por que ele não desativa as atividades, logo o aparelho talvez nem entre em hibernação. Ele simplesmente acende uma tela de fundo preto que nas telas AMOLED vai parecer que está desligado, qdo não está. Inclusive é capaz de manter processos ativos consumindo processamento e energia. Não sou profundo conhecedor, mas este app me parece inviável. Entendo seu ponto de vista, mas, ainda assim, me parece que não cumpre a substituição do recurso "KnockOn/KnockOff".

      • entendemos certo a matéria esta descrita que ele funciona em qualquer android

    • Na verdade a matéria informou corretamente sobre o bug com a função debloquear ativada. Realmente no Zenfone 5 da minha esposa, ficou com a tela escura mas nitidamente dava pra ver que estava ligada. deixei apenas na opção bloquear com dois toques ativada e não está consumindo a bateria mais que o normal. Verificando nos aplicativos que ficam drenando a bateria, ele nem sequer aparece. Vou continuar testando e se tiver alguma outra informação voltarei a comentar.

  • A funcionalidade tem que ser nativa, senão a experiência pode ser bem falha. De toda forma, prefiro mil vezes o Moto Tela. Basta passar a mão por cima da tela que o aparelho mostra o que tá acontecendo.

  • uso a CM12.1 no meu moto X2014 e o APP ficou bugadão!

  • instalei, e, em seguida, desinstalei. não rolou no meu s5.

  • Não vejo muita utilidade, e como já foi dito, não funciona como deveria.

  • O que eu percebi é que o celular não fica com a tela desligada de verdade (na amoled) quando deixa a opção de ligar com duplo toque ativada. O que acontece é que fica um "papel de parede" preto, mas só dá pra perceber no escuro isso. Por isso que consome tanta bateria, já que o cel não fica inativo de verdade.

  • Que mentira,pq desde o LG L 1 já tem essa função

  • Meio inútil a função de apagar a tela, geralmente deixou ela apagar sozinha mesmo. Mas de qq forma não preciso do app 👹

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi