O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 253 Compartilhado 27 Comentários

Lei contra venda de aparelho que desbloqueia IMEI é aprovada em São Paulo

Com o objetivo de reduzir roubos e furtos no estado de São Paulo, a Alesp aprovou um novo projeto de lei que restringe a venda de aparelhos que podem alterar ou desbloquear o número de identificação de dispositivos móveis, conhecido como IMEI. O objetivo da nova lei é tornar smartphones ou tablets inutilizáveis após serem roubados. Confira detalhes no artigo abaixo.

AndroidPITSmartphone
Lei proíbe venda de aparelho que desbloqueia IMEI de dispositivos roubados. / © ANDROIDPIT

O projeto aprovado pela Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) prevê que os estabelecimentos que desejam comercializar o aparelho desbloqueador precisarão de autorização do Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas (Decade), da Polícia Civil. Os estabelecimentos que não atenderem a nova determinação terão suas inscrições estaduais canceladas. 

Em fevereiro deste ano, após uma reunião com as principais operadoras do país, foi criada uma resolução que garante o direito do Departamento de Inteligência (Dipol) de bloquear o IMEI de um dispositivo que tenha sido roubado em até 12 horas. Com o número do IMEI bloqueado, o dispositivo deixa de funcionar. O projeto segue agora para o gabinete do governador do estado, que precisa sancionar a lei para que ela entre em vigor.

O IMEI  é o RG do dispositivo e pode ser encontrado ao digitar a sequência: *#06#. Atualmente o usuário precisa abrir um boletim de ocorrência informando o número de IMEI e, após esse procedimento, o bloqueio deve ser solicitado à operadora de telefonia móvel. Vale lembrar que o bloqueio do IMEI só dificulta que o dispositivo seja ativado na rede das operadoras, mas não impede o acesso às informações pessoais dos usuários, como fotos e documentos. Para isso, recomendamos o backup regular das informações mais importantes e, em caso de roubo, o bloqueio remoto do aparelho, como ensinamos nos links abaixo:

Você já foi roubado e precisou bloquear o número IMEI do seu dispositivo? Conte-nos como foi sua experiência ou como a nova lei pode te ajudar. 

Via Estadão

253 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

27 Comentários

Escreva um comentário:
  •   6

    GRUPO NO WHATSAPP DE TECNOLOGIA , MUNDO SMART , LA VOCE TIRA SUAS DUVIDAS , CONVERSA FAIZ AMIZADES E SE MANTEM SEMPRE ATUALIZADO A UNICA REGRA LA E INTERAGIR COM OS MENBROS , PARA QUE O GRUPO NAO PARE QUEM TIVER VONTADE DE ENTRA CHAMA O ADM -> 7193015733 ADICIONAMOS IMEDIATAMENTE !

  • A máquina boz que faz esse desbloqueio de imei, tem até tutorias ensinando a fazer novo imei....Os caras deviam fazer um sistema que travasse a placa..

  • A idéia é boa do governo mas é certo de que a população os hack sempre vai estar a frente do governo ... Não há nada de que eles não saibam, se a informação não existir aqui no Brasil, os americanos tiram de letra a maior proteção é o dono mesmo cuidar de seu próprio celular.

  • Ja pasei por uma experiencia parecida esqueci meu aparelho no balcao de uma loja depois que fui me tocar e quando voltei ja era tarde bloquei o imei dias depois a loja me ligou e disse que deixaram um aparelho la e era o meu quando peguei de volta realmente estava com o imei bloqueado nao fazia e nem recebia sms e nem ligaçoes so que a internet funcionava perfeitamente, sendo assim nao adianta nada.

  • Bom, isso será par a atrapalhar mais ainda a vida de quem rouba, mas acho que com o sms droid anti furto é bom por ativar o 3g e wifi por métodos de sms fiz alguns testes e olha me surpreendeu, troca do chip e o celular não funciona de maneira alguma só com o chip que foi instalado o app, ele fica oculto e outra se instalar ele como sistema interno melhor ainda você terá seu celular sem bloquear o IMEI, já recuperei 2 celulares de um colega meu assim.

  • Oq adianta? Me roubam aí vou ter q comprar outro di mesmo jeito...não muda nada!

    • Muda sim. E muito! Se todos fizerem isso é realmente funcionar como deve, provavelmente vc não terá outro aparelho roubado, pois a bandidagem saberá que ele não terá serventia.

      • não terá serventia?!!!
        muitos , (eu digo muitos mesmo) estão usando o aparelho para uso de redes sociais e navegação...
        bloquear o IMEI não inutiliza totalmente o smartphone... alem do mais com as ligações voip, o aparelho ainda continua tendo valor... não me iludo com essa lei. Inibir roubos ??? duvido!!!!
        e os motos( G. x. e max) não tinham reversão de IMEI, agora tem. E tem gente fazendo por 50,00 Dilmas"!

      • mais ja ajuda, afinal pra vc habilitar um programa de voip no celular vc precisa ter um alinha nele pra ativar o serviço.

  • Bom, só que precisa de fiscalização, agora no Android tem aquilo igual do IOS né? Que só desbloqueia o celular com o login e senha do Google, só que é só no 5.1, não sei.

  • Não existe nada seguro!
    Sempre haverá uma brecha...

  • da mesma forma que dá pra apagar as informações do aparelho a distância, deveria dar pra enviar um comando ou algo assim pra queimar/danificar os componentes internos, tela, placa, tudo de forma a inutilizar totalmente o aparelho para os ladrões e/ou receptores

  • Infelizmente isso não tem fim...Não existe bloqueio 100% eficaz...até iphone ag ja consegue desbloquear o icloud e etc...isso é feito só para dificultar o uso...mas vai consegui desbloquear do msm jeito...

  • Nunca precisei usar esse recurso mas acho muito boa essa iniciativa de reduzir o tempo útil para o bloqueio. Assim as vítimas poderão entregar seus aparelhos prontamente, evitando represálias dos marginais, tendo a certeza de que pelos menos inteiro aquele aparelho não servirá para mais ninguém.
    Com os smartphones se tornando cada vez mais presentes no cotidiano de todos, cabe a sociedade como um todo - usuários, fabricantes, desenvolvedores e governo - criar meios de evitar ou reduzir os prejuízos causados pelos furtos/roubos e o "mercado negro".

  • Devs à vista. Desbloquear o IMEI não, mas alterar?

  • Vcs acham que isso aí vai funcionar? Aqui é vendido fuzil que é fabricado lá na Rússia. Arrumar um aparelho desse aí vai ser mais fácil que roubar doce de criança!!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi