Após dois anos, Lenovo admite que ainda não se entendeu com a Motorola

AndroidPIT lenovo moto z play 9658
© nextpit

Todo mundo conhece um pouco da história da Motorola nos últimos anos, certo? A empresa foi comprada pelo Google, fez um sucesso enorme com o primeiro Moto G, em 2013; e na sequência foi vendida para a chinesa Lenovo por dois bilhões de dólares. A ideia da Lenovo era se expandir globalmente e criar produtos premium para a China usando a marca Moto. Aparentemente, a Lenovo percebeu que transformar a Motorola não é uma tarefa fácil.

O CEO da Lenovo, Yang Yuanging, concedeu uma entrevista ao The Wall Street Journal e fez algumas revelações interessantes sobre uma de suas subsidiárias, a Motorola. A compra da empresa se deu num momento bom para a Lenovo, impulsionada pelos seus números positivos de vendas na China. Contudo, após dois anos da dobradinha Moto/Vibe, a marca chinesa caiu para o 8º lugar no ranking global de vendas de smartphones e precisou cortar cerca de 2.000 funcionários nos Estados Unidos.

Segundo o CEO, a Lenovo subestimou as diferenças culturais e o modelo de negócios de ambas as empresas. A Motorola é americana, mas faz bastante sucesso em países emergentes, enquanto a Lenovo tem uma receita que funciona melhor para o mercado asiático. A ideia de fazer a dança das cadeiras com os produtos Vibe e Moto ainda não gerou resultados positivos, enquanto o plano inicial, de promover produtos high-end com a marca Motorola na China já foi descartada pela Lenovo.

Lenovo subestimou as diferenças culturais e o modelo de negócios de ambas as empresas

O mercado chinês já conta com muitas opções de marcas e, caso existissem produtos premium da Motorola por lá, eles custariam o preço do iPhone, o que tornaria a concorrência ainda mais difícil. As marcas mais tradicionais de lá, assim como as mais novas, como a OnePlus, estão apostando cada vez mais em produtos intermediários com hardware de ponta, o que seria um outro empecilho para a Lenovo.

Abaixo, você confere o balanço de vendas da Lenovo (azul) e da Motorola (cinza) entre os anos de 2011 e 2014 como empresas distintas. Depois, observe nos anos de 2015 e 2016 o número de vendas (em milhões) com as duas marcas juntas:

lenovo global sales with moto
Vendas Global da Lenovo e Motorola / © The Wall Street Journal

O problema da Motorola não é a Lenovo, visto que a marca é conhecida por transformar negócios falidos em soluções viáveis, como aconteceu com a transformação da marca ThinkPad, da IBM. Nesse caso, a Lenovo se tornou a empresa número um em vendas no setor de computadores, mesmo com esse mercado em crise global. Acredito que a fala do CEO, Yang Yuanging, já diz tudo: a Lenovo subestimou a Motorola.

Acredito que o Moto Z é um produto único, desenvolvido claramente por ambas as empresas, mas, o saldo positivo dessa parceria acaba por aqui no meu ponto de vista. A Lenovo não tem, aparentemente, o mesmo comprometimento com o software que a Motorola tem, e isso se tornou um dos grandes diferenciais da marca Moto. 

Além disso, a chinesa tem um plano de expansão global que vinha seguindo um ritmo acelerado, que incluía o lançamento de muitos e diferentes smartphones. Do meu ponto de vista, isso não é interessante para a Motorola, que precisa ser mais cautelosa e reavaliar a entrada de novos dispositivos no mercado para não acabar feriando a fidelidade dos seus usuários.

A Moto é uma marca de tradição, cuja existência se confunde com a história da criação do primeiro telefone celular. Ninguém gostaria de vê-la de volta às cinzas. Então, vai com calma, Lenovo.

Ir para o comentário (99)
Bruno Salutes

Bruno Salutes
Editor

Apaixonado por dispositivos Android e uma boa xícara de café.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
99 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Luiz Antony Duarte Ribeiro 2
    Luiz Antony Duarte Ribeiro 07/05/2017 Link para o comentário

    A Lenovo em vez de continuar com o design e o sucesso ganhado pela Motorola, quando era da Google, a Lenovo vai lançando e lançando novos modelos de smartphones e acaba dificultando as vendas dos dispositivos Moto. Se fosse possivel, a Google re-comprando a Motorola, a Google recomeçava e faria o necessário para concertar o que a Lenovo fez com a Motorola


  • Rodrigo F. 7
    Rodrigo F. 23/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo tem que parar de fazer e desfazer. Um exemplo foi, lançar moto g 2014 com falantes estereo, uma coisa boa em aparelho de entrada, depois, abandonar isso, talvez por conta de tornar a nova linha resistente a água. Depois abandonou e colocou uma tecnologia que torna a atual linha G resistente à respingos de chuva. Tem que inovar e manter, abandonar não é o melhor caminho.
    Temos melhorias nas câmeras de todas as linhas, coisa que antes parecia impossível acontecer. Mas, temos problemas decorrentes da falta de atenção com software x hardware. Há uma falha de sincronismo entre as duas empresas, essa falha gera problemas. As duas tem que trabalhar independente uma da outra. A Lenovo produz smartphones com design de gosto duvido, enquanto a Motorola faz através um belo trabalho no quesito. Pelo menos nisso temos que agradecer, mas falta muitos de ambas. Falta ouvirem os usuários, tem que diferenciar de outros fabricantes. Ultimamente, temos que nos contentar com o que os fabricantes nos empurram, quem
    Iniciar isso irá se diferenciar e se destacar.
    Eu não cogito comprar de outras marcas, especial da samsung. Para mim, a Nokia foi a perfeita, não 100%, mas me atendia de 70% a 90%. Agora tenho Sony, que muitos torcem o nariz, a LG, outra que também sofre por preconceito e, Motorola. Samsung só sabe lançar aparelhos praticamente identicos na aparencia e hardware entre uma geração e outra. A adversidade atrai muitos compradores descompromissados com a tecnologia, que acabam comprando por impulso. Claro que há aparelhos ótimos e com qualidade, mas não me atrai, devido a falta de respeito com o consumidor. Possuo iphone e não gosto dele, não vale todo valor que é dado. O sistema é belo, bem ornamental, mas não tem muita utilidade. É mais para quem quer se exibir, nessa modinha de ostentar.
    Enfim, espero que a Lenovo tome uma decisão sábia antes que seja tarde.


  • 5
    Luís Antonio Rojas vega 20/01/2017 Link para o comentário

    Mia opinião é , que lennovo estrago último moto g 4 , eu só fãs do celular Motorola ,Nokia , são duas marcas levo no coração . Teve todos moto g , nehum deu problema asta chegar a 4 geração , acho que Motorola nas mãos dá Google era muito melhor


  • Laércio Henrique Da Silva 23
    Laércio Henrique Da Silva 20/01/2017 Link para o comentário

    "A Lenovo não tem, aparentemente, o mesmo comprometimento com o software que a Motorola tem, e isso se tornou um dos grandes diferenciais da marca Moto."

    Essa parte disse muita coisa.


  • Odenil Czaro 3
    Odenil Czaro 20/01/2017 Link para o comentário

    Pobre por moto Z.Alguém me pediu ele de presente e eu declinei.Lenovo não devia vir para o Brasil para concorrer com a Motorola...Devia ter ficado na China e abraçado e beijado a motozinha!!

    Chris


  • Muraque O. 37
    Muraque O. 19/01/2017 Link para o comentário

    MOTOROLA & NOKIA foram os primeiros celulares da epoca que nós do BRASIL tivemos, pegamos em mãos ou vimos. MOTO merece sim a pose de uma marca tradicional e há tempos vem no bolso dos brasileiros, mas vem cá entre nós, esta deixando a desejar né. Tem muitos usuarios da marca migrando para outras fabricantes, Que a LENOVO a certe o ponto de ajuste, para que as concorrentes de anos e anos de trecho continue tendo confonto em tecnologia, pois afinal sem concorrente o mercado competitivo perde as margens e o consumidor recebera um smartphone qualquer, sem concorrente as demais irá entrar em comodismo, por exemplo: o FUTEBOL, imagine o CAMPEONATO BRASILEIRO sem os times grandes que emociona o torneio com grandes clássicos, como seria?
    #LevantaMoto

    Maya J.Dr. Oliveira OABRodrigo F.Giovanna D'Oliveira - DFTravel


  • Laercio Gomes de Macedo 1
    Laercio Gomes de Macedo 19/01/2017 Link para o comentário

    Comprei o moto g g4 após um mês de uso esta esquentando muito se estiver carregando e eu for digitar ele começa a escrever sozinho fiquei triste paguei à vista e começou a dar problemas


  • 1
    valdivino araujo 19/01/2017 Link para o comentário

    Sempre tive aparelhos Motorola, mas a compra do Moto G4 Plus 32Gb só serviu para trazer dor de cabeça.
    Nunca vi tanto problema antes a Lenovo acabou com a Motorola.


  • 15
    Conta desativada 19/01/2017 Link para o comentário

    Pois é, Lenovorola nada!! É DNA Motorola mesmo!!
    Sim, esse gene de inovação da Motorola seria realmente difícil de matar pois foi isso de que deu à marca tanto respaldo no decorrer de 10 anos de atuação.

    A Lenovo de fato subestimou o poder e a capacidade inovação da empresa incorporada. Mesmo assim, a companhia mostra que o momento tem sido de convergência interna das melhores potencialidades de cada uma. A exemplo foi o lançamento do Moto Z que de fato trouxe a modularidade de maneira viável e prática para o mercado.

    Prevejo novas mudanças de convergência para Moto da Lenovo, e chegando a terem uma identidade melhor reconhecida no mercado de um modo mais global.


  • Julliano Lobão 16
    Julliano Lobão 19/01/2017 Link para o comentário

    Muita gente falando da Motorola no Brasil, mas aqui ainda é um dos poucos lugares onde ela vende bem, em boa parte por falta de outras opções.
    O que vejo como maior crítica à Lenovo é a diminuição da relação custo x benefício de seus produtos, sendo que a qualidade desses tbm vem caindo. Não acredito que a Motorola volte ao status de antes da era dos smartphones, sendo que, se a Lenovo não mudar sua forma de negócio, é capaz de não termos mais aparelhos Moto no mercado.
    A Google sabia que não seria fácil reerguer a Motorola, por isso vendeu antes que começasse a dar muito prejuízo.

    André SousaConta desativadaConta desativada


    • 5
      Sidney Costa 20/01/2017 Link para o comentário

      Não foi esse o motivo dá venda dá Motorola pela Google. Pelo contrário a Google não poderia e já disse que não é parte do seu negócio concorrer diretamente com outros fabricantes, pois isso poderia prejudicar seu próprio sistema operacional, que é o seu foco, o Android. A linha Nexus e agora Pixel, tem público limitado e nicho específico que não "atrapalha" os demais fabricantes Android. Serve apenas para nortear como seria o sistema é um hardware desejado. A compra dá Motorola foi por algo em torno de U$13 bilhões, é vendida por U$2 bilhões. Mas se analisarmos somente esse valores sem compreender oque de fato foi negociado, é algo que leva a esse tipo de ideia que a Moto daria prejuízos que não seria interessante mante-la. Errado. Google comprou a Motorola Mobile e muitas patentes dá área móbile, da Holding Motorola, que é composta e administra várias empresas do grupo Motorola. Quase toda tecnologia de telecomunicações móveis foi desenvolvida pela Motorola, desde os aparelhos até as estações radio base, as ERB's, e ao revender a Motorola, o Google vendeu somente a fábrica em si, digamos assim, mantendo a patente das tecnologias desenvolvidss pela Moto ao seu domínio. Vendeu só "os aparelhos e sua fábrica", e deteve o mais importante avaliado em mais de U$10 bilhões.

      CAV


    • Laércio Henrique Da Silva 23
      Laércio Henrique Da Silva 20/01/2017 Link para o comentário

      Na verdade a Google não estava ligada na Motorola mas sim nas suas patentes. como prova disso Google a vendeu ela rápido após sua aquisição pegando pra sim mais de 17 mil patentes que Motorola tinha.


      • André Sousa 17
        André Sousa 21/01/2017 Link para o comentário

        É dificil de saber. O Google é famoso em círculos de negócios por ter um um negócio de anúncios extremamente lucrativo, e depois em gastar rios de dinheiro em projetos paralelos que ninguém sabe o que vão dar. O problema é que num conglomerado esses empreendimentos paralelos, que fogem muito ao escopo do resto do grupo, acabam virando distração. Por isso que conglomerados que lidam com alimentação vendem estúdios(Como isso já ocorreu) e a Motorola corria o risco de se tornar uma distração para o Google.


  • 10
    Felipe Dourado 19/01/2017 Link para o comentário

    Correção do artigo, ela se juntou ao Google e assim fizeram o primeiro moto x, daí que veio o sucesso não ó primeiro moto g


  • Luis Gustavo 23
    Luis Gustavo 19/01/2017 Link para o comentário

    Largou mão da fórmula de sucesso, criou um aparelho com defeitos irreparáveis e ainda falha na comunicação com seus clientes.

    Conta desativada


  • Lilo Eli 2
    Lilo Eli 19/01/2017 Link para o comentário

    Tive um Motorola moto g2, após algumas atualizações e celular travando, e como trabalho com aplicativos, resolvi migrar para um moto g4 plus, pior escolha q fiz.
    Em menos de 2 meses o botão Power simplesmente caiu. Como não bastasse isso agora o aparelho está com touch gosth, e pior vi q muitos estão c o mesmo problema, indo e voltando na Assistência sem solução, e cada ida são até 15 dias úteis p voltar. No próprio blog dá Lenovo tem várias reclamações, de clientes q trocaram 3 vezes de aparelhos e tendo o mesmo o problema sem solução.
    E para acabar a Lenovo não responde nada nem na página dela, qnd responde a resposta é padrão. Procure a assistência mais próxima de sua casa.


  • Chris 23
    Chris 19/01/2017 Link para o comentário

    A LeNovo está fazendo o "favor" de comprometer a imagem da Motorola. O Google fez mal ao vender a empresa pros chineses. Hoje em dia eu não tenho vontade alguma de comprar um Moto.


  • Maicon Dias 21
    Maicon Dias 19/01/2017 Link para o comentário

    Creio que a impressa é competente o suficiente para emancipar da antiga fabricante!!


  • Rogerio Droid Tec 47
    Rogerio Droid Tec 19/01/2017 Link para o comentário

    percebemos mesmo rsrs


  • Douglas P. 15
    Douglas P. 19/01/2017 Link para o comentário

    Única coisa que eu quero da Lenovo é não estragar a Motorola com esses desing chineses, ela tem que ser aquela sob o controle da Google com seu diferencial, deve parar de trazer esse leitor de digitais quadrado que é copia chinês, já que ela é americana pq seu desing é chinês? Não sou contra os chineses, mas todas as fabricantes tão com o desing padrão, bordas arredondas com um risco pra antena em cima da câmera quadrada, cores: cinza, preto cinza e ouro rosé, e se tem botão ele é centralizado e oval, alto falante em baixo. Única coisa que muda é marca e seu hardware (nem todos).


    • Anderson Lopes 13
      Anderson Lopes 19/01/2017 Link para o comentário

      Vc ta descrevendo um iPhone, pfv né?

      Betel studiosLucas Goulart F.Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira


  • 22
    airton 18/01/2017 Link para o comentário

    Isto não vai dar certo nunca.


  • Vitor Neves O. 22
    Vitor Neves O. 18/01/2017 Link para o comentário

    Era muito fã dá Motorola. Meu Moto X2014 durou 2 anos e jamais me passou pela cabeça trocar de dispositivo, porém ele estava com problemas na bateria e a tela havia quebrado, por isso, fui obrigado a comprar um novo. Gostaria de comprar um Moto Z, mas o aparelho não vale pelo é cobrado. A Lenovo está passando por isso por que está fazendo dispositivos desproporcionais.

    ChrisLucas Goulart F.Gabriel


  • Lucas Goulart F. 46
    Lucas Goulart F. 18/01/2017 Link para o comentário

    Na minha opinião, o problema da Motorola é sim a Lenovo. Seria melhor se o Google não tivesse vendido. Melhor para os usuários, claro, pois para o Google eu não sei.

    ChrisBruno Boaventura da SilvaGabrielGutemberg TavaresDouglas P.Conta desativadaanilopapoy5150


    • 2
      Juliano Vendruscolo 19/01/2017 Link para o comentário

      A google comprou a motorola mais por causa das patentes. Como dev do android ela não quis perder a neutralidade no mercado mobile. Então deu um jeito de valorizar a marca e vendeu.

      CAVLuiz Eduardo Chiquitto Teixeira


    • Rafael Santos 2
      Rafael Santos 19/01/2017 Link para o comentário

      A Lenovo elevou muito o preço dos celulares da Motorola, justamente o seu maior diferencial

      Lucas Goulart F.


  • Osmar Filho 4
    Osmar Filho 18/01/2017 Link para o comentário

    Agora um poema: Eu queria um moto Z, mas um moto Z não posso ter. Moto Z é muito caro e eu sou pobre pra fuder. :/

    ChrisDenisLuiz Eduardo Chiquitto TeixeiraGabrielLucas Leitelucas henriqueLucas Goulart F.


  • Icaro Polidoro 5
    Icaro Polidoro 18/01/2017 Link para o comentário

    Acho que a questão não é tão simples assim. A Lenovo errou quando não entendeu a história e ritmo da Motorola. Do Moto G2 em diante o erro principal foi querer se espelhar nas concorrentes que tem 5, 6 famílias de aparelhos com várias configurações/versões diferentes. Pessoalmente eu acho que o produto Motorola sempre foi único. As outras marcas podem ser reconhecidas em TVs, som ou computadores, mas Motorola sempre foi comunicação, sempre foi o "Hellomoto!", sempre foi a marca que inovava nos aparelhos. Olhando para o atual Moto Z, me remeto ao começo do anos 2000, quando a marca lançou aquele aparelho tipo Flip, mas que girava. Cara, como era lindo, como era fabuloso! E agora esse Moto Z com os moto snaps me traz a mesma sensação de inovação. Falaram de preço??? A marca nunca esteve tão competitiva neste quesito, como atualmente. Acho que em modelos de entrada ou intermediários a marca devia focar em objetividade, esmero e custo benefício. Android puro já tem, diferença gritante na experiência com outras marcas. Atualizações? Filho fique sabendo que em alguns países desenvolvidos atualizações nem são concedidas e se são, em muitas delas a garantia do aparelho estabelece que se vc atualizar, perde. Tem gente que chora por uma atualização pra continuar só no Facebook/Jogo/Whatsapp. Não tem nada de errado com a Moto, só com a Lenovo e a mania de querer lançar aparelhos diferentes do que lança na China. Tem preço bom, mas pq não lançou seus medalhões aqui pra que o consumidor conheça seu estilo e escolha no que quer se identificar? A Xiaomi veio aqui lançou seus modelos e foram super bem aceitos... Faltou ajuda do governo para que ela estabelecesse suas atividades aqui definitivamente só isso. Acho que a Gigante chinesa precisa ir com calma mesmo e ouvir o consumidor que ela quer conquistar.

    Jean IporteConta desativadaChrisDenisLuiz Eduardo Chiquitto TeixeiraWendell SabinoGabrielLucas LeiteJonny E.


  • Rafael Silva 13
    Rafael Silva 18/01/2017 Link para o comentário

    Além de subestimar o mercado BR, achando que todos nós compramos porque está na moda, conseguiu deixar o G2 e 3 com um problema sério que não deixa memória RAM,como o do meu cunhado que só fica 10MB livres para usar de 1 GB (Moto G2), a "não atualização" dos G3, e fazer a linha G se "dividir em 3". Sem falar do Moto X, #saudades, que morreu.

    Jean IporteChrisLuiz Eduardo Chiquitto TeixeiraGabrielHawander Oliveira


    • Lucas Goulart F. 46
      Lucas Goulart F. 18/01/2017 Link para o comentário

      Na época do G2 a Motorola ainda era do Google...


  • 63
    José Luís Silva Martiniano 18/01/2017 Link para o comentário

    A Lenovo possui aparelhos bons e a Motorola idem, agora que a primeira detém a segunda, se espera dispositivos de bons para ótimos.

    Luiz Eduardo Chiquitto Teixeira


  • Mickael Fernandes 23
    Mickael Fernandes 18/01/2017 Link para o comentário

    Os aparelhos da Motorola continuam sendo bons, mas o preço foi se perdendo com o tempo, acho que esse foi um dos motivos. Aí depois começaram a fragmentar as versões do aparelho... que ficassem em um de entrada, intermediário e o high-end.

    Julliano LobãoChrisLuiz Eduardo Chiquitto TeixeiraRafael Silva


  • Marcio A. 19
    Marcio A. 18/01/2017 Link para o comentário

    Moto G era feio mas como era popular vendeu muito. As pessoas não compram coisas boas e bonitas, compram o que os outros estão comprando. O grande desafio das empresas não é vender um bom aparelho, mas um aparelho que vire moda. Quando um começa a falar mal outros vão atrás e as empresas ainda não sabem como lidar com isso.

    Julliano LobãoLuiz Eduardo Chiquitto TeixeiraRafael Silva


  • Marcelo Olaia 2
    Marcelo Olaia 18/01/2017 Link para o comentário

    Adorei quando a Motorola lançou o Moto x. Foi por causa dele que deixei o iPhone.
    Troquei pelo novo moto x force há uns 10 meses. Se arrependimento matasse eu já estava enterrado. Virou um MotoMerda.
    Motorola ou Lenovo nunca mais.
    Tanto o aparelho quanto a assistência técnica são péssimos.
    A Lenovo matou a qualidade e diferencial que a Motorola havia conquistado.

    Conta desativadaRafael Silva


  • 11
    Jorge L. Machado 18/01/2017 Link para o comentário

    A melhor época da Motorola foi quando a Google a comprou. Lembro do lançamento do Moto G1 que aqui foi um sucesso, todos tinham um e quando finalmente consegui comprar um já estava no G2... O problema todo começou a partir do momento em que a Lenovo comprou a Motorola, hoje em dia quero nem saber mais de Motorola!

    Bruno Boaventura da SilvaConta desativadaMarcelo OlaiaDavid CD


  • Júnior World 27
    Júnior World 18/01/2017 Link para o comentário

    Ai a culpa é do consumidor? É o consumidor que ta levando fumo em aparelhos que antigamente eram bons, hoje tá ficando uma meleca como o G4. Vamos se entender pra poder oferecer algo realmente bom ao consumidor.

    Luiz Eduardo Chiquitto TeixeiraConta desativadaRafael SilvaConta desativada


  • Erick Terto 13
    Erick Terto 18/01/2017 Link para o comentário

    Bastava manter 3 aparelhos para o mercado global, fazia o top já com a tela do force e não criava essa distinção. E claro atualizasse os aparelhos. Um moto x2 é mais potente que o g4 mas por ganância somente o segundo recebe o Android do ano.

    Conta desativadaEstêvão Santos


  • 2
    Meneses 18/01/2017 Link para o comentário

    Olha eu já estou triste com a motorola, pois sempre usei Motorola bem antes dos smartphones chegarem, já na era smartphone, uso Motorola desde o Motorola D1 que eu achei um maximo leve rápido sem travamentos, logo veio o moto G1 era fantástico aparelho por menos de R$900,00 que não trava, não quebra fácil e com sistema puro. Aí vou para o moto x play com 1 mês me bateu a saudade do moto G, pois travou esquentou tive que formatar . Bem enfim me acostumei com o aparelho l, porém perdi totalmente a fé na Motorola Lenovo.
    Por favor Lenovo, assumem o erro de vocês e voltem a Motorola em Motorola é deixem de tentar lenovizar a Motorola.
    Receita perfeita do Google, simples barato e prático, sempre dará certo .

    Luiz Eduardo Chiquitto TeixeiraConta desativada


  • AC&MM 72
    AC&MM 18/01/2017 Link para o comentário

    O problema é a falta de comunicação, o entrosamento entre ambas. Enquanto uma diz: Tratado de Tordesilhas; a outra entende: Tarado atrás das ilhas.
    Uma fala: Bife de caçarolinha; a outra entende: Rifle de caçar rolinha.

    Luiz Eduardo Chiquitto TeixeiraJonny E.Rafael SilvaDavid CDConta desativada


  • 30
    Tarlisson Jose 18/01/2017 Link para o comentário

    Vai voltar com as atualizações .


  • leonardo webert 32
    leonardo webert 18/01/2017 Link para o comentário

    O problema foi querer fazer da Motorola uma lenovo, e começar a fazer designs parecidos de uma para a outra, o que no caso deveria ser dividida a equipe de design, como em outras repartições.

    Rafael Silva


    • Ray Parker 9
      Ray Parker 18/01/2017 Link para o comentário

      Apesar desses novos moto não serem feios.

      Rafael Silva


    • André Sousa 17
      André Sousa 19/01/2017 Link para o comentário

      Sim. O artigo do WSJ fala de conflitos entre Chicago e os chineses.


  • 44
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    Digo mais, acho que a empresa que investir em modularizar sua interface vai se dar muito bem. Assim o usuário poderia definir uma graduação entre o puro e o mais cheio de recurso. Modularizar software ao invés de hardware!!!

    Denis


    • Moisés 41
      Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

      Não daria certo..

      Exemplo: empresa X lança celular Y. Y vem com stock mas no site será disponibilizado a UI modificada para download e instalação.

      Mas isto ia demorar meses, assim como a liberação do android. A pessoa seria obrigada a ficar ao menos 3 meses com o stock até o modificado ficar disponível.

      Modelos lançados em setembro, receberiam a UI só em dezembro ou depois.

      App de cam do nexus é fraco, além do gboard ser meia boca.


      • Moisés 41
        Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

        Fora que muita gente não sabe fazer instalação manual.


      • 5
        Estêvão Santos 18/01/2017 Link para o comentário

        Gbord é top

        Lucas Leite


  • 44
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    A Lenovo podia muito bem manter duas divisões mobile, uma desenvolvendo os aparelhos com a vibe (desculpa o trocadilho) que os asiáticos gostam, e outra voltada aos moto. Pegariam duas fatias de mercado. Mas como não sou CEO, acho que não devem ter feito isso por alguma questão mercadológica que desconheço.

    GabrielLucas Leite


  • Moisés 41
    Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo queria deixar Vibe como mais simples e Moto mais requintada na Ásia..
    Mas o mercado premium se dá melhor no ocidente.
    Poucos locais da Ásia como Japão, Coréia e Tailândia as pessoas preferem os High End.

    Coréia é polarizada em LG e Samsung, no Japão e Tailândia a Sony tem fatia enorme.


  • André Sousa 17
    André Sousa 18/01/2017 Link para o comentário

    1-) A Lenovo samsunguizou a Motorola ao criar trocentas versões de celulares, muitas delas com nomes parecidos. A marca Lenovo permitiria manter uma linha mais enxuta para o mercado ocidental e ao mesmo tempo uma linha mais diversa para o mercado asiático, coisa que a Sony ou mesmo a Samsung adorariam poder fazer.

    Eles deveriam ter feito a mesmissima coisa que fabricantes de carro fazem com suas marcas de luxo, que são completamente segregadas - a Lexus tem contato limitadissimo com o resto da Toyota, por exemplo.

    2-) Celular é como qualquer outro serviço, depende de confiabilidade. Muitos consumidores viram seus Moto G3 tendo problemas e passaram a evitar a marca.

    Rafael Silvajomannoel


  • 93
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    Quê isso Bruno Salutes? Tá inspirado nos artigos de hoje, parabéns novamente!
    Na verdade as fabricantes de smartphones substimam o mercado brasileiro há tempos, achando que toda a população não entende e não pesquisa o smartphone que vai comprar! Abra o olho Lenovo, pois ao mesmo tempo que somos ávidos por novidades, somos conservadores em alguns pontos. Então deixem o Android do jeito que a Google embarcou no Moto G1 e não inventem centenas de aparelhos sem atualizações, pois do contrário a fama da Lenovo em transformar aquisições em sucesso, vai ser um desastre no Brasil!

    GabrielLígia B.Jonny E.Bruno SalutesEduardo GomesjomannoelConta desativada


  • Matheus J. Shopek 32
    Matheus J. Shopek 18/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo CAGOU feio na Motorola... mudaram completamente o modelo de negocio que deu muito certo na mão da google.

    Lígia B.VitorAugusto SilvaConta desativada


  • 73
    Jairo rios 18/01/2017 Link para o comentário

    Dou uma dica a Lenovo , por gentileza otimizem a UI do Zuk2 , mostrem o que sabem fazer ,pois a atual é um lixo

    Estêvão SantosConta desativadaMarcelo Roder Ferreira


  • 25
    Marcos Fontes 18/01/2017 Link para o comentário

    A Motorola fez sucesso com o Moto G isso é fato. Daí veio o Moto X 2014 que também foi muito bem recebido pelos usuários, porém parou aí, era uma boa um catálogo de produtos enxutos, cada um diferente entre si, veio a geração 2015 e isso caiu por terra. Ao meu ponto de vista o Moto Z foi um ponto positivo no quesito inovação mas nada além disso.
    Em 2014 quando se compara desempenho do Moto X com o Galaxy por exemplo, ficava claro que o android puro fazia toda a diferença e que em alguns quesitos o Galaxy ficava até para trás. Mas a Samsung como líder mundial de vendas de smartphones fez seu trabalho de casa e melhorou sua interface.
    Hoje quando você pega o Moto top e compara com o Galaxy você percebe uma superioridade em quase tudo no smart da Samsung. Motorola se acomodou e perdeu espaço onde ela mesmo criou um nicho de aparelhos com o Moto G.

    Rafael SilvaMarcelo Roder Ferreira


  • Jaiir_Reis 20
    Jaiir_Reis 18/01/2017 Link para o comentário

    Parei no Moto G 1º Geração.


  • Denis 57
    Denis 18/01/2017 Link para o comentário

    Lenovo... era só continuar com a receita que estava dando certo. Mas infelizmente, ela quis inventar demais, lançando muitos modelos de smartphone em pouco tempo e perdeu aquilo que justamente atraiu os seus consumidores em tempos recentes: hardware decente, preço condizente e atualizações.

    Alexsandro de Paula AmaralGabrielLígia B.Jonny E.Conta desativadaGustavo HanemannLucas Goulart F.Mickael FernandesVitorAugusto SilvaFernando LimaEduardo GomesConta desativadaConta desativadaMatheus J. ShopekMarcelo Roder FerreiraConta desativadaLuiz de SáConta desativada


    • Luiz de Sá 30
      Luiz de Sá 18/01/2017 Link para o comentário

      Concordo. Basta olhar o primeiro gráfico do post pra perceber que a partir de 2015 quando a Lenovo aumentou a quantidade de modelos, a linha Moto passou a vender menos.

      Cristian SConta desativadaLucas Goulart F.Mickael FernandesFernando LimaConta desativadaConta desativadaDenisMarcelo Roder Ferreira


    • 93
      Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

      Concordo novamente Denis!

      Conta desativadaDenis


      • Denis 57
        Denis 18/01/2017 Link para o comentário

        É nóis!!!

        Conta desativadaConta desativada


    • André Sousa 17
      André Sousa 18/01/2017 Link para o comentário

      A Motorola estava dando muito certo no Brasil, isso foi notado no artigo da WSJ.A Lenovo foi com sede ao pote demais para tentar satisfazer o mercado asiático.

      Conta desativadaLucas Goulart F.Denis


    • João Pedroca 6
      João Pedroca 18/01/2017 Link para o comentário

      Receita que estava dando certo mais ou menos, né?
      Pois apesar de ganhar mais usuários, isso tinha um custo enorme, tanto é que a divisão mobile do Google tinha prejuízo atrás de prejuízo enquanto tinha a Motorola Mobility.

      Então não é simplesmente assim, se fosse, a própria Samsung utilizaria essa fórmula mágica e pronto.

      A verdade que muitos esquecem é que de 17.000 patentes da Motorola Mobility, 2000 foram para a Lenovo e esta licenciou as outras 15000, ou seja, pagou e paga (para o Google/Alphabet) pelo uso dessas 15 mil para utilizar nos celulares Motorola/Lenovo.
      Então só aí já vimos que ela tem um custo maior que o Google tinha por aparelho.

      Além disso, sabemos que na China a Lenovo briga com outras que não pagam roaylties para Huawei, Google e outras detentoras de patentes.
      A Lenovo só paga porquê quer vender aqui fora também (leia-se EUA, Brasil, Índia, etc), ou seja, fora da China.
      E ela não tem bilhões em caixa como o Google/Microsoft/Apple para suportar prejuízos trimestrais em busca de market share (infelizmente).
      Uma outra curiosidade: Dos US$ 2,9 bilhões pagos, US$ 1,4 bi foram pagos à vista (em dinheiro e ações) e os outros US$ 1,5 bi em notas promissórias ao longo dos próximos três anos.
      Como a aquisição foi concluída em outubro de 2014, ela pagou US$ 500 milhões em outubro de 2015, de 2016 e pagará em 2017, ou seja, ela ainda não acabou de pagar pela Motorola.

      Minha opinião: a Lenovo comprou uma empresa muito maior do quê ela poderia. Naquele mês de janeiro de 2014, ela comprou a parte de servidores de pequeno porte da IBM em uma semana e na semana seguinte a Motorola.
      Juntando ambas as aquisições, dava US$ 5 bi (2,1 + 2,9) para uma empresa que valia cerca de US$ 11 bilhões na Bolsa. Hoje vale menos de US$ 7,5 bi. Ou seja, quase metade dela.

      Uma atitude ousada, diante da crise do setor de computadores pessoais (notebooks, etc), porém até então falha.

      André Sousa


  • Victor Lima 78
    Victor Lima 18/01/2017 Link para o comentário

    eu já esperava essa diferença na época que foi anunciada a compra ...

    Conta desativadaLucas Goulart F.Gilberto LimaConta desativadaDenis


  • 12
    Daniel M. 18/01/2017 Link para o comentário

    Motorola é meu primeiro e último smartphone da marca. Péssimo suporte. Pagamos caro por uma porcaria...


  • 82
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    Sei não, há quem goste e eu respeito... Porém, por enquanto, nunca compraria um aparelho Moto, principalmente por conta do design. Aquele Moto Z, pelo amor! Acho que o último aparelho com design top feito pela marca foi o V3, aquele sim chamava a atenção de qualquer um. Mas gosto é gosto, é só minha opinião.

    MoisésConta desativadaConta desativadaJohn T.


    • 93
      Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

      Tá certo Andreu!

      Conta desativadaConta desativada


  • 30
    Tarlisson Jose 18/01/2017 Link para o comentário

    Agora vai voltar , com as atualizações de segurança ?

    Eduardo Gomes


    • 93
      Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

      Estão muito atrasadas Tarlisson, estou usando o patch de maio ainda no G4. Vergonha Lenovo!!!


      • 30
        Tarlisson Jose 18/01/2017 Link para o comentário

        Voce que não viu o Moto E 2 geração da minha irma fevereiro de 2016

        Conta desativada


      • 93
        Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

        Credoooo!


  • Moisés 41
    Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

    As empresas chinesas tem como alvo principal China e Índia, quase metade da população mundial.
    O poder aquisitivo da maioria lá é bem menor que o nosso.
    Dificilmente lá um aparelho mais premium não iphone vai se destacar.
    Quando a linha moto z foi lançada, na internet o Z era uns 700,00 dólares e o Z Play uns 520,00.

    Na china ninguém vai pagar 700 num aparelho de de clock mais baixo e bateria minúscula para seu tipo de tela.

    Até a Xiaomi aumentou os preços e nem figura no top #5 chinês.

    Não sei como a Huawei lidera, mesmo tendo mais qualidade, a maioria de seus custa mais de 500,00. Não considerando os Honor.


    • 30
      Tarlisson Jose 18/01/2017 Link para o comentário

      Falando em Huawei ela esta pensando em investir no mercado brasileiro .


      • Luiz de Sá 30
        Luiz de Sá 18/01/2017 Link para o comentário

        Tomara. Dizem que a linha Honor da Huawei faz bastante sucesso na Europa.

        Conta desativada


      • Moisés 41
        Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

        Tem loja que vc ainda acha o Ascend.. Android 4.2 ou 4.4..
        Mas o Mate 9 està uma facada...

        Eu gostei do P8 Lite..

        Mas a Hauwei só atualiza 1 ano... O P8 de 2015 não vai receber o N , mesmo caso o Mate S


      • 30
        Tarlisson Jose 18/01/2017 Link para o comentário

        So vai intermediário ser for vim , alguns possíveis são o Nova , Mate 9 lite e o P8 lite 2017 ( que vai chamar P9 lite 2017) .


  • Carlos Felipe Araújo 41
    Carlos Felipe Araújo 18/01/2017 Link para o comentário

    eu comprei o Moto X 2013 e o Moto X 2014, mas quando começou aquele poutaria de duas versões do moto x, tela TFT etc eu desisti. Hoje vejo que o problema se agravou, o Moto G4 Plus é um aparelho estranho, principalmente branco com todos os sensores à mostra, o G4 Plus e Play apresentam problemas de burn in e perderam totalmente o custo beneficio de outrora, mesmo seguindo a inflação, hoje o Moto G4 Plus deveria custa por volta de 999 reais como maximo

    Matheus J. ShopekConta desativada


    • André Sousa 17
      André Sousa 18/01/2017 Link para o comentário

      Exato. A qualidade dos celulares da Motorola caiu horrores, tenho um Moto E1 que está perfeito, e ele já tomou porrada para caramba.


  • Moisés 41
    Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

    Pois é.. Aquele gráfico mostra até o pixel com mais vendas que o Z..


  • 99
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    A Motorola é uma marca de tradição, cuja existência se confunde com a história da criação do primeiro telefone celular. Ninguém gostaria de vê-la de volta às cinzas. Então, vai com calma, Lenovo.

    Não precisa dizer mais nada!

    Lucas Goulart F.Conta desativadaDenisMarcelo Roder FerreiraLuiz de SáBruno Salutes


    • Luiz de Sá 30
      Luiz de Sá 18/01/2017 Link para o comentário

      Se a Lenovo adotar na linha Moto a mesma política de atualizações da linha K ela claramente venderá menos aparelhos no Ocidente. O mercado oriental é bem diferente do ocidental, principalmente nos países emergentes onde a maioria das pessoas não trocam de smartfone todos os anos. Quando a Lenovo oficialmente deixou os Moto G de 2015 de fora da atualização para o Android Nougat foi um balde da água fria na cabeça de quem comprou aquele modelo, ainda mais porque vários Moto G4 Plus de 2016 apresentaram problemas de tela... é só ir em comunidades do Moto G 4 e no site Reclame Aqui pra ver o tanto de reclamações dos usuários.

      Lucas Goulart F.André SousaConta desativadaMarcelo Roder FerreiraConta desativada


      • 93
        Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

        Verdade Luiz, muito bem lembrado!

        Conta desativada


    • 93
      Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

      Isso mesmo Cláudio, apoiado!

      Conta desativada


  • Ronaldo 45
    Ronaldo 18/01/2017 Link para o comentário

    A venda da motorola para a lenovo foi uma grande farsa por parte do google. Explico-me: as outras empresas como Sony, Samsung, LG e cia estavam descontentes pelo google ter adquirido uma marca própria de celulares. O google seria como a Apple com o iphone ou como a Microsoft/Nokia com windows phone na época. Ou seja, seria um monopólio que desfavoreceria as demais fabricantes. Por isso, a Sony ameaçou adotar windows phone e a Samsung ameaçou abandonar o robô verde para adotar o Tizen. O google, que ganha muito mais com software e não com hardware, viu o perigo que seria para o android se continuasse com a motorola, e rapidamente a "vendeu" para a lenovo, alegando que a motorola "dava prejuízo". Isso numa época em que moto x e moto g vendiam como água. O google ainda tem ações na lenovo/motorola, visto que a lenovo não pagou o valor total ao google pela motorola. A google ainda lucra com a venda de aparelhos, só que indiretamente, pois ela precisava se livrar do título de dona da motorola. Quanto a lenovo não ter se entendido com a motorola, é simples: A motorola pensava no consumidor, a lenovo só pensa no próprio bolso!

    Lucas Goulart F.MateusMarcelo Roder FerreiraJonny E.Myguel Nikolas


    • Moisés 41
      Moisés 18/01/2017 Link para o comentário

      A compra pode ter sido pelas patentes..

      Jorge L. MachadoMarcelo Roder Ferreira


      • Ronaldo 45
        Ronaldo 18/01/2017 Link para o comentário

        Também


    • Joseilton Malafaia 21
      Joseilton Malafaia 18/01/2017 Link para o comentário

      Nunca li tanta bobagem num comentário só...
      A Google vendeu apenas a marca Motorola, mas, sabiamente, ficou com as patentes.
      Por isso a enorme discrepância entre o valor que comprou e o que vendeu à Lenovo.
      A Google nada mais tem a ver com a Motorola, jovem...
      A palavra de ordem agora é Pixel!

      André SousaMatheus J. ShopekMarcelo Roder FerreiraConta desativada


      • Matheus J. Shopek 32
        Matheus J. Shopek 18/01/2017 Link para o comentário

        muita bobagem o comentário desse Ronaldo...
        Só falou merda.


      • Ronaldo 45
        Ronaldo 18/01/2017 Link para o comentário

        Joseilton, você já viu algum pixel vendendo aqui? Eu não. Já moto X, G e Z...


      • Ronaldo 45
        Ronaldo 18/01/2017 Link para o comentário

        Mateus, volte para a creche, acho que sua mãe lhe deu educação. Moleque!


      • André Sousa 17
        André Sousa 18/01/2017 Link para o comentário

        O que está deixando muita gente confusa aqui é que a Linha Moto foi um sucesso monstruoso de venda no Brasil. Fora dele, foi meio meh.


      • Joseilton Malafaia 21
        Joseilton Malafaia 19/01/2017 Link para o comentário

        Palavra de ordem para a Google, meu caro...


    • André Sousa 17
      André Sousa 18/01/2017 Link para o comentário

      Não. A Linha Moto vendia como água no Brasil(Que é inclusive citado no artigo do WSJ), mas era bem menos animador fora do Brasil. Além do mais, fora do Iphone e Samsung, as margens de lucro com hardware são baixas. Para o Google a Motorola estava sendo uma distração.


    • 11
      Jorge L. Machado 18/01/2017 Link para o comentário

      A Google só comprou a Motorola por causa das patentes. Realmente seria inviável uma empresa que desenvolve software para diversas empresas de hardware entrar agora como um concorrente direto. Mas nunca foi a intenção da Google isso, apenas as patentes lhe interessavam....


  • 21
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    Motorola carrega em seu nome a tradição, a Lenovo menosprezou o poder dá Marca Moto!
    Tem seus seguidores e admiradores em diversos países e na China não seria diferente.

    Lucas Goulart F.Conta desativadaConta desativadaBruno Salutes


  • Giordano Santiago 38
    Giordano Santiago 18/01/2017 Link para o comentário

    Motorola - Cinza
    Lenovo - Azul.

    Conta desativada


  • 84
    Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

    Vende de volta pra google e pronto

    Lucas Goulart F.


    • raphael m. 24
      raphael m. 18/01/2017 Link para o comentário

      e a google quer comprar ? google vendeu por um valor de graça e não quer nem de graça


      • Giordano Santiago 38
        Giordano Santiago 18/01/2017 Link para o comentário

        E nao sabemos porque. Moto g continua sendo o smart mais vendido. E a linha moto estabelecida e querida pelos usuários, estando acima da lg e até da sony.

        Lucas Goulart F.


    • 93
      Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

      Ela não quer Franco, a Google só se interessa nas patentes como sempre! Ganha mais vendendo o SO, Playstore e etc, do quê fabricando smartphones.

      Conta desativada


      • 84
        Conta desativada 18/01/2017 Link para o comentário

        uma pena :/

        Conta desativada

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.