Após dois anos, Lenovo admite que ainda não se entendeu com a Motorola
Todo mundo conhece um pouco da história da Motorola nos últimos anos, certo? A empresa foi comprada pelo Google, fez um sucesso enorme com o primeiro Moto G, em 2013; e na sequência foi vendida para a chinesa Lenovo por dois bilhões de dólares. A ideia da Lenovo era se expandir globalmente e criar produtos premium para a China usando a marca Moto. Aparentemente, a Lenovo percebeu que transformar a Motorola não é uma tarefa fácil.
O CEO da Lenovo, Yang Yuanging, concedeu uma entrevista ao The Wall Street Journal e fez algumas revelações interessantes sobre uma de suas subsidiárias, a Motorola. A compra da empresa se deu num momento bom para a Lenovo, impulsionada pelos seus números positivos de vendas na China. Contudo, após dois anos da dobradinha Moto/Vibe, a marca chinesa caiu para o 8º lugar no ranking global de vendas de smartphones e precisou cortar cerca de 2.000 funcionários nos Estados Unidos.
Segundo o CEO, a Lenovo subestimou as diferenças culturais e o modelo de negócios de ambas as empresas. A Motorola é americana, mas faz bastante sucesso em países emergentes, enquanto a Lenovo tem uma receita que funciona melhor para o mercado asiático. A ideia de fazer a dança das cadeiras com os produtos Vibe e Moto ainda não gerou resultados positivos, enquanto o plano inicial, de promover produtos high-end com a marca Motorola na China já foi descartada pela Lenovo.
Lenovo subestimou as diferenças culturais e o modelo de negócios de ambas as empresas
O mercado chinês já conta com muitas opções de marcas e, caso existissem produtos premium da Motorola por lá, eles custariam o preço do iPhone, o que tornaria a concorrência ainda mais difícil. As marcas mais tradicionais de lá, assim como as mais novas, como a OnePlus, estão apostando cada vez mais em produtos intermediários com hardware de ponta, o que seria um outro empecilho para a Lenovo.
Abaixo, você confere o balanço de vendas da Lenovo (azul) e da Motorola (cinza) entre os anos de 2011 e 2014 como empresas distintas. Depois, observe nos anos de 2015 e 2016 o número de vendas (em milhões) com as duas marcas juntas:
O problema da Motorola não é a Lenovo, visto que a marca é conhecida por transformar negócios falidos em soluções viáveis, como aconteceu com a transformação da marca ThinkPad, da IBM. Nesse caso, a Lenovo se tornou a empresa número um em vendas no setor de computadores, mesmo com esse mercado em crise global. Acredito que a fala do CEO, Yang Yuanging, já diz tudo: a Lenovo subestimou a Motorola.
Acredito que o Moto Z é um produto único, desenvolvido claramente por ambas as empresas, mas, o saldo positivo dessa parceria acaba por aqui no meu ponto de vista. A Lenovo não tem, aparentemente, o mesmo comprometimento com o software que a Motorola tem, e isso se tornou um dos grandes diferenciais da marca Moto.
Além disso, a chinesa tem um plano de expansão global que vinha seguindo um ritmo acelerado, que incluía o lançamento de muitos e diferentes smartphones. Do meu ponto de vista, isso não é interessante para a Motorola, que precisa ser mais cautelosa e reavaliar a entrada de novos dispositivos no mercado para não acabar feriando a fidelidade dos seus usuários.
A Moto é uma marca de tradição, cuja existência se confunde com a história da criação do primeiro telefone celular. Ninguém gostaria de vê-la de volta às cinzas. Então, vai com calma, Lenovo.
A Lenovo em vez de continuar com o design e o sucesso ganhado pela Motorola, quando era da Google, a Lenovo vai lançando e lançando novos modelos de smartphones e acaba dificultando as vendas dos dispositivos Moto. Se fosse possivel, a Google re-comprando a Motorola, a Google recomeçava e faria o necessário para concertar o que a Lenovo fez com a Motorola
Lenovo tem que parar de fazer e desfazer. Um exemplo foi, lançar moto g 2014 com falantes estereo, uma coisa boa em aparelho de entrada, depois, abandonar isso, talvez por conta de tornar a nova linha resistente a água. Depois abandonou e colocou uma tecnologia que torna a atual linha G resistente à respingos de chuva. Tem que inovar e manter, abandonar não é o melhor caminho.
Temos melhorias nas câmeras de todas as linhas, coisa que antes parecia impossível acontecer. Mas, temos problemas decorrentes da falta de atenção com software x hardware. Há uma falha de sincronismo entre as duas empresas, essa falha gera problemas. As duas tem que trabalhar independente uma da outra. A Lenovo produz smartphones com design de gosto duvido, enquanto a Motorola faz através um belo trabalho no quesito. Pelo menos nisso temos que agradecer, mas falta muitos de ambas. Falta ouvirem os usuários, tem que diferenciar de outros fabricantes. Ultimamente, temos que nos contentar com o que os fabricantes nos empurram, quem
Iniciar isso irá se diferenciar e se destacar.
Eu não cogito comprar de outras marcas, especial da samsung. Para mim, a Nokia foi a perfeita, não 100%, mas me atendia de 70% a 90%. Agora tenho Sony, que muitos torcem o nariz, a LG, outra que também sofre por preconceito e, Motorola. Samsung só sabe lançar aparelhos praticamente identicos na aparencia e hardware entre uma geração e outra. A adversidade atrai muitos compradores descompromissados com a tecnologia, que acabam comprando por impulso. Claro que há aparelhos ótimos e com qualidade, mas não me atrai, devido a falta de respeito com o consumidor. Possuo iphone e não gosto dele, não vale todo valor que é dado. O sistema é belo, bem ornamental, mas não tem muita utilidade. É mais para quem quer se exibir, nessa modinha de ostentar.
Enfim, espero que a Lenovo tome uma decisão sábia antes que seja tarde.
Mia opinião é , que lennovo estrago último moto g 4 , eu só fãs do celular Motorola ,Nokia , são duas marcas levo no coração . Teve todos moto g , nehum deu problema asta chegar a 4 geração , acho que Motorola nas mãos dá Google era muito melhor
"A Lenovo não tem, aparentemente, o mesmo comprometimento com o software que a Motorola tem, e isso se tornou um dos grandes diferenciais da marca Moto."
Essa parte disse muita coisa.
Pobre por moto Z.Alguém me pediu ele de presente e eu declinei.Lenovo não devia vir para o Brasil para concorrer com a Motorola...Devia ter ficado na China e abraçado e beijado a motozinha!!
MOTOROLA & NOKIA foram os primeiros celulares da epoca que nós do BRASIL tivemos, pegamos em mãos ou vimos. MOTO merece sim a pose de uma marca tradicional e há tempos vem no bolso dos brasileiros, mas vem cá entre nós, esta deixando a desejar né. Tem muitos usuarios da marca migrando para outras fabricantes, Que a LENOVO a certe o ponto de ajuste, para que as concorrentes de anos e anos de trecho continue tendo confonto em tecnologia, pois afinal sem concorrente o mercado competitivo perde as margens e o consumidor recebera um smartphone qualquer, sem concorrente as demais irá entrar em comodismo, por exemplo: o FUTEBOL, imagine o CAMPEONATO BRASILEIRO sem os times grandes que emociona o torneio com grandes clássicos, como seria?
#LevantaMoto
Comprei o moto g g4 após um mês de uso esta esquentando muito se estiver carregando e eu for digitar ele começa a escrever sozinho fiquei triste paguei à vista e começou a dar problemas
Sempre tive aparelhos Motorola, mas a compra do Moto G4 Plus 32Gb só serviu para trazer dor de cabeça.
Nunca vi tanto problema antes a Lenovo acabou com a Motorola.
Pois é, Lenovorola nada!! É DNA Motorola mesmo!!
Sim, esse gene de inovação da Motorola seria realmente difícil de matar pois foi isso de que deu à marca tanto respaldo no decorrer de 10 anos de atuação.
A Lenovo de fato subestimou o poder e a capacidade inovação da empresa incorporada. Mesmo assim, a companhia mostra que o momento tem sido de convergência interna das melhores potencialidades de cada uma. A exemplo foi o lançamento do Moto Z que de fato trouxe a modularidade de maneira viável e prática para o mercado.
Prevejo novas mudanças de convergência para Moto da Lenovo, e chegando a terem uma identidade melhor reconhecida no mercado de um modo mais global.
Muita gente falando da Motorola no Brasil, mas aqui ainda é um dos poucos lugares onde ela vende bem, em boa parte por falta de outras opções.
O que vejo como maior crítica à Lenovo é a diminuição da relação custo x benefício de seus produtos, sendo que a qualidade desses tbm vem caindo. Não acredito que a Motorola volte ao status de antes da era dos smartphones, sendo que, se a Lenovo não mudar sua forma de negócio, é capaz de não termos mais aparelhos Moto no mercado.
A Google sabia que não seria fácil reerguer a Motorola, por isso vendeu antes que começasse a dar muito prejuízo.
Não foi esse o motivo dá venda dá Motorola pela Google. Pelo contrário a Google não poderia e já disse que não é parte do seu negócio concorrer diretamente com outros fabricantes, pois isso poderia prejudicar seu próprio sistema operacional, que é o seu foco, o Android. A linha Nexus e agora Pixel, tem público limitado e nicho específico que não "atrapalha" os demais fabricantes Android. Serve apenas para nortear como seria o sistema é um hardware desejado. A compra dá Motorola foi por algo em torno de U$13 bilhões, é vendida por U$2 bilhões. Mas se analisarmos somente esse valores sem compreender oque de fato foi negociado, é algo que leva a esse tipo de ideia que a Moto daria prejuízos que não seria interessante mante-la. Errado. Google comprou a Motorola Mobile e muitas patentes dá área móbile, da Holding Motorola, que é composta e administra várias empresas do grupo Motorola. Quase toda tecnologia de telecomunicações móveis foi desenvolvida pela Motorola, desde os aparelhos até as estações radio base, as ERB's, e ao revender a Motorola, o Google vendeu somente a fábrica em si, digamos assim, mantendo a patente das tecnologias desenvolvidss pela Moto ao seu domínio. Vendeu só "os aparelhos e sua fábrica", e deteve o mais importante avaliado em mais de U$10 bilhões.
Na verdade a Google não estava ligada na Motorola mas sim nas suas patentes. como prova disso Google a vendeu ela rápido após sua aquisição pegando pra sim mais de 17 mil patentes que Motorola tinha.
É dificil de saber. O Google é famoso em círculos de negócios por ter um um negócio de anúncios extremamente lucrativo, e depois em gastar rios de dinheiro em projetos paralelos que ninguém sabe o que vão dar. O problema é que num conglomerado esses empreendimentos paralelos, que fogem muito ao escopo do resto do grupo, acabam virando distração. Por isso que conglomerados que lidam com alimentação vendem estúdios(Como isso já ocorreu) e a Motorola corria o risco de se tornar uma distração para o Google.
Correção do artigo, ela se juntou ao Google e assim fizeram o primeiro moto x, daí que veio o sucesso não ó primeiro moto g
Largou mão da fórmula de sucesso, criou um aparelho com defeitos irreparáveis e ainda falha na comunicação com seus clientes.
Tive um Motorola moto g2, após algumas atualizações e celular travando, e como trabalho com aplicativos, resolvi migrar para um moto g4 plus, pior escolha q fiz.
Em menos de 2 meses o botão Power simplesmente caiu. Como não bastasse isso agora o aparelho está com touch gosth, e pior vi q muitos estão c o mesmo problema, indo e voltando na Assistência sem solução, e cada ida são até 15 dias úteis p voltar. No próprio blog dá Lenovo tem várias reclamações, de clientes q trocaram 3 vezes de aparelhos e tendo o mesmo o problema sem solução.
E para acabar a Lenovo não responde nada nem na página dela, qnd responde a resposta é padrão. Procure a assistência mais próxima de sua casa.
A LeNovo está fazendo o "favor" de comprometer a imagem da Motorola. O Google fez mal ao vender a empresa pros chineses. Hoje em dia eu não tenho vontade alguma de comprar um Moto.
Creio que a impressa é competente o suficiente para emancipar da antiga fabricante!!
percebemos mesmo rsrs
Única coisa que eu quero da Lenovo é não estragar a Motorola com esses desing chineses, ela tem que ser aquela sob o controle da Google com seu diferencial, deve parar de trazer esse leitor de digitais quadrado que é copia chinês, já que ela é americana pq seu desing é chinês? Não sou contra os chineses, mas todas as fabricantes tão com o desing padrão, bordas arredondas com um risco pra antena em cima da câmera quadrada, cores: cinza, preto cinza e ouro rosé, e se tem botão ele é centralizado e oval, alto falante em baixo. Única coisa que muda é marca e seu hardware (nem todos).
Vc ta descrevendo um iPhone, pfv né?
Isto não vai dar certo nunca.
Era muito fã dá Motorola. Meu Moto X2014 durou 2 anos e jamais me passou pela cabeça trocar de dispositivo, porém ele estava com problemas na bateria e a tela havia quebrado, por isso, fui obrigado a comprar um novo. Gostaria de comprar um Moto Z, mas o aparelho não vale pelo é cobrado. A Lenovo está passando por isso por que está fazendo dispositivos desproporcionais.
Na minha opinião, o problema da Motorola é sim a Lenovo. Seria melhor se o Google não tivesse vendido. Melhor para os usuários, claro, pois para o Google eu não sei.
A google comprou a motorola mais por causa das patentes. Como dev do android ela não quis perder a neutralidade no mercado mobile. Então deu um jeito de valorizar a marca e vendeu.
A Lenovo elevou muito o preço dos celulares da Motorola, justamente o seu maior diferencial
Agora um poema: Eu queria um moto Z, mas um moto Z não posso ter. Moto Z é muito caro e eu sou pobre pra fuder. :/
Acho que a questão não é tão simples assim. A Lenovo errou quando não entendeu a história e ritmo da Motorola. Do Moto G2 em diante o erro principal foi querer se espelhar nas concorrentes que tem 5, 6 famílias de aparelhos com várias configurações/versões diferentes. Pessoalmente eu acho que o produto Motorola sempre foi único. As outras marcas podem ser reconhecidas em TVs, som ou computadores, mas Motorola sempre foi comunicação, sempre foi o "Hellomoto!", sempre foi a marca que inovava nos aparelhos. Olhando para o atual Moto Z, me remeto ao começo do anos 2000, quando a marca lançou aquele aparelho tipo Flip, mas que girava. Cara, como era lindo, como era fabuloso! E agora esse Moto Z com os moto snaps me traz a mesma sensação de inovação. Falaram de preço??? A marca nunca esteve tão competitiva neste quesito, como atualmente. Acho que em modelos de entrada ou intermediários a marca devia focar em objetividade, esmero e custo benefício. Android puro já tem, diferença gritante na experiência com outras marcas. Atualizações? Filho fique sabendo que em alguns países desenvolvidos atualizações nem são concedidas e se são, em muitas delas a garantia do aparelho estabelece que se vc atualizar, perde. Tem gente que chora por uma atualização pra continuar só no Facebook/Jogo/Whatsapp. Não tem nada de errado com a Moto, só com a Lenovo e a mania de querer lançar aparelhos diferentes do que lança na China. Tem preço bom, mas pq não lançou seus medalhões aqui pra que o consumidor conheça seu estilo e escolha no que quer se identificar? A Xiaomi veio aqui lançou seus modelos e foram super bem aceitos... Faltou ajuda do governo para que ela estabelecesse suas atividades aqui definitivamente só isso. Acho que a Gigante chinesa precisa ir com calma mesmo e ouvir o consumidor que ela quer conquistar.
Além de subestimar o mercado BR, achando que todos nós compramos porque está na moda, conseguiu deixar o G2 e 3 com um problema sério que não deixa memória RAM,como o do meu cunhado que só fica 10MB livres para usar de 1 GB (Moto G2), a "não atualização" dos G3, e fazer a linha G se "dividir em 3". Sem falar do Moto X, #saudades, que morreu.
Na época do G2 a Motorola ainda era do Google...
A Lenovo possui aparelhos bons e a Motorola idem, agora que a primeira detém a segunda, se espera dispositivos de bons para ótimos.
Os aparelhos da Motorola continuam sendo bons, mas o preço foi se perdendo com o tempo, acho que esse foi um dos motivos. Aí depois começaram a fragmentar as versões do aparelho... que ficassem em um de entrada, intermediário e o high-end.
Moto G era feio mas como era popular vendeu muito. As pessoas não compram coisas boas e bonitas, compram o que os outros estão comprando. O grande desafio das empresas não é vender um bom aparelho, mas um aparelho que vire moda. Quando um começa a falar mal outros vão atrás e as empresas ainda não sabem como lidar com isso.
Adorei quando a Motorola lançou o Moto x. Foi por causa dele que deixei o iPhone.
Troquei pelo novo moto x force há uns 10 meses. Se arrependimento matasse eu já estava enterrado. Virou um MotoMerda.
Motorola ou Lenovo nunca mais.
Tanto o aparelho quanto a assistência técnica são péssimos.
A Lenovo matou a qualidade e diferencial que a Motorola havia conquistado.
A melhor época da Motorola foi quando a Google a comprou. Lembro do lançamento do Moto G1 que aqui foi um sucesso, todos tinham um e quando finalmente consegui comprar um já estava no G2... O problema todo começou a partir do momento em que a Lenovo comprou a Motorola, hoje em dia quero nem saber mais de Motorola!
Ai a culpa é do consumidor? É o consumidor que ta levando fumo em aparelhos que antigamente eram bons, hoje tá ficando uma meleca como o G4. Vamos se entender pra poder oferecer algo realmente bom ao consumidor.
Bastava manter 3 aparelhos para o mercado global, fazia o top já com a tela do force e não criava essa distinção. E claro atualizasse os aparelhos. Um moto x2 é mais potente que o g4 mas por ganância somente o segundo recebe o Android do ano.
Olha eu já estou triste com a motorola, pois sempre usei Motorola bem antes dos smartphones chegarem, já na era smartphone, uso Motorola desde o Motorola D1 que eu achei um maximo leve rápido sem travamentos, logo veio o moto G1 era fantástico aparelho por menos de R$900,00 que não trava, não quebra fácil e com sistema puro. Aí vou para o moto x play com 1 mês me bateu a saudade do moto G, pois travou esquentou tive que formatar . Bem enfim me acostumei com o aparelho l, porém perdi totalmente a fé na Motorola Lenovo.
Por favor Lenovo, assumem o erro de vocês e voltem a Motorola em Motorola é deixem de tentar lenovizar a Motorola.
Receita perfeita do Google, simples barato e prático, sempre dará certo .
O problema é a falta de comunicação, o entrosamento entre ambas. Enquanto uma diz: Tratado de Tordesilhas; a outra entende: Tarado atrás das ilhas.
Uma fala: Bife de caçarolinha; a outra entende: Rifle de caçar rolinha.
Vai voltar com as atualizações .
O problema foi querer fazer da Motorola uma lenovo, e começar a fazer designs parecidos de uma para a outra, o que no caso deveria ser dividida a equipe de design, como em outras repartições.
Apesar desses novos moto não serem feios.
Sim. O artigo do WSJ fala de conflitos entre Chicago e os chineses.
Digo mais, acho que a empresa que investir em modularizar sua interface vai se dar muito bem. Assim o usuário poderia definir uma graduação entre o puro e o mais cheio de recurso. Modularizar software ao invés de hardware!!!
Não daria certo..
Exemplo: empresa X lança celular Y. Y vem com stock mas no site será disponibilizado a UI modificada para download e instalação.
Mas isto ia demorar meses, assim como a liberação do android. A pessoa seria obrigada a ficar ao menos 3 meses com o stock até o modificado ficar disponível.
Modelos lançados em setembro, receberiam a UI só em dezembro ou depois.
App de cam do nexus é fraco, além do gboard ser meia boca.
Fora que muita gente não sabe fazer instalação manual.
Gbord é top
A Lenovo podia muito bem manter duas divisões mobile, uma desenvolvendo os aparelhos com a vibe (desculpa o trocadilho) que os asiáticos gostam, e outra voltada aos moto. Pegariam duas fatias de mercado. Mas como não sou CEO, acho que não devem ter feito isso por alguma questão mercadológica que desconheço.
Lenovo queria deixar Vibe como mais simples e Moto mais requintada na Ásia..
Mas o mercado premium se dá melhor no ocidente.
Poucos locais da Ásia como Japão, Coréia e Tailândia as pessoas preferem os High End.
Coréia é polarizada em LG e Samsung, no Japão e Tailândia a Sony tem fatia enorme.
1-) A Lenovo samsunguizou a Motorola ao criar trocentas versões de celulares, muitas delas com nomes parecidos. A marca Lenovo permitiria manter uma linha mais enxuta para o mercado ocidental e ao mesmo tempo uma linha mais diversa para o mercado asiático, coisa que a Sony ou mesmo a Samsung adorariam poder fazer.
Eles deveriam ter feito a mesmissima coisa que fabricantes de carro fazem com suas marcas de luxo, que são completamente segregadas - a Lexus tem contato limitadissimo com o resto da Toyota, por exemplo.
2-) Celular é como qualquer outro serviço, depende de confiabilidade. Muitos consumidores viram seus Moto G3 tendo problemas e passaram a evitar a marca.
Quê isso Bruno Salutes? Tá inspirado nos artigos de hoje, parabéns novamente!
Na verdade as fabricantes de smartphones substimam o mercado brasileiro há tempos, achando que toda a população não entende e não pesquisa o smartphone que vai comprar! Abra o olho Lenovo, pois ao mesmo tempo que somos ávidos por novidades, somos conservadores em alguns pontos. Então deixem o Android do jeito que a Google embarcou no Moto G1 e não inventem centenas de aparelhos sem atualizações, pois do contrário a fama da Lenovo em transformar aquisições em sucesso, vai ser um desastre no Brasil!
Lenovo CAGOU feio na Motorola... mudaram completamente o modelo de negocio que deu muito certo na mão da google.
Dou uma dica a Lenovo , por gentileza otimizem a UI do Zuk2 , mostrem o que sabem fazer ,pois a atual é um lixo
A Motorola fez sucesso com o Moto G isso é fato. Daí veio o Moto X 2014 que também foi muito bem recebido pelos usuários, porém parou aí, era uma boa um catálogo de produtos enxutos, cada um diferente entre si, veio a geração 2015 e isso caiu por terra. Ao meu ponto de vista o Moto Z foi um ponto positivo no quesito inovação mas nada além disso.
Em 2014 quando se compara desempenho do Moto X com o Galaxy por exemplo, ficava claro que o android puro fazia toda a diferença e que em alguns quesitos o Galaxy ficava até para trás. Mas a Samsung como líder mundial de vendas de smartphones fez seu trabalho de casa e melhorou sua interface.
Hoje quando você pega o Moto top e compara com o Galaxy você percebe uma superioridade em quase tudo no smart da Samsung. Motorola se acomodou e perdeu espaço onde ela mesmo criou um nicho de aparelhos com o Moto G.
Parei no Moto G 1º Geração.
Lenovo... era só continuar com a receita que estava dando certo. Mas infelizmente, ela quis inventar demais, lançando muitos modelos de smartphone em pouco tempo e perdeu aquilo que justamente atraiu os seus consumidores em tempos recentes: hardware decente, preço condizente e atualizações.
Concordo. Basta olhar o primeiro gráfico do post pra perceber que a partir de 2015 quando a Lenovo aumentou a quantidade de modelos, a linha Moto passou a vender menos.
Concordo novamente Denis!
É nóis!!!
A Motorola estava dando muito certo no Brasil, isso foi notado no artigo da WSJ.A Lenovo foi com sede ao pote demais para tentar satisfazer o mercado asiático.
Receita que estava dando certo mais ou menos, né?
Pois apesar de ganhar mais usuários, isso tinha um custo enorme, tanto é que a divisão mobile do Google tinha prejuízo atrás de prejuízo enquanto tinha a Motorola Mobility.
Então não é simplesmente assim, se fosse, a própria Samsung utilizaria essa fórmula mágica e pronto.
A verdade que muitos esquecem é que de 17.000 patentes da Motorola Mobility, 2000 foram para a Lenovo e esta licenciou as outras 15000, ou seja, pagou e paga (para o Google/Alphabet) pelo uso dessas 15 mil para utilizar nos celulares Motorola/Lenovo.
Então só aí já vimos que ela tem um custo maior que o Google tinha por aparelho.
Além disso, sabemos que na China a Lenovo briga com outras que não pagam roaylties para Huawei, Google e outras detentoras de patentes.
A Lenovo só paga porquê quer vender aqui fora também (leia-se EUA, Brasil, Índia, etc), ou seja, fora da China.
E ela não tem bilhões em caixa como o Google/Microsoft/Apple para suportar prejuízos trimestrais em busca de market share (infelizmente).
Uma outra curiosidade: Dos US$ 2,9 bilhões pagos, US$ 1,4 bi foram pagos à vista (em dinheiro e ações) e os outros US$ 1,5 bi em notas promissórias ao longo dos próximos três anos.
Como a aquisição foi concluída em outubro de 2014, ela pagou US$ 500 milhões em outubro de 2015, de 2016 e pagará em 2017, ou seja, ela ainda não acabou de pagar pela Motorola.
Minha opinião: a Lenovo comprou uma empresa muito maior do quê ela poderia. Naquele mês de janeiro de 2014, ela comprou a parte de servidores de pequeno porte da IBM em uma semana e na semana seguinte a Motorola.
Juntando ambas as aquisições, dava US$ 5 bi (2,1 + 2,9) para uma empresa que valia cerca de US$ 11 bilhões na Bolsa. Hoje vale menos de US$ 7,5 bi. Ou seja, quase metade dela.
Uma atitude ousada, diante da crise do setor de computadores pessoais (notebooks, etc), porém até então falha.
eu já esperava essa diferença na época que foi anunciada a compra ...
Motorola é meu primeiro e último smartphone da marca. Péssimo suporte. Pagamos caro por uma porcaria...
Sei não, há quem goste e eu respeito... Porém, por enquanto, nunca compraria um aparelho Moto, principalmente por conta do design. Aquele Moto Z, pelo amor! Acho que o último aparelho com design top feito pela marca foi o V3, aquele sim chamava a atenção de qualquer um. Mas gosto é gosto, é só minha opinião.
Tá certo Andreu!
Agora vai voltar , com as atualizações de segurança ?
Estão muito atrasadas Tarlisson, estou usando o patch de maio ainda no G4. Vergonha Lenovo!!!
Voce que não viu o Moto E 2 geração da minha irma fevereiro de 2016
Credoooo!
As empresas chinesas tem como alvo principal China e Índia, quase metade da população mundial.
O poder aquisitivo da maioria lá é bem menor que o nosso.
Dificilmente lá um aparelho mais premium não iphone vai se destacar.
Quando a linha moto z foi lançada, na internet o Z era uns 700,00 dólares e o Z Play uns 520,00.
Na china ninguém vai pagar 700 num aparelho de de clock mais baixo e bateria minúscula para seu tipo de tela.
Até a Xiaomi aumentou os preços e nem figura no top #5 chinês.
Não sei como a Huawei lidera, mesmo tendo mais qualidade, a maioria de seus custa mais de 500,00. Não considerando os Honor.
Falando em Huawei ela esta pensando em investir no mercado brasileiro .
Tomara. Dizem que a linha Honor da Huawei faz bastante sucesso na Europa.
Tem loja que vc ainda acha o Ascend.. Android 4.2 ou 4.4..
Mas o Mate 9 està uma facada...
Eu gostei do P8 Lite..
Mas a Hauwei só atualiza 1 ano... O P8 de 2015 não vai receber o N , mesmo caso o Mate S
So vai intermediário ser for vim , alguns possíveis são o Nova , Mate 9 lite e o P8 lite 2017 ( que vai chamar P9 lite 2017) .
eu comprei o Moto X 2013 e o Moto X 2014, mas quando começou aquele poutaria de duas versões do moto x, tela TFT etc eu desisti. Hoje vejo que o problema se agravou, o Moto G4 Plus é um aparelho estranho, principalmente branco com todos os sensores à mostra, o G4 Plus e Play apresentam problemas de burn in e perderam totalmente o custo beneficio de outrora, mesmo seguindo a inflação, hoje o Moto G4 Plus deveria custa por volta de 999 reais como maximo
Exato. A qualidade dos celulares da Motorola caiu horrores, tenho um Moto E1 que está perfeito, e ele já tomou porrada para caramba.
Pois é.. Aquele gráfico mostra até o pixel com mais vendas que o Z..
A Motorola é uma marca de tradição, cuja existência se confunde com a história da criação do primeiro telefone celular. Ninguém gostaria de vê-la de volta às cinzas. Então, vai com calma, Lenovo.
Não precisa dizer mais nada!
Se a Lenovo adotar na linha Moto a mesma política de atualizações da linha K ela claramente venderá menos aparelhos no Ocidente. O mercado oriental é bem diferente do ocidental, principalmente nos países emergentes onde a maioria das pessoas não trocam de smartfone todos os anos. Quando a Lenovo oficialmente deixou os Moto G de 2015 de fora da atualização para o Android Nougat foi um balde da água fria na cabeça de quem comprou aquele modelo, ainda mais porque vários Moto G4 Plus de 2016 apresentaram problemas de tela... é só ir em comunidades do Moto G 4 e no site Reclame Aqui pra ver o tanto de reclamações dos usuários.
Verdade Luiz, muito bem lembrado!
Isso mesmo Cláudio, apoiado!
A venda da motorola para a lenovo foi uma grande farsa por parte do google. Explico-me: as outras empresas como Sony, Samsung, LG e cia estavam descontentes pelo google ter adquirido uma marca própria de celulares. O google seria como a Apple com o iphone ou como a Microsoft/Nokia com windows phone na época. Ou seja, seria um monopólio que desfavoreceria as demais fabricantes. Por isso, a Sony ameaçou adotar windows phone e a Samsung ameaçou abandonar o robô verde para adotar o Tizen. O google, que ganha muito mais com software e não com hardware, viu o perigo que seria para o android se continuasse com a motorola, e rapidamente a "vendeu" para a lenovo, alegando que a motorola "dava prejuízo". Isso numa época em que moto x e moto g vendiam como água. O google ainda tem ações na lenovo/motorola, visto que a lenovo não pagou o valor total ao google pela motorola. A google ainda lucra com a venda de aparelhos, só que indiretamente, pois ela precisava se livrar do título de dona da motorola. Quanto a lenovo não ter se entendido com a motorola, é simples: A motorola pensava no consumidor, a lenovo só pensa no próprio bolso!
A compra pode ter sido pelas patentes..
Também
Nunca li tanta bobagem num comentário só...
A Google vendeu apenas a marca Motorola, mas, sabiamente, ficou com as patentes.
Por isso a enorme discrepância entre o valor que comprou e o que vendeu à Lenovo.
A Google nada mais tem a ver com a Motorola, jovem...
A palavra de ordem agora é Pixel!
muita bobagem o comentário desse Ronaldo...
Só falou merda.
Joseilton, você já viu algum pixel vendendo aqui? Eu não. Já moto X, G e Z...
Mateus, volte para a creche, acho que sua mãe lhe deu educação. Moleque!
O que está deixando muita gente confusa aqui é que a Linha Moto foi um sucesso monstruoso de venda no Brasil. Fora dele, foi meio meh.
Palavra de ordem para a Google, meu caro...
Não. A Linha Moto vendia como água no Brasil(Que é inclusive citado no artigo do WSJ), mas era bem menos animador fora do Brasil. Além do mais, fora do Iphone e Samsung, as margens de lucro com hardware são baixas. Para o Google a Motorola estava sendo uma distração.
A Google só comprou a Motorola por causa das patentes. Realmente seria inviável uma empresa que desenvolve software para diversas empresas de hardware entrar agora como um concorrente direto. Mas nunca foi a intenção da Google isso, apenas as patentes lhe interessavam....
Motorola carrega em seu nome a tradição, a Lenovo menosprezou o poder dá Marca Moto!
Tem seus seguidores e admiradores em diversos países e na China não seria diferente.
Motorola - Cinza
Lenovo - Azul.
Vende de volta pra google e pronto
e a google quer comprar ? google vendeu por um valor de graça e não quer nem de graça
E nao sabemos porque. Moto g continua sendo o smart mais vendido. E a linha moto estabelecida e querida pelos usuários, estando acima da lg e até da sony.
Ela não quer Franco, a Google só se interessa nas patentes como sempre! Ganha mais vendendo o SO, Playstore e etc, do quê fabricando smartphones.
uma pena :/