O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 252 Compartilhado 175 Comentários

Ainda tem espaço para smartphone com 1GB de memória RAM?

Novos rumores sobre um novo smartphone de entrada da Motorola, empresa da Lenovo, mostram que a companhia vai investir em um aparelho com especificações bem básicas. Mas será que ainda existe lugar para os celulares com 1GB de memória e 8GB de armazenamento?

Você pode até ficar espantado com a minha resposta, mas penso que sim, ainda existe.

No dia 26 de fevereiro, o canal de Roland Quandt, no Twitter, ‏afirmou que o modelo "Motorola Moto XT1750" acabava de ser certificado pelo FCC (o órgão regulador parecido com a Anatel, mas nos EUA). Através deste documento, era possível ver algumas das especificações do dispositivo, tais como 8GB de armazenamento interno, suporte para dual-SIM e capacidade de bateria de 2.350mAh. O codinome do aparelho seria "Watson".

Ontem, o mesmo canal conseguiu antecipar mais informações sobre o Moto XT1750, tais como tela de 5 polegadas e resolução de 854 x 480 pixels; painel TN, processador MediaTek MT6580M, com Cortex-A7, girando a 1.3GHz; 1GB de memória RAM e 8GB de armazenamento interno; câmera frontal de 2MP e traseira de 5MP; conectividade Wi-Fi 2.4GHz, Bluetooth 4.0, e sem suporte para tecnologia 4G.

Se você olha para essas especificações, a primeira reação é pensar "quem vai comprar isso?". Mas o pensamento correto deveria ser "quanto vai custar isso?".

Opinion by Camila Rinaldi
O pensamento correto deveria ser "quanto vai custar isso?"
O que você acha?
50
50
662 participantes

Voltando para a minha primeira pergunta: "ainda existe lugar para os celulares de 1GB de memória e 8GB de armazenamento?". Isso vai depender do preço. Primeiro, temos que lembrar que o software dos dispositivos Moto é bem enxuto em comparação com os da LG, Samsung e Sony. Segundo, nem todo mundo tem dinheiro para comprar um smartphone e precisa de aparelhos mais acessíveis. Aliás, o preço de um celular de entrada é, muitas vezes, o que faz uma pessoa optar por um feature phone.

Aqui ainda vale lembrar que a própria Nokia tem o relançamento do Nokia 3310 agendado para o MWC 2017, e se a essência for levada em consideração, este não será um smartphone. Qual será o valor sugerido deste aparelho?

Ainda tem espaço para smartphone com 1GB de memória RAM?

A Motorola já impulsionou o mercado de intermediários com smartphones com essas características no passado por torná-los mais acessíveis, penso nisso, não tenho dúvida de que possa também mudar o mercado de entrada, que pode ser o grande tópico de 2017 no Brasil e na América Latina de forma geral.

Apesar de termos o número do modelo, não sabemos se este aparelho será parte da família Moto E, ou se teremos uma nova linha Moto. Vale lembrar que o Moto E de terceira geração não chegou ao Brasil, por aqui, o modelo mais acessível da Motorola em 2016 foi mesmo o Moto G4 Play.

Você pagaria entre 300 e 500 reis pelo Moto Watson?

252 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

175 Comentários

Escreva um comentário:
  • Impressionante alguns aqui, parecem que vivem em uma bolha, pois suas percepções são baseadas em suas próprias experiências ou de pessoas do seu meio.
    Claro que smartphone com 1GB de RAM tem espaço no mercado. Tenho um galaxy S7, mas precisava urgente de um smartphone secundário para usar no trabalho onde scaneio documentos (camscanner), tiro fotos e envio para a empresa via e-mail ou WhatsApp de qualquer canto do país. Resolvi comprar um Moto G2 já com Android 6 (usado) por indicação de colegas.
    Superou todas as minhas expectativas que eram baixíssimas...ótima bateria, câmera satisfatória, fluido, GPS muito preciso, etc. Da pra muita gente usar de boa se não exigir muito mais do que isso.

  • Pra rodar o Lolipop ainda vai mas do 6 pra cima não.

  • Ah espaço sim. Desde primeiras versões o Android tem esse problema com gerenciamento de RAM, o Android permite que os apps usem o tanto de memória que eles desejarem mesmo estando em segundo plano, com isso apps vão devorando tudo que vê pela frente. O gerenciamento não funciona, eu usava um aparelho com Android 6.0 e 1gb de RAM, hoje uso o mesmo sistema em um aparelho com 2gb de RAM a diferença no consumo e no desempenho em apps é quase imperceptível. Já vi em fóruns pela internet aparelhos como LG 2X com 512 de RAM rodando o lollipop. A questão é otimização do sistema relacionado a consumo de memória e de processamento, eu admiro muito o gerenciamento do IOS por causa disso. hoje vejo aparelhos com 4, 6gb de RAM, acho exagero, são só smartphones acho desnecessário encher os smartphones de gigabyte de RAM e o sistema não saber lhe dar com essa memória.

  • Ele tem espaço sim, mas para pessoas de nivel básico a condição de uso do aparelho. Com essas configurações pode ser usado facilmente como um celular secundário.

  • Usuarios basicos usam de boa aparelhos com 1GB e nao tem problema algum.... deixem de mimimi!

  • Pra usuários básicos 1gb de RAM é o suficiente os usuários básicos usam WhatsApp enviam mensagens e fazem ligações tranquilamente.
    Pra usuários medianos 1gb e meio é o suficiente eles podem acessar o Facebook sem engasgos ver vídeos no YouTube e abrir vários apps ao mesmo tempo.
    Pra usuários avançados 2gb é o suficiente eles podem abrir vários apps jogar games pesados e ter o Android mais recente sem engasgos.
    Pra usuários exigentes 3gb ou 4gb é o suficiente com essa quantidade de RAM eles podem fazer render, programar e possuir todos os apps rodando em simultâneo também ter acesso aos games recentes e futuros.
    Pra usuários entusiasta 6gb ou 8gb+ é o ideal aí eles podem ir além...

  • Eu mesmo uso 1gb de RAM e já não aguento mais

  • O Pior é a positivo lançando com 512 mb kkkkkkkk

  • Se vocês acham 1GB pouco o Positivo se superou hoje. Lançou um aparelho com 512 MB de RAM e 8 GB de armazenamento.
    Twist Mini por R$ 429.

  • Claro que tem.....ainda é muito grande o número de analfabetos tecnológicos.... Eu mesmo só estou interagindo com smartphones há 2 anos e meio, minha esposa começou agora.....e quando começamos a usar, exigimos menos do smartphone, com o acúmulo de experiência, nos tornamos mais exigentes.

    Claro, que boa parte dos aplicativos não servirão, os engasgos serão constantes, mas para uma primeira experiência é válido comprar um celular com 1 GB de RAM, se estragarmos o prejuízo sera menor, comprar smartphones de 1.500, 2000, 3000 ou mais reais, tem que saber operar o bichinho......essa é minha opinião.

    Vales!

  • Tem espaço. Tem pessoas que por incrível que pareça ainda não tem smartphone. Eu conheço varias. Pra um smartphone de entrada pode ser. Mesmo porque quem esta entrando olha preço e sempre diz que não paga mais que 1000 num celular. E 1GB deixa o aparelho bem mais barato.

  • Aparelhos com 1gb de ram tem espaço sim, mas nao espere desempenho.
    Um aparelho de 8Gb flash e 1Gb ram nao pode custar mais que R$ 200 aqui no Brasil.
    Eu trabalho com DUMBPhones, 4 no total e as vezes seria útil poder receber fotos por WhatsApp, por exemplo.
    Fora aquela sua tia que só mexe no 'zapzap', nem no Facebook mexe,ja focaria feliz.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi