O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
98 Compartilhado 65 Comentários

Isso é o que a Lenovo precisa para fazer sucesso no Brasil

O primeiro smartphone da Lenovo a chegar ao Brasil foi o Vibe A7010, um smartphone intermediário, mas com desempenho robusto e recursos interessantes. Agora, a marca chinesa se prepara para lançar seu segundo modelo no país, a ser apresentado no dia 30 de março. Mas fica a pergunta: o que a Lenovo precisa para cair de vez no gosto do público brasileiro?


Uma gama maior de Vibes

Se existe uma linha de smartphones variada essa é a Vibe. Em uma consulta ao site GSM Arena, encontramos 18 modelos disponíveis da série. Claro que alguns foram descontinuados e alguns foram desenvolvidos para mercados específicos. Mas o caso é que a linha Vibe tem muitos aparelhos. 

GAMALENOVO
Gama de smartphones Lenovo: modelos não faltam/ © GSM Arena

Logo, a Lenovo poderia lançar, ao menos, mais um smartphone na categoria de entrada e um topo de linha, para que sua marca ficasse mais conhecida entre os públicos de todos os estratos do país. 

Um modelo de entrada com boa memória e câmera de 8MP

Recentemente, uma pesquisa feita pela Alcatel One Touch (também uma fabricante chinesa de smartphones) concluiu que o consumidor brasileiro leva a capacidade de armazenamento como o fator principal para comprar um telefone, seguido da resolução da câmera e bateria. 

Logo, a Lenovo poderia se esforçar em trazer um modelo de smartphone de entrada que trouxesse, pelo menos, 16GB de memória para se diferenciar da concorrência, além de uma câmera de 8MP.  E se custasse entre R$ 499 e R$599 seria perfeito. 

Os demais itens de configuração poderiam ser o padrão de mercado, até para que preço pudesse se manter competitivo. Mas se a pesquisa da Alcatel estiver correta, a combinação “memória+câmera+preço acessível” pode ser matadora. 

E um modelo da marca a ser considerado nesse nicho seria o Vibe K5. Ele traz um processador Snapdragon 415 (quad-core, com 1.5GHz), 2GB de RAM, 16GB de memória interna, câmera de 13MP (frontal de 5MP) e tela de 5 polegadas (IPS-1280x720 pixels). Se tivesse o recurso de TV Digital seria a cereja do bolo...

VIBEKOK5
Vibe K5: um low-end de respeito/ © Lenovo Blog

Um topo de linha para competir com Samsung, LG e Sony

Ter um topo de linha não significa necessariamente um sucesso de vendas, ainda mais em um país em crise como o nosso. Mas um smartphone high end também servem para mostrar do que uma fabricante é capaz e como ela enxerga o futuro do mercado. 

Um modelo dessa categoria que a empresa poderia pensar em trazer é o Vibe X3. Ele traz, entre outros recursos, um processador Snapdragon 808 (1.8ghZ), 3GB de memória RAM, 32GB de memória interna e uma tela de 5.5 polegadas (FullHD - IPS) com Gorilla Glass Protection 3. 

sidelenovovibelemonx
Vibe X3: um interessante topo de linha da Lenovo / © GSM Arena

E o aparelho tem ainda como grande protagonista uma câmera de 21MP, com sensor Sony IMX230, flash Dual Led e sensor de abertura de f/2.2. 

“Colar” no nome da Motorola

Mesmo com boa parte das patentes tendo ficado com o Google, a Lenovo comprou a Motorola de olho na credibilidade da empresa e na linha bem-sucedida de produtos que ela lançou nos últimos anos e que agradou ao público brasileiro.

android 5 choses moments forts qui marquent motorola google lenovo rachat image 00
Como será que a Lenovo vai aproveitar o prestígio da marca Motorola? / © Google

Logo, seria uma estratégia bem acertada se a empresa chinesa “colasse” no símbolo que a Motorola representa, apresentando modelos que, de alguma forma, una o melhor das duas marcas. 

No início deste ano, a Lenovo anunciou que a marca Motorola daria lugar a grife Moto by Lenovo. Ou seja, é uma forma de se manter atrelado ao prestígio da Motorola, mas, aos poucos, permitir que a Lenovo crie sua própria identidade junto ao público. Vamos ver se dá certo!   

E o que você acha que a Lenovo precisa mostrar te convencer a comprar um smartphone da marca? Dê a sua opinião!

Os comentários favoritos dos leitores

  • Matheus há 10 meses

    Preço competitivo e acessível no Estilo ASUS e Xiaomi é bom para o possível sucesso.

  • Cristhian há 10 meses

    Não derrubar a Motorola e as duas marcas trabalharem juntas com a mesma tecnologia, mesma interface, nada de modificações que prejudiquem o desempenho do Smartphone.

    Lenovo/Motorola juntas fazendo grandes Smartphones.

65 Comentários

Escreva um comentário:
  • Lenovo vai destruir o nome motorola após ele se reerguer das profundezas do esquecimento.

  • Tirar o consagrado logo "M" da Motorola dos aparelhos é um tiro no pé e uma grande burrice... A Lenovo não tem tradição e muito menos a história construída pela Motorola em mobile. Se deixar aquela mensagem no pé do aparelho "A Lenovo Company" menos mal... A Motorola simplesmente inventou o celular, pouco né?

  • Gostei muito do VIbe7010 porem achei o hardware fraco estou torcendo para que a Lenovo mande os vibe x3 ao Brasil

  • O X3 eles não lançam já que é visualmente igual ao A7010.

  • Bom, a mim ela já conquistou. Comprei o Vibe a7010 e até o momento estou satisfeito. Custo/Benefício, essa é a receita. Ainda mais em uma economia definhando como a nossa, não tem como ser diferente. Finalizo lembrado que, Quantidade não quer dizer Qualidade, né Samsung?!

    • to pensando em trocar meu lg g3 q tem um ano e pouco de uso por esse a7010, oq vc poderia me dizer com a experiencia de uso que tem com ele? é boa? a bateria dura muito mesmo?

  • Eu queria um que tivesse no máximo 130mm (altura) X 65mm (largura) X 8mm (espessura), uma câmera de 12mpx, 16GB, um bom processador, que fosse à prova dágua (ou pelo menos resistente) e que custasse até mil reais. Eu comprava! Ia caber no meu bolso nos dois sentidos. Detesto aparelhos grandes... rsrsrr

  • Esse Vibe X3 parece ser bem interessante... mas pelas suas configurações, custaria bem caro por aqui.

  • Acredito na lenovo gostei muito do vibe e realmente com a nossa moeda valendo tão pouco seria difícil um smart com 16gb e camera de 8mp por 599 tendo em vista que nem a xiaomi resistiu aos nossos impostos

  • Se a lenovo trazer um top de linha interessante e que concorra direto com esses que já estão por aqui, posso até pensar em comprar um..

  • Sobre a mudança da marca Motorola, vi a pouco o e-mail (dia do consumidor) que a marca enviou, e o único "Motorola" era nas letras pequenas, todas as citações era "cliente moto" "compre seu moto", creio que a transição já esteja sendo acelerada...

  • A Lenovo deveria realmente apresentar mais produtos aqui no Brasil, espero que no dia 30 a empresa não apresente apenas 1 aparelho. Ficar com poucos no mercado pode não ter o lucro que desejam!

  • O X3 e o Vibe Shot seriam muito bem vindos, sabemos que o K5 Plus provavelmente virá, se o K5 viesse junto estaria ótimo, sabemos que chegaria na casa dos 800 pila, mas contando que o Redmi 2 Pro ta 700 e alguma coisa, esse ai é melhor, e a diferença compensa. Porém a Lenovo deve cuidar para seus aparelhos não tirarem a atenção da linha Moto, o A7010 ja desviou os olhares do X Play, o K5 Plus pode desviar os olhares do Moto G e o K5 iria terminar o trabalho dos outros dois, fora que aparelhos como Moto E e G Turbo estão cada vez mais esquecidos.

  • Ah... Não vamos esquecer do custo benefício, essencial para impossível sucesso.

  • O que a Lenovo tem que fazer é dar suporte,porque se for igual estão fazendo com o VIBE A7010 podem esquecer..

  • quer fazer sucesso? tras logo o ZUK Z1, ainda as coisa melhoram

  • permitir que o nome da Motorola esteja presente nos seus aparelhos

  • Devolve a Motorola para o Google. A estratégia da Lenovo está se mostrando um fracasso. O Moto X que era um sucesso caiu no esquecimento.

  • P....mas assim vai confundir o consumidor, promovem uns três modelos e enfiam um monte de modelos inferiores goela abaixo dos compradores.. Não gosto deste tipo de marketing não! Não é com você não, Maciel. É direta pros fabricantes mesmo!

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi