O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
3 min para ler 45 Compartilhado 30 Comentários

Lenovo quer superar Apple e Samsung

A notícia da venda da Motorola para a Lenovo foi um choque para todos, e ainda sabemos pouco dos planos da chinesa para a inventora do celular. Entretanto, a Fortune falou com o CEO da Lenovo, Yuanqing Yang, sobre o quais os planos da empresa com a compra, e eles são bem ambiciosos.

Motorola logo lenovo
A novo gigante do mundo mobile? / © Motorola; Google; Lenovo/AndroidPIT

Primeiramente, todos os planos começam em 2015, já que a aquisição deve demorar, no mínimo, todo 2014 para ser terminada. E é em 2015 que as expectativas da Lenovo tomam forma: em uma conversa com empregados da Motorola, Yang disse que quer vender 100 milhões de telefones em 2015, graças a combinação de mercado de ambas as empresas: enquanto a Lenovo tem a China e mercados emergentes, a Motorola tem participação nos EUA, América Latina e um pouco da Europa

lenovo motorola future 2
Muitas dúvidas sobre o rumo das OEM. / © ollyy/shutterstock.com/AndroidPIT

Sobre o interesse na Motorola

Se acordo com Yang, o interesse na Motorola é antigo, desde que a empresa foi separada em Motorola Mobility e Motorola Solutions, em janeiro de 2011. Logo após a compra da metade Mobility, Yang convidou Eric Schmidt (chairman da Google) para um jantar em sua casa e lhe disse:

Se você tiver interesse em manter o negócio de hardware, mantenha-o; mas se não tiver interesse, nós definitivamente podemos tomar conta dele, podemos assumir essa parte.

Cerca de um ano e meio depois - ou 2 meses atrás - as conversas são retomadas, e o resultado todos já conhecemos.

Sobre a fabricação dos aparelhos e a marca Motorola

Aqui o CEO deu respostas parecidas, "não sabemos ainda" foi bastante citado por Yang. Pelo que deu para entender, a marca Motorola será mantida, assim como a marca ThinkPad foi mantida, mas será em um formato como Motorola by Lenovo. A chinesa já possui uma fábrica nos EUA, para PC, mas o CEO também não soube - ou não quis - responder sobre onde os celulares serão fabricados. Além disso, também não respondeu sobre a diferença de estratégias das empresas, já que a Lenovo tende a oferecer diversos modelos, enquanto a Motorola oferece uma seleção limitadíssima

thinkpad
A chinesa mantém certas tradições, como o muito útil "botão" vermelho do ThinkPad. / © Lenovo

O número 100 milhões demonsta a ambição da Lenovo com a compra, já que ela vendeu 45 millhões de aparelhos no ano, e a Motorla 10 milhões; mesmo estando bem atrás do pretendido, esses números somados tornam a Lenovo+Motorola a terceira maior fabricante de aparelhos mobile no mundo. Entretanto, foi a pergunta sobre as duas primeiras do ranking que realmente mostrou a que a Lenovo veio: sobre a Apple e a Samsung, Yang respondeu:

Nossa missão é superá-las.

A Lenovo veio para brigar pelo topo, o que é ótimo para todos, já que monopólio nunca é bom; mas será que ela consegue? 

30 Comentários

Escreva um comentário:
  • Espero que eles mantenham a qualidade encontrada nos aparelhos da linha Moto, além de manter o android nas suas versões quase puras, assim como a Google fez.

  • kkkkkkkkkk q piada hein

  • e o vírus que vem de fábrica nos smartphones xing ling será implantado na motorola tbm?

  • O nome "Lenovo" não agrega valor ao camarote

  • bem, acredito que irão manter a politica de preço adotada pela google, mas espero que façam uma boa ação promocional, diferente a do nexus.

  • Galera tudo especialista aqui. Só digo uma coisa para os que riram do título da matéria. HP e Dell também riram quando a Lenovo disse que se tornaria a maior fabricante (e a única que tem lucro) de computadores do mundo. A alguns anos atrás a Apple nem fabricava celulares, a Samsung era sinônimo de celular de baixa qualidade e a Nokia reinava absoluta. Os tempos mudam.

  •   14

    Lenovo... baixa sua bola rs, muda esse nome e para de ser loka rsrs

  • KKKKkkkk "Lenovo superar Apple e Samsung" mas nunca disso acontecer!!!,.. nem a poderosa Google quis saber mais da Motorola! chegar agora e querer dizer que vai donimar o mercado com os poucos e problematicos aparelhos é pretenção demais!!!

    Nunca que preço barato, configurações modestas e falta de respeito com o consumidor irá superar inovação e tecnologia!!

    Mas adorei a matéria, precisava rir um pouco em plena Segundona!

  • nunca vi nenhuma inovação por parte da Samsung no setor de smatphomes

    •   17

      Abra os seus olhos então

    • Eles inovam, mas em coisas que não tem quase nenhuma utilidade, o que eles adoram mesmo é copiar os outros, mais precisamente, a Apple.

      Qto ao futuro da Motorola, é aguardar e faturar, pois não tem como dar errado uma parceria tão forte como essa, visto que aumenta a quantidade de aparelhos no mercado, e todos sabemos, aumenta a oferta, diminui o preço, logo só temos a ganhar!

  • Tudo vai depender do que eles vão apresentar de inovador para o mercado ... não existe preço e nem questão de que marca é e sim inovação algo que brilhe nossos olhos que se trasforme em util e indispensável... venhamos e convenhamos Apple ela era lider por ter sempre algo inovador e diferenciado no mercado... ai a samsung investiu pesado na area e transformou o mundo omini em galaxy sempre com um diferencial e inovações superiores com isso ela consegue ultrapassar a apple e assim vai se a lenovo for capaz de algo tão grandioso vai ultrapassar... vamos esperar os proximos lançamentos e conferir...

  • a motorola abocanhou muitos clientes insatisfeitos com a atenção da Apple no Brasil, se continuar com produtos do jeito dos dois últimos, vai conseguir superar a Apple no Brasil ( mas isso não é tão difícil), mas por ser dona da motorola a marca lenovo vai estar a vista e também pode superar a Samsung. A atenção do público de smartphones ela acabou de ganhar, vamos ver como ela vai se sair agora.

  • Se lançarem mais aparelhos com ótimo custo benefício como moto x, moto g e razr d1 acho que passa a samsung, mas a apple... acho difícil... O público da apple é outro totalmente diferente e para eles (inclusive eu) iPhone é sinônimo de qualidade...

  •   17

    Superar a Apple pode até ser, mas a Samsung ninguém supera! Nunca!
    Fanboys me xingando V

  • Não sei, tenho minhas dúvidas, já não sou mto faz da motorola, mas acho q essa marca com o tempo vai acabar..como fizeram com a nokia, a nokia tinha os melhores aparelhos do mercado, o mau dela é o windows Phone que estragou a marca!!!

    •   11

      Pessoalmente não acho o WP ruim, ele têm um dos melhores maps e gps no mercado, fora que é bem fluído, têm uma quantidade mais que suficiente de apps, mas o que achei péssimo mesmo foi o Stephen Elop ter feito o que ele fez de tomar posse como CEO pra segurar a Nokia na Microsoft, agora não se sabe se a Nokia vai realmente lançar um Android, pelo menos têm esses possiveis leaks ae que têm aparecido

  • e os brasileiros com medo tomara que passe mesmo só temos a ganhar.

  • O problema fica para os brasileiros já que a Lenovo também comprou a CCE a um tempo atrás e essa empresa produz smartphone. Espero que a Motorola não tenha planos de deixar o Brasil.

  • Bem, a Lenovo é a única fabricante de PC que está crescendo, isso não é pouco para um mercado que está diminuindo.

    Bater de frente com a Samsung no universo Android não é fácil, veremos se a Lenovo tem força o suficiente para investir na Moto e manter o investimento até quando for necessário.

Mostrar todos os comentários
45 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi