O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 min para ler 148 Compartilhado 20 Comentários

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: duelo dos processadores Mediatek

A Lenovo, gigante chinesa dona da Motorola, resolveu finalmente dar as caras no Brasil trazendo o Lenovo Vibe A7010, um smartphone que vem angariando muitos fãs graças ao seu custo/benefício. Do outro lado o Xperia C5 Ultra Dual da Sony, o gigante que traz um novo visual para a companhia japonesa e compartilha muito do hardware do Vibe. Confiram o nosso comparativo desses 2 intermediários potentes.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Disponibilidade e preço

Ambos os aparelhos já estão sendo vendidos em todas as lojas online do Brasil. O Xperia C5 Ultra Dual, como todo smartphone da Sony, custa mais caro. Atualmente ele pode ser encontrado a partir de R$ 1.500 em promoções.

Já o Lenovo Vibe A7010 começou a ser vendido na semana passada e custa mais barato. A partir de R$ 1.169.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Design e construção

Como disse acima, o Xperia C5 Ultra Dual deu uma repaginada total no já cansado visual OmniBalance da Sony. Ele praticamente não tem bordas nas laterais, o que o torna um dos smartphones mais bonitos da atualidade. Na construção, a Sony fez um bom trabalho. Embora não seja à prova d’água e nem use vidro, como na linha Xperia Z, ele também tem um aro de alumínio. Na parte traseira a Sony optou por plástico, mas com acabamento black piano ou White piano.

SAM 1273
Aro do Xperia C5 é de aluminio. / © ANDROIDPIT

Já o Lenovo Vibe A7010 não traz materiais tão nobres assim. Embora ele seja visualmente muito bonito, o aro é feito de plástico e imita – e engana muito bem – alumínio. Na parte traseira, que também é de plástico, ele é levemente texturizado imitando borracha. O problema é que esse material marca bastante. Mas, no geral, para um smartphone na sua faixa de preço, o plástico é bem colocado e não há sinais de mal encaixe. Pelo menos a parte de trás, em volta da câmera e do sensor biométrico, há uma peça de alumínio que dá um charme a mais ao aparelho.

SAM 1267
Parece metal, mas é plástico. / © ANDROIDPIT

Embora os dois sejam muito bonitos, o Xperia C5 Ultra Dual leva vantagem na escolha do metal no aro e também na borda quase inexistente em volta da tela.

Embora os dois sejam muito bonitos, o Xperia C5 Ultra Dual leva vantagem na escolha do metal no aro e também na borda quase inexistente em volta da tela.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Tela

SAM 0731
Bordas laterais praticamente inexistentes. / © ANDROIDPIT

Ambos possuem excelente tela, sendo no Xperia C5 Ultra Dual sua principal característica. No caso do aparelho da Sony, o painel tem 6 polegadas e resolução full HD (367 ppi). A tela é bem brilhante e vívida, característica herdada dos últimos modelos da linha Xperia Z. Ela possui também a BRAVIA Engine 2 e um modo vívido que dá ainda mais intensidade à tela. Embora não seja uma tela de AMOLED, e sim IPS, seu brilho e contraste são excelentes e não deve em nada para os tops de linha atuais.

telalenovovibereview w782
Tela full HD do Lenovo Vibe tem bom brilho e contraste! / © ANDROIDPIT

O Lenovo Vibe A7010 possui uma tela de 5,5 polegadas com resolução full HD (407 ppi). A tecnologia usada sobre o LCD é o IPS. No geral possui um bom brilho e contraste e na sua faixa de preço ele deve ter a melhor tela dentre os intermediários. Mas comparando com o Xperia C5 Ultra, ela perde em dois aspectos importantes. O primeiro é que graças ao Bravia Engine 2, o branco presente na tela do C5 é mais real, assim como o preto mais profundo. O outro é que debaixo de luz forte, a tela do smartphone da Sony tem melhor visibilidade.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Software

O Lenovo Vibe A7010 traz um Android quase puro, mas com muitas funções interessantes, presente na maioria dos smartphones chineses. Basta dar uma olhada no nosso review do Oukitel U10 para notarem as semelhanças. A versão do Android do Lenovo Vibe A7010 é o Android 5.1.

screenshoot 1
Xperia UI rodando sobre o Android 5.0.  / © ANDROIDPIT

Algumas funções interessantes são a opção de ligar e desligar o celular automaticamente, dois toques para acordar a tela, girar o celular para desligar a tela, chacoalhar o celular para tirar screenshoot, dentre outras. Uma outra interessante é a possibilidade de diminuir a tela para usar com uma mão, para isso basta fazer um gesto em forma de “C” na tela. O Xperia C5 Ultra também possui essa função, bastando deslizar o dedo a partir dos cantos.

SAM 1285
Ambos possuem função de "diminuir" a tela para usá-los com apenas uma mão. / © ANDROIDPIT

Já o Xperia C5 Ultra roda o Android 5.0. Segundo a Sony, ele será atualizado para o Marshmallow. A interface da Sony é a Xperia UI, utilizada em todos os aparelhos da marca. Como sempre digo, é a melhor interface customizada atual. Possui o excelente aplicativo Walkman e um competente reprodutor de vídeo, além do álbum de fotos modificado.

ui vibe
Interface da Lenovo é quase um Android puro. / © ANDROIDPIT

Mas, colocando tudo na mesa, o Android mas próximo do Stock e as várias funções exclusivas somadas à ausência de aplicativos inúteis instalados, o Lenovo leva vantagem nesse aspecto.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Hardware e desempenho

Aqui temos dois aparelhos utilizando um chipset da Mediatek, o que vem se tornando comum ultimamente.  O utilizado no Xperia C5 é o Mediatek 6752, um processador Octa-core de 1.7 GHz que usa núcleos Cortex-A53 de 64 bits e a GPU Mali-T760MP2 . Já no Lenovo Vibe A7010 é um pouco mais fraco, um Mediatek MT6753T, com oito núcleos de 1,3 GHz e GPU Mali-T720MP3. Para completar, ambos possuem 2 GB de memória RAM, mas o Lenovo ganha no armazenamento interno com 32 GB contra 16 GB do Xperia C5.

vibe c5 antutu
Xperia C5 ganha em testes de benchmark, mas por pouco. / © undefined

Esse hardware mais parrudo do Xperia C5 o coloca na frente dos testes de benchmark, já que ele possui pontuação perto de alguns tops de linha do mercado.

Lenovo Vibe A7010 vs. Sony Xperia C5 Ultra Dual – Especificações Técnicas

  Lenovo Vibe A7010 Sony Xperia C5 Ultra Dual
Dimensões: 154 x 76,5 x 9,3 mm 164,2 x 79,6 x 8,2 mm
Peso: Ainda não disponível. 187 g
Tamanho da bateria: 3300 mAh 2930 mAh
Tamanho da tela: 5,5 polegadas 6 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 1920 x 1080 pixels (401 ppi) 1920 x 1080 pixels (367 ppi)
Câmera frontal 5 megapixels 13 megapixels
Câmera traseira 13 megapixels 13 megapixels
Flash: Dual-LED LED
Versão do Android: 5.1 - Lollipop 5.0 - Lollipop
RAM: 2 GB 2 GB
Memória interna: 32 GB 16 GB
Memória removível: microSD microSD
Número de núcleos: 8 8
Velocidade máx. 1,3 GHz 1,7 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1 HSPA, LTE, NFC, Dual-SIM , Bluetooth 4.1

Na prática, que é o que interessa, não vi absolutamente nenhuma diferença entre os dois. Ambos rodaram jogos pesados com o máximo de gráficos: Asphalt 8, Dead Effect 2, Dead trigger 2, Modern Combat 5 e assim por diante. Sâo dois excelentes aparelhos. Empate nesse quesito.

Um ponto a ser considerado entre os dois aparelho é o áudio. Os dois possuem características parecidas que são as otimizações do áudio feita pelos fabricantes. Do lado da Sony temos o Clear Áudio, já famoso por oferecer equalizações para qualquer aplicativo que utilize o som do aparelho.

screenshoot 3
Xperia C5 tem boas opções de equalizações. / © ANDROIDPIT

Já o Vibe A7010 é o primeiro dispositivo vendido no Brasil com a tecnologia de áudio Dolby Atmos, que funciona como um decodificador mais avançado para o som reproduzido pelo dispositivo através do fone de ouvido ou pelos speakers. Também possui um codec específico para reduzir ruídos ambientes e ecos sonoros, que são captados a partir dos três microfones do dispositivo. Esse codec faz com que o som seja mais imersivo e envolvente enquanto o usuário executa vídeos ou jogos, conhecido também como som Surround.

O Vibe A7010 é o primeiro dispositivo vendido no Brasil com a tecnologia de áudio Dolby Atmos, que funciona como um decodificador mais avançado para o som reproduzido pelo dispositivo.
dolbyatmoslenovovibereview w782
Vive A7010 traz equalizador competente e som de alto nível. / © ANDROIDPIT

O Dolby Atmos possui um aplicativo como equalizador e que pode ser acessado a partir das configurações de som do dispositivo. Assim como o Clear Audio, qualquer outro player irá utilizar suas configurações. Falando em player, a Lenovo não tem nenhum padrão.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Câmera

SAM 1277
Ambos possuem boas câmeras. / © ANDROIDPIT

A câmera principal de ambos possuem a resolução de 13 MP. Já a câmera frontal do Xperia C3 possui a mesma resolução de 13 MP além de um flash. Já o Lenovo Vibe, a câmera frontal é de 5 MP. Podemos dizer que dentro a categoria intermediária, os dois possuem excelentes câmeras e acima da média encontrada em outros concorrentes.

No Lenovo, podemos notar um aplicativo extremamente simples com as funções mais importantes, como o HDR, controle de brilho e ISO. Notei que o obturador é muito rápido, mais rápido que o da Sony. Isso faz diferença na hora de uma foto de um momento oportuno.  (Cliquem nas fotos para abrir em resolução original)

DSC 0026
Foto tirada com o Xperia C5 consegue um constraste melhor de cores. / © ANDROIDPIT
IMG 20151217 102207
Nas fotos tiradas pelo Vibe, elas estouram um pouco o branco. Mas a qualidade é semelhante. / © ANDROIDPIT

Outro detalhe importante, é o fato que com pouca iluminação, o Xperia C5 Ultra Dual exagera no pós-processamento, gerando fotos com muito ruído.

DSC 0027
Fotos no escuro com o Xperia C5 o ISO vai as alturas. O ruido deixa até um aspecto de pintura nas fotos. / © ANDROIDPIT
IMG 20151217 102507
No Lenovo as fotos ficam mais escuras, porém com bem menos ruído. / © ANDROIDPIT

Tratando-se de câmeras traseiras, o Xperia C5 consegue fotos um pouco mais vivas que as do Lenovo. Embora o A7010 é super competente, na sua faixa de preço perde somente para o Moto X Play.

SAM 0717
Câmera frontal do C5 tem 13 MP e flash. / © ANDROIDPIT

Já na câmera frontal, não tem nem o que falar. O Sensor de 13 MP do Xperia C5 com lente angular é superior ao de “apenas” 5 MP do Lenovo em todos os aspectos. Para dizer a verdade, às vezes o sensor frontal produz até fotos melhores que o sensor traseiro.

O Xperia C5 leva vantagem nas duas câmeras. Nesse aspecto não há dúvidas.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Bateria

Embora o Xperia C5 Ultra Dual seja muito maior, sua bateria é consideravelmente menor. Ela possui 2930 mAh contra 3300 mAh do Lenovo Vibe A7010. Se não bastasse a bateria maior, o fato de ter uma tela menor ajuda ainda mais ao Lenovo VIbe ser melhor nesse quesito.

Mesmo o famoso modo Stamina da Sony não fez frente à bateria do Lenovo, que se mostrou valente e uma grande surpresa. Sendo que nessa categoria é o que tem o melhor desempenho de bateria, sendo batido somente pelo Moto X Play.

Na prática, com o mesmo uso moderado comum no meu dia-a-dia, com Wi-Fi e 4G ligados direto, ouvindo cerca de 1h de música e com a tela ligada cerca de 5 hrs, o Vibe chegou ás 20:00 com 30% de carga ainda enquanto o C5 no mesmo uso com 5%. É uma diferença gritante que pode pesar na hora da compra.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Recursos diferenciais

Podemos citar 2 recursos que se destacam em cada um. De um lado temos o Xperia C5 com sua câmera enorme frontal de 13 MP que já comentamos que tem excelentes resultados. Do outro lado, no Lenovo VIbe A7010, temos o sensor biométrico para leitura de impressões digitais. Ele é excelente e muito rápido. Comparando com outro aparelho chinês que testamos, o Oukitel U10, o sensor do Lenovo é muito melhor e raramente erra a leitura. Está no nível das marcas famosas no Brasil.

leitor
Leitor de impressões digitais do Lenovo Vibe. / © ANDROIDPIT

Como a câmera frontal do Vibe é inferior, mas mesmo assim boa, nesse quesito o Lenovo leva vantagem pois o C5 nem leitor possui.

Lenovo Vibe A7010 vs Xperia C5 Ultra Dual: Conclusão

Até poderíamos dar um empate entre os dois aparelhos, porém tem uma coisa que pesa muito no fim da contas: o preço. Custando bem mais barato, o Lenovo A7010 é a melhor opção de compra atualmente. Ele tem um hardware equilibrado que, embora inferior, traz como “plus” o armazenamento maior, o leitor de impressões digitais e ainda uma capa de TPU transparente de excelente qualidade que acompanha o pacote.

A compra do Xperia C5 Ultra Dual só se justificaria no caso do usuário exigir uma tela de 6 polegadas ou uma câmera frontal potente e com flash. Fora isso, sua leve superioridade não justifica o preço.

Lenovo Vibe A7010: Onde comprar

Xperia C5 Ultra Dual: Onde comprar

 

148 Compartilhado

20 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi