O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
71 Compartilhado 27 Comentários

Review do LG G Watch R: circular, mas não desce redondo! (Atualizado: preço sugerido no Brasil)

A maioria dos smartwatches com Android Wear ainda não são muito bons. Isso se deve em grande parte ao estado incipiente do sistema operacional, ainda cheio de bugs, limitações e algumas questões de hardware. O LG G Watch R não é diferente: apesar de ser muito bom em alguns aspectos, ele ainda não é o relógio que todos precisam ter (e provavelmente estamos falando aqui do melhor relógio inteligente com Android Wear do mercado). Veja o nosso review do LG G Watch R para ver todas as suas vantagens e desvantagens. Atualização: A LG do Brasil divulgou hoje o preço sugerido do G Watch R no país, bem como a disponibilidade do aparelho no varejo nacional. Confira os detalhes no tópico "Data de lançamento e Preço".

Avaliação

Prós

  • Capacidade da bateria excelente
  • Boa qualidade de tela
  • Tela redonda
  • Design clássico

Contras

  • Grande e volumoso
  • Caro

LG G Watch R – Data de lançamento e preço

Atualização: No Brasil, o LG G Watch R foi apresentado hoje, dia 12 de março, durante o evento anual da LG chamado Digital Experience, e a empresa já está recebendo pedidos de pré-venda até abril, quando estará disponível no varejo nacional. O preço sugerido do LG G Watch R no Brasil é de R$ 1.299,00.

LG G Watch R – Desenho & Qualidade de Construção

O LG G Watch R é um relógio grande, maior do que o Moto 360 e mais volumoso. Apesar de o G Watch R ser feito de metal (aço inoxidável e alumínio), a sensação é de termos um dispositivo de plástico, fazendo sua escolha de material parecer menos valiosa do que realmente é. Ele apresenta uma tela P-OLED circundado por uma moldura que lembra a de um relógio de mergulho (apesar de ela não girar ou se acender). Há um botão físico à direita e uma pulseira padrão com 22 mm e pele de bezerro, que pode ser trocada.

AndroidPIT LG G Watch R 16
O G Watch R tem um botão físico na lateral. © ANDROIDPIT

Na parte traseira do G Watch R está o carregados do dispositivo, uma espécie de versão circular do dock magnético integrado ao LG G Watch. Infelizmente, o G Watch R não tem carregamento sem fio (Qi charging). Um sensor de frequência cardíaca se encontra no centro da parte traseira, e um microfone foi integrado próximo da pulseira. O design do G Watch R é clássico (apesar de um pouco mais esportivo do que o Moto 360) e o relógio apresenta a certificação IP67 de resistência à água e poeira.

AndroidPIT LG G Watch R 15
Sem carregamento sem fio (no centro o sensor de frequência cardíaca). © ANDROIDPIT

O design do G Watch R certamente não vai agradar a todos. Eu gosto dele porque é o tipo de relógio que eu normalmente usaria, mas o dispositivo é definitivamente grande. Na maioria dos pulsos femininos ele pode parecer um tanto estranho. Apesar disso, e em comparação com outros relógios inteligente, o dispositivo da LG conseguiu manter-se no tamanho de um relógio normal.

AndroidPIT LG G Watch R 17
O microfone está localizado perto da pulseira. © ANDROIDPIT

A moldura do G Watch R confere uma unidade visual ao relógio, não importando qual mostrador você escolher. Isso pode ser positivo, se você gostar do seu design, ou negativo. O G Watch R fica mais bonito com mostradores clássicos do que com os digitais e minimalistas. Infelizmente a pulseira não tem um aspecto nobre, que poderíamos esperar de couro de bezerro. Ela mostra sinais de uso e desgaste rapidamente, e tende a rachar nos pontos onde dobra. A fivela também não colabora: grandalhona e angulosa, um pouco com o G Watch R em geral.

AndroidPIT LG G Watch R 11
O G Watch R vem com 24 mostradores nativos. © ANDROIDPIT

LG G Watch R – Tela

Apesar do tamanho, o G Watch R tem uma tela de “apenas” 1,3 polegada. Como comparação, o Moto 360 tem 1,5 polegada. Em compensação, a resolução do G Watch R é de impressionantes 320 x 320 pixels, o que lhe confere uma densidade de pixels de 245 ppi. Trata-se possivelmente da melhor tela num dispositivo com Android Wear até o momento.

AndroidPIT LG G Watch R 7
Mostradores clássicos combinam mais com o G Watch R. © ANDROIDPIT

Baseado em minha experiência com outros dispositivos, devo dizer que prefiro telas OLED a tela LCD. A tecnologia LCD é brilhante demais no escuro, mesmo no brilho mínimo. Claro, telas de OLED não são ideais sob a luz direta do sol, mas achei o G Watch R perfeitamente visível a céu aberto, mesmo no modo “Tela sempre ligada”. Como toda tela digital, contudo, devemos contar com alguns reflexos irritantes.

AndroidPIT LG G Watch R Always On Mode
O modo ''Tela sempre ligada'' é visível mesmo à luz direta do sol. © ANDROIDPIT

Temos algumas opções para ativar a tela do G Watch R. Você pode dar-lhe uma batidinha ou clicar no botão físico. O relógio também é ativado quando você levanta o seu pulso para olhar as horas. Para apagar a tela, você pode clicar no botão físico ou colocar a sua palma sobre o mostrador.

lggwatchrbr
O G Watch R tem 6 configurações de brilho. / © ANDROIDPIT

O G Watch R tem 6 níveis de brilho, além do modo “Tela sempre ligada”, o qual, diferentemente do modo ambiente do Moto 360, mantém a tela iluminada de forma mínima permanentemente. O G Watch R não possui sensores de luz ambiente, portanto seu brilho não é regulado automaticamente. Por fim, use sempre o modo “Tela sempre ligada”, pois ele protege o dispositivo contra o efeito burn in, comum em tela P-OLED.

LG G Watch R – Software

Nada de novo aqui. O G Watch R roda com o Android Wear e fornece uma interface bem simples baseada em rolagem das notificações e deslize de páginas para cima e para baixo, direita e esquerda. Nada mais fácil, mesmo se você nunca teve um relógio inteligente com Android Wear.

lg gwatch r 6
Os comandos de voz do LG G Watch R. / © ANDROIDPIT

Dito isso, existem algumas diferenças no G Watch R. Em primeiro lugar, a presença do botão físico abre caminho para algumas possibilidades não encontradas em outros smartphones. Como mencionado acima, você pode ligar e desligar o dispositivo com ele, mas também pode clicar longamente para ir diretamente ao menu de configurações. Isso é bem mais rápido do que o método do Moto 360. Além disso, ele também pode ser usado como um botão de início.

AndroidPIT LG G Watch R 2
O botão físico é um ótimo atalho para as configurações. © ANDROIDPIT

Você pode adicionar aplicativos específicos através do app em seu smartphone, e o G Watch R chega com 24 mostradores disponíveis. Você pode adicionar mais mostradores e até mesmo personalizar os que já possui. Um deslize para baixo mostra a data e o percentual da bateria, além da opção de silenciar o dispositivo.

lggwactmostra
O aplicativo do Android Wear no seu smartphone oferece muitas opções de controle do seu LG G Watch R. / © ANDROIDPIT

Outras funções do Android Wear são um sensor de frequência cardíaca e o Google Fit, comando de voz, controles da Play Music offline, menu do Bluetooth para conectar headphones e alto-falantes, navegação curva-a-curva, etc. O G Watch R também possui uma bússola e um barômetro. Muitas dessas funções são úteis, mas a maioria já existe no seu smartphone.

lg gwatch r 9
A experiência com o Android Wear é quase a mesma em todos os relógios inteligentes. © ANDROIDPIT

LG G Watch R – Performance

Apesar de as especificações do G Watch R serem quase idênticas às dos outros relógios com Android Wear de primeira geração, a tela otimizada realmente faz a diferença. Além disso, o G Watch R tem 4 GB de memória interna e 512 MB de RAM, e roda com uma CPU Snapdragon 400 e GPU Adreno 220.

Durante a minha semana com o G Watch R, não tive experiências de travamentos, atrasos ou engasgos como ocorreu com outros relógios inteligentes (principalmente o Moto 360). Claro, a performance de nenhum smartwatch do momento é realmente impressionante, e por isso o G Watch R se destaca da concorrência. Mesmo assim, gostaria de ver melhorias na conexão Bluetooth com o smartphone e mais estabilidade no dispositivo.

lggwatchrbr1
O Bluetooth não drena a bateria do G Watch R. / © ANDROIDPIT

LG G Watch R – Bateria

O G Watch R tem a melhor bateria de smartwatch com Android Wear até agora. Apesar de possuir “apenas” 410 mAh, a tela P-OLED e o tamanho do display faz com que ela dure bastante. A LG também diminuiu o consumo de energia do modo “Tela sempre ligada” para apenas 10%, o que dá ao dispositivo uma autonomia de 2 dias.

A LG alega que você pode obter 3 dias de economia se desativar o modo “Tela sempre ligada”, mas não vejo vantagem, pois se trata da melhor função do G Watch R: uma tela sempre ativada que facilmente dura mais de um dia. Com a tela no máximo de brilho, muitas notificações chegando, além de usar comandos de voz e navegação, a bateria do meu exemplar durou de 7 da manhã até meia-noite do dia seguinte com ainda 10-15% sobrando.

AndroidPIT LG G Watch R 9
O LG G Watch R tem uma ótima bateria. © ANDROIDPIT

LG G Watch R – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartwatch
    • Fabricante:
    • LG
    • Dimensões:
    • 46,4 x 53,6 x 9,7 mm
    • Peso:
    • 62 g
    • Tamanho da bateria:
    • 410 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 1,3 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • AMOLED
    • Tela:
    • 320 x 320 pixels (348 ppi)
    • Versão do Android:
    • Android Wear
    • RAM:
    • 512 MB
    • Memória interna:
    • 4 GB
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 400
    • Número de núcleos:
    • 2
    • Velocidade máx.
    • 1,2 GHz
    • Conectividade
    • Bluetooth 4.0

Veredito preliminar

É difícil dizer que o G Watch R é o melhor smartwatch com Android Wear porque nenhum deles até agora é realmente impressionante. A bateria e a tela do G Watch R são bem superiores às do Moto 360, mas o dispositivo da Motorola tem um design menos intrusivo e carregamento sem fio (que todo relógio inteligente deveria ter). Sim, o G Watch R é o melhor dispositivo, mas o caminho ainda é longo para vermos um relógio inteligente realmente impressionante.

O G Watch R é realmente muito bom, mas ainda existe muita coisa que precisa melhorar antes de eu recomendar uma compra (deste ou de qualquer outro relógio inteligente). Em última análise, porém, o G Watch R é grande, robusto, caro e realmente não oferece muito mais que outros smartwatches (exceto melhor autonomia da bateria), mas é bem construído, tem um bom desempenho e é tão bom ou melhor do que todas as outras ofertas do Android Wear disponíveis. Vou dar-lhe quatro estrelas, mas isso é também porque eu gosto do design, que pode não agradar a todos.

Os comentários favoritos dos leitores

27 Comentários

Escreva um comentário:
  • Boa tarde a todos, comprei um, adorei o design bem mais bonito que o motorola E 360, com aquela tela interrompida, e não parece um gadget, sobre as funções realmente não me interessa muito pois só pelo fato de vc colocar aquelas telas incríveis, faces de relógios digitais e relógios analógicos já valeu o preço....realmente lindo...e não preciso usar e mails e mensagens, isso faço pelo celular mas vc tem boas informações sobre tempo, trânsito que me interesam...e tb afinal de contas comando de voz é bem legal mesmo....estão de parabéns...podem melhorar mas na minha opinião é o mais bonito e completo do mercado,

  • Tradução errada!!!! Absurdo!

    "Por fim, use sempre o modo “Tela sempre ligada”, pois ele protege o dispositivo contra o efeito burn in, comum em tela P-OLED"

    "One final thing to note: the P-OLED screen can suffer from burn in, so keeping the watch on ''always on'' mode – which is easily one of the best features of the watch – can have repercussions in the long run."

  • Comprei o LG G Watch R e me decepcionei com relação a conexão bluetooth e wifi, cai toda hora, o cel fica tentando se conectar e a bateria drena rápido, e olha que estou usando o 5.1.1 no watch.

  • Tenho o Sansumg Gear S, e, na minha opinião é o melhor smartwatcth da atualidade....

  • Único smartwatch que eu compraria, acho os quadrados estranhos e o moto 360 tem aquela "deficiência" na parte de baixo da tela.

  • o mesmo preço do LG G3 quando saiu o.O. vou esperar bastante tempo ainda, estou bem satisfeito com meu G3

  • ....

  • Mais uma vez a LG fazendo bonito...Que fase dessa empresa, melhor smart de 2013, melhor smart de 2014 e um relogio muito bom...
    Ja vi que vou ter que gastar uma boa grana com esse relógio e o novo G4 que vem por ai...

  • O preço é muito alto para um relógio que não serve para nada se não estiver conectado com o smartphone...

  • Na parte em que dizem que o botão físico ao ser segurado permite acesso rápido às configurações, vocês citaram que é mais simples e rápido que o modo que ocorre o acesso no Moto 360, porém no relógio da Motorola, você também acessa as configurações ao segurar o botão, se os modos de acesso são iguais, como no G Watch R é mais simples e rápido? Sem falar que faltam alguns dados importantes no review, como por exemplo qual a duração da bateria ao ouvir música usando a memória interna com fones bluetooth?

    • É mais rápido simplesmente porque ele é melhor, ora.

      Não acho tais informações importantes. O usuário sabe muito bem das limitações do gadget, principalmente sobre a bateria. Ele vai usá-lo em conjunto com seu smartphone, que, inclusive, não sai de seu bolso.
      Não tem porque ele ouvir música no relógio, se pode fazê-lo confiavelmente pelo smartphone (não só no caso deste relógio, mas todos).

  • Bom dia. Alguma previsão de quando chega oficialmente ao Brasil? Ou meios de importar enquanto não chega, se compensar? Abraços

  • Pra cobrarem tal valor em um smartwatch precisa de mais funcionalidades tá muito simples com cara de descartável como o colega Henriquellima disse e terem pelo menos dois modelos um com uma pegada mais social como o caso da pulseira de couro e outro mais esportivo ou nos dar opções de mais pulseiras pra um mesmo modelo.

  • É só mais um produto que as companhias estão fazendo para lucrar de maneira mais rápida. Não vou dizer que jamais vou comprar um smartwatch, mas por enquanto eu não consigo ver uma utilidade sequer em um treco desse. Ainda prefiro comprar um relógio tradicional de grife a pagar por um objeto descartável. Ainda não vejo como obstáculo tirar o meu celular do bolso e verificar as notificações.

  • Bem melhor que o Moto 360, a prova de agua, o fio para carregamento não vejo como um problema, bem mais bonito, porem os dois pecaram na pulseira de couro.

  • Gostei, mas ainda iria de Moto 360 ! :)

  • ah sei lá, tem que miniaturizar a maquina, esses relogios estilo "faustao" não me agradam. A tecnologia tem que ser utilizada para ser atualizada e melhorada. Esses relogios por enquanto só servem para early-adopters, para usuario comum, acho que ainda não é o tempo. Se não daqui a pouco vai ser assim, relogio de entrada, mid-range e relogio top... já é um inferno pesquisar um smart imagina ficar matutando sobre um relogio tambem...

  • Crítica exagerada. Um carregador sem fio é um diferencial tão importante assim?
    E sobre a independência do relógio com relação a um smartphone já foi postado aqui que isso será resolvido com a próxima att do Android Wear.

  • couro é horrível pra quem quer um relógio inteligente para CORRER usando RUNTASTIC

Mostrar todos os comentários
71 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi