O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 395 Compartilhado 148 Comentários

LG G3: 12 dicas para você explorar o Android Marshmallow do aparelho

O LG G3 é considerado um dos melhores smartphones de 2014, não apenas pelas inovações de design como também pelas funções de software inovadoras da época. Quem é proprietário do dispositivo, ou pretende comprá-lo em breve, encontrará neste artigo uma seleção com dicas e truques que tornarão seu uso ainda melhor.

Eu acho a versão flat do Galaxy S7 melhor do que o Galaxy S8 de bordas curvas.
O que você acha?
50
50
1450 participantes

Pegue um atalho

Knock Code e Knock On Personalizar o tamanho do teclado
Modo convidado Tela inteligente
Altere os botões de navegação Ajuste de cor
Notas e câmera: acesso rápido com os botões de volume Mudar os ícones dos aplicativos
Janela dupla: use dois aplicativos ao mesmo tempo Ative recursos com gestos
QuickMemo+ : notas à mão na tela Desligue o LED de notificações

1. Knock Code e Knock On

A função de duas batidinhas para ativar a tela do smartphone não foi “inventada” pela LG, mas definitivamente a função foi integrada de maneira muito inteligente aos seus dispositivos. Uma evolução dessa opção é o Knock Code, com o qual você pode configurar padrões de batidinhas para desbloquear o G3. Essa opção se encontra em “Ajustes > Tela > Bloqueio de tela > Selecionar bloqueio de tela”.

knock lgg3 tips
Knock Code  / © AndroidPIT

2. Modo convidado: acesso restrito

No Modo Convidado, o proprietário do LG G3 pode especificar um número limitado de aplicativos que estarão disponíveis para outras pessoas. Essa função é muito conveniente se você quiser emprestar o seu dispositivo por um tempo mais longo a um amigo ou familiar, sem ter de se preocupar com invasões de privacidade.

Da mesma forma, a gaveta de aplicativos e a barra de notificações são desativadas nesse modo. Você também pode configurar um Knock Code para desabilitar o Modo Convidado de maneira mais rápida. A função pode ser encontrada em “Ajustes > Modo Convidado”.

convidado lg g3 tips
Modo convidado / © AndroidPIT

3. Altere os botões de navegação

Home button à esquerda? Botão de voltar à direita? Botão de multitarefas supérfluo? Sem problema. No menu de ajustes, em “Tela > Teclas de início> Combinação de teclas”, você pode mudar a ordem dos botões na sua barra de navegação e até mesmo excluir alguns deles.

combinacao teclas lg g3 tips
Combinação de botões / © AndroidPIT

4. Notas e câmera: acesso rápido com os botões de volume

Com um toque longo nos botões de volume, você acessa diretamente dois aplicativos: um toque longo no botão de diminuir volume ativa o app da câmera. Fazendo o mesmo no botão de aumentar volume, será ativado o aplicativo de notas. Infelizmente, essas configurações não podem ser alteradas para outros apps.

Essas funções podem ser ativadas mesmo com o telefone em standby, contanto que não haja PIN, Knock Code ou senha de desbloqueio ativados.

AndroidPIT LG G3 11
Acesso rápido com os botões de volume em standby / © ANDROIDPIT

5. Janela dupla: use dois aplicativos ao mesmo tempo

Um toque longo no botão de “Voltar” abrirá a função de janela dupla: uma variedade de apps de sistema podem ser mostrados ao mesmo tempo na tela (navegador, mapas, notícias, emails, etc.). Basta arrastar os dois aplicativos que você deseja usar para a parte superior e inferior da tela. O tamanho de cada app também pode ser alterado movendo a barra que os separa.

duas telas lg g3 tips
Janela dupla / © AndroidPIT

6. QuickMemo+: notas à mão na tela

Essa função permite que você faça notas à mão diretamente na tela do aparelho, não importa se num app ou na tela de início. Você pode então salvar ou compartilhar essa nota. A maneira mais fácil de ativar o QuickMemo+ (ou Captura+) é adicionar um atalho à barra de navegação ou simplesmente deslizando o dedo para cima e depois para a direita na sua home screen.

notes lg g3 tips
QuickMemo+ / © AndroidPIT

7. Personalizar o tamanho do teclado

Se o teclado estiver muito pequeno ou muito grande para o seu gosto, você pode personalizar o seu tamanho no modo retrato. Essa função se encontra disponível em “Ajustes > Geral > Idioma e Teclado > Teclado LG > Altura e layout do teclado”. Movendo a barra central, você pode aumentar ou diminuir o tamanho do teclado nativo. Além disso, em outra opção do menu você pode configurar o uso do teclado com uma só mão.

altura teclado lg g3
Altura do teclado / © AndroidPIT

8. Tela inteligente: display fica ativo enquanto você estiver olhando

A LG se inspirou numa função da Samsung nesse caso: se ativada, o seu display permanecerá aceso enquanto você olhar para ele. Claro, isso consome um pouco mais de bateria, mas é definitivamente uma opção muito útil se estiver lendo um texto longo no seu LG G3.

tela inteligente lg g3 tips
Recurso de tela inteligente / © AndroidPIT

9. Ajuste de cor: regule ícones de aplicativos e fundos de tela

Nas configurações, em “Acessibilidade > Visão”, você poderá achar a opção de “Ajuste de cor”. Com ela, é possível mudar o visual e o contraste de toda a interface, incluindo ícones de apps. Uma vez ativada, você pode simplesmente deslizar o seu dedo pela tela e regular a tonalidade da tela.

ajuste de cor g3 tips
Ajuste de cor / © AndroidPIT

10. Mudar os ícones dos aplicativos

Também é possível mudar a aparência dos ícones dos apps. Para isso, clique longamente no ícone desejado e solte-o. Aparecerá então um pequeno pincel na parte superior direita do ícone. Se clicar nele, você terá acesso a uma variedade de opções para substituí-lo.

Essas foram apenas algumas das diversas funções deste dispositivo, que é forte candidato a melhor celular do ano. Se você já conhece outra dica de uso do LG G3, deixe-nos saber nos comentários!

icones trocar g3 tips
Ícones de apps / © AndroidPIT

11. Ative recursos com gestos

A função Assistant Touch é bem útil, e você pode usá-la para ativar comandos do telefone através de gestos na tela. Clicando sobre o ícone de acessibilidade dessa função na tela é possível desenhar com os dedos a letra "W", por exemplo, que abrirá o navegador Web. Outras letras também podem ser escritas pelo usuário, e estão disponíveis na apresentação do recurso em: Ajustes > Acessibilidade> Motor de cognição > Assistente de Toque (Touch Assistant).

acessibilidade g3 tips
Touch Assistant / © AndroidPIT

12. Desligue o LED de notificações

Se o LED de notificações está perturbando seu sono, ou o incomoda em algumas situações, saiba que é possível desativá-lo totalmente no G3. Siga o caminho: Ajustes > Sons e Notificações > LED > Desligar. Feito isso, você não precisará mais de preocupar com a luz quando perder chamadas ou mensagens de aplicativos.

led notificacao g3 tips
Luz de notificação / © AndroidPIT

Você tem algum smartphone da LG?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as dicas e truques para o LG G3. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Os comentários favoritos dos leitores

  • João Vitor 23/jul/2014

    Ótimas dicas, agora só falta o Lg g3 ;)

  • Diego Nascimento 24/jul/2014

    Nossa, quanta coisa! Agora quero dicas de como conseguir dinheiro suficiente para comprar um. haha :P

  • Leandro Marques há 6 dias

    Na época que o G3 foi lançado, tinha o G2 e fiquei muito afim de trocar. Um tempo depois cheguei a gerar um boleto pra comprar um, mais desisti na última hora e peguei um iPhone 5s kkkkkkk. Na época tava meio saturado do Android e decidi migrar para o IOS, usei por um ano e gostei bastante. E fiquei mais feliz ainda quando comecei a saber dos problemas que o G3 tinha e que tinha sido uma boa não comprá-lo ....

  • Brunno há 6 meses

    Pena que meu LG Bomba G3 não durou mais de um ano pra encarar uma sobrevida com Android 6.0

  • Israel Oliveira 23/ago/2014

    Faltou falar sobre o Gesture Palm Selfie, que na câmera frontal você faz um gesto de fechar a mão e em 3 segundos bate a foto. ;)

148 Comentários

Escreva um comentário:
  • Tenho um há 2 anos,tive problema na bateria a pouco tempo;muitos trocam mais é só problema no terra dela que oxida;tem videos no youtube ensinando arrumar.Arrumei a minha ficou perfeito.No começo tive problema de super aquecimento que foi solucionado com a troca da placa na garantia.É um excelente celular mais já está na hora de trocar por isso vou por à venda no ML.Bateria dura 1 dia em uso moderado obs:não uso para jogos somente internet.Câmera dele é ótima e o celular tem boas funções como vimos no post.Melhor celular que já tive;muito melhor que moto gs da vida kkkk

  • Android 6.0, o pior Android rodando neste modelo...

    Por isso estou fazendo a minha própria otimização em cima de uma firmware V30A internacional, e sinto que o meu G3 está bem mais responsivo: alterei configurações térmicas, alterei valores na build.prop, dei flash no XPOSED para trabalhar com Amplify e Greenify juntos, fiz alterações diretas no gerenciamento de memória RAM, a taxa padrão de frequência no G3 é de 1.7GHz no kernel stock, consegui jogar para a frequência stock para 2.49GHz, aproveitando o máximo do rendimento da CPU, e sinto como se o meu G3 estivesse 40% mais rápido.

    Agora sim, eu estou vendo o meu G3 na velocidade em que ele realmente deve estar girando.

  • Dica 13 - coloque um dissipador de calor...

  • Desse daí só ouvia reclamação.
    Cheguei a ter um, junto com o Z3 que era do meu uso. Troquei o G3 sem aí menos usar um dia inteiro. Mas pelo o que vi era lento comparado ao Z3.

  • Tenho um LG G3 já vai fazer 3 anos e não tenho do que reclamar! O único problema foi depois de 2 anos, tive que trocar a bateria, mas fora isso, nada do que reclamar! Não penso em trocar de telefone tão cedo. Minha namorada comprou um depois de mim tbm e está 100% até o momento.

  • Matéria sem sentido. Essas funções que a matéria descreve são do aparelho. Não estão vinculadas ao Lollipop ou ao Marshmellow. Acho que quem escreveu não conhece muito bem o LGG3.

  • Fui um muito feliz proprietário de um. Aparelho simplesmente excepcional. Até que no mês seguinte ao término da garantia, passou a ligar e desligar sozinho. Mas me deixou saudades.

  • Tive o importado 32gb 3gb de ram, isso por quase dois anos e nunca tive esses problemas citados nos comentários! Aparelho excelente! Problema pra mim era o aquecimento!

  • Saudades do meu finado LG G3!

  • Meu LG G3 com menos de 4 meses deu problema na bateria... A assistência técnica consertou... Finalizando um ano com o aparelho... O display ficou com mal contato ficando muito difícil utilizar o aparelho...LG me decepcionou muito... Não compro mais..

  • um dos poucos aparelhos que a LG acertou

  • Na época que o G3 foi lançado, tinha o G2 e fiquei muito afim de trocar. Um tempo depois cheguei a gerar um boleto pra comprar um, mais desisti na última hora e peguei um iPhone 5s kkkkkkk. Na época tava meio saturado do Android e decidi migrar para o IOS, usei por um ano e gostei bastante. E fiquei mais feliz ainda quando comecei a saber dos problemas que o G3 tinha e que tinha sido uma boa não comprá-lo ....

  • O meu smartphone atual é um G3, a quase 2 anos, e é um ótimo smartphone. Porém como é de conhecimento da grande maioria, ele é um smartphone com problemas crônicos. O principal problema dele, é a bateria. A bateria original é um lixo, não dura mais que 5 cinco meses. Tive duas baterias baterias, e as duas deram defeito, e peguei uma terceira bateria, uma paralela, que até o momento está durando bem. Mas de resto nunca me deu dor de cabeça, tive sorte mesmo por ele ter a bateria removível, que só é tirar a bateria e substituir.
    Ótimo smartphone, rápido, câmera atual por incrível que pareça, mesmo sendo de 2014, não faz feio nas fotos. Mas mesmo assim, não pegaria outro LG, minha provável escolha será um smartphone da linha A da Samsung, ou um top de linha da geração anterior.

Mostrar todos os comentários
395 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi