O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 215 Compartilhado 115 Comentários

LG G3: 12 dicas para você explorar o Android Marshmallow do aparelho

O LG G3 é considerado um dos melhores smartphones de 2014, não apenas pelas inovações de design como também pelas funções de software inovadoras da época. Quem é proprietário do dispositivo, ou pretende comprá-lo em breve, encontrará neste artigo uma seleção com dicas e truques que tornarão seu uso ainda melhor.

Pegue um atalho!

Knock Code e Knock On Personalizar o tamanho do teclado
Modo convidado Tela inteligente
Altere os botões de navegação Ajuste de cor
Notas e câmera: acesso rápido com os botões de volume Mudar os ícones dos aplicativos
Janela dupla: use dois aplicativos ao mesmo tempo Ative recursos com gestos
QuickMemo+ : notas à mão na tela Desligue o LED de notificações

1. Knock Code e Knock On

A função de duas batidinhas para ativar a tela do smartphone não foi “inventada” pela LG, mas definitivamente a função foi integrada de maneira muito inteligente aos seus dispositivos. Uma evolução dessa opção é o Knock Code, com o qual você pode configurar padrões de batidinhas para desbloquear o G3. Essa opção se encontra em “Ajustes > Tela > Bloqueio de tela > Selecionar bloqueio de tela”.

knock lgg3 tips
Knock Code  / © AndroidPIT

2. Modo convidado: acesso restrito

No Modo Convidado, o proprietário do LG G3 pode especificar um número limitado de aplicativos que estarão disponíveis para outras pessoas. Essa função é muito conveniente se você quiser emprestar o seu dispositivo por um tempo mais longo a um amigo ou familiar, sem ter de se preocupar com invasões de privacidade.

Da mesma forma, a gaveta de aplicativos e a barra de notificações são desativadas nesse modo. Você também pode configurar um Knock Code para desabilitar o Modo Convidado de maneira mais rápida. A função pode ser encontrada em “Ajustes > Modo Convidado”.

convidado lg g3 tips
Modo convidado / © AndroidPIT

3. Altere os botões de navegação

Home button à esquerda? Botão de voltar à direita? Botão de multitarefas supérfluo? Sem problema. No menu de ajustes, em “Tela > Teclas de início> Combinação de teclas”, você pode mudar a ordem dos botões na sua barra de navegação e até mesmo excluir alguns deles.

combinacao teclas lg g3 tips
Combinação de botões / © AndroidPIT

4. Notas e câmera: acesso rápido com os botões de volume

Com um toque longo nos botões de volume, você acessa diretamente dois aplicativos: um toque longo no botão de diminuir volume ativa o app da câmera. Fazendo o mesmo no botão de aumentar volume, será ativado o aplicativo de notas. Infelizmente, essas configurações não podem ser alteradas para outros apps.

Essas funções podem ser ativadas mesmo com o telefone em standby, contanto que não haja PIN, Knock Code ou senha de desbloqueio ativados.

AndroidPIT LG G3 11
Acesso rápido com os botões de volume em standby / © ANDROIDPIT

5. Janela dupla: use dois aplicativos ao mesmo tempo

Um toque longo no botão de “Voltar” abrirá a função de janela dupla: uma variedade de apps de sistema podem ser mostrados ao mesmo tempo na tela (navegador, mapas, notícias, emails, etc.). Basta arrastar os dois aplicativos que você deseja usar para a parte superior e inferior da tela. O tamanho de cada app também pode ser alterado movendo a barra que os separa.

duas telas lg g3 tips
Janela dupla / © AndroidPIT

6. QuickMemo+: notas à mão na tela

Essa função permite que você faça notas à mão diretamente na tela do aparelho, não importa se num app ou na tela de início. Você pode então salvar ou compartilhar essa nota. A maneira mais fácil de ativar o QuickMemo+ (ou Captura+) é adicionar um atalho à barra de navegação ou simplesmente deslizando o dedo para cima e depois para a direita na sua home screen.

notes lg g3 tips
QuickMemo+ / © AndroidPIT

7. Personalizar o tamanho do teclado

Se o teclado estiver muito pequeno ou muito grande para o seu gosto, você pode personalizar o seu tamanho no modo retrato. Essa função se encontra disponível em “Ajustes > Geral > Idioma e Teclado > Teclado LG > Altura e layout do teclado”. Movendo a barra central, você pode aumentar ou diminuir o tamanho do teclado nativo. Além disso, em outra opção do menu você pode configurar o uso do teclado com uma só mão.

altura teclado lg g3
Altura do teclado / © AndroidPIT

8. Tela inteligente: display fica ativo enquanto você estiver olhando

A LG se inspirou numa função da Samsung nesse caso: se ativada, o seu display permanecerá aceso enquanto você olhar para ele. Claro, isso consome um pouco mais de bateria, mas é definitivamente uma opção muito útil se estiver lendo um texto longo no seu LG G3.

tela inteligente lg g3 tips
Recurso de tela inteligente / © AndroidPIT

9. Ajuste de cor: regule ícones de aplicativos e fundos de tela

Nas configurações, em “Acessibilidade > Visão”, você poderá achar a opção de “Ajuste de cor”. Com ela, é possível mudar o visual e o contraste de toda a interface, incluindo ícones de apps. Uma vez ativada, você pode simplesmente deslizar o seu dedo pela tela e regular a tonalidade da tela.

ajuste de cor g3 tips
Ajuste de cor / © AndroidPIT

10. Mudar os ícones dos aplicativos

Também é possível mudar a aparência dos ícones dos apps. Para isso, clique longamente no ícone desejado e solte-o. Aparecerá então um pequeno pincel na parte superior direita do ícone. Se clicar nele, você terá acesso a uma variedade de opções para substituí-lo.

Essas foram apenas algumas das diversas funções deste dispositivo, que é forte candidato a melhor celular do ano. Se você já conhece outra dica de uso do LG G3, deixe-nos saber nos comentários!

icones trocar g3 tips
Ícones de apps / © AndroidPIT

11. Ative recursos com gestos

A função Assistant Touch é bem útil, e você pode usá-la para ativar comandos do telefone através de gestos na tela. Clicando sobre o ícone de acessibilidade dessa função na tela é possível desenhar com os dedos a letra "W", por exemplo, que abrirá o navegador Web. Outras letras também podem ser escritas pelo usuário, e estão disponíveis na apresentação do recurso em: Ajustes > Acessibilidade> Motor de cognição > Assistente de Toque (Touch Assistant).

acessibilidade g3 tips
Touch Assistant / © AndroidPIT

12. Desligue o LED de notificações

Se o LED de notificações está perturbando seu sono, ou o incomoda em algumas situações, saiba que é possível desativá-lo totalmente no G3. Siga o caminho: Ajustes > Sons e Notificações > LED > Desligar. Feito isso, você não precisará mais de preocupar com a luz quando perder chamadas ou mensagens de aplicativos.

led notificacao g3 tips
Luz de notificação / © AndroidPIT

Você tem algum smartphone da LG?

Os comentários favoritos dos leitores

115 Comentários

Escreva um comentário:
  • se ele ainda funcionar.

    o meu deu tela azul da morte e ao invés de trocar a PLACA MÃE do celular peguei um Zenfone Selfie.

    conheço pelo menos mais 6 ou 7 pessoas que passaram pelos problemas básicos do LG G3 após o vencimento da garantia de 1 ano, Tela Azul da Morte e bateria morta (se ainda insistir em comprar um pegue garantia extendida, fica a dica). ninguém mais está com o LG G3.

    O que é uma pena, já que em minha opinião foi o melhor celular que já tive na vida. adorava o único botão, o jeito de usar e a qualidade do hardware.

    • Pois é, aparelho excelente, dá um banho nos K10 e J5 da vida de hoje em dia que o pessoal valoriza demais, o problema são os montes de lotes problemáticos com solda de péssima qualidade (estilo problema de BGA em notebook).

      Eu fui mapeando todos os problemas do LG G3 por um tempo e tentando aplicar algumas possíveis soluções no meu.

      O seu caso foi o pior, deu problema de solda na placa principal.
      O meu caso e o de um monte de gente foi na parte de rede em geral (Wi-Fi, rede móvel, bluetooth, GPS), gerando aquecimento mesmo desligado e sem função, "Ligando WiFi" eterno sem nem ao menos listar redes e outras consequências como boot loop, antes reiniciando do nada.

      Agora diz que a LG reconheceu isso na época?

      O negócio de trocar bateria é enganação pura. Tanto que uma das gambiarras era que mantendo o aparelho ligado na energia não reiniciava, puro placebo.
      Capar a bateria (uma "cirurgia" que se faz nela), do que se deduz ser problema no regulador de voltagem, idem.
      Botar pedaços de cartões de crédito pressionando partes da placa foi único paliativo funcional, mas como o problema é solda se quebrando não adianta, pouco a pouco o aparelho vai morrendo.

      O detalhe é que algumas autorizadas fazem "reflow" dando como solução, só que isso é mais do que sabido - principalmente por eles - que é paliativo, a solda de má qualidade continua lá e vai dar problema de novo uma hora, só mesmo trocando as partes problemáticas para resolver ou fazendo a troca da solda em si.

  • pena q o meu vive em assistencias depois de 1 ano e meio de uso =(

  • Que pobreza. Vocês do androidpit não tem um LGG3 para ilustrar a matéria? Esses botões laterais que aparecem nas ilustrações certamente não são do LGG3.

  • Pena que meu LG Bomba G3 não durou mais de um ano pra encarar uma sobrevida com Android 6.0

  • Ainda é lollipop, não recebeu atualização no BRasil

    • Recebeu sim. Eu tenho ele e já estou desfrutando do Marshmallow de forma oficial. Seu aparelho possui vínculo com alguma operadora? Eu fiz atualização através do LG PC Suite.

  • Fulmics 6.5 nele.

  • E o problema da placa e rádio ninguém não está nem aí, não é LG?

    Wi-Fi, Bluetooth, rede móvel, GPS, nada funcionando e então boot em loop infinito, aparelho esquenta até fritar um ovo.

    Solda de má qualidade gerando problema como os defeitos de "BGA" do notebooks.

  • Agora da pra utilizar o recurso Now on Tap da google em português e é muito eficiente!!! Esperei demais por essa atualização e por enquanto parece que a espera valeu a pena! Ah se eu pudesse baixar a resolução da tela pra poupar bateria sem root....

  • Entra atualização, sai atualização e a UI da LG continua horrível!

  • eu tive o prazer em ter um LG g3, o meu número problema era a tela grande, isso me incomodou muito, fazendo com que eu trocasse por um Sony Z3 compact.

  • O maior problema dele é a tela azul, já troquei de placa duas vezes, más isso é um defeito da lg que não reconhece que estragou um ótimo celular por não durar 2 anos.

  • Ótimas dicas

  • A maioria dessas coisas já se podiam fazer antes da atualização.

    CAV

  • O LG G3 tem uma enxurrada de Custom Rom!
    MIUI, CM, RR, Bliss, Tekcafe, Fulmics, SkyDragon, Dirty Unicorns, AOSP, Xenom, Nimax, SlimRom, ChupaChups, Flyme OS, Euphoria OS, Cloudy e etc. São tantas opções que a atualização oficial do para o MM, acaba não fazendo muita diferença!

Mostrar todos os comentários
215 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi