O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 21 Compartilhado 65 Comentários

LG G3 vs. Galaxy S5 (parte 1): design, tela e interface

Se você não faz questão de materiais nobres como o alumínio do HTC One (M8) ou o cristal do Xperia Z2, o plástico é então a terceira via. Ele não é apenas mais leve e mais barato de se produzir, mas também absorve melhor o impacto. Hoje vou comparar os dois melhores smartphones “de plástico” do momento, o LG G3 e o Samsung Galaxy S5. Nesta primeira parte iremos comparar o design, a tela e a interface de usuário. A próxima parte irá tratar das funções de software, do hardware e das câmeras.

AndroidPIT G3 S5 1
O Galaxy S5 (esquerda) e o LG G3 (direita). / © AndroidPIT

Design

Nem com uma imaginação muito poderosa, podemos chamar o Galaxy S5 de um dispositivo bonito. Quando ele foi lançado, a primeira coisa em que muitos críticos pensaram foi: Band-Aid. Claro, a parte traseira emborrachada tem melhor pegada do que os outros dispositivos Galaxy, mas aqueles furinhos não convenceram. O S5 se mantém fiel à linguagem visual da Samsung, com o home button físico, botões de volume e energia laterais e moldura em plástico imitando metal. Na parte traseira, a câmera se encontra acima do flash de LED e do sensor de frequência cardíaca. A entrada para micro USB é protegida por uma tampa à prova d’água.

AndroidPIT G3 S5 3
Design é uma preferência pessoal, mas a maioria concorda que o LG G3 (esquerda) é mais bonito do que o Galaxy S5 (direita). / © AndroidPIT

O G3 não é resistente à água, e não tem sensor de batimentos cardíacos ou scanner de digital. Ele tampouco apresenta botões físicos na parte frontal ou nas laterais. A LG optou pela parte traseira, onde os dedos já se encontram naturalmente ao manusear o aparelho. Após um período de adaptação, posso dizer que os botões físicos na parte de trás são bem práticos. Eles também podem ser usados como atalhos para a câmera e para apps de notas quando a tela estiver desativada. A parte frontal do G3 é toda de vidro, com um moldura bem fina, enquanto a parte traseira é feita de plástico com visual metálico curvado. A lente da câmera tem em seus lados um flash duplo de LED e um módulo de autofoco de laser. Nenhuma das entradas é coberta. Ambos os aparelhos têm alto-falantes na parte traseira.

AndroidPIT G3 S5 2
Ambos têm um contorno de plástico imitando metal, mas o G3 (direita) parece mais sofisticado. / © AndroidPIT
AndroidPIT G3 S5 4
O Galaxy S5 (abaixo) tem uma entrada para USB 3.0 à prova d'água. O G3 tem USB 2.0. / © AndroidPIT

Enquanto design e estilo são questões de preferência pessoal, não acho que o design do Galaxy S5 impressione a alguém, nem mesmo à Samsung, que “relocou” para outra função a pessoa responsável pelo band-aid. O S5 se parece com o S4 que se parece com o S3. O G3 segue certamente muito da linguagem visual do G2, mas ele foi refinado e aperfeiçoado em aspectos importantes, desde o visual e textura da parte traseira, que não se mancha mais de digitais, até o aproveitamento da tela, que agora ocupa 76,4% da parte frontal. Ambos os aparelhos têm tampas e baterias removíveis, além de entradas para microSD, mas na minha opinião o LG G3 é o vencedor claro quando o assunto é o visual.

AndroidPIT G3 S5 8
Mesmo se não gostar de QHD, o G3 (esquerda) tem uma tela fantástica. / © AndroidPIT

Tela

A Samsung não trouxe inovações para o display do Galaxy S5. Com o acréscimo de apenas 0,1 polegada na diagonal de tela, ele manteve a mesma resolução Full HD do S4, o que reduziu ligeiramente a densidade de pixels do novo carro-chefe. A Samsung usa um display que produz pretos intensos, mas sofre um pouco sob a luz do sol direta pela falta de iluminação na tela inteira (displays AMOLED só iluminam os pixels coloridos). As telas da Samsung são imbatíveis quando falamos de brilho e cores exuberantes, e o Galaxy S5 não decepciona nesses aspectos, mesmo que as cores pareçam ligeiramente supersaturadas.

AndroidPIT G3 S5 10
O ponto forte da tela do S5 fica na representação das cores. / © AndroidPIT

A LG aumentou a diagonal de tela do G3 em 0,3 polegadas. Ao manter as molduras estreitas e aumentar o aproveitamento de tela, o G3 não precisou “crescer” muito, e não parece um phablet. Ele é apenas ligeiramente mais largo do que o S5, mas tam quase meia polegada a mais de tela. O display do G3 é um IPS LCD, e por isso é mais visível sob a luz direta do sol, mas produz pretos “iluminados”, tornando-os menos escuros do que numa tela AMOLED. O G3 não tem a exuberância da tela do Galaxy S5, mas conta com a resolução Quad HD, o que lhe dá quase o dobro de pixels (o S5 tem pouco mais de 2 milhões de pixels, e o G3 tem quase 3,7 milhões).

AndroidPIT G3 S5 9
Mesmo nessa foto podemos ver como a tela QHD do LG G3 é incrivelmente nítida. / © AndroidPIT

Muitos ainda debatem a utilidade da resolução QHD, pois o olho humano não poderia perceber a diferença, etc. Na realidade, a resolução QHD é bem visível. Você pode não notar quando estiver navegando entre menus e configurações, mas quando rodar jogos de alta qualidade, fotos ou vídeos, ela se faz notar. A LG alega que fez diversas melhorias, e que a demanda da QHD no que diz respeito à energia e capacidade de processamento é equivalente à de uma tela com Full HD. Nesse caso, portanto, a decisão está feita: por que não ter a qualidade visual de um livro de arte se a sua bateria e processador não precisam sofrem com isso? A tela da Samsung tem uma reprodução de cores excepcional, mas ainda assim ela não pode competir com a nitidez e claridade. Se gosta de números, o G3 tem uma densidade de pixels de 538 ppi e o S5 tem 432 ppi.

LG G3 Quad HD comparison
Foto da apresentação do G3, mostrando a diferença entre AMOLED e IPS e a resolução QHD IPS integrada ao G3 (direita). / © LG

Interface de usuário

Para ser justo: o G3 da redação não tem o software final. Ele é um modelo coreano de pré-produção. Dito isso, ainda é possível ter uma boa ideia do que a LG fez com a Optimus UI e de como o Android 4.4.2 roda no G3. A UI é mais limpa, simples e rápida do que a sua versão prévia. A LG optou por cores mais maduras e tentou evitar vivacidade excessiva e excesso de saturação no novo design minimalista. Os principais aplicativos foram codificados por cores de acordo com as suas tarefas e há novos ícones circulares e quadrados. Você pode ver as principais características da interface do usuário nas fotos.

AndroidPIT G3 S5 5
As barras de notificações da nova Optimus UI (esquerda) e da nova TouchWiz (direita). / © AndroidPIT

A Samsung fez um bom trabalho ao revisar a TouchWiz para o Galaxy S5, que também executa a versão mais recente do Android, mas como eu disse na época que a vi pela primeira vez, tudo parece meio apressado e inacabado. É certamente melhor do que as versões anteriores TouchWiz, mas carece de coerência. Talvez com a próxima atualização a Samsung reforce a nova interface do usuário, mas até agora ela é um tanto desigual, com ícones brilhantes nas configurações, um visual diferente na barra de notificações e outros aspectos que ainda lembram um pouco a antiga TouchWiz. A Samsung representa cores tremendamente bem, por isso a sua interface de usuário tende a ser mais brilhante. O aspecto impressiona, mas ainda falta coerência visual.

AndroidPIT G3 S5 6
Apesar de trazer mais apps para a gaveta, o G3 (esquerda) não parece atulhado. / © AndroidPIT

Como no caso do design e escolha de materiais, a escolha da interface também depende do gosto pessoal. Prefiro o layout limpo e a simplicidade da nova Optimus UI. Contudo, fiquei impressionado pela tentativa da Samsung de reformular a TouchWiz. Parece ser um passo na direção correta, mas eles poderiam ter dado mais passos antes de um lançamento. Como fã do stock Android, não gosto muito das skins das fabricantes, mas nos quesitos coerência e unidade, fica claro que a LG fez um trabalho melhor com a nova Optimus UI, gostando ou não da sua aparência.

AndroidPIT G3 S5 7
Samsung (direita) opta por um tema escuro, enquanto a LG (esquerda) tem uma UI clara. / © AndroidPIT

Conclusão

Neste ponto, tudo se resume a três fatos simples: o G3 é mais bonito do que o G2, o S5 parece igual (ou pior) do que o S4; a Optimus UI da LG é limpa e polida, enquanto a TouchWiz é irregular e parece inacabada; e a LG fez uma melhoria significativa na tela, em termos de tamanho e resolução, enquanto a Samsung praticamente repetiu a tela do S4. Claro, nem todos querem uma tela de 5,5 polegadas e resolução QHD, mas mesmo desconsiderando esse aspecto, a LG ainda ganha em dois outros quesitos. Diga-me o que achou dessa comparação nos comentários abaixo e aguarde a segunda parte, em que software, hardware e as câmeras serão analisados.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Fabio Zenari 2/jun/2014

    G3 é o melhor android de 2014, gosto da samsung, tive s2, s3 e s4 e o que mais me decepcionou foi a qualidade dos produtos, descasca do nada e perde muito o valor pra futura revenda ou troca, estou com um g2 e a diferença é gritante para o s4, não troco mais.

65 Comentários

Escreva um comentário:
  • Lg g3 com certeza, seguido pelo z2 e m8, e pelo xperia sp do ano passado, que é quase um top de linha tbm.

  • Enquanto a Apple e Samsung dormem no ponto, LG e Sony estão mandando bem. Pena a HTC ter saído do país. Tomara que revejam essa decisão porque seus aparelhos também são excelentes e com alguns recursos a mais além do Android Puro. Por mais que as vezes me estresse com o TW da Samsung, ainda acho que tem muitas coisas funcionais. Mas me interessei bastante pelo G3. E quanto mais concorrência, melhor para todos nós, consumidores.

  • Acho que faltou considerar a tela anti-reflexo do S5. Mas ainda acho o G3 um aparelho que forma um conjunto melhor no fim das contas, só não é compatível com a minha demanda individual de recursos.

  • A Samsung trouxe melhorias pra tela do S5 SIM, melhorando vários quesitos nela, como visibilidade melhorada no sol, tanto que foi eleita a melhor tela do mercado.

  • Esse G3 ficou lindão! Até a skin da LG deu uma boa melhorada em relação a ela mesma!

  • Claro que a LG vai dizer que consome o mesmo processamento e bateria de uma tela FHD, mas qualquer pessoa com o mínimo de senso sabe que uma tela QuadHD vai mamar muito mais bateria e cobrar muito mais do processador, ainda mais em jogos... Teste executar arquivos 2K no seu notebook e execute em FullHD, verá a diferença na taxa de quadros por segundo ;)

    • voce nao e isso que voce falou e propaganda iganoza sera que a lg vai querer perde o credito que conseguio com o g2 que tem uma bateria excelente.Eu acho que voce esta errado mais vamos ver com o tempo.

  • Prefiro G3.mais estou satisfeito com meu moto g!

  • Depois que me decepcionei com a Samsung quando tive um S3, não quero papo mais, enquanto tiver LG com ótimos Smarts e Sony com o Xperia, vou continuar assim, agora em relação a matéria, já estou ansioso para saber o restante, o G3 está na minha opinião na frente do carro chefe da samsung, mesmo designer não atrai cliente.

  • Concordo com você.....Os smartphones que não tem botão físico e um óóó.....

  • Ótimo. Agora cada um compra o que preferir. Tão simples.
    Eu não compraria nenhum dos dois inclusive pelo tamanho. Se eles tivessem o tamanho do moto x , que para mim é o máximo aceitável para smartphone, ainda assim preferiria o Samsung. Também porque aqueles botões virtuais do LG herdados do "Android Puro" são péssimos na minha opinião. Outro detalhe que me desagrada é a supressão das bordas para "aproveitamento de espaço" na febre de aumentar tela.Qualquer dia desses as bordas serão totalmente eliminadas . E isso , ao menos para mim, traz incômodo. Se antes elas já foram excessivas, hoje querem acabar de vez.
    Enfim, continuo torcendo para que a Samsung continue vendendo mais. Quem sabe mantenham sua linha apesar do "ódio" dos fãs do Android Puro que querem "revolucionar" o mercado com todos os fabricantes adotando o mesmo padrão "imaculado" e obviamente acabando com o poder de optar, preferir, etc. do consumidor quanto a este aspecto. De fato, não fosse a "pouca audiência dos sites de tecnologia" quando comparados ao número de usuários de smartphones , a Samsung já teria sucumbido à pressão. hahah

  • Achei o texto muito imparcial, concordo plenamente que o design e o material usados no LG G3 são superiores ao S5, e também concordo que desde o S3 a "cara" da família S é bastante parecida, porém, é valido destacar uma coisa, somente a resolução não define a qualidade da tela de um aparelho, pois nesse quesito minha discordância com o artigo é gritante, pois mesmo com resolução inferior, a qualidade da Tela Super Amoled FullHD do S5 é muito superior, na verdade ela deixa no chinelo até mesmo a tela do S4 que eu achava ser uma das melhores telas da atualidade, compreendo que a resolução e a quantidade de ppis é maior, mas quanto ao resultado final o S5 se sai superior.
    Quanto a interface grafica, é bem dificil dizer pois vai do gosto de cada um, a TouchWiz melhorou muito do s4 para s5, deixando o sistema mais fluido e consumindo menos memória que seu antecessor, e a interface da LG ficou menos infantil, menos colorida trazendo um resultado mais sóbrio sem perder a elegância, particularmente ainda prefiro a TouchWiz, mas como disse anteriormente, é questão de gosto de usabilidade do cliente.

  • Já desconsiderei o comparativo quando no artigo disse que a tela do S5 sofre na luz do sol, sendo que o visor foi configurado para ter uma boa visibilidade até na luz do sol, e isso realmente funcionou.
    Outro absurdo foi dizer que o G3 foi uma melhora do G2 (concordo plenamente), mas dizer que o S5 foi igual ou pior que o S4, ai jà foi d+! Deveriam colocar pessoas que não se deixam levar pelo gosto pessoal na hora de fazer os comparativos, não estou dizendo que o G3 não é melhor que o S5, só estou dizendo que algumas coisas ditas não são verdadeiras.

  • oqe eu gostei no G3 foi qe a bateria esta removivel agora pelo qe eu entendi ! bateria fixa nao ta com nada !

  • Essa matéria esta muito incompleta e tendenciosa...parece ter sido elaborada por um estagiário. .. O site tem futuro...desde de que melhore a estrutura das materias...e tome um pouco MAIS de responsabilidade ao abordar essas comparações. ..

  • A todos que tem opinião sobre tecnologia em celulares......Vou dizer umas palavras sobre a Sony e a lg...Elas nunca lançam um aparelho por conta própria,,,pra na falarem que eu estou mentindo a concorrência sempre espera a sansung lançar algo para que possa tirar uma base no que vao fazer para impressionar o mercado de celulares..Por isso vou de sansung não largo o meu galaxy s5 por nada........

  • Sou mais o meu galaxy s5 muito superior ao seus concorrentes.....tanto em tela quanto em desempenho de tarefas além do mais e resistente a água e poeira não me decepcionou em nada mesmo em design.......cada um tem sua opinião sobre os modelos lançados. ..

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi