O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
8 min para ler 20 Compartilhado 37 Comentários

LG G3 vs. Galaxy S5 (parte 2): software, hardware e câmera

Esta é a segunda parte do meu comparativo entre o LG G3 e o Galaxy S5. A primeira parte tratou do visual: design, tela e interface de usuário. Esta parte irá tratar da prática: funções de software, hardware e especificações e a performance da câmera. Na parte 1, o G3 teve uma clara vantagem na minha opinião, mas algo me diz que o Galaxy S5 não vai desistir assim tão fácil. Vamos ver qual é o melhor dispositivo no quesito funcionalidades.

AndroidPIT G3 S5 8
Como o LG G3 (esquerda) se sai contra o Galaxy S5 (direita)? / © AndroidPIT

Software

Ambas as fabricantes assumiram o princípio de “volta ao básico” nos seus carros-chefe de 2014. O Galaxy S5 livrou-se de muitas funções desnecessárias encontradas no Galaxy S4, mas a reação inicial ao aparelho pareceu bem morna. Na verdade, eu gostei do Galaxy S5, especialmente no que diz respeito ao novo software (tirando, claro, as minhas reservas com a nova TouchWiz). No quesito interface, existem algumas similaridades que cobrimos na parte 1, e não é surpresa que a LG esteja seguindo os esforços da Samsung e tentando melhorá-los. Mas vejamos o que ambas fizeram na prática.

comps5
Gosto de como a Samsung integrou seus próprios produtos ao Galaxy S5. / © AndroidPIT

A Samsung optou por funções “úteis” como o scanner de digital, o monitor de frequência cardíaca e um melhor gerenciamento de energia. Ela tem a tela de início Minha Revista, e as informações de saúde do S Health, ligadas ao sensor de frequência cardíaca na parte traseira do dispositivo, além dos sensores internos e acelerômetro. A integração com acessórios wearable, como o Gear Fit, também funciona bem. A Samsung trouxe um ótimo Acelerador de Downloads e um Modo de baixo consumo supereficiente, resultado das melhorias feitas pela Lucid Logix ao gerenciamento de energia. Apesar de o monitor cardíaco ser considerado por muitos desnecessário, considero que a Samsung foi bem-sucedida ao botar em prática o princípio de “volta ao básico” com o S5.

compg3
A LG integrou uma função parecida com o Google Now ao G3, com apps de saúde como destaques. / © AndroidPIT

A LG também adotou uma abordagem semelhante, mas com resultados diferentes. A empresa pôs o LGHealth em destaque, mas sem o monitor de frequência cardíaca ou um wearable como acessório. Onde a Samsung trouxe o Minha Revista, a LG introduziu o Smart Bulletin e as Smart Notices, que competem com o widget de revista da Samsung com uma função semelhante à do Google Now. A LG trouxe uma opção de economia de bateria para o G3, mas ela não é tão sofisticada quanto no S5 (este tem, inclusive, uma opção semelhante além do Modo de baixo consumo). O G3 apresenta alguns controles por gestos interessantes, notadamente o Knock On e o Knock Code. Ela também integrou ao aparelho a ferramenta para notas QMemo+, janela dupla e apps flutuantes e o Smart Keyboard adaptável.

compbloqueio
O scanner de digital do S5 (esquerda) e o Knock Code do G3 (direita). / © AndroidPIT

Sem ter testado inteiramente os Smart Bulletins da LG em todas as suas possibilidades, é difícil dizer o quão útil será a função. Mas o mesmo vale para o My Magazine (que eu desativei logo que comecei a usar o S5). A utilidade da caixa de ferramentas da Samsung e das multijanelas também dependem dos hábitos pessoais, o caso também da janela dupla e do QMemo+ do G3. Ambos os aparelhos têm compartilhamento de tela, modo fácil e controle com uma mão. Se eu tiver de escolher um vencedor nesse quesito, ele será o Galaxy S5, por integrar melhor as suas funções de software e também por sua variedade e praticidade. E isso apesar de o Knock On estar entre as minhas funções de software favoritas.

compnote
O modo de baixo consumo do S5 é excelente (esquerda), mas também gosto das ferramentas de produtividade do G3 (direita). / © AndroidPIT

Hardware

Não há muito a ser dito que não possa ser visto na tabela comparativa, mas no papel o G3 pode parecer melhor do que o S5 em termos de processador, RAM e tela, mas com toda a honestidade, você não irá notar muito a diferença prática no cotidiano. Não se nota o display Quad HD quando você escreve um texto ou navega por menus. A TouchWiz pode engasgar bastante, mas o G3 também não funciona de todo sem atrasos (isso pode ser devido ao nosso modelo de teste que não conta com o software final). O G3 tem 3GB de RAM em sua versão com 32 GB de memória interna, mas todos queriam ver o Snapdragon 805.

  LG G3 Samsung Galaxy S5
Sistema Android 4.4.2 Optimus UI  Android 4.4.2, TouchWiz
Display 5.5 polegadas IPS LCD, 2.560 x 1.440 pixels, 538 ppi 5.1 polegadas Super AMOLED, 1.920 x 1.080 pixels, 432 ppi
Processador Quad-core Snapdragon 801, 2,5 GHz, Adreno 330 Quad-core Snapdragon 801, 2,5 GHz, Adreno 330
RAM 2 GB (modelo de 16 GB) / 3 GB (modelo de 32 GB) 2 GB
Memória interna 16/32 GB + microSD (a até 128 GB) 16/32 GB + microSD (a até 128 GB)
Bateria 3.000 mAh, removível, carregamento sem fio 2.800 mAh, removível
Câmera 13 MP (traseira) com OIS+ e autofoco de laser, 2,1 MP (frontal), vídeo 4K 16 MP (traseira) com HDR em tempo real, 2 MP (frontal), video 4K
Conectividade GSM/HSDPA/LTE, Wi-Fi 802.11 b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, NFC, USB 2.0, IR GSM/HSDPA/LTE, Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.0, NFC, USB 3.0, IR 
Dimensões 146,3 x 74,6 x 8,9 mm 142 x 72,5 x 8,1 mm
Peso 149 g 145 g

 Se tudo o que você procura é maior e melhor, então o G3 é o seu dispositivo: tela maior, resolução melhor, processador melhor, carregamento sem fio e assim por diante. Mas você verá que o S5 também tem seus pontos positivos. Para começar, ele é resistente à água e poeira. Se for praticante de exercícios, o monitor de frequência cardíaca pode ser bem útil, e a duração da bateria é excepcional, algo contra o qual a LG não poderá concorrer, na minha opinião, mesmo com as declarações de otimização do sistema no G3. Em resumo, o G3 ganha do S5 no papel, mas algumas coisas são difíceis de qualificar - como uso da bateria (e ainda nem falamos da câmera). No que diz respeito aos alto-falantes, o S5 é alto e claro, mas o alto-falante de 1 Watt do G3 vence o concorrente em termos de altura e riqueza de tons (ele produz áudio hifi de 24 bits).

AndroidPIT G3 S5 11
O Galaxy S5 (esquerda) e o LG G3 (direita) - as câmeras frontais. / © AndroidPIT

 Câmera

Um dos aspectos mais importantes de qualquer smartphone atual é a câmera, que se encontra tanto no quesito de hardware como no de software. Alguns não gostaram quando a LG anunciou que o G3 teria a mesma resolução do G2, mas com as melhorias do OIS+ e o autofoco de laser. Claro, o sensor é melhor, mas todos queriam uma câmera de 16 MP, e não 13 MP. Ainda assim, a integração do autofoco de laser na parte de trás do aparelho acelera o processo de tirar fotos, especialmente em situações de pouca luz: ele ficou mais rápido do que o autofoco do Galaxy S5 (0,276 segundos contra 0,3 segundos). O G3 tem modos de câmera e configurações limitados, mas isso pode mudar no software final. As fotos ficam boas à luz do dia, mas um pouco desbotadas. O foco é muito rápido, mas ainda temos o pesado pós-processamento apresentado pelo G2. A performance com pouca luz é boa, mas ainda um tanto granulada.

compcamera
O app da câmera do S5 (esquerda) tem mais modos do que a do G3 (direita). / © AndroidPIT

O S5, por outro lado, aumentou a resolução da câmera, acrescentou um sensor ISOCELL e também trouxe o foco super-rápido (quando a diferença é de apenas 25 milisegundos, podemos chamar de um empate técnico!). O S5 tem um modo HDR em tempo real e mais configurações e modos do que o G3, mesmo depois de a Samsung ter removido alguns dos modos menos usados e tornando-os opções para download. As câmeras da série Galaxy sempre foram excepcionais, e o S5 não é exceção. O dispositivo tem um foco seletivo (o G3 tem o Magic Focus que faz o mesmo) mas a função não está bem desenvolvida em nenhum dos dois carros-chefe. Mesmo o G3 tendo uma boa câmera, ainda acho que a do Galaxy S5 é melhor. Ela produz cores mais ricas à luz do dia, fotos menos granuladas com pouca luz, e vencendo certamente o G3 nas confgurações HDR. Faremos uma comparação separada de câmeras em breve, quando obtivermos a versão final do G3, mas neste ponto parece que o S5 leva a melhor.

AndroidPIT LG G3 Galaxy S5 camera outdoors
No modo HDR à luz do dia, o G3 parece um tanto desbotado (alto), mas o Galaxy S5 (abaixo) reproduz bem as cores e as sombras./ © AndroidPIT

Conclusão

Aqui estamos. Favoreci o G3 nos quesitos visuais: tela, design e interface de usuário. O S5, contudo, deu a volta por cima no duelo de funcionalidades. Ele traz funções de software melhor integradas e uma performance de bateria imbatível, juntamente ao Acelerador de Downloads. Adoro o Knock On e o Knock Code, mas fora isso, não há outras funções de software que a LG tenha integrado melhor do que a Samsung. O G3 claramente tem melhores especificações técnicas do que o S5, mas ele chegou vários meses depois, tendo por isso a vantagem natural, mesmo sem o Snapdragon 805. O S5 conta com mais características de hardware que podem ser úteis para alguns usuários.

AndroidPIT G3 S5 3
O LG G3 (esquerda) vence o Galaxy S5 (direita), ao menos na minha opinião. / © AndroidPIT

O comparativo da câmera é outra história: a Samsung melhorou uma receita que já era boa ao eliminar aspectos desnecessários. Apesar de a LG ter feito algumas melhorias na sua câmera, é impossível declarar um vencedor sem um comparativo mais detalhado. Então temos um empate (câmera), hardware para o G3 e software para o S5, o que daria a vitória geral ao LG G3. Mas claro, essa é apenas a minha opinião. Você está convidado a dar a sua opinião nos comentários.

Qual dos dois aparelhos tem as melhores funcionalidades? Qual dos dois é o melhor de maneira geral na sua opinião?

37 Comentários

Escreva um comentário:
  • Vale lembrar q quando a Samsung lançou o S4 com plastico brilhante, todos criticaram, agora elogiam o plastico da lg, tive um S4 e o achava muito bonito e resistente as quedas q levou. Prefiro o S5 pelos ótimos recursos.

  • Pela imagem do vídeo da para ver claramente a vantagem do Amoled sobre o IPS, mesmo sendo o G3 de maior resolução.
    E sobre a pergunta do final, o melhor de 2014 ainda não foi lançado, será o Moto X+1.

    • pelo jeito voce tem um moto x,mais a amoled nao cheia nem perto da ips,e uma tela mais fiel nas cores sendo a melhor do momento.eu tenho o g2 e a tela e superior a do moto x isso e fato.

      • Gosto é gosto, eu prefiro cores reais, não as cores lavadas do LCD com ou sem IPS. Aliás, IPS não se pode nem inclinar muito o aparelho porque o que já é lavado, some de vez.

      • voce estar enganado porque cores reais e a tela ips,e sobre inclinar a tela essa e da sony.A tela ips e considerada a melhor do momento e por isso muitas fabricantes estao colocando em seus aparelhos como o z2 o moto g isso sem falar nas fabricante fora do brasil como a oppo,falando sobre a amoled so o moto x e os top da samsung porque os intermediarios sao tft possui.a amolet nao dao fidelidade as cores e sao maqueadas por isso que o mercado de smartphone pouco usa a amoled,quando fala de tela fale a verdade porque conheço todas as tela uso a tela ips nao e por gosto sim por ela e melhor.

  • Como o G3 tem um processador melhor, se são iguais? Me explique....

  • Eu tenho um Galaxy S5 e cada dia me surpreendo com ele desde a pré venda. Está muito mais rápido e resistente a quedas (eu tinha um s3). Na minha opinião não existe room melhor que a Touchwiz pela infinidades de ferramentas e possível personalização, sem contar que ele é resistente a água, já joguei na piscina várias vezes, tem o sensor infravermelho que é possível controlar Tv's, dvd's, ar condicionado e etc. E infinidades de config e algumas funções sem encostar no aparelho. Ótimo aparelho, recomendo á irem na loja conferir. vlw

  • duvida cruel... nesse caso, compro os dois..
    um dia uso um e no outro dia uso o outro.
    pronto.

  • Muito interessante a segunda parte da matéria, tem vários fatores que deixam empate na minha opinião também, mas não compro S5 por medo de a própria samsung me deixar na mão de novo.

  • nao gostei dessa analise na conclusao ele se confunde com que ele falou anteriomente e no final disse que e a opniâo dele,não da para levar a serio essa analise.

  • Pelo fato de ter um G2, obviamente eu optaria pelo G3. É um duelo de titãs, o S5 tem suas qualidades, mais como os 2 são aparelhos tops e caros, a Samsung tira um pouco da exclusividade com várias versões do msm aparelho e isso é chato. Vc chega e diz....
    -Tenho um S5...
    -ah qual é? O normal, mini, Zoom ou active?😒😒😒😒

    A câmera do S5 é muito boa, mais a do G3 tbm deve ser excelente msm mantendo as características principais do G2 com a melhoria do foco a laser. O G2 é extremamente lerdo com pouca luz. E a quem tem medo de comprar LG pq a câmera do Optimus g é ruim, não tenha. Tive um G Pro, e a diferença de qualidade é absurda para o G2.

  • Concordo com o Michael... tenho um Optimus G, e inegavelmente meu antigo S2 tirava fotos melhores... n eh uma camera ruim, + longe de um ótima câmera... sem mencionar a fragilidade da " gornig gorila lixo 2" que quebrou com uma queda da altura da cama. + voltando ao assunto, fico com o g3, + n compraria devido a frustação com o G1.

  • G3 parece perfeito até abrir a câmera, assim como seus antecessores... Câmera é essencial em um smart top... Vale a pena será? Minha experiência com a câmera do Optimus G não foi das melhores...

  • Eu optaria pelo g3.

  • Queria saber o LG G3 filma em Slow Motion!!

  • O G3 é melhor com 32gb, veremos o preço aqui, esse item é de suma importãncia.

  • Achei até irônico a Samsung se sobressair no quesito software, visto que não consegue integrar o kitkat no meu s3. :/

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi