O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 min para ler 259 Compartilhado 103 Comentários

LG G5 vs LG G4: Será que vai valer a pena trocar?

A LG lançou hoje oficialmente o LG G5, seu novo topo de linha. Ele trouxe mudanças drásticas no design e algumas interessantes novidades, além de atualizar seu hardware. Mas será que isso justificaria a troca para quem possui o LG G4? Mesmo ele sendo obviamente um smartphone melhor, sabemos que o LG G5 virá custando muito caro, ainda mais com o aumento de preço dos smartphones no Brasil. Então vamos analisar as melhoras em relação ao modelo anterior e saber se a troca é justificável.

LG G5 vs LG G4:  Design

O LG G4 foi um dos mais elogiados smartphones já feitos pela LG. Ela manteve o design do LG G3 com leves modificações, deixando-o um pouco mais quadrado e robusto. Além disso, ele veio com uma versão com traseira em couro que, embora tenha dividido opiniões, deu um ar mais premium no aparelho.

Por outro lado, quando comparado aos concorrentes de rivais como Samsung, Sony e Motorola, a LG foi a única que manteve seu top de linha com construção em plástico, sendo que todas as outras usaram metal pelo menos no aro. Com isso, o LG G4 é o mais frágil top de linha da geração passada. Esse é o ponto que todos esperavam uma melhora.

lg g4 back five w782
LG G4 tem corpo inteiro de plástico, o G5 irá trazer metal. / © ANDROIDPIT

Como já mencionado, a LG mudou bastante com respeito ao design. Primeira coisa mais notável é que finalmente temos um top de linha unibody, ou seja, o LG G5 tem um corpo inteiro em alumínio. Sendo assim, ele finalmente compete de igual para igual com seus concorrentes, pelo menos nesse aspecto. Além disso, ele ficou ligeiramente menor que o LG G4, embora um pouco mais largo graças a curvatura do alumínio em duas bordas, algo parecido com o iPhone 6S.

androidpit lg g5 2
LG G5 / © ANDROIDPIT

Outra novidade é a parte inferior do LG G5 modular, ou seja, ela pode ser removida do corpo do dispositivo sem quaisquer problemas. O módulo do LG G5 pode ser substituído por acessórios vendidos separadamente pela LG, permitindo novas interações com o aparelho.

androidpit lg g5 3 w782
O módulo da bateria é fácil de ser removido / © ANDROIDPIT

Se a reclamação dos usuários é o plástico, a troca do LG G5 é sem dúvidas um grande salto em design e construção. Ele é mais resistente e moderno, e, embora o visual não agrade a todos, não tem como negar que a LG sempre traz novidades em termos de design.

LG G5 vs. LG G4: Especificações técnicas

Podemos dizer que a LG foi a mais esperta no ano passado dentre os fabricantes que usaram processadores da Qualcomm. Enquanto a Sony apostou suas fichas no processador Snapdragon 810 para seu Xperia Z4/Z3+, a LG escolheu certeiramente a versão anterior, o Snapdragon 808. Mas por que foi certeira a opção? Pois enquanto os smartphones que usaram o 810 amargaram reclamações de super aquecimento, o LG G4 teve o desempenho elogiado por todos, já que no fim da contas o Snapdragon 808 se mostrava superior, pois não aquecia e não sofria com o overheating do Snapdragon 810 (redução de desempenho por causa do aquecimento).

LG G5 vs. LG G4 – Especificações Técnicas

  LG G5 LG G4
Dimensões: 149,4 x 73,9 x 8,6 mm 148,9 x 76,7 x 9,8 mm
Peso: 159 g 155 g
Tamanho da bateria: 2800 mAh 3000 mAh
Tamanho da tela: 5,3 polegadas 5,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 2560 x 1440 pixels (554 ppi) 2560 x 1440 pixels (534 ppi)
Câmera frontal 8 megapixels 8 megapixels
Câmera traseira 16 megapixels 16 megapixels
Flash: LED LED
Versão do Android: 6.0.1 - Marshmallow 5.1 - Lollipop
Interface: Optimus UI Ainda não disponível.
RAM: 4 GB 3 GB
Memória interna: 32 GB 32 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 820 Qualcomm Snapdragon 808
Número de núcleos: Ainda não disponível. 6
Velocidade máx. Ainda não disponível. 1,8 GHz
Conectividade HSPA, LTE, NFC, Bluetooth HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.1

Novamente a LG teve o timing certo na hora da escolha do seu processador. Ela simplesmente pulou o Snapdragon 810 e usou o chipset mais potente da Qualcomm atualmente: o Snapdragon 820. Essa nova versão do processador, projetado pela Qualcomm e fabricado pela Samsung, não tem problemas de super aquecimento. Os testes mostram que se trata do chipset mais poderoso da atualidade.

Com um eficiência energética muito melhor, a LG resolveu diminuir um pouco de sua bateria mantendo assim - teoricamente -  a mesma potência da do LG G4. O LG G5 traz uma bateria de 2800 mAh, contra 3000 mAh do G4.

Obviamente o Snapdragon 820 é mais potente que o 808 usado no LG G4. Com isso a LG coloca o que há de melhor no mercado de celulares. Além disso ela aumentou a memória RAM para 4GB, o que com certeza deixará o aparelho extremamente veloz. Mas temos que ser honestos: atualmente os aparelhos intermediários já dão conta do recado muito bem. Isso significa que não precisamos tanto assim de um super hardware como tem o LG G5.

Se você quer trocar seu LG G4 por um LG G5 apenas para ter uma melhor perfomance, não compensa o dinheiro a mais. Seu LG G4 ainda renderá uns bons anos de desempenho.

LG G5 vs. LG G4: Software

Amada por uns e odiada por outros, é indiscutível que a LG costuma trazer funções interessantes na interface dos seus carros-chefes para se destacar dos concorrentes. Assim, o time de designers da fabricante adora alterar o visual da LG UX, a interface do usuário do smartphones da companhia. No LG G4, a interface é bem útil, porém bem modificada. 

androidpit lg g4 homescreen w782
A UX 4.0 do LG G4 pode não ser o mais atraente, mas é livre de bloatwares e funcional. / © ANDROIDPIT

Uma das novidades que vieram com o G4 foi o "Smart Notice", um widget na tela de início que informa sobre o clima e o horário, e ainda oferece dicas sobre a temperatura durante o dia ou se em algum momento irá chover, sendo preciso levar um guarda-chuva. Tocar na mensagem do Smart Notice expande o widget, mostrando as principais informações sobre o telefone como quais aplicativos estão usando a bateria - com a opção de fechá-los instantaneamente

androidpit lg g5 19 w782
Cadê a gaveta de apps? / © ANDROIDPIT

Com o LG G5 não poderia ser diferente. O LG G5 chega de fábrica rodando com Android 6.0 Marshmallow e, acredite se quiser, não possui a tradicional gaveta de app. Todos os ícones ficam na tela principal, assim como no iOS e a maioria dos smartphones chineses. A interface do usuário está muito bonita, limpa e os atalhos para os recursos mais usados no dia a dia estão dispostos de uma forma muito intuitiva para qualquer usuário que queria ter este smartphone. 

androidpit lg g5 16 w782

Os atalhos rápidos estão localizados a um movimento de dedos na barra de status / © ANDROIDPIT

A LG também trouxe como novidade a função chamada "Always On", com a qual será possível visualizar informações importantes na tela, sem necessariamente tocá-la. Uma tela em preto e branco informará sobre as chamadas perdidas, emails, eventos e outros. Podemos dizer que é uma versão da Moto tela feita pela LG. A animação abaixo nos mostra como é:

LG G5 Always On
Função da tela sempre ativa da LG / © LG

Eu, particularmente, não gosto de ter tudo na área de trabalho. Gosto muito da gaveta de apps do Android. Embora ainda não tenha testado essa nova interface do LG G5, ainda estou céptico a essa mudança. Por outro lado, a novidade do Always On é excelente; já a uso muito nos smartphones da Motorola. Além disso, a interface dele me pareceu mais limpa e mais próxima ao que vemos no Material design. Interface não é motivo para troca de smartphone em minha opinião, de modo que esta é uma questão de gosto.

LG G5 vs. LG G4: Câmera

No ano passado, a LG fez uma reviravolta e de repente passou a integrar o seleto grupo dos melhores "câmera-fones" do mercado. Isso foi surpresa, já que ela nunca foi destaque nessa área. O LG G4 foi um dos smartphones com a melhor câmera no ano passado, disputando ombro a ombro com o Galaxy S6. Embora o S6 tenha um desempenho ligeiramente melhor em condições normais de iluminação, o LG G4 foi considerado por muitos o melhor quando o assunto é baixa luminosidade, em grande parte por causa da abertura da sua lente de f/1.8, a melhor da categoria até então.

androidpit lg g5 12 w782
Na parte traseira temos duas câmeras / © ANDROIDPIT

No LG G5 a fabricante promete melhorar ainda mais o desempenho de sua câmera. Assim como o seu antecessor, ele conta com estabilizador ótico de imagem, o famoso autofoco a laser da empresa, e otimizações de software dignas de câmeras profissionais, como aconteceu com o LG G4. 

A câmera principal possui 16MP e a secundária 8MP. Ele vem com duas câmeras traseiras: uma com lente de 78 graus e a outra com uma lente grande angular de 135 graus. Essa abertura de 135 graus permite que mais pessoas ou informações sejam capturadas numa única foto. quando abrimos o app da câmera, na parte superior temos duas opções para aumentar o frame da imagem. O uso do recurso é intuitivo e qualquer pessoa pode usar sem dificuldade.

Mais uma vez vemos um upgrade na câmera do LG G5, e o que é bom parece que ficou ainda melhor. Mas aqui vale também o que foi dito no quesito hardware: por melhor que fique, no meu ponto de vista não justifica trocar o LG G4 pelo LG G5 por causa de sua câmera.

LG G5 vs. LG G4: Tela

O LG G4 trouxe pela primeira vez em um smartphone a tecnologia desenvolvida pela própria LG chamada Quantum Display. Se trata de uma tela de IPS turbinada que consome menos energia e tem brilho e contraste próximos ao das telas AMOLED. No artigo abaixo, damos mais detalhes sobre o funcionamento dessa tela.

lg g4 ips quantum display somegadgetguy
Quantum Display estará presente no LG G5. / © LG

A LG também modificou sua tela. Ao invés de continuar com a tela de 5,5 polegadas e competindo com phablets, resolveu diminuir a tela e competir diretamente com o rival Galaxy S7 e com o Xperia Z5. A tela agora é de 5,3 polegadas, mas continua com a mesma resolução de 2K de 2560 x 1440 pixels. Mas essa foi a única mudança: a tela continua a mesma de IPS com sua tecnologia Quantum Display. 

O quesito tela também não valerá como fator de troca; pouca coisa irá mudar significativamente em relação ao antecessor. Embora menor, o corpo continuou praticamente igual em questão de tamanho.

LG G5 vs LG G4: Preço

Por mais que um smartphone seja bom e traga algo de novo, o preço absurdamente caro que as empresas estão cobrando em seus tops de linha acaba desencorajando os usuários, já que esses vêem intermediários cada vez mais potentes. Uma vantagem dos smartphones da LG é a queda de preço que há pouco depois dos seus lançamentos.

No caso do LG G4, após 6 meses do seu lançamento, já era possível encontrá-lo por R$ 1.800, sendo que no lançamento bateu em R$ 3.000. Historicamente a LG cobra menos por seus aparelhos se comparado com os concorrentes. Colocando tudo isso na balança, podemos dizer que por menos de R$ 3.500 o G5 não chegará.

Enquanto isso, depois do aumento de smartphones em Janeiro, o G4 pode ser encontrado na faixa dos R$ 1.800. Depois do lançamento do LG G5, o preço deve diminuir ainda mais. Custando quase metade do preço, talvez comprar o LG G4 possa ser uma melhor opção.

Vale a pena trocar o LG G4 pelo LG G5?

A resposta para essa pergunta é difícil, pois o usuário que gosta do LG G4 sabe de suas limitações, principalmente com respeito ao acabamento. A LG sanou todas essas limitações, finalmente trazendo um corpo de metal para seu carro-chefe.

O único motivo que justificaria a troca do LG G4 pelo LG G5 é esse: o acabamento de metal. Fora isso, não vale a pena a troca. O LG G4 possui um excelente hardware, excelente câmera e uma boa tela. E isso irá permanecer assim por uns 2 anos pelo menos.

Nenhum desses quesitos justifica a diferença de preço que existirá entre ambos. Somente quando o preço do LG G5 estiver na faixa do LG G4, talvez compense a troca.

E vocês o que acham: Será que vale a pena se deixar vencer pelo consumismo e trocar o LG G4 pelo LG G5?

259 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

  • Arnaldo C. 21/fev/2016

    Como já estamos cansados de presenciar, logo de inicio a compra do lançamento não se faz uma boa escolha. A partir de um tempo ele começa a ficar em um preço mais justo, até que seja um momento favorável a se fazer a compra. Apressado come crú ( ou paga mais caro )!!!. Eu particularmente sempre vivi de topos de linha do ano passado como exemplo, agora com o lançamento do LG g5 , o LG g4 desvalorizando será uma boa compra, acredito que seja uma boa forma de investir seu dinheiro ,e de evitar perda devido a desvalorização rápida do aparelho , já que você comprou perto do lançamento . Não acompanhe o marketing, acompanhe sua inteligência, ter dinheiro não quer dizer que ele possa ser simplesmente jogado fora, isso faz do ser humano tolo, paciência é uma qualidade dos sábios.

103 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi