O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
7 min para ler 113 Compartilhado 49 Comentários

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: novas tendências para a categoria de entrada

Há algum tempo, os dispositvos de entrada começaram a se desenvolver no mesmo ritmo dos intermediários, que foram impulsionados com a chegada do Motorola Moto G em 2013. A nova faixa de entrada possui agora dispositivos com conectividade 4G e TV digital, itens que eram vistos apenas em modelos acima de R$ 700 há menos de um ano. O LG Leon e o Motorola Moto E 2015 são dois exemplos dessa mudança e, hoje, iremos compará-los para descobrir qual deles é a melhor escolha para você. Confira nosso comparativo no artigo abaixo.

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Design e acabamento

Ambos os dispositivos possuem suas diferenças visuais, mas isso não é um ponto negativo para esses modelos. O Moto E 2015 não possui remendos ou design datado como é o caso do Moto Maxx. A parte traseira é composta em sua maioria por plástico emborrachado, com o aro ao redor removível e listras aderentes em todo o seu contorno. O visual do dispositivo é conservador e traz alguns elementos esportivos, como linhas onduladas e acabamento robusto.

test du motorola moto e 2015 01
Motorola Moto E 2015: parte frontal. / © ANDROIDPIT

A parte frontal é totalmente revestida por vidro, e recebeu melhorias em relações aos atuais modelos da linha Moto. As bordas da parte superior e inferior foram reduzidas, sendo a superior ligeiramente saliente para acomodar o único alto-falante do dispositivo. No canto superior direito o Moto E 2015 dá espaço para a câmera frontal VGA.

test du motorola moto e 2015 android 00
Moto E 2015: revestimento e parte frontal. / © ANDROIDPIT

O LG Leon é um dispositivo relativamente pequeno, e possui apenas 10,9 milímetros de espessura. O dispositivo lembra bastante o LG Volt, no entanto, o LG Leon possui traços menos refinados em comparação com o modelo intermediário. O manuseio do dispositivo com apenas uma mão é totalmente viável e anatômico, seu tamanho compacto contribui muito nesse ponto.

outrateaserlgleon
LG Leon: parte frontal. / © ANDROIDPIT

Na parte frontal, o LG Leon apresenta bordas ligeiramente finas, com cantos levemente arredondados e linhas retas. O modelo não possui a mesma superfície curva encontrada no LG Volt, mas os cantos da parte traseira são levemente arredondados. 

superiordoislgleon
Parte superior do LG Leon. / © ANDROIDPIT

É possível utilizar ambos os dispositivos com apenas uma mão, mas o LG Leon é ligeiramente menor em comparação com o Moto E 2015. O design é algo particular para cada usuário, entretanto, o acabamento de ambos os dispositivos são feitos a partir do mesmo material: policarbonato. A textura encontrada no Moto E 2015 é a soft touch (emborrachada e aderente), enquanto o LG Leon traz o policarbonato no estilo glossy (texturizado e liso). O Moto E 2015 possui 145g contra 135,6g do LG Leon, uma diferença pouco perceptível.

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Tela

A tela do LG Leon possui 4,5 polegadas e resolução WVGA (854x480) com 240ppi. O painel utilizado pela LG é o LCD com tecnologia IPS, com bons ângulos de visão e cores bem pronunciadas. O Moto E 2015 conta com uma tela de 4,5 polegadas e resolução de 540 x 960 pixels (245 ppi), as cores são medianas assim como o contraste e nitidez. A tela não é ruim, mas em comparação com o LG Leon podemos notar uma diferença significativa na reprodução de cores, brilho e contraste. No entanto, ambos os dispositivos seguem o padrão de tela aceitável para a categoria de entrada, mas o destaque nesse quesito fica para o LG Leon.

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Software

O Moto E 2015 sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0.2 embarcado, o sistema roda liso e sem engasgos. No total são aproximadamente 33 aplicativos, dos quais apenas 4 são da Motorola. Ao invés de customizar o sistema, a Motorola incluiu alguns recursos no dispositivo através de aplicativos, como o Alerta e o Migração. A versão que testamos possui 16 GB, dos quais no estágio inicial 10,7 GB estão acessiveis ao usuário. Existe a variante com 8GB de armazenamento, embora em ambas as versões a memória interna possa ser expandida a até 64 GB por cartão SD.

motoetela
Android Lollipop 5.0.2 rodando no Moto E 2015. / © ANDROIDPIT

O dispositivo também sai de fábrica com Androd Lollipop 5.0.2, mas em vez do sistema quase puro, temos a interface do usuário LG UI. O software é fluido, mas é possível observar animações mais lentas entre as transições de menus. A interface da LG acompanha 61 aplicativos pré-instalados (18 do Google), com opção de remoção e desativação de alguns. O armazenamento interno de 4GB é um grande problema do LG Leon, pois apenas 1,49Gb estão acessíveis ao usuário.

sistemalgleon
Android Lollipop 5.0.1 rodando sob a interface LG UI no LG Leon. / © ANDROIDPIT

LG Leon vs. Motorola Moto E 2015: Especificações técnicas

O LG Leon (H342F) é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 400, quad-core de 1,2GHz, com 1GB de RAM e 8GB de armazenamento. Os gráficos são processados pela GPU Adreno 305, capaz de rodar os jogos mais simples disponíveis na Play Store. O LG Leon possui um processador interessante, mas as demais especificações do dispositivo e sua interface do usuário impactam na performance geral do dispositivo. Prova disso é o resultado obtido no teste de benckmark AnTuTu, onde o LG Leon marcou 22.185, abaixo do Asus Zenfone 5.

O Moto E 2015 é embalado pelo processador Qualcomm Snapdragon 410, quad-core de 1.2 GHz, com 1GB de RAM. Esta variante do processador está presente apenas no modelo LTE, sendo o Snapdragon 200 presente no modelo 3G. A GPU Adreno 306 (Adreno 302 no modelo 3G), é suficiente para rodar jogos mais robustos com todas as sombras e detalhes de gráficos essenciais.

A quantidade de memória RAM é igual em ambos os dispositivos. A velocidade máxima do processador é semelhante, entretanto, não é suficiente para entregar um desempenho similar entre ambos os modelos. Em comparação com o Moto E 2015, o poder de fogo do LG Leon é menor por uma série de fatores: interface do usuário, excesso de aplicativos e armazenamento interno limitado. A LG não entrega nem 50% do armazenamento descrito na embalagem do modelo e, ainda por cima, diversos aplicativos só podem ser desativados em vez de desinstalados. Existe uma diferença óbvia na performance de ambos os dispositivos, e o Moto E 2015 leva a melhor no desempenho por saber utilizar o hardware e software a favor do usuário.

Algumas fabricantes, como a LG, precisam entender que a adaptação realizada em um dispositivo não gira somente em torno de cortar recursos, como inserir uma tela inferior ou acabamento menos polido. O software também precisa ser ajustado na mesma proporção, ou seja, um dispositivo com menos processamento deveria vir com menos aplicativos instalados e otimizado para o hardware menor.

  Motorola Moto E (2015) LG Leon
Modelo: Ainda não disponível. Ainda não disponível.
Fabricante: Motorola LG
Dimensões: 129,9 x 66,8 x 12,3 mm 129,9 x 64,9 x 10,9 mm
Peso: 145 g Ainda não disponível.
Tamanho da bateria: 2390 mAh 1900 mAh
Tamanho da tela: 4,5 polegadas 4,5 polegadas
Tecnologia da tela: LCD LCD
Tela: 960 x 540 pixels (245 ppi) 854 x 480 pixels (268 ppi)
Câmera frontal 0,3 megapixels 0,3 megapixels
Câmera traseira 5 megapixels 8 megapixels
Flash: Não disponível LED
Versão do Android: 5.0.2 - Lollipop 5.0 - Lollipop
Interface: Stock Android Optimus UI
RAM: 1024 MB 1024 MB
Memória interna: 8 GB 8 GB
Memória removível: microSD microSD
Chipset: Qualcomm Snapdragon 410 Ainda não disponível.
Número de núcleos: 4 4
Velocidade máx. 1,2 GHz 1,3 GHz
Conectividade HSPA, LTE, Bluetooth 4.0 HSPA, LTE

Conclusão

O Moto E 2015 possui 2.390mAh com capacidade para chegar até 12 horas no 3G, e 7 horas com o 4G ativo. Este período é satisfatório para realizar muitas atividades. Em contrapartida, a bateria do LG Leon possui 1.820 mAh de capacidade com autonomia para até 5 horas no 4G e 8 horas no 3G. Esses números indicam um tempo de vida menor para o LG Leon durante o uso diário, além da performance inferior e armazenamento limitado. O cartão microSD alivia em alguns momentos transferindo os dados de aplicativos, mas não o aplicativo por completo. O modelo de 8GB do Motorola Moto E ainda é uma vantagem em comparação com o LG Leon, e uma economia de aproximadamente R$60 em relação à versão com 16GB. Nesse comparativo meu voto fica para o Moto E 2015.

E aí, qual é o seu dispositivo favorito do nosso comparativo?

Os comentários favoritos dos leitores

49 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi