O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
10 Compartilhado 6 Comentários

LG Optimus L3 II em teste - o que pode este pequeno?

Na semana passada, pedi para vocês pisarem no freio e baixarem as expectativas na review do Sony Xperia M. Agora, com o LG L3 II, é melhor não ter expectativa alguma. Entraremos no pouco explorado mundo dos low-ends, onde as reviews são escassas e as críticas grassam. É fácil se decepcionar com um aparelho desta categoria se você lê e escreve sobre carros-chefes e últimos lançamentos; o difícil é tentar destacar as suas qualidades e avaliar se a relação custo/benefício é positiva.

Esta é hoje a minha tarefa com este pequeno. Será que ele se presta bem ao papel de dispositivo para jovens e/ou iniciantes no mundo Android?

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2107 participantes

Avaliação

Prós

  • Preço
  • Bateria
  • QuickMemo

Contras

  • Interface de usuário
  • Atrasos
  • Resolução de tela

LG Optimus L3 II – Desenho & Qualidade de Construção

“Quadradão”. Esta é a primeira palavra que me vem à mente quando seguro o L3 II. Apesar de ser retangular, como todo smartphone, a relação entre seu comprimento e largura (102,6 x 61,1 mm) tende ao quadrado. A LG adotou aqui uma linha de design simples e eficiente. A parte traseira é feita de policarbonato imitando alumínio riscado, o que dá um ar discreto e até bonito, que valoriya o aparelho como um todo (testei a versão cinza. Não sei se o efeito é o mesmo, por exemplo, na variante rosa).

lgl33
O LG L3 II é quase quadrado. / © AndroidPIT

A parte traseira do dispositivo ainda conta com a câmera centralizada e o logo da LG. A ausência do flash ao lado da câmera logo me chamou a atenção. Na lateral superior, o botão de energia fica na direita (apesar de também ser de plástico, ele tem uma textura diferente e é facilmente reconhecível), e a entrada para fones de ouvido fica à esquerda.

lgl31
A parte traseira com a câmera é bem bonita. / © AndroidPIT

Diferentemente da maioria dos outros aparelhos, a lateral direita do LG L3 II não tem nenhum botão, e a lateral esquerda apresenta os dois botões de volume unidos, com a mesma textura distintiva do botão de energia. A parte inferior traz a entrada para micro USB.

lgl32
Os botões de volume na lateral esquerda. / © AndroidPIT

De maneira geral, o design do dispositivo me agradou. Quem disse que plástico não pode ter um bom aspecto? (aprende, Samsung!) Posso dizer o mesmo do acabamento: as duas metades do smartphone (a caixa traseira e a moldura frontal) se unem de maneira perfeita, e não há espações ou vãos. Uma tira prateada, além disso, circunda a moldura nas laterais e transmite uma sensação de leveza. E para quem não gosta de celulares grandes, posso assegurar que este LG cabe no bolso com folga.

lgl34
A lateral direita sem botões e com bom acabamento./ © AndroidPIT

LG Optimus L3 II – Tela

Chegamos ao que mais me incomodou neste dispositivo. O display do LG Optimus L3 II tem uma resolução pífia de 240 x 320 pixels, e acho que tive joguinhos de Atari mais nítidos do que esta tela. Além disso, a parte da frente do aparelho desperdiça espaço demais com uma moldura preta dispensável, e seu único botão físico (de home) é comprido demais. A fabricante podia ter aproveitado melhor este espaço e aumentado em alguns décimos das modestas 3,2 polegadas de tela.

lgl3
A tela tem baixa resolução, mas bom brilho. / © AndroidPIT

Esses deslizes são parcilamente compensados pela intensidade de brilho da tela: 414 cd/m2 é uma medida respeitável, e o display tem boa visibilidade até mesmo na claridade do sol direto de meio-dia. Com o aparelho parcialmente inclinado, sua tela também pode ser vista sem maiores problemas.

LG Optimus L3 II – Características Especiais

Chegamos ao que mais me incomodou neste dispositivo. O display do LG Optimus L3 II tem uma resolução pífia de 240 x 320 pixels, e acho que tive joguinhos de Atari mais nítidos do que esta tela. Além disso, a parte da frente do aparelho desperdiça espaço demais com uma moldura preta dispensável, e seu único botão físico (de home) é comprido demais. A fabricante podia ter aproveitado melhor este espaço e aumentado em alguns décimos das modestas 3,2 polegadas de tela.

lgl3
A tela tem baixa resolução, mas bom brilho. / © AndroidPIT

Esses deslizes são parcilamente compensados pela intensidade de brilho da tela: 414 cd/m2 é uma medida respeitável, e o display tem boa visibilidade até mesmo na claridade do sol direto de meio-dia. Com o aparelho parcialmente inclinado, sua tela também pode ser vista sem maiores problemas.

LG Optimus L3 II – Software

O pequeno aparelho roda com o poderoso Android 4.1.2, e isso traz alguns atrasos ao se chamar uma tela ou um aplicativo. Os controles, por outro lado, são simplificados e a interface de usuário é agradável e auto-explicativa.

LG101
A interface da LG é simples e intuitiva. / © AndroidPIT

Destaque na área do software é a função QuickMemo, digna de dispositivos de ponta. Você pode com ela tomar notas e escrever na tela do dispositivo com o seu dedo, salvar e editar a mensagem e enviá-la.

LG300
A galeria de apps e a ótima função QuickNote. / © AndroidPIT

LG Optimus L3 II – Performance

O LG L3 II vem embalado por um processador Qualcomm Platform MSM 7225A de um núcleo e 1,0 GHz. Ele não se adapta, portanto, a jogos ou aplicativos complexos, mas dá conta do básico. Se usá-lo com a postura de que alguns engasgos e atrasos irão mesmo acontecer, você não irá se decepcionar. Nos testes de benchmark AnTuTu e Quadrant, podemos ver que ele não faz feio em sua categoria:

LG200
À esquerda o benchmark AnTuTu; à direita, o Quadrant./ © AndroidPIT

LG Optimus L3 II – Câmera

Apesar de um com aplicativo da câmera com funções abrangentes, os magros 3,1 megapixels disponíveis para fotos no dispositivo farão com que você só o use no caso de emergência absoluta. Será que faria uma diferença grande no preço incrementar a câmera com alguns MPs a mais? Isso faria o diferencial, especialmente se a LG tinha mesmo o público jovem em mente ao lançar o aparelho. Desnecessário dizer que, sem flash e sem câmera frontal, você pode esquecer fotos em baixa luminosidade ou conversas com câmera no Skype.

LGcam
A câmera em ambiente fechado e com a luz do sol: só serve como quebra-galho. / © AndroidPIT

LG Optimus L3 II – Bateria

Com 1.540 mAh, a bateria do dispositivo é um dos seus pontos fortes. A interação com um processador modesto faz com que ela dura bastante, apesa do brilho intenso da tela. Precisei carregá-lo a cada dois dias, usando normalmente para conversas esporádicas e navegação na internet (não consegui jogar nele - a resolução da tela me impediu).

LG400
À esquerda o gerenciador de bateria; à direita, dicas para reduzir o consumo. / © AndroidPIT

LG Optimus L3 II – Especificações Técnicas

Processador Qualcomm MSM7225A, 1 GHz
RAM 512 MB
Tela 3,2 polegadas, 240 x 320 pixels
Memória interna 1,6 GB expansível por MicroSD
Câmera 3,1 MP (traseira)
Sistema Android 4.1.2
Dimensões 102,6 x 61,1 x 11,9 mm
Peso 109 gramas
Bateria 1.540 mAh

Veredito Final

Se você acompanha este blog, não deve ser um iniciante no mundo do Android, portanto é melhor ficar longe deste aparelho. Se você tem filhos adolescentes ou conhece alguém que nunca teve um smartphone, o LG Optimus L3 II pode ser um belo presente. Ele tem um design discreto, não parece que custou tão barato, funciona de maneira mais ou menos fluida e cumpre o papel de “primeiro smart”.

6 Comentários

Escreva um comentário:
  • Travamentos constantes!!

  • Não gostei nada da avaliação, sabendo que é um aparelho de baixo custo. vcs esculhambaram muito. possuo o LG l3 e400 (primeira geração). jogo, ouço música, navego na net, uso varios apps de bate papo...e apesar de leves engasgos, naturais a um celular dessa categoria...nunca pensei em largar meu lg. e olhe que a primeira versão vem com android 2.3.6 e é metade da configuração de hardware da versão II

  • Esse é um smartphone de baixo custo, é normal ter configurações modestas.

  • Os aparelhos L3 e L 3 II lançados pela LG deixaram muito a desejar, inclusive em relação a erros constantes relacionados com a memória interna do aparelho. Fazendo muitos usuários a buscarem outros smartphones como opção de uso.

  • eu tive um desses o L3 de primeira geracao bom ainda tenho mais ele ta meio qe aposentado ! mais tem outra coisas alem das citadas encomoda muito qe é a memoria dele nao sei resolveram isso nossa nova versao ! se nao fica dificil ! mais eu gosto da LG mais nesse L3 ela deveria ter colocado uma tela maior e mais pixels ! so uma palavra D1 ! rsrs o proplema maior qe de se comprar um desses e qe logo vc ja vai qerer um melhor ai ja viu ! entao e melhor gastar uma graninha a mais e ja compra um medio ! vale mais a pena ! rsrs

10 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi