O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
Review 164 Compartilhados 66 Comentários

Review do LG V20: o melhor smartphone para audiófilos

Neste ano de 2015, a LG foi a fabricante que mais apostou em se distinguir de seus concorrentes. Depois do lançamento do primeiro smartphone com conceito modular, o G5, a empresa sul-coreana resolveu apostar num phablet cheio de originalidade. O LG V20 é uma espécie de OVNI em meios aos demais aparelhos Android, visto que muitas de suas características são únicas, como a tela dupla e a bateria removível. Mas, será que estamos diante do melhor smartphone do momento? A resposta você confere a seguir.

Avaliação

Prós

  • Desempenho bom
  • Android 7.0 Nougat de fábrica
  • Bateria removível
  • Câmera com ângulo aberto
  • Som de 32 bits Hi-Fi Quad DAC

Contras

  • Sem carregamento sem fio
  • Câmera decepciona com pouca luz
  • Não disponível na Europa e América Latina

LG V20 – Data de lançamento e preço

O novo dispositivo da marca foi lançado no dia 6 de setembro, em São Francisco. Ele está disponível para compra nos Estados Unidos desde o dia 8 de setembro pelo preço de 799 Dólares na versão com 32GB (aproximadamente R$ 2.723,15 sem impostos e taxas). Existe também uma versão com 64GB de armazenamento, e ambas as variantes estão disponíveis nas cores cinza escuro, rosa e prata.

A LG do Brasil ainda não divulgou qualquer informação sobre a chegada deste dispositivo ao Brasil.

LG V20 – Desenho & Qualidade de Construção

O smartphone é um belo sucessor do V10 em termos de design, visto que o V20 está mais parecido com o LG G5. Pode ser que o dispositivo não seja o mais elegante do momento, mas, ao menos o mesmo tem o mérito de ser uma criação original. Numa época onde muitas fabricantes resolvem copiar umas as outras, a LG decidiu seguir apostando numa linha de design particular.

O policarbonato do V10 também ficou de lado, temos aqui o V20 feito todo em alumínio. Isso não significa que o dispositivo está mais frágil, até porque o revestimento do dispositivo possui a certificação MIL-STD 810G, uma categoria de metal mais resistente. O policarbonato também é reforçado, o PC-Si. Infelizmente, o V20 não conta com certificação IP67 ou IP68.

AndroidPIT lg v20 0799
O LG V20 e seu design original / © AndroidPIT

Mesmo sendo um phablet, o V20 possui dimensões de 159,7 x 78,1 x 7,6 milímetros, bem regulares para sua proporção de tela. As bordas laterais são finais, assim como os dois chanfrados na parte superior e inferior do dispositivo. Na parte debaixo temos o conector USB Type-C, a entrada para fones de ouvido e o alto-falante mono. Na parte superior está o infravermelho, que se tornou obrigatório nos produtos da LG, e um microfone para captura do áudio com frequência de 48 kHz.

AndroidPIT lg v20 0771
Parte superior do LG V20 /  © AndroidPIT

Do lado esquerdo encontramos os botões de volume e, ao lado direito, temos o botão que remove a tampa traseira para permitir o acesso a bateria, ao slot do microSD e aos cartões SIM. Na parte traseira é possível notar que a câmera se sobressai em relação ao corpo do dispositivo, mas é possível depositar o aparelho numa superfície plana sem que o mesmo deslize ou algo assim.

AndroidPIT lg v20 0769
Câmera proeminente do LG V20 / © AndroidPIT

Assim como a Sony, a LG optou em combinar o botão de energia com o sensor biométrico. Contudo, ao contrário da fabricante japonesa, o botão está posicionado na parte traseira do aparelho. A posição e o tamanho do botão são bons o suficiente para facilitar a usabilidade do V20, independente do tamanho da mão do usuário.

AndroidPIT lg v20 0807
Parte traseira do LG V20 / © AndroidPIT

Usar o smartphone com apenas uma das mãos é uma tarefa um pouco complicada, mesmo a LG oferecendo alguns truques no software.

É um pouco complicado usar o LG V20 com apenas uma mão

Com relação ao sensor biométrico, notei que o reconhecimento é bom, mas em alguns casos tive que fazer várias tentativas até que o mesmo pudesse reconhecer minha digital.

AndroidPIT lg v20 0761
Lentes e todo o conjunto óptico do LG V20 /  © AndroidPIT

LG V20 – Tela

O LG V20 oferece uma tela LCD IPS de 5,7 polegadas com resolução QHD (1440x1560 pixels), com densidade de 513 ppi. Um vidro Gorilla Glass 4 (e não o Gorilla Glass 5) recobre toda a parte frontal do dispositivo. A LG não nos explicou o motivo da escolha pela proteção menos atual, mas, isso não é uma preocupação que os usuários devem ter com relação ao V20, até porque o modelo tem o revestimento com a certificação militar MIL-STD 810G.

Durante meus testes, notei que a tela do V20 é muito boa, digna de um modelo top de linha do ano. Os ângulos de visão são bons, assim como o contraste e a visibilidade em ambientes abertos. Em geral, o branco é puro e os tons escuros são bem profundos. Para aqueles que prezam por mais conforto, existe a opção de leitura que aciona um filtro amarelado na tela.

AndroidPIT lg v20 0815
Tela de 5,7 polegadas do V20 /  © AndroidPIT

Assim como seu predecessor, a grande característica do V20 é a presença da segunda tela, localizada acima da tela principal do aparelho. O painel secundário possui 2,1 polegadas e oferece uma definição de 160x140 pixels que, segundo a LG, está mais brilhante do que a tela do V10. Esse pequeno painel é útil para acessar o discador, a calculadora, as mensagens ou acessar as notificações.

AndroidPIT lg v20 0776
Tela secundária do V20 / © AndroidPIT

É possível personalizar essa tela incluindo uma assinatura, por exemplo. Pessoalmente, acho que é desnecessário personalizá-la mas, alguns usuários podem gostar dessa ideia. A LG também oferece a opção de programar a tela para desligar e ligar automaticamente. Por padrão, a tela secundária fica ligada apenas quando a principal está desligada, mas isso pode ser configurado.

A tela adicional é um gadget que serve para acrescentar recursos, assim como a S Pen dos Galaxy Note

Por fim, devo dizer que comecei o período de testes achando a tela secundária bonita. Após alguns dias constatei que a mesma não é tão necessária quanto eu imagina, mas, proporciona de certa forma um conforto para a experiência do usuário. Ela é mais útil quando chega alguma notificação e você está assistindo um vídeo, logo, você poderá ler a mesma sem cortes. Contudo, nem sempre é fácil manusear o aparelho para usar a segunda tela.

androidpit lg v20 second screen settingsd
Opções de customização da tela secundária  © AndroidPIT

Achava que a tela secundária iria otimizar o meu uso com o dispositivo a ponto de não precisar ligá-lo em várias situações. Mas, não é isso que acontece e, assim como a S Pen dos Galaxy Note, o display adicional é um gadget que serve para acrescentar recursos, e não populá-los.

LG V20 – Características Especiais

A LG V20 possui a certificação militar MIL-STD 810G. Esta certificação é um padrão definido pelo laboratório de desenvolvimento tecnológico do Exército dos Estados Unidos (US Army Developmental Test Command). Teoricamente, o V20 pode resistir a quedas de até 1,2 metros. É claro que eu não tentei jogá-lo no chão, pois não queria me decepcionar com algum eventual problema.

LG V20 – Software

Além do Pixel XL e Pixel X, o LG V20 é o primeiro dispositivo comercializado com o Android 7.0 Nougat de fábrica. Assim, você terá acesso aos recursos mais recentes da nova versão do sistema, lançado no final de agosto. Todos os recursos do Android estando presentes, incluindo as configurações rápidas personalizáveis. O modo multi-janela é outra função interessante, principalmente quando temos uma segunda tela disponíveis.

AndroidPIT lg v20 0822
Android 7.0 Nougat do LG V20 / © AndroidPIT

Muitas aplicações (mas não todas) podem funcionar no modo de tela dividido, tanto no modo horizontal quanto no vertical. Contudo, a linha que divide os aplicativos não pode ser ajustada (arrastada) quando a tela está no modo paisagem. Vale ressaltar também que muitos aplicativos ficam melhor adaptados do que outros, como é o caso do Chrome.

É possível configurar no menu para desenvolvedores uma opção para ativar a divisão de tela para todos os apps. Não é certo que essa opção fará com que todos funcionem corretamente.

Durante meus teste recebi uma atualização de segurança para o Android referente ao mês que outubro, um indicativo de que a LG está preocupada em manter o aparelho atualizado. A empresa também já sinalizou que o dispositivo deve receber a próxima versão do Android.

androidpit lg v20 multiwindow
Função de tela dividida /  © AndroidPIT

Por fim, gostaria de falar sobre o software do aparelho, que é muito parecido com o G5. Temos uma interface arrumada e bem colorida, que não conta com a gaveta de apps por padrão. O usuário pode ativá-la indo nos ajustes de tela do sistema. Existem temas que personalizam a UI da LG, alguns estão pré-instalados, enquanto outros podem ser baixados. A navegação pelo sistema é muito fluída.

LG V20 – Performance

Sob o capô, o V20 tem as mesmas especificações que estão na maioria dos smartphones avançados de 2016. Logo, encontramos no aparelho o Snapdragon 820, juntamente com a GPU Adreno 530 e 4GB de memória RAM. Comparado com seu predecessor temos uma mudança significativa, do Snapdragon 808 para o 820.

O V20 é rápido e estável, e não irá decepcionar os usuários que buscam por potência

Os resultados estão dentro daquilo que podemos esperar de um dispositivo rodando nessas especificações. O V20 é rápido e estável, e não irá decepcionar os usuários que buscam por potência. Abrir vários aplicativos e usar bastante o multitarefa não é um problemas, posso usar como exemplo aqui o Xperia XZ, que não mostrou muita rapidez executando esse mesmo tipo de procedimento. Jogos também rodam sem lentidão, como o Asphalt 8, por exemplo.

  • Geekbench 4.0 single-core: 1612
  • Geekbench 4.0 Multi-Núcleo: 3730
  • PCMark de armazenamento: 5701
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.0: 2257
  • 3DMark Slingshot OpenGL 3.1: 1883
  • Google Octane: 7997

Observe também que o V20 tem 32GB ou 64GB de memória interna que é expansível com um cartão microSD de até 256GB.

AndroidPIT lg v20 0796
O LG V20 é um smartphone resistente / © AndroidPIT

LG V20 – Áudio

O LG V20 tem um alto-falante mono localizado na parte debaixo do dispositivo. Os graves são mais baixos e os agudos mais pronunciados, mas está dentro do padrão oferecido por outras fabricantes. É claro que um alto-falante estéreo teria sido melhor aqui, visto que teríamos com o V20 uma experiência melhor junto a tela do aparelho. Não são todos os usuários que usam caixas de som Bluetooth para ter uma experiência melhor. 

A experiência com áudio de qualidade está nas estranhas do V20

Contudo, os amantes de músicas poderão considerar este smartphone por outra razão. A experiência com áudio de qualidade está nas estranhas do V20. Temos aqui um chip Quad DAC (32bit) ES9218, desenvolvido pela ESS Technology. Quando estes quatro canais são ativados, temos uma gama dinâmica de áudio com alcance de 124 dB, além de uma fidelidade maior do som comprimindo ruídos  (THD + N) - 112 decibéis.

AndroidPIT lg v20 0768
USB Type-C e conectores / © AndroidPIT

O resultado prático desses dados técnicos é uma qualidade de som melhor, além de um suporte mais amplo para diferentes tipos de arquivos, como FLAC, DSD, AIFF e ALAC. Você pode não notar essa melhoria na prática, mas isso dependerá da qualidade do seu fone de ouvido.

androidpit lg v20 record audio
Opções de configuração do áudio HD do V20 / © AndroidPIT

A LG foi mais além e incorporou no V20 três microfones que captam o chamado "Áudio HD", que nada mais é do que um arquivo em FLAC de 24-bit. O Modo Studio permite que o usuário controle manualmente todos os parâmetros da gravação, o resultado dessa experiência é excelente, sobretudo para aqueles que gravam bastante vídeos com o celular, mesmo quando em ambientes com muito ruído.

LG V20 – Câmera

Assim como acontece em outros topos de linha da LG, temos aqui uma qualidade de câmera muito boa. O V20 possui o mesmo sistema de câmera dupla do LG G5, lançado em abril deste ano. Na parte traseira do aparelho temos um sensor de 16MP com abertura f/1.8, usado para fotos em baixa luminosidade, e outro com ângulo grande de 1/4 polegada, 8MP e abertura f/2.4.

Isso proporciona um ângulo de 135 graus que permite a captura de mais elementos numa única imagem. Você pode tirar fotos com um alcance que poucos celulares conseguem. A qualidade da imagem é regular, visto que o ângulo de visão tende a arredondar o cenário para cima. A câmera frontal de 5MP possui abertura de ângulo grande que pode ser alterado pelo software da câmera para 83 graus e 120 graus. 

AndroidPIT lg v20 0758
Câmera de 16MP /  © AndroidPIT

Uma vez que temos um conjunto parecido com o do G5, posso dizer que a experiência com as câmeras do V20 é muito boa, embora aconteça alguns problemas com a exposição ou com a estabilização óptica em alguns momentos ( que é mais decepcionante durante os vídeos).

Também indico o uso do modo manual da câmera que oferece mais controles ao usuário, como do ISO, da velocidade do obturador, da exposição e do balanço de branco. No modo automático as cores ficaram ligeiramente saturadas, na minha opinião.

AndroidPIT lg v20 0787
O modo manual do V20 / © AndroidPIT

Em condições de baixa luminosidade o V20 vai bem, mas a redução de ruído parece não funcionar corretamente. Usando o ângulo amplo da câmera as imagens ficam com tons mais quentes, ou frios em alguns momentos, além do ruído pronunciado. Os Pixel e o Galaxy S7 mandam um pouco melhor nesse sentido.

Os vídeos podem ser filmados em 1080p ou 4K e, curiosamente, é possível escolher a direção de captura do áudio pelos microfones, direcionando-os para o alvo da filmagem. Por fim, gostaria de fazer uma observação sobre um problema relatado por alguns usuários que notaram reflexos em vídeos ocasionados pela lente da câmera. De fato, este problema não aconteceu comigo.

LG V20 – Bateria

O tamanho da bateria do V20 não é a melhor para um phablet, principalmente com duas telas. Temos aqui uma capacidade de 3.200mAh (400 a mais do que a do G5). O ponto positivo aqui é que o usuário pode remover a bateria do aparelho, caso seja necessário substituí-la por uma maior. A LG resolveu não apostar no mesmo conceito do G5, onde é preciso desacoplar a bateria do aparelho para encaixar outra.

AndroidPIT lg v20 0765
O botão lateral que remove a tampa do aparelho / © AndroidPIT

Como é a autonomia do LG V20? Bem, o smartphone tem uma média de uso baixa, especialmente entre os demais phablets do mercado. Em uso normal é possível terminar o dia com um pouco de carga, mas essa autonomia está bem abaixo daquilo que é oferecido pelo Moto Z, que pode durar até dois dias.

AndroidPIT lg v20 0732
Bateria removível do LG V20 / © AndroidPIT

No PCMark, o aparelho teve uma pontuação muito baixa de 4 horas e 3 minutos com brilho no máximo. É quase uma hora a menos que o Google Pixel. Lembre-se que o PCMark simula tarefas típicas diárias e mede o tempo que o usuário passa até a bateria cair de 80% para 20%. É válido ressaltar ainda que o V20 não possui carregamento sem fio, mas é compatível com a tecnologia de carregamento Quick Charge 3.0. 

LG V20 – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Phablet
    • Modelo:
    • V20
    • Fabricante:
    • LG
    • Dimensões:
    • 159,7 x 78,1 x 7,6 mm
    • Peso:
    • 173 g
    • Tamanho da bateria:
    • 3200 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 5,7 polegadas
    • Tecnologia da tela:
    • LCD
    • Tela:
    • 2560 x 1440 pixels (515 ppi)
    • Câmera frontal
    • 5 megapixels
    • Câmera traseira
    • 16 megapixels
    • Flash:
    • Dual-LED
    • Versão do Android:
    • 7.0 - Nougat
    • Interface:
    • LG UX
    • RAM:
    • 4 GB
    • Memória interna:
    • 64 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • Qualcomm Snapdragon 820
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 2,15 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, NFC, Bluetooth 4.2

Veredito Final

O LG V20 não é um smartphone perfeito. Não é o mais bonito e com a melhor bateria do mercado. Aliás, nós podemos listar alguns pontos negativos do V20, como a ausência do Snapdragon 821, a falta do IP68 ou da tela AMOLED no lugar do LCD. Contudo, vejo que esse pontos não são tão graves quando olhamos para a originalidade do aparelho e também seu objetivo de se distinguir de seus concorrentes sem cair na excentricidade. Essas alternativas que citei como negativa estão presentes em todos os seus concorrentes e, de modo geral, o V20 consegue enfrentá-los.

O V20 é uma versão melhorada do G5. Além de ter uma proposta diferenciada, a experiência com o áudio oferecida pelo mesmo não pode passar despercebida. Para aqueles que não se preocupa com a qualidade do som, existem outros pontos bons no V20, como a qualidade da câmera, a bateria removível e a expansão do armazenamento. O modelo pode ser uma alternativa ao Galaxy Note 7, por sinal. Adicione aos pontos positivos do produto o Nougat de fábrica, e logo você entenderá meu entusiasmo com este aparelho.

Entendo cada vez menos a política de produtos e lançamentos da LG

A sua não-comercialização em países europeus e na América Latina é um pouco frustrante. Com isso, entendo cada vez menos a política de produtos da LG. Depois de um ciclo claramente decepcionante de vendas com o G5, a marca deveria apostar no V20 e levá-lo a mais países. Isso se complementa ao fato do mercado de phablets estar com um ligeiro vácuo este ano. A LG tem a chance de abocanhar alguns clientes com esse aparelho. 

O que você achou do LG V20?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Camila Rinaldi
    • Admin
    • Equipe
    há 3 semanas

    Você gosta de Ferrari, Alexandro? Você tem uma? Se você tiver maravilha, mas se você não tiver não significa que você não tenha interesse nela, certo? No lugar da Ferrari, você pode colocar qualquer outro produto. O ser humano é curioso e, mesmo que não venha a ter um produto, necessariamente não precisa viver alienado, sem saber nada ou sem ter o direito de saber. O AndroidPIT é um portal com canais em diferentes idiomas e se temos o teste do LG V20 penso que não teria problema compartilhar ele com os brasileiros? Afinal de contas, este foi o primeiro smartphone a rodar com o Android 7.0 Nougat de fábrica.

  • Rômulo Máximo há 3 semanas

    Nossaaaa Camila Rinaldi incorporou a Ana Paula Padrão e toma esse corte épico. Mandou super bem Camila, se nós brasileiros só ficássemos sabendo daquilo que é disponibilizado no nosso mercado estaríamos ainda mais atrasados. Além do que sempre é possível entrar no Gear Best, DX ou Aliexpress e comprar ou viajar e trazer um desses aparelhos.

66 Comentários

Escreva um comentário:
  • Entendo cada vez menos a política de produtos e lançamentos da LG.... Eu que o diga! Infravermelho se tornou obrigatório nos produtos LG? eu tive um Xperia ZQ que nunca usei a função... mas a LG, burra, não disponibiliza sequer o protocolo ANT+ em seus aparelhos de fábrica... tão simples para os modelos com bluetooth 4 em diante (todos né? rsrs) ...

    Também deveria ser obrigatório o sensor barométrico em todos os celulares de todas as marcas...
    Não só porque pratico esportes, mas o celular poderia ser um excelente equipamento de crowdsourcing para previsão do tempo... já pensou? com aplicativos como o weathersignal ou semelhantes, poderíamos ajudar nosso sistema de previsão de colheitas, alertas de mudanças climáticas, etc, etc...

  • Nas print acima vimos q nem os redatores usam o app bugado do androidpit e preferem acessar pelo navegador

  • Interface feia.

  • Tenho 2 à venda, quem quiser da um alô, como bom amante de músicas, digo sem dúvida, é o melhor smartphone para músicas, vai ter gente dizendo, nossa, mas tudo isso por um smartphone apenas pelo áudio? A resposta é não, um player de áudio com as mesmas características custam ao menos mil dólares e de quebra você ainda terá as funções de smartphone rsrsrs.

  • Usar aparelho 5,7 polegadas com apenas uma mão só para gigantes do basquete e vôlei. Baixinhos como eu vamos carregar esse smartphone numa mochila. Kkkkkk

    • realmente parece difícil, mas e quase uma questão de habito, com tempo achamos uma forma de nos adaptar, a exemplo disso uso um smartphone de 6,44" que no começo era um monstro, mas que hoje e tão usual quanto os outros de telas menores.

    • As telas estão cada dia maiores,e assim vamos evoluindo e futuramente andaremos praticamente com uma TV de 14 polegadas em nossos bolsos,não estamos levando em consideração mais o tamanho e não a qualidade de pixels.

  • Tô meio chocada que a câmera frontal seja de 5MP... Sei que MP não interfere, mas né? Se o LG G4 a câmera frontal tem 8MP!

  • esse aparelho é muito bom... infelizmente não vamos tem oportunidade de ter ele no Brasil

  • As pessoas se esquecem que além do sonho de adquirir um aparelho tão sofisticado, os sites ou canais de tecnologia trazem CONHECIMENTO. Ótimas maneiras de estarmos exercitando nosso senso crítico e atualizando nossas bagagens no que se refere ao mercado, importações, economia, novidades do mundo mobile ,etc etc etc... parabéns Androidpit! 😉✌

  • A LG fez um ótimo trabalho com o LG V20, mais ainda não é perfeito! Eu tinha a expectativa de que a LG utilizasse uma tela OLED e ambos os displays(mas o fato da LG ser a melhor fabricante de painéis LCD para seus smartphones compensa isso), e uma bateria de pelo menos 3600 miliamperes, já que o dispositivo é enorme possibilitaria uma bateria com tal tamanho. Enfim, mesmo tendo errado nesses quesitos que eu citei, acho o LG V20 um ótimo aparelho top de linha, provavelmente o melhor de 2016 e por isso vou comprar mesmo importado, mas antes vou conversar com a LG para saber se este aparelho chega por aqui, do contrário serei obrigado a importa-ló.

  • Esse só chega barato aqui se trazer só a "carcaça" dele! ^^

  • Uma pergunta ao autor: vocês são obrigados a citar um numero x de pontos negativos nessas analises? Falta de carregamento sem fio é ponto negativo? Eu nunca usei esse recurso e nunca vi ninguém usando também... acredito que não faça a menor falta e não influencie ninguém a comprar/não comprar o aparelho

    • Prazer Cristian... Tenho um LG G3 que já veio com um carregador sem fio e deixo o meu sobre o criado mudo ligado na tomada. Esse foi um dos motivos da minha compra e é assim a 1 ano e meio. Outros motivos é a tela, câmera, rádio fm, controle remoto entre outros. Pesquisei muito antes de c comprar. Outro somente ano que vem e tem que ter os recursos que citei.

    • Concordo também com você Cristian. Apesar de ser prático, eu não acho que a falta de carregamento sem fio seja um ponto negativo pois o V20 carrega extremamente rápido. Negativo seria se ele tivesse carregamento lento.

  • Preço salgado hein LG...

  • Neste ano de 2015! o poder de voltar no tempo é pra poucos rsrsrs

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi