O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
359 Compartilhado 97 Comentários

Review do LG Volt - Será que ainda vale o investimento em 2016?

O LG Volt é um modelo de entrada da LG, com características interessantes para o seu segmento, como conectividade 4G e TV Digital. Resolvemos reavaliar o dispositivo em busca de descobrir se este aparelho vale o seu dinheiro em 2016. Confira a análise completa a seguir.

Avaliação

Prós

  • Tela
  • Bateria
  • Sistema atualizado

Contras

  • Armazenamento interno limitado

LG Volt – Data de lançamento e preço

Este dispositivo da LG foi apresentado primeiramente no MWC 2015 e, em seguida, durante um evento da fabricante no Brasil. Internacionalmente o modelo é conhecido como LG Spirit, pelo fato de o nome Volt já ter sido utilizado pela LG em alguns países anos atrás. Ele chega custando entre R$ 550 e R$ 700, preço competitivo para o mercado nacional. Confira os valores mais recentes do LG Volt na sessão "onde comprar".

LG Volt – Desenho & Qualidade de Construção

O LG Volt compartilha os mesmos princípios de design do LG Prime Plus, mas com uma pegada melhor, por ser mais fino. Concretamente, sua espessura é de 9,9 milímetros. Para muitos a diferença pode ser mínima, mas na minha opinião se nota bastante quando temos o dispositivo nas mãos.

Além disso, essa pequena diferença faz com que a forma curva se note mais no LG Volt. O dispositivo é muito ergonômico, e seu acabamento em policarbonato glossy pode ser facilmente confundido com alumínio escovado em alguns momentos.

lgvoltquatro
Parte frontal do LG Volt / © ANDROIDPIT

A parte traseira abriga o logo da LG, saída de áudio, câmera com flash de LED e o famoso Smart Button. Todos os botões físicos encontram-se na traseira do dispositivo, e receberam texturas diferentes para que o usuário possa diferenciá-los durante o manuseio do LG Volt.

lgvoltimagemdois
Parte traseira do LG Volt / © ANDROIDPIT

Claro, a tampa traseira é removível e com ela a bateria. Ao extrair a tampa nós encontraremos as entradas para o cartão SIM e microSD. A parte superior abriga o conector para fones de ouvido no padrão P2, e um microfone para bloqueio de ruídos externos durante filmagens. No canto direito está posicionada a antena para uso da TV Digital embarcada no dispositivo. 

lgvoltimagemtres
Parte superior do LG Volt  / © ANDROIDPIT

Na parte inferior está centralizada a conexão micro USB e o microfone utilizado para chamadas. O LG Volt é um dispositivo com aparência elegante para sua faixa de preço, e impressiona pela qualidade de construção. Junto com o dispositivo a LG envia um fone de ouvido convencional com atendedor de chamadas, carregador de viagem e cabo USB.

lgvoltoimagemum
Parte inferior do LG Volt. / © ANDROIDPIT

LG Volt – Tela

A tela do LG Volt é de 4,7 polegadas com resolução HD (1280 x 720) levemente curva. Contando com uma tela menor que a do LG Prime Plus e a mesma resolução, a densidade de pixels do Volt é de 312 ppi. A nitidez proporcionada pela tela TFT com tecnologia True HD IPS é excelente, logo quando liguei o aparelho pela primeira vez essa característica me chamou bastante atenção.

As cores reproduzidas são vívidas, o brilho e a visibilidade do display em ângulos inclinados são excelentes. No entanto, a tela do LG Volt se mostrou bastante reflexiva em ambiente abertos, dificultando a visibilidade do conteúdo que está sendo exibido no dispositivo.

telalgvoltreview
Painel do LG Volt com resolução HD / © ANDROIDPIT

O painel recebe proteção Gorilla Glass 3 contra riscos e arranhões, além de uma camada que torna o toque mais agradável e facilita a remoção de marcas de dedos e oleosidade. A LG conseguiu entregar uma tela supreendentemente nítida e com cores bem pronunciadas, mesmo utilizando o painel de baixo-custo TFT. 

LG Volt – Características Especiais

TV Digital

O LG Volt possui TV digital no padrão 1Seg (360 x 240 pixels), com boa qualidade sonora e recepção de sinal. O software da LG permite classificar canais favoritos e gravar trechos de conteúdos reproduzidos. A interface é minimalista e bem intuitiva, além de seguir com todas as diretrizes da interface LG UI.

É possível visualizar a grade de programação das emissores e bloquear a orientação da tela durante a exibição de conteúdo.

tvdigitallgvolt
Software de TV do LG Volt. / © ANDROIDPIT

Dual SIM

A função dual SIM está presente no modelo, e pode ser configurada através de uma opção exclusiva nas configurações do dispositivo. É possível escolher uma cor para o chip preferencial, além de definir qual será a operadora especifica para chamadas e dados 2G/4G. 

LG Volt – Software

O LG Volt sai de fábrica com o Android Lollipop 5.0.1 e, após as primeiras configurações, o dispositivo recebeu uma atualização da LG para melhoria no desempenho e correções de pequenos bugs do sistema. A interface LG UI roda com as mesmas características visuais encontradas no LG G3, inclusive os papeis de parede.

O software é fluido, mas é possível observar animações mais lentas entre as transições de menus. A interface da LG é agradável, e acompanha 39 aplicativos pré-instalados (33 do Google e 6 da LG). Os aplicativos não podem ser desinstalados, mas é possível remanejá-los completamente para o cartão microSD.

telalgvolt
Interface LG UI presente no LG Volt. / © ANDROIDPIT

O LG Volt possui os clássicos Knock On/Off, Knock Code e funções com gestos, entre as quais se encontra a possibilidade de tirar uma selfie com um movimento de mão, algo que se encontra no LG G3 e outros dispositivos. Por último, encontraremos atalhos diretos para a câmera e as notas utilizando os botões de abaixar e aumentar volume respectivamente.

Os ajustes do sistema podem ser configurados pelo usuário em duas opções de visualizações: guias e listas (imagem abaixo). A segunda opção é mais intuitiva, e lembra o Android em sua versão pura.

ajusteslistalgvolt
Modo de visualização guias (esquerda) e listas (direita). / © ANDROIDPIT

LG Volt – Performance

O LG Volt (H4220) é embalado pelo processador Mediatek MT6582 quad-core de 1,3 GHz e 1GB de RAM. Os gráficos são processados através da GPU Mali 400, capaz de rodar títulos como Sonic Dash, Angry Birds e Aslphalt 8 com efeitos especiais reduzidos.

Jogos como Need For Speed e CSR Racing, por exemplo, rodaram com dificuldade e ligeiros travamentos. Aplicativos utilitários, redes sociais, clientes de e-mail e mensageiros, rodaram sem problemas mesmo em multitarefa com outros apps.

A navegação pela internet não é comprometida, e o dispositivo se mostrou bem responsivo quando utilizado através do navegador padrão ou o Chrome. O Android Lollipop 5.0.1 roda sem atrasos ou congelamentos no LG Volt, nota-se um pequeno atraso durante a abertura da gaveta de aplicativos.

O teste de benchmark AnTuTu pontuou o dispositivo em 19.488, logo atrás do Asus Zenfone 5. As piores pontuações foram atribuídas à velocidade da memória RAM, e rrenderização de gráficos 2D/3D. Confira o resultado do teste abaixo:

testebenchmarklgvolt
AnTuTu Benchmark rodando o teste do LG Volt. / © ANDROIDPIT

LG Volt – Câmera

A câmera é a mesma do LG Prime Plus, ou seja, um sensor de 8 MP (3264 x 2448 pixels). O sensor faz o foco rapidamente e o resultado entregue pelo dispositivo é satisfatório. Fotos capturadas em ambientes abertos não apresentam ruídos, enquanto as imagens obtidas em condições de baixa luminosidade sofrem com granulações e borrões. 

Além disso, o software da câmera nos permite editar a imagem, e podemos adicionar filtros, recortá-la ou ajustar o brilho.O flash de LED deve ser usado apenas em situações extremamente necessárias, e o zoom deve ser sua última opção antes de capturar qualquer imagem. 

cameravoltdois
Foto capturada pelo LG Volt em ambiente com iluminação natural. / © ANDROIDPIT
cameravoltum
Foto capturada pelo LG Volt em luz ambiente. / © ANDROIDPIT
cameravolttres
Foto capturada pelo lG Volt em condições de baixa luminosidade. / © ANDROIDPIT

Por último, a câmera frontal é de 1 MP. A resolução não é das melhores, mas a representação de cores é bem fiel, principalmente o tom da pele.

LG Volt – Bateria

A capacidade de bateria do LG Volt é 2.040 mAh, bastante decente tendo em conta sua tela e resolução, assim como a combinação de software e processador. Com uso moderado e Wi-Fi ativado é possível obter 10 horas de autonomia de energia, e utilizando redes móveis (3G) esse número cai para 7 horas. Confira abaixo os resultados obtidos durante nossos testes:

Uso moderado


Wi-Fi/ redes sociais/ mensageiros/ e-mail/ YouTube

10H23min

Uso avançado


Wi-Fi/ jogos/ mensageiros/ redes sociais/ sincronização ativa

5H16min

Uso avançado com dados móveis


3G/ mensageiros/ redes sociais/ câmera/ player de música

7H32min

LG Volt – Especificações Técnicas

    • Tipo:
    • Smartphone
    • Fabricante:
    • LG
    • Dimensões:
    • 133,3 x 66,1 x 9,9 mm
    • Tamanho da bateria:
    • 2100 mAh
    • Tamanho da tela:
    • 4,7 polegadas
    • Tela:
    • 1280 x 720 pixels (312 ppi)
    • Câmera frontal
    • 1 megapixels
    • Câmera traseira
    • 8 megapixels
    • Flash:
    • LED
    • Versão do Android:
    • 5.0 - Lollipop
    • Interface:
    • Optimus UI
    • RAM:
    • 1024 MB
    • Memória interna:
    • 8 GB
    • Memória removível:
    • microSD
    • Chipset:
    • MediaTek MT
    • Número de núcleos:
    • 4
    • Velocidade máx.
    • 1,3 GHz
    • Conectividade
    • HSPA, LTE, Bluetooth 4.0

Veredito Final

O LG Volt entrega um custo/benefício interessantes aos usuários, sendo uma boa alternativa ao Moto E 2015. Olhando para os atuais dispositivos de gama média/baixa da LG, concluímos que o Volt pode ser uma opção interessante em comparação com o LG K4, por exemplo.

É perceptível o cuidado da LG com o dispositivo, desde sua apresentação na caixa até sua construção pensada na ergonomia e usabilidade do usuário. Se você procura por um dispositivo compacto e com custo acessível, deve considerar a versão 4G do LG Volt.

O que você achou do LG Volt? Você acha que o Moto E 2015 é uma opção melhor?

LG Volt – Onde comprar

O LG Volt pode ser adquirido através de diversas lojas físicas e online. O preço do dispositivo varia bastante, visto que existe a versão convencional e o modelo 4G com TV digital. Abaixo, você confere as melhores ofertas para o LG Volt:

 

97 Comentários

Escreva um comentário:
  • Alguem saberia informar se o modelo nacional do LG Volt foi contemplado com o Android Marshmallow, ou se o mesmo continua preso no Android 5.0.1 Lollipop?

  • alguem saberia me dizer pq não consigo ver tv em tela cheia no meu lg volt?

  • Esse modelo h422 recebeu recentemente a atualização para o 6.0 na Rússia, é provável que o modelo brasileiro também receba.

  • Tenho esse smart e digo ele é bom sim tinha mas de 10 jogos e rodavam muito bem mesmo com os 8GB e 1GB de RAM,a única coisa q achei PÉSSIMA nele foi a fragilidade da tela curva,um dia depois de telo comprado,ele caiu e quebrou a tela toda levei na assistência paguei mas de R$ 350
    na tela e displey.Um mês depois a tela parou de funcionar o touch não roda mais,levei na assistência de novo e me disseram que não tinha tela compatível com o modelo,VÊ SE PODE ISSO,SACANAGEM LG.Mas se você tiver cuidado e um ótimo smart

    CAV

  • so não deixe ele cair por que senão ahsdhfhj diga a deus ao display meu caiu de costa no chão quebrou na hora e nem foi uma queda brusca

  • 8GB de Rom e 1GB de RAM, sei que é um aparelho de entrada mas essa combinação não dá certo.

  • Sem dúvida é "de entrada" MESMO.
    Serve para usar Whatsapp e navegar numa tela de 4,7. Nada mais. Faltam sensores, câmeras decentes ,tela de melhor qualidade, mais memória RAM, etc. . Apenas o preço parece de fato ser vantajoso. Mas com alguns poucos reais a mais talvez seja possível encontrar algo que preste de fato nessas faixas.Coisa rara atualmente.

  • Ainda prefiro meu l prime msm kkkk

  • Tenho um Volt 4G, e ele é razoável se for considerado um aparelho de entrada.
    Mas o artigo tem uma informação incorreta: o vidro não tem proteção Gorila glass.
    Outros pontos que me desagradaram foram o pequeno armazenamento interno(apenas 2 Gigas livres), falta de equaliazor de músicas(pelo menos na versão 4G), falta do usb-otg. Somando-se a isso tem o fato de que nunca receberá o Android 6.0 mesmo tendo configurações similares ao Moto G 2.
    Então minha opinião é que se for encontrado com preço de até R$ 650,00(4G), ele vale a compra, desde que você não dê importância para as características ausentes que citei acima.
    Mas os dois pontos fortes do aparelho são tela e bateria.
    E lembrando que a versão 4G usa Snapdragon 410!!!

    •   45

      Vi muitos sites afirmando que a versão 3G tinha gorila glass, mas na duvida comprei uma pelica de vidro anti-impacto para o smartphone da minhas, melhor prevenir do que remediar.

  •   45

    Minha esposa tem o smartphone e irei dar minha opinião sobre ele:
    Este é um excelente smartphone sem dúvidas, possui bom acabamento, tela de qualidade, o sistema é bem fluído nele. Sua única real desvantagem é sua memoria interna.
    Não é um smartphone de alto desempenho, mas se você busca apenas o básico (redes sociais, acesso a sites, videos, games casuais), com certeza ele irá te satisfazer.
    Atualmente não o considero como um bom custo x beneficio, pois pelo seu valor, podemos acrescentar um valor a mais e pegar um smartphone melhor como o redmi 2 pro, quantum go (3g) ou zenfone go.
    Quem comprou ele em 2015 fez um excelente negócio, o comprei para minha esposa por apenas R$ 398,00.
    Este smartphone é a representação clara dos super preços praticados atualmente no varejo (seu aumento foi em torno de 60%, que não é justificado pelo fim da lei do bem).

  • Infelizmente não justifica pagar 700 num smart com 8gb de memória interna e muito menos 1gb de ram, um moto g 2014 4g é uma opção melhor mesmo sendo mais antigo e um redmi 2 pro é a melhor opção disparada

  • Não compensa!
    Seria bem melhor pegar um Redmi 2 Pro, que é bem melhor que ele em todos os sentidos, e esta na mesma faixa de preços!

  • Poderiam ter lançado com memória interna de 16 GB. O grande mico é a TV digital 1seg essa é de lascar. Melhor as fabricantes nem acrescentar este item.

  • Se vale o investimento? Não. Melhor pegar um top da geração passada e ser feliz.

    •   45

      Não exagere Denis, se uma pessoa procura um smartphone de valores próximos a R$ 700,00, esta jamais irá comprar um smartphone top da geração passada que se encontra hoje por valores de R$ 950,00 á R$ 1.200,00.

  • Tô fora. Enquanto eu puder, vou de top de linha da geração passada.
    Esses smatphones de entrada começam bem, mas depois de um tempo, começa a dar dor de cabeça.

Mostrar todos os comentários
359 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi