O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 87 Compartilhado 14 Comentários

LibreOffice Viewer chega ao Android

A Document Foundation é uma ONG que promove o uso de software com código-aberto, um de seus principais produtos é a suíte LibreOffice, que fez sua estreia na Play Store. Por enquanto o LibreOffice Viewer tem poucas funções de edição, mas isso deve mudar logo.

O LG G6 é o smartphone mais legal de 2017.
O que você acha?
50
50
2945 participantes
libreoffice prints
Únicos prints que consegui do app. / © ANDROIDPIT

O Viewer serve para visualizar documentos ODF, e essa primeira versão tem apenas capacidades básicas de edição, como modificar palavras em parágrafos existentes e formatar estilo de fontes. A edição ainda é experimental, e deve ser habilitada nas configurações do app. A Document Foundation conta com a comunidade para que o LibreOffice ofereça uma solução de edição completa em um futuro próximo.

O aplicativo é bem simples e tem um visual mais parecido com programa desenhado para o Windows 95 que com uma suíte de produção para Android. Ele é lento e várias vezes simplesmente não responde aos comandos e gestos. Toda vez que tentei abrir algum arquivo, o aplicativo fechou. 

libreoffice error
Infelizmente, LibreOffice Viewer parou.  / © ANDROIDPIT

Não é possível criar arquivos no LibreOffice Viewer, mas ele suporta algumas extensões: .odt, .ods, .odp, .docx. xls, .pptx, .doc, .xls, .ppt. O LibreOffice parece mais um rascunho do que um projeto terminado, mas para quem usa documentos ODF, é um começo. Não recomendo baixá-lo se não for extremamente necessário, já que existem outras soluções na Play Store para open document format.

O Visualizador LibreOffice está na versão "5.0.0.0.alpha1+/ab465b9/The", que eu penso significar alpha 5, ocupa cerca de 140MB de espaço e requer Android 4.0 ou superior. Pode ser baixado da Play Store, ou o APK diretamente da Document Foundation.

Alguém ainda usa ODT ou nunca ouviram falar?

14 Comentários

Escreva um comentário:
  • Uso sim o Libre Office (bom e gratuitíssimo) que veio junto com o Linux Ubuntu (sistema que uso atualmente). Para abrir arquivos ODT no meu Android eu uso o Open Document Reader.

  • Recomendo o WPS Office, muito bom

  • Androidpit bem que vocês poderiam criar um artigo com o nome "Lollipop pode ser considerado um fracasso"? digo isso pois sob todas as expectativas sobre o Lollipop na Google I/O do ano passado sobre as promessas e tudo mais e que acabaram não acontecendo e comenta também sobre esse modo "ART" do Android se realmente muda muito em relação ao Dalvik pq eu particularmente acho o dalvik muito mais estável e fluido em relação ao ART muito grato.

    • Qual é o seu aparelho? Pois eu considero o inverso do que você falou nos meus aparelhos. E uma coisa por fora daqui, nunca se pode fazer um artigo baseado em uma, ou duas, opiniões, ele tem que ser generalizado (no mínimo com um grupo para amostragem). O que você quer não é um artigo, mas um texto de opinião, que eu nem sei se existe aqui no androidpit (o que pode ser feito é um com falhas do ART, aí sim é algo generalizado).

  • Para quem tem um tablet com um tela de 10, ou de 12 polegadas recomendo o AndrOpen Office, ele é um projeto antigo de um dev japonês, literalmente ele portou o open office (com praticamente todas as features) para o android... o ponto negativo é que ele demora um pouco a abrir um arquivo para editar (mas bem pouco mesmo) e só recomendo para tablet pois ele trabAlha com os menus/toolbars idênticos ao do Open Office de PC, impossibilitando o uso em telas pequenas, e sim ele abre ODF sem problema algum... como doc e docx

  • Não podemos falar ainda nada desse app pq está em alpha.

  • Não é bem do mesmo seguimento mas o Evernote pra mim é o melhor pra anotações e coisas do tipo

    • Para anotações simplificadas mais algumas funções sou mais o Google Keep, que deveria vir junto com o Gapps, mas com opção de desinstalar caso o usuário n curta.

  • O Kingsoft Office é muito melhor do que esse aí.

  • Só sendo muito fução pra tentar usar esse libreoffice depois de ter google docs e ms office.

87 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi