Limite no consumo de dados da internet fixa vai afetar o modo como você usa o celular!

androidpit moto X Style 2
© nextpit

Ainda que de modo discreto, as operadoras de internet de banda larga fixa estão começando a limitar o consumo de dados em seus serviços. E duas das maiores empresas desse setor já fazem isso: a Vivo e a NET. E isso vai afetar o modo como você usa o seu celular!

Na Vivo, por exemplo, o limite mensal de consumo de dados vigente nos contratos com os clientes pode variar entre 10GB e 130GB, de acordo com o plano contratado (de 200Kb/s a 25MB/s). A partir daí, caso o usuário ultrapasse essa marca, pode ter sua velocidade reduzida ou até mesmo a internet bloqueada. É importante lembrar que essas restrições valem para os novos clientes. 

No caso da NET, a informação do limite do consumo de dados é bem pouco clara. Ao simularmos a contratação do serviço de internet de 60MB da empresa, não conseguimos visualizar qual seria o nosso limite. Apenas no contrato universal há a menção de que caso o pacote seja extrapolado haverá “alteração da faixa de transferência de dados para a menor faixa disponível”:

CONTRATONET
Contrato da NET com referência ao limite no consumo de dados / © ANDROIDPIT

Apenas quando digitamos no Google os termos “franquia de consumo NET Virtua”, pudemos visualizar com mais clareza as informações a respeito dos limites de consumo.  

No terceiro link do buscador, achamos uma página da NET – com um layout bem antigo, diga-se – onde uma tabela informa qual seria a nossa franquia de consumo. No caso do plano de 60MB, ela seria de 150GB (imagem abaixo). E claro, a informação de que a velocidade seria reduzida em caso de estouro da cota. 

CONTRATONET 4
Página da NET onde você encontra o limite de dados a ser consumido no seu plano / © ANDROIDPIT

No caso da GVT, pelo menos por enquanto, a empresa não oferece essa limitação de consumo de dados em seus planos de internet banda larga. Mas, considerando que se trata de uma companhia pertencente ao Grupo Telefônica – controladora da Vivo – podemos esperar medidas semelhantes em um futuro próximo.  

A exemplo da GVT, há o Live TIM, serviço de internet banda larga da TIM, também não estipula limite de consumo de dados em seus planos.

A guerra contra o streaming já começou? 

A estratégia de estabelecer pacotes de consumo de dados pode ser o primeiro “tiro” de uma guerra que as operadoras de internet banda larga – em conjunto com as de TV a cabo, que muitas vezes pertencem ao mesmo grupo - querem travar contra os serviços de streaming como o Netflix. Ou até contar com o Wi-Fi de casa para assistir vídeos no celular será um problema.

Entre várias medidas, as empresas do setor estudam como cobrar uma taxa extra de “uso de streaming” dos assinantes de internet banda larga. Mas como se trata de uma medida ilegal – já que fere a neutralidade da rede – uma das saídas é implementar esse tipo de limite.

Esses pacotes de consumo atingem diretamente o Netflix, porque assistir a uma hora de vídeo no serviço envolve uma bela quantidade de dados.

Segundo a própria empresa, ao assistir aos filmes e séries, o usuário usa cerca de 1 GB de dados por hora em cada transmissão de vídeos com definição padrão e até 3 GB por hora em cada vídeo de alta definição (em vídeos com baixa definição o consumo cai para 300MB/hora e no padrão UltraHD, 7GB/hora).

Vale lembrar também que vários canais presentes nas operadoras de TV a cabo – que como dissemos antes, em muitos casos, pertencem ao mesmo grupo das operadoras de Internet banda larga – já tem a disposição dos clientes seus serviços de vídeo em streaming, como é o caso dos canais Globosat (Multishow, Telecine, Sportv, etc), a ESPN e a HBO. Ou seja, a estratégia de ganhar nas duas pontas pode voltar com força. 

Que comece a guerra! 

E o que você acha dessas medidas das operadoras? Você concorda com tais limites ou acha que eles não devem existir? Dê a sua opinião!

Via Tecnoblog

Ir para o comentário (144)
Rui Maciel

Rui Maciel
Editor Sênior

Jornalista especializado em Tecnologia há mais de 10 anos, é fanático por Cinema e já "zerou" o Netflix. Mora em São Paulo e se apaixonou pela plataforma Android quando comprou seu primeiro smartphone com o sistema operacional - o Nexus S - em 2011. Mas sabe que cobrir o tema não teria a mesma graça se não fosse a rivalidade com a Apple.

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
144 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • Gilmar Araujo 1
    Gilmar Araujo 18/04/2016 Link para o comentário

    CARA QUE ABSURDO ,SO PODE SER AQUI NO BRASIL MESMO ,FAZEM O Q PODE PARA FERRAR QUEM DA UM JEITO DE FUGIR DESSAS EMPRESAS MALDITAS .


  • Renato Mendes 7
    Renato Mendes 14/04/2016 Link para o comentário

    Sem comentários isso é ditadura explícita e não me surpreende em um país de merda onde o povo é estrupado e omisso e os corruptos fazem o que quer acontece isso e vai piorar o brasil se escreve com letra minúscula.


  • Rafael Conrado 1
    Rafael Conrado 11/04/2016 Link para o comentário

    Todos por favor assinem a petição já estamos em 230mil , precisamos chegar aos 300mil para aumentarmos nossa petição mais ainda! www.facebook.com/Contra-o-Limite-na-Franquia-de-Dados-na-Banda-Larga-Fixa


  • Danilo Souza Moraes 1
    Danilo Souza Moraes 11/04/2016 Link para o comentário

    Pessoal, eu criei uma página no face para denunciar essa prática e alertar as pessoas do quao pouco poderemos usar a internet no dia a dia com essa nova limitação. Também estou criando um site para calcular o uso mensal dependendo dos serviços que você utiliza. Curtam a página e ajudem a divulgar:
    facebook.com/franquianao


  • 1
    Tasio Nunes 24/03/2016 Link para o comentário

    com certeza um grande retrocesso na internet vamos voltar aos tempos da internet discada isso é um absurdo tenho contrato com a gvt a há 5 anos e não contratei franquia contratei banda larga vou entrar na justiça contra empresa isso se chama quebra de contrato anatel do governo federal já deve estar comprada por estas operadoras por que se aprovam isto o consumidor é quem se ferra vergonha de morar num pais lixo como este governado por corruptos o povo tem que reagir


  • 13
    Thiago da Gama 11/03/2016 Link para o comentário

    Bem, na vivo fibra não tem limites ainda, mas isso é uma grande palhaçada, mas sempre tem alguém diferente e os clientes acabam migrando para outra operadora. Lembro que a net não tinha isso, e nem a vivo, mas um hora as coisas mudam


  • Luis Carlos Dos Santos 1
    Luis Carlos Dos Santos 10/03/2016 Link para o comentário

    Não vamos deixar que isso acontece a vivo telefônica quer colocar franquia de consumo, não vamos deixar que eles fazem isso não, é ruim isso VAMOS ASSINAR UM BAIXO ASSINADO ISSO. no site change.org


  • 4
    Cleber Aromas 18/02/2016 Link para o comentário

    É absurdo isso, querem é nos roubar MAIS, não basta sermos ROUBADOS PELO GOVERNO e agora por empresas privadas com a benção da ANATEL!


  • wagner lima 12
    wagner lima 17/02/2016 Link para o comentário

    Esses sites sei não tenho a net e até hoje to aí usando netflix de boa


  • Flávio Izidio 10
    Flávio Izidio 16/02/2016 Link para o comentário

    Não concordo! Não devem existir, em lugar de melhorar eles querem piorar!


  • 54
    Conta desativada 15/02/2016 Link para o comentário

    A culpa é da Anatel que não FAZ NADA. Empresa Brasileira que parece mais preocupada em ajudar as Teleoperadoras. Essas empresas ganham muuuiiiiitooooo dinheiro por ano, falando em dinheiro líquido, e agora querem nos prejudicar. Se a Anatel fosse uma empresa preocupada em defender os direitos de todos os brasileiros ela seria a primeira a MULTAR EM BILHÕES AS EMPRESAS QUE ISTO FIZESSEM! Quer dizer que as mesmas querem ter o MONOPÓLIO DE TUDO!!! Vai ver se essas empresas conseguem fazer isto em países de primeiro mundo! Lá as autoridades pensam nos cidadãos em geral e não NOS IMPOSTOS QUE VÃO SER MAIORES PARA O GOVERNO. Brincadeira este negócio. Empresas exploradoras, a começar pelo SALÁRIO PÉSSIMO QUE PAGAM AOS TELE-ATENDENTES.

    Flávio IzidioPelizari


    • 26
      Alexandre Abreu 19/02/2016 Link para o comentário

      Empresa multinacional quer é obter lucro MÁXIMO, investimento MÍNIMO e no final das contas enviar o grosso dos lucros para sua matriz no exterior!!! Não nos iludamos!!! Essas empresas não são públicas, o governo federal pode fazer muito pouco a esse respeito! Que tal o Congresso votar leis que impeçam que tanto dinheiro do lucro delas saia do país sem o devido retorno com qualidade e empregos? Que tal cobrarmos dos DEPUTADOS e SENADORES??? Isso ninguém quer, né?


      • Leninha Cabral 1
        Leninha Cabral 11/03/2016 Link para o comentário

        "O governo federal pode fazer muito pouco a esse respeito". OI? Hã? O que? Eu li isso mesmo? Então manda demitir todo mundo da Anatel, manda demolir o prédio e fechar o ministério das comunicações. Que peguem o dinheiro poupado com esses lixos que "podem fazer muito pouco a esse respeito" e usem para bancar internet ilimitada para gente. Se pouco podem fazer, então são desnecessários. É cada uma que eu sou obrigada a ler desses esquerdistas que me mata!


  • Thiago Sabaia 19
    Thiago Sabaia 15/02/2016 Link para o comentário

    Google Fiber está só de olho...

    Alexandre Abreu


  • Edivaldo 16
    Edivaldo 15/02/2016 Link para o comentário

    Simplesmente a sociedade não pode deixar isso acontecer, estão tentando de várias formas deixar a sociedade sem a maior mídia do mundo, isso pode ser coisa do governo para que cale a sociedade e fique sem saber do que acontece

    PelizariGar C.


  • 3
    Edilson Campos 15/02/2016 Link para o comentário

    pois e assim que isto acontecer vou cancelar minha assinatura de tv a cabo e diminuir a banda larga em casa como disse o colega vou e viajar e curtir mas a vida

    Gar C.


  • 1
    Ubiratã Da Silva Lopes 14/02/2016 Link para o comentário

    Na boa, a ideia de se colocar limite na banda fixa é inicialmente é boa somente do ponto de vista das empresas, pois obrigaria as pessoas a contratar base de dados extra ou pegar um plano mais caro, porém é um tiro pela culatra , e penso eu, deve acelerar a migração para pacote de dados de celular (sai mais em conta ter um pacote de dados de 10, 20 gb, do que telefone fixo, banda larga, celular e pacote de dados) devendo a acelerar a extinção da telefonia fixa no ambiente domestico, ficando esta restrito ao uso comercial, como já acontece com as cartas em papel.


    • 1
      Henrique Neves 04/10/2016 Link para o comentário

      Claro a ideia é perfeita pra quem entra no Facebook 3x por semana e não gasta nada. Você está esquecendo dos gamers e serviços de streaming, o pacote mais caro, de 130 gb, não é suficiente para mim em um dia gasto de 2-10 gb!!!


  • 12
    Pelizari 13/02/2016 Link para o comentário

    E a galera sempre arrumando uma forma de meter a mão no bolso da gente. E, claro, o governo sendo conivente e levando o seu por fora, como sempre. Êta "paísínho" de m*rd*, sô!!!

    Gar C.


  • Douglas Charles Cunha 41
    Douglas Charles Cunha 13/02/2016 Link para o comentário

    A NET já limita dados há muitos anos, meu irmão e minha mãe possuem esse serviço. Já a GVT é uma maravilha. Além de ótima internet, nunca houve redução nem informação a respeito de redução. Agora que passou para a Telefônica, minha preocupação está querendo surgir, mas como no contrato que assinei há anos diz que é internet ilimitada, recursos para processo não faltarão.

    Alexandre AbreuGar C.

Mostrar todos os comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.