O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
870 Compartilhados 144 Comentários

Limite no consumo de dados da internet fixa vai afetar o modo como você usa o celular!

Ainda que de modo discreto, as operadoras de internet de banda larga fixa estão começando a limitar o consumo de dados em seus serviços. E duas das maiores empresas desse setor já fazem isso: a Vivo e a NET. E isso vai afetar o modo como você usa o seu celular!

Na Vivo, por exemplo, o limite mensal de consumo de dados vigente nos contratos com os clientes pode variar entre 10GB e 130GB, de acordo com o plano contratado (de 200Kb/s a 25MB/s). A partir daí, caso o usuário ultrapasse essa marca, pode ter sua velocidade reduzida ou até mesmo a internet bloqueada. É importante lembrar que essas restrições valem para os novos clientes. 

No caso da NET, a informação do limite do consumo de dados é bem pouco clara. Ao simularmos a contratação do serviço de internet de 60MB da empresa, não conseguimos visualizar qual seria o nosso limite. Apenas no contrato universal há a menção de que caso o pacote seja extrapolado haverá “alteração da faixa de transferência de dados para a menor faixa disponível”:

CONTRATONET
Contrato da NET com referência ao limite no consumo de dados / © ANDROIDPIT

Apenas quando digitamos no Google os termos “franquia de consumo NET Virtua”, pudemos visualizar com mais clareza as informações a respeito dos limites de consumo.  

No terceiro link do buscador, achamos uma página da NET – com um layout bem antigo, diga-se – onde uma tabela informa qual seria a nossa franquia de consumo. No caso do plano de 60MB, ela seria de 150GB (imagem abaixo). E claro, a informação de que a velocidade seria reduzida em caso de estouro da cota. 

CONTRATONET 4
Página da NET onde você encontra o limite de dados a ser consumido no seu plano / © ANDROIDPIT

No caso da GVT, pelo menos por enquanto, a empresa não oferece essa limitação de consumo de dados em seus planos de internet banda larga. Mas, considerando que se trata de uma companhia pertencente ao Grupo Telefônica – controladora da Vivo – podemos esperar medidas semelhantes em um futuro próximo.  

A exemplo da GVT, há o Live TIM, serviço de internet banda larga da TIM, também não estipula limite de consumo de dados em seus planos.

A guerra contra o streaming já começou? 

A estratégia de estabelecer pacotes de consumo de dados pode ser o primeiro “tiro” de uma guerra que as operadoras de internet banda larga – em conjunto com as de TV a cabo, que muitas vezes pertencem ao mesmo grupo - querem travar contra os serviços de streaming como o Netflix. Ou até contar com o Wi-Fi de casa para assistir vídeos no celular será um problema.

Entre várias medidas, as empresas do setor estudam como cobrar uma taxa extra de “uso de streaming” dos assinantes de internet banda larga. Mas como se trata de uma medida ilegal – já que fere a neutralidade da rede – uma das saídas é implementar esse tipo de limite.

Esses pacotes de consumo atingem diretamente o Netflix, porque assistir a uma hora de vídeo no serviço envolve uma bela quantidade de dados.

Segundo a própria empresa, ao assistir aos filmes e séries, o usuário usa cerca de 1 GB de dados por hora em cada transmissão de vídeos com definição padrão e até 3 GB por hora em cada vídeo de alta definição (em vídeos com baixa definição o consumo cai para 300MB/hora e no padrão UltraHD, 7GB/hora).

Vale lembrar também que vários canais presentes nas operadoras de TV a cabo – que como dissemos antes, em muitos casos, pertencem ao mesmo grupo das operadoras de Internet banda larga – já tem a disposição dos clientes seus serviços de vídeo em streaming, como é o caso dos canais Globosat (Multishow, Telecine, Sportv, etc), a ESPN e a HBO. Ou seja, a estratégia de ganhar nas duas pontas pode voltar com força. 

Que comece a guerra! 

E o que você acha dessas medidas das operadoras? Você concorda com tais limites ou acha que eles não devem existir? Dê a sua opinião!

Via Tecnoblog

Os comentários favoritos dos leitores

  • Rodrigo De Toni há 9 meses

    Bom, vou fazer aqui meu relato profissional quanto a esse assunto, pois estou a 5 anos no ramo de telecomunicações. Eu só fui cliente de operadora uma vez na vida com a Oi, depois, quando trabalhei em um provedor, sempre usei o link que eu vendia. Nestes últimos 2 anos a empresa que trabalhei se emparceirou com o serviço de cache da Google, o Google Cache, fazendo com que no data center da empresa ficasse a maior parte do conteúdo a cessado fazendo com que o consumo de banda cliente-provedor-operador fosse diminuído drasticamente, algo em torno de 40%. Após o sucesso da parceria, fomos então procurar, ou melhor, fomos procurados pelo Netflix Cache, pois nosso consumo já estaria em torno de 750 Gb. Então, a empresa conseguiu ser o cache regional de Google e Netflix. Agora estão fechando com a Akamai. Não vou explicar quem são, apenas busquem no Google. Todo serviço do provedor é ilimitado. Não tenho 200 Mb de velocidade, mas tenho 5 Mb redondinhos. Garanto, Netflix roda em HD com 2 Mb míseros. Busquem se informar com bons provedores locais, seja rádio ou fibra, percam o preconceito quanto ao rádio, pois funciona que é uma beleza. Essa é a minha forma de protesto, não contrato operadora de link nem de TV, todo meu conteúdo é via Internet. Texto longo, mas aproveitem para refletir e se informar.

  • Pedro há 9 meses

    Eu penso assim, se prejudicarem a Netflix ou Youtube ou qualquer conteúdo Streaming existente, diminuirei minha banda larga para um pacote mais básico, pois gastarei meu dinheiro comigo mesmo como viagens, restaurantes, cinemas etc...ano passado eu já tinha diminuído meu pacote em 120,00 reais economizei quase 1500 em 12 meses e nesse carnaval por exemplo aluguel um carro reserva modelo completo 1.6 por 900 reais com 5 dias de locação para viajar com 2 carros e ainda deu pra pagar toda gasolina e os malditos pedágios do aluguel desse carro com esse dinheiro, ou seja nós podemos tirar o dinheiro deles pagando na mesma moeda e dar para outro setor ou investir em você mesmo, o importante é saber que nós temos o poder de escolha e devemos ser respeitados, empresa medíocre com serviços precários e caros deve ser boicotada sempre pelo consumidor.

  • Maikon Leonardo há 9 meses

    O jeito mesmo é sumir desse pais, pois cada dia piora mais os serviços e ficam ainda mais caros!

  • Victor Hugo Novais Lima há 9 meses

    eles sempre vão perder essa guerra... sempre... NETFLIX é algo incrível e eles mercenários de merda com serviços porcos

  • raphael há 9 meses

    se essas operadoras forem bloquear meu serviço de internet eu vou no procom, pq estou pagando caro pra ter algo ILIMITADO e nao LIMITADO, vou na anatel, vou no caralho a quatro pra ter justiça ja que as pragas das operadoras querem fuder com seus clientes.

144 Comentários

Escreva um comentário:
  • CARA QUE ABSURDO ,SO PODE SER AQUI NO BRASIL MESMO ,FAZEM O Q PODE PARA FERRAR QUEM DA UM JEITO DE FUGIR DESSAS EMPRESAS MALDITAS .

  • Sem comentários isso é ditadura explícita e não me surpreende em um país de merda onde o povo é estrupado e omisso e os corruptos fazem o que quer acontece isso e vai piorar o brasil se escreve com letra minúscula.

  • Todos por favor assinem a petição já estamos em 230mil , precisamos chegar aos 300mil para aumentarmos nossa petição mais ainda! www.facebook.com/Contra-o-Limite-na-Franquia-de-Dados-na-Banda-Larga-Fixa

  • Pessoal, eu criei uma página no face para denunciar essa prática e alertar as pessoas do quao pouco poderemos usar a internet no dia a dia com essa nova limitação. Também estou criando um site para calcular o uso mensal dependendo dos serviços que você utiliza. Curtam a página e ajudem a divulgar:
    facebook.com/franquianao

  • com certeza um grande retrocesso na internet vamos voltar aos tempos da internet discada isso é um absurdo tenho contrato com a gvt a há 5 anos e não contratei franquia contratei banda larga vou entrar na justiça contra empresa isso se chama quebra de contrato anatel do governo federal já deve estar comprada por estas operadoras por que se aprovam isto o consumidor é quem se ferra vergonha de morar num pais lixo como este governado por corruptos o povo tem que reagir

  • Bem, na vivo fibra não tem limites ainda, mas isso é uma grande palhaçada, mas sempre tem alguém diferente e os clientes acabam migrando para outra operadora. Lembro que a net não tinha isso, e nem a vivo, mas um hora as coisas mudam

  • Não vamos deixar que isso acontece a vivo telefônica quer colocar franquia de consumo, não vamos deixar que eles fazem isso não, é ruim isso VAMOS ASSINAR UM BAIXO ASSINADO ISSO. no site change.org

  • É absurdo isso, querem é nos roubar MAIS, não basta sermos ROUBADOS PELO GOVERNO e agora por empresas privadas com a benção da ANATEL!

  • Esses sites sei não tenho a net e até hoje to aí usando netflix de boa

  • Não concordo! Não devem existir, em lugar de melhorar eles querem piorar!

  • A culpa é da Anatel que não FAZ NADA. Empresa Brasileira que parece mais preocupada em ajudar as Teleoperadoras. Essas empresas ganham muuuiiiiitooooo dinheiro por ano, falando em dinheiro líquido, e agora querem nos prejudicar. Se a Anatel fosse uma empresa preocupada em defender os direitos de todos os brasileiros ela seria a primeira a MULTAR EM BILHÕES AS EMPRESAS QUE ISTO FIZESSEM! Quer dizer que as mesmas querem ter o MONOPÓLIO DE TUDO!!! Vai ver se essas empresas conseguem fazer isto em países de primeiro mundo! Lá as autoridades pensam nos cidadãos em geral e não NOS IMPOSTOS QUE VÃO SER MAIORES PARA O GOVERNO. Brincadeira este negócio. Empresas exploradoras, a começar pelo SALÁRIO PÉSSIMO QUE PAGAM AOS TELE-ATENDENTES.

    • Empresa multinacional quer é obter lucro MÁXIMO, investimento MÍNIMO e no final das contas enviar o grosso dos lucros para sua matriz no exterior!!! Não nos iludamos!!! Essas empresas não são públicas, o governo federal pode fazer muito pouco a esse respeito! Que tal o Congresso votar leis que impeçam que tanto dinheiro do lucro delas saia do país sem o devido retorno com qualidade e empregos? Que tal cobrarmos dos DEPUTADOS e SENADORES??? Isso ninguém quer, né?

      • "O governo federal pode fazer muito pouco a esse respeito". OI? Hã? O que? Eu li isso mesmo? Então manda demitir todo mundo da Anatel, manda demolir o prédio e fechar o ministério das comunicações. Que peguem o dinheiro poupado com esses lixos que "podem fazer muito pouco a esse respeito" e usem para bancar internet ilimitada para gente. Se pouco podem fazer, então são desnecessários. É cada uma que eu sou obrigada a ler desses esquerdistas que me mata!

  • Google Fiber está só de olho...

  • Simplesmente a sociedade não pode deixar isso acontecer, estão tentando de várias formas deixar a sociedade sem a maior mídia do mundo, isso pode ser coisa do governo para que cale a sociedade e fique sem saber do que acontece

  • pois e assim que isto acontecer vou cancelar minha assinatura de tv a cabo e diminuir a banda larga em casa como disse o colega vou e viajar e curtir mas a vida

  • Na boa, a ideia de se colocar limite na banda fixa é inicialmente é boa somente do ponto de vista das empresas, pois obrigaria as pessoas a contratar base de dados extra ou pegar um plano mais caro, porém é um tiro pela culatra , e penso eu, deve acelerar a migração para pacote de dados de celular (sai mais em conta ter um pacote de dados de 10, 20 gb, do que telefone fixo, banda larga, celular e pacote de dados) devendo a acelerar a extinção da telefonia fixa no ambiente domestico, ficando esta restrito ao uso comercial, como já acontece com as cartas em papel.

    • Claro a ideia é perfeita pra quem entra no Facebook 3x por semana e não gasta nada. Você está esquecendo dos gamers e serviços de streaming, o pacote mais caro, de 130 gb, não é suficiente para mim em um dia gasto de 2-10 gb!!!

  • E a galera sempre arrumando uma forma de meter a mão no bolso da gente. E, claro, o governo sendo conivente e levando o seu por fora, como sempre. Êta "paísínho" de m*rd*, sô!!!

  • A NET já limita dados há muitos anos, meu irmão e minha mãe possuem esse serviço. Já a GVT é uma maravilha. Além de ótima internet, nunca houve redução nem informação a respeito de redução. Agora que passou para a Telefônica, minha preocupação está querendo surgir, mas como no contrato que assinei há anos diz que é internet ilimitada, recursos para processo não faltarão.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi