O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 462 Compartilhado 198 Comentários

Lineage OS: atualizações e novas funções

Depois do fim do desenvolvimento da CyanogenMod, parte da antiga equipe de desenvolvedores assumiu a continuação de uma das ROMs customizadas mais populares do mundo. Este novo time é conhecido pelo nome Lineage OS e já começou a liberar as primeiras Nightlies. Abaixo, você confere quais dispositivos já têm suporte do Lineage OS.

Lineage OS: qual é o atual status do projeto?

O Lineage OS segue os passos da CyanogenMod. Assim, a primeira versão liberada possui o número de compilação Lineage OS 14.1, e o termo "cm" pode ser encontrado em diversos lugares no código desta versão. Além disso, para quem já vinha usando a CyanogenMod, a transição deverá ser relativamente tranquila.

Tenha em mente que Versões anteriores do Android não terão suporte do Lineage OS, já que os desenvolvedores estão se concentrando no Android Nougat neste momento. Alguns smartphones mais antigos e tablets já chegaram ao "fim da linha". Por esta razão, os desenvolvedores da Lineage tornaram possível usar o Nougat mesmo em smartphones sem suporte para a API Vulkan.

Lineage OS: estes são os dispositivos com suporte da ROM

Até o momento, as compilações oficiais chegaram para 80 dispositivos. Entre estes estão diversos smartphones da linha Nexus (Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 7 (2013)), Motorola (Moto G4, Moto G4 Plus, Moto X Pure (Moto X Style no Brasil) e Moto E, Xiaomi (Redmi 1s e Mi 3w e Mi 4), LG (LG G2 e LG G3), Samsung (Galaxy S3) e outros.

Você confere quais modelos já contam com suporte da Lineage OS e seus respectivos arquivos acessando o site oficial da Lineage OS ou através da wiki do portal.

Para quem já usou a CyanogenMod, saiba que já pode atualizar diretamente a ROM a partir do Lineage OS. Conseguimos fazer o upgrade da CM para a Lineage sem erros, falhas ou perda de dados. Além disso, os atuais desenvolvedores da ROM afirmam que teremos publicações semanais, logo, correções e novidades estarão disponíveis o tempo todo.

Opinion by Camila Rinaldi
O Lineage OS já está fazendo um bom progresso.
O que você acha?
50
50
1032 participantes

O que você precisa levar em consideração antes de dar o pontapé inicial, é que o novo sistema chegou em duas versões: Nightly e Experimental. Enquanto a Nightly é indicada para quem vai fazer a instalação do zero, na qual todos os arquivos serão deletados, a Experimental é a versão para quem já possui a CM13 ou CM14.1 instalada e deseja fazer o upgrade para a Lineage OS sem perder nada.

Não tente instalar o Lineage OS 13.0 sobre a CM14.1 pois isso não vai funcionar

Contudo, preste atenção: você precisa instalar a versão de migração (Experimental) sobre as respectivas compilações - CM13 ou CM14.1. Ou seja, não tente instalar o Lineage OS 13.0 sobre a CM14.1 pois isso não vai funcionar.

Outra diferença em relação à CyanogenMod são os binários do SuperSU que não vem no código da Lineage. Assim, se você fizer questão do acesso root no seu aparelho, precisará fazer o procedimento completo.

Lineage OS: processo de instalação da versão Experimental

Para instalar a compilação Experimental, siga o caminho abaixo:

  • Instale a compilação de migração Experimental sobre a CM13.0 ou sobre a CM14.1;
  • Reinicie o aparelho;
  • Instale as compilações semanais da LineageOS;
  • Reinicie o aparelho;
  • Reconfigure as suas permissões de aplicativos.

Lembrando que será necessário reinstalar os GApps posteriormente. Os servidores para download já foram modificados, logo, você já pode baixar o firmware em seus smartphones e tablets a uma velocidade razoável. Uma vez que você instalou o Lineage OS, a atualização OTA (Over-the-Air) também estará disponível.

A página de estatísticas do Lineage OS já mostra mais de 200.000 instalações ativas, e isso mostra que já está fazendo um bom progresso. Até o momento, podemos dizer que certamente temos uma ótima equipe substituindo a CyanogenMod.

Lineage OS: como procurar por atualizações

Neste momento, os canais sociais do Lineage OS não são muito ativos. Assim, se você quer estar sempre por dentro do que os desenvolvedores estão fazendo, o aplicativo LineageOS Changelog fornece todos os detalhes:

LineageOS Changelog Install on Google Play

E aí, você já migrou da CyanogenMod para o Lineage OS?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações e novas funções do Lineage OS. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Fonte: LineageOS.org

462 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

198 Comentários

Escreva um comentário:
  • LineageOS é bem legal, eu particularmente gostei muito, às vezes parece que o Android oficial é ele e não a stock rom. Mas infelizmente não é muito útil quando se trata de cartão SD externo e boa parte de apps que usam dele. Odiei o bug do cartão SD externo (não é como nas stocks, ele é interpretado totalmente diferente da stock rom, o que faz muitos apps não reconhecerem o cartão SD externo, ou até mesmo nem salvar dados no mesmo). Isso é segundo a maioria dos usuários XDA -- um bug! Uma vez que os apps são desenvolvidos para o Android como tal (stock) e o LineageOS muda esse caminho no seu codigo alterado, então acredito que boa parte dos apps funcionariam melhor se as custom não mudassem tanto o código Android, e mantivessem a forma de interpretação das memórias como na stock, pois alguns apps também não funcionem bem com a memória interna (não reconhecem um caminho porque na custom é aparentemente modificado). De boa, poucos apps oferecem garantia de funcionar em custom roms, e isso torna elas pouco convidativa, mesmo sendo mais "atuais" do que as próprias stock. Mas LineageOS é legal, apenas SD externo e alguns bugs de apps (ES EXPLORER -- pode danificar arquivos copiados no cartão SD, após copiar eles surgem como 0,00Kb, demora muito para reconhecer os arquivos e às vezes é preciso reiniciar o dispositivo para ficar normal, e outras vezes realmente torna os arquivos inutilizáveis). Mais é uma ótima rom, precisa apenas se livrar dos vícios e rastros da Cyanogenmod e funcionar melhor com apps "exclusivos" de stock rom. Particularmente eu gostei, instalei no HARPIA (Moto G4 Play XT1600) e nem o Google faria melhor, mas não dá para viver sem alguns apps que funcionam na stock e no LineageOS, não. Espero melhorem, futuramente talvez seja uma opção tão boa que você vai comprar um dispositivo já pensando em instalar o LineageOS. Comprou um "Samsung Galaxy S10" daqui uns anos?! LineageOS nele. Afinal, não tem uma fabricante que pulua suas roms do que a Samsung. Por hora, se você não se importa de pequenos bugs, LineageOS é viável, mas se é como eu, exigente demais, fica na stock porque não se agradar muito depois de alguns dias usando. Mas como muito provável que você só vai usar para usar Internet e Facebook e WhatsApp, então instale agora que é a melhor pedida. (fim)

  • Pessoal tenho um Samsung j5 2015, eu instalei a room 14.1, funciona legal mais o áudio do Bluetooth não funciona, como resolvo isso?

  • como se baixa essa rom? é o mesmo jeito da cm? tem algum tutorial? se perde os arquivos? e os apps? qual é a rom mais estável para o moto g 1 geração? eu sou nova nessa coisas, então alguém poderia me falar o que eu deveria saber antes de fazer isso?

  • Uso o aplicativo do banco Bradesco, sabe se funciona com Lineage os? No cyanogen não rodava.

    • Sim, funciona, eu uso.

      • Opa Adriano tudo bem? Sera que você pode me ajudar nesse detalhe acabei de instalar a rom lineage, só que o aplicativo do bradesco está parando de funcionar não sei o porque :/

      • Tente ir nas configurações, apps, desça até o app do Bradesco e clique nele, vá em armazenamento, limpar dados e limpar cache. Comigo resolveu, mas apaga a chave de segurança, daí tem que ir no caixa eletronico para cadastrar uma nova. Se continuar o erro, após fazer esses passos, desinstale e reinstale o app.

      • Boa noite, falando sobre o Bradesco sabe informar qual backup salva a chave de segurança após flash de rom.

      • Eu já tentei fazer backup da chave de segurança, mas não dá certo, depois de restaurar, o app do Bradesco dá erro na hora de abrir a chave de segurança. Mas agora tá mais fácil pra cadastrar uma nova, não precisa ir até a agência, dá pra fazer em qualquer caixa eletrônico.

      • Não sabia, obrigado.

  • Alguém usando no Xiaomi Mi5?

  • Finalmente saiu pro L90. A 13.0 está estável (já que foi construída sobre a CM 13), só não sei porque não colocaram ainda no repositório oficial. Estou usando a 14.1 unnoficial (Android 7.1.1 Nougat), e os únicos bugs são o wifi (vez ou outra perde a conexão, mas é só desligar e ligar de novo que ele volta) e a animação de boot que não aparece (fica na tela da LG até iniciar, como se tivesse brickado, mas inicia normal).

    • Boa tarde Thalles, tbm estou usando a unofficial 14.1 lançada no dia 09/02/2017 e hj tentei atualizar pra uma versão dá data de 20/04/2017, porém quando dou flash pelo twrp dá erro e não atualiza sabe me dizer se a sua é mais atual q a minha pq esse problema do Wi-Fi me incomoda bastante. Desde já te agradeço!

  • Agora está mais estável, no começo estava com muitos bugs aos poucos está melhorando e achei legal vir sem root.

  • ola galera, atualizei a cm14.1 pela LineageOS 14.1, esta fluindo 100% ,galaxy s3.
    O processo foi o seguinte ,baixei a LineageOS esperimental e instalei sem apagar nada,instalei a grapps, depois atualizei a LineageOS 14.1 e instalei a grapps novamente,fico perfeito,não perdi nada e nem precisei fazer backup, obrigado desenvolvedores.

  • galera fiz a atualização de cm 14.1,para a lineage 14.1, mas fico com marcas dagua na tela, alguem sabe como tirar.
    galaxy s3

  • Cada comentário nesse site meus deus kkkkk falando ate de engatinhar, se ve que mal sabe do assunto kkkk

  • Alguem usando no moto g turbo? to querendo mas queria saber dos bugs e tals

    • No turbo está muito boa, mais última atualização deixou bug no icone do telefone, ao ligar para alguém não mostra que está fazendo a ligação, e nem da para atender.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi