O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
463 Compartilhado 186 Comentários

Lineage OS: atualizações e novas funções

Depois do fim do desenvolvimento da CyanogenMod, parte da antiga equipe de desenvolvedores assumiu a continuação de uma das ROMs customizadas mais populares do mundo. Este novo time é conhecido pelo nome Lineage OS e já começou a liberar as primeiras Nightlies. Abaixo, você confere quais dispositivos já têm suporte do Lineage OS.

Lineage OS: qual é o atual status do projeto?

O Lineage OS segue os passos da CyanogenMod. Assim, a primeira versão liberada possui o número de compilação Lineage OS 14.1, e o termo "cm" pode ser encontrado em diversos lugares no código desta versão. Além disso, para quem já vinha usando a CyanogenMod, a transição deverá ser relativamente tranquila.

Tenha em mente que Versões anteriores do Android não terão suporte do Lineage OS, já que os desenvolvedores estão se concentrando no Android Nougat neste momento. Alguns smartphones mais antigos e tablets já chegaram ao "fim da linha". Por esta razão, os desenvolvedores da Lineage tornaram possível usar o Nougat mesmo em smartphones sem suporte para a API Vulkan.

Lineage OS: estes são os dispositivos com suporte da ROM

Até o momento, as compilações oficiais chegaram para 80 dispositivos. Entre estes estão diversos smartphones da linha Nexus (Nexus 5X, Nexus 6P, Nexus 7 (2013)), Motorola (Moto G4, Moto G4 Plus, Moto X Pure (Moto X Style no Brasil) e Moto E, Xiaomi (Redmi 1s e Mi 3w e Mi 4), LG (LG G2 e LG G3), Samsung (Galaxy S3) e outros.

Você confere quais modelos já contam com suporte da Lineage OS e seus respectivos arquivos acessando o site oficial da Lineage OS ou através da wiki do portal.

Para quem já usou a CyanogenMod, saiba que já pode atualizar diretamente a ROM a partir do Lineage OS. Conseguimos fazer o upgrade da CM para a Lineage sem erros, falhas ou perda de dados. Além disso, os atuais desenvolvedores da ROM afirmam que teremos publicações semanais, logo, correções e novidades estarão disponíveis o tempo todo.

Opinion by Camila Rinaldi
O Lineage OS já está fazendo um bom progresso.
O que você acha?
50
50
593 participantes

O que você precisa levar em consideração antes de dar o pontapé inicial, é que o novo sistema chegou em duas versões: Nightly e Experimental. Enquanto a Nightly é indicada para quem vai fazer a instalação do zero, na qual todos os arquivos serão deletados, a Experimental é a versão para quem já possui a CM13 ou CM14.1 instalada e deseja fazer o upgrade para a Lineage OS sem perder nada.

Não tente instalar o Lineage OS 13.0 sobre a CM14.1 pois isso não vai funcionar

Contudo, preste atenção: você precisa instalar a versão de migração (Experimental) sobre as respectivas compilações - CM13 ou CM14.1. Ou seja, não tente instalar o Lineage OS 13.0 sobre a CM14.1 pois isso não vai funcionar.

Outra diferença em relação à CyanogenMod são os binários do SuperSU que não vem no código da Lineage. Assim, se você fizer questão do acesso root no seu aparelho, precisará fazer o procedimento completo.

Lineage OS: processo de instalação da versão Experimental

Para instalar a compilação Experimental, siga o caminho abaixo:

  • Instale a compilação de migração Experimental sobre a CM13.0 ou sobre a CM14.1;
  • Reinicie o aparelho;
  • Instale as compilações semanais da LineageOS;
  • Reinicie o aparelho;
  • Reconfigure as suas permissões de aplicativos.

Lembrando que será necessário reinstalar os GApps posteriormente. Os servidores para download já foram modificados, logo, você já pode baixar o firmware em seus smartphones e tablets a uma velocidade razoável. Uma vez que você instalou o Lineage OS, a atualização OTA (Over-the-Air) também estará disponível.

A página de estatísticas do Lineage OS já mostra mais de 200.000 instalações ativas, e isso mostra que já está fazendo um bom progresso. Até o momento, podemos dizer que certamente temos uma ótima equipe substituindo a CyanogenMod.

Lineage OS: como procurar por atualizações

Neste momento, os canais sociais do Lineage OS não são muito ativos. Assim, se você quer estar sempre por dentro do que os desenvolvedores estão fazendo, o aplicativo LineageOS Changelog fornece todos os detalhes:

LineageOS Changelog Install on Google Play

E aí, você já migrou da CyanogenMod para o Lineage OS?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todas as informações sobre as atualizações e novas funções do Lineage OS. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

Fonte: LineageOS.org

463 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

186 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi