A linha Galaxy Mini está morta - Saiba por que isso é bom!

androidpit my wallet 1
© nextpit

A Samsung já não oferece mais a linha Galaxy S Mini no Brasil. A nova série de dispositivos mid-range da fabricante passa a ser a família A. Na Europa, a companhia optou também por manter apenas as séries Galaxy J, A e S. E essa pode ser uma das grandes e boas novidades da Samsung neste final de ano. Entenda por que a fabricante está certa em tomar essa decisão.

A Samsung põe fim às críticas ao hardware da série Mini

A linha Galaxy Mini já não faz mais parte do portfólio atual da Samsung, embora ainda possa ser encontrada à venda nas lojas. Mas isso não irá durar por muito tempo. Desde o lançamento do Galaxy S3 Mini muitas foram as críticas em relação à linha "mini". A ideia inicial era trazer um smartphone com uma tela menor, mas um hardware com a mesma potência que o do modelo carro-chefe da empresa. Isso não aconteceu.

O A é o novo Mini
galaxy a series
A série Galaxy A vai trazer mais coerência ao portfólio da Samsung em 2016. / © Samsung

Assim, o Galaxy S3, S4 e S5 mini nunca foram, de fato, uma versão compacta das flagships da fabricante, o que sempre foi um motivo de crítica. Especialmente porque quando você chegava em uma loja e queria uma versão mais barata do carro-chefe da Samsung, o vendedor oferecia logo a variante "Mini" como alternativa de preço. E isso acabava depreciando a linha principal da companhia, visto que a experiência com o aparelho era muito inferior. Sem a família mini, temos agora a série A que, pelo menos, chega na categoria certa: a de mid-range.

A Samsung está construindo um portfólio mais coerente

Na Europa, a companhia optou por manter apenas as séries Galaxy J, A e S. Isso mesmo, o mercado europeu deixa de fora a linha Galaxy Note também. Isso acontece porque, de acordo com a equipe da Samsung na Alemanha, a S-Pen já não fazia muito sentido no país com o lançamento da variante Galaxy S6 Edge+. No Brasil, no entanto, tanto o Galaxy Note 5 quanto S6 Edge + estão à venda. Logo, ainda não está bem definido o rumo da estratégia de mercado no país, mas deveríamos seguir pelo mesmo caminho.

Samsung Galaxy A3 2016 g
O Galaxy A3 2016 é um mid-range que é a cara do Galaxy S6, mas não apela ao nome para se parecer com o carro-chefe. / © ANDROIDPIT

Olhando para a forma como a Samsung vem lidando com o seu portfólio em outras regiões, fica claro que a fabricante quer deixar de lado a fama que possui hoje, a de fabricante que todos meses lança novos smartphones. Afinal de contas, quem nunca disse em alto e bom som a frase "poxa, Samsung, mais um?" enquanto lia uma matéria de anúncio de smartphone da sul-coreana?

A Samsung demonstra coerência ao remover a linha Galaxy Mini do seu portfólio, e deve deixar de lado a fama de fabricante de smartphone com nome de "Mini", mas hardware de mid-range e preço de dispositivo high-end. Resta agora saber o que os proprietários de um Galaxy Mini devem fazer agora. Se fosse comigo, entraria em contato com a empresa e pediria a troca dos modelos, pois como a própria fabricante divulgou: "O A é o novo Mini!".

E aí, o que você achou desta decisão da Samsung?

Ir para o comentário (69)
Camila Rinaldi

Camila Rinaldi
Head of Editorial

10 anos de experiência testando smartphones e outros gadgets. Mesmo tendo mergulhado de cabeça no ecossistema da Apple recentemente, o Android ainda é uma das minhas paixões. Já fui editora-chefe do AndroidPIT e Canaltech no Brasil, hoje escrevo para o mercado dos EUA. Me chama no Twitter (@apequenarinaldi)!

Ver todos os artigos
Gostou do artigo? Então compartilhe!
Artigos recomendados
Artigo seguinte
69 Comentários
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.
Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.

  • 63
    José Luís Silva Martiniano 12/05/2016 Link para o comentário

    É por isso e por mais motivos, que não compro mais Samsung, não quero nem me dando de graça!


  • Marco Lourenço 2
    Marco Lourenço 23/03/2016 Link para o comentário

    Não acho que isto faça sentido. Só um trouxa se deixa enganar, e não creio que essa tivesse sido alguma vez a intenção da Samsung. É preciso ser-se ingénuo para se pensar que o hardware de uma versão mini seria igual à versão "normal". A designação "mini" tem de atingir a maioria dos aspectos do aparelho, mantendo essencialmente o design, senão não era possível ter a diferença de preço que tem. Um exemplo é que tenhoum A3, que é muito bom para o preço, mas vou trocar por um S5 mini, que é superior em quase tudo. E que venham o S6 mini e S7 mini. Serão muito bem vindos por quem entende bem a realidade destas versões.

    Ferdinand Carlos


    • Ferdinand Carlos 1
      Ferdinand Carlos 02/04/2016 Link para o comentário

      Exato nobre falou tudo,Sempre fui fiel a linha mini desde o 3 e hj estou com s5 mini fui olha no mercado atual um novo para comprar não achei um que seria tão confiável na faixa 1.300, Muitas pessoas fala mal do que nunca tiveram.


  • 2
    Gabriel Santos 14/02/2016 Link para o comentário

    Eu não troco meu S5 mini por um A3 nem pra um A5 quero o lollipop via OTA , pois não vou arriscar atualizando ele, e alem do mas a samsung simplesmente esqueceu a linha do S5 mini que é superior ao A3 e A5 sendo que já estão no 5.1 e com certeza vai chegar o 6.0 #indignado .


  • Leonardo Alves 56
    Leonardo Alves 04/12/2015 Link para o comentário

    Excelente matéria!
    A linha Galaxy Mini era só mais um ""engana-trouxa"".
    O que me amedronta é o fato da Samsung se parecer muito com uma Hydra: a cada linha extinta, 3 novas são lançadas (na verdade, 3 novas são lançadas mesmo sem a extinção de linha alguma).


  • 3
    Álisson Thiago 04/12/2015 Link para o comentário

    literalmente sou usuário da linha note da Samsung, literalmente apaixonado pelos phablets dessa linha, se ela abandonar a linha note serei obrigado a sair dela pois a linha S perde de lavada para a linha note, podem dizer que o sistema é o mesmo, hardware, RAM, mas quem já utilizou os dois sabem a diferença, eu não abro mão da linha note, conheço pessoas que possui note 3 e ele ainda recebe atualização enquanto o s4 já está morrendo e travando, linha note vc usa ela 3 ou 4 anos tranquilo e desfaz do aparelho com tristeza! tenho meu note 4 e estou ensaiando para comprar o 5 kkk que está bem salgado rs... mas a linha note é a mais top da Samsung

    Bergue SouzaGuilherme


    • 2
      Guilherme 04/12/2015 Link para o comentário

      concordo tive o 1 e tenho o 4 e não quero trocar tão cedo


  • 85
    Conta desativada 04/12/2015 Link para o comentário

    Parece que finalmente a Samsung vai começar a "enxugar" o portfólio enorme e desnecessário que tem...


  • Welingthon Bruno C. 10
    Welingthon Bruno C. 03/12/2015 Link para o comentário

    Até concordo com a Samsung, pois com menos aparelho, quem sabe ela não atualiza o sistema mais rápido e em maior quantidade de aparelho, mais a linha note, em minha opinião, não devia ser retirada no mercado, pois é uma das melhores.


  • Thiago Italo 16
    Thiago Italo 03/12/2015 Link para o comentário

    Apesar de não ser fã da Samsung, ainda acho a linha Note a melhor.


  • Davi Cavalcante 6
    Davi Cavalcante 03/12/2015 Link para o comentário

    "Se fosse comigo, entraria em contato com a empresa e pediria a troca dos modelos, pois como a própria fabricante divulgou: "O A é o novo Mini!".

    so falta fazer isso msm.... se a samsung desse um galaxy A pra todos q tem um mini no brasil acho q ela se laskava...ou se pelo menos ela trocasse a pessoa pagava uns 300 ou 400 pelo o outro....


    • Ferdinand Carlos 1
      Ferdinand Carlos 02/04/2016 Link para o comentário

      Nunca que eu trocaria meu S 5 mini por um A3 ou A5, mesmo linha .A. sendo mais recente perde feio para S5 mini.


  • Diego Nascimento 42
    Diego Nascimento 03/12/2015 Link para o comentário

    Finalmente! Essa linha "mini" sempre foi uma engação, só tinha o nome do top de linha e um hardware bem meia boca... Acho que a Samsung deveria manter só essas 4 linhas:

    Linha J = smartphones básicos
    Linha A = smartphones intermediários
    Linha S = smartphones top de linha
    Linha Note = phablets top de linha

    Conta desativadaIlan E.Joao PauloThiago AlvesBergue SouzaLeonardoEduardo M.


    • Eduardo M. 11
      Eduardo M. 03/12/2015 Link para o comentário

      Concordo plenamente!

      Leonardo


    • Thiago Alves 7
      Thiago Alves 28/12/2015 Link para o comentário

      Concordo.


  • Tenente Zureta 33
    Tenente Zureta 03/12/2015 Link para o comentário

    Muito bom... Agora pra acabar de vez com o lixo, acabe com a linha Y, J, e afins...


  • 20
    Renan Araujo 03/12/2015 Link para o comentário

    Seria tão bom um S7 mini com 4.7' com resolução 2K (mas sen mudanças no hardware) e um S7 Flat de 4K.


  • David CD 80
    David CD 03/12/2015 Link para o comentário

    Não vai fazer falta, pois a samsung nunca se importou e nem pensou em respeitar os clientes da linha mini, então é um favor que ela faz.
    Acho a linha A muito boa em vários aspectos, porém o preço final me faz esquece-lo, pois zenfone 2 e moto x play oferecem um preço mais próximo a realidade do brasileiro.


  • Rodrigo Bastos 14
    Rodrigo Bastos 03/12/2015 Link para o comentário

    ótima notícia , já tive um s4 mini esperei tanto o lollipop mas desisti, comprei um Note 4 , a linha mini sempre desatualizada , ou atrasada nas atualização , sem falar nas pessoas que tem preconceito contra mini kkkk , qual seu celular ? Um s4 mini! , "nossa mini não presta" .

    Ferdinand Carlos


  • davidsoares 30
    davidsoares 03/12/2015 Link para o comentário

    Já vai tarde!


  • Murilo Santos 7
    Murilo Santos 02/12/2015 Link para o comentário

    Só a #Sony faz isso melhor olha os Compacts? RSRS!

    Eriel BernardoGustavo Mendonça V.


  • Jose Claudemi 8
    Jose Claudemi 02/12/2015 Link para o comentário

    as empresas deviam aprender com a sony , a linha compact é realmente muito boa, une tela pequena, pra quem gosta, e hardware parecido com o do carro chefe .

    Eriel BernardoGustavo Mendonça V.Willian Dihanster


    • Anttonio Netto 20
      Anttonio Netto 02/12/2015 Link para o comentário

      ela une tudo isso cara, mas faltou combinar com o nosso amigo chamado "PREÇO".

      Gustavo Mendonça V.Jose Claudemi


      • Jose Claudemi 8
        Jose Claudemi 03/12/2015 Link para o comentário

        realmente o preço dos compact é salgado kkkkk


      • 17
        Leonidas 03/12/2015 Link para o comentário

        Nem tanto, o Z3c está por 1000 reais, da pra achar por 950 por ai, não esta caro.

        Jose ClaudemiEriel Bernardo


    • David CD 80
      David CD 03/12/2015 Link para o comentário

      Concordo. Porém acho que também não vai muito longe, vende pouco os conpacts, mas é uma otima opção para quem foge das telonas.


  • 13
    Marcel Castro 02/12/2015 Link para o comentário

    Tendência de mercado


  • Caio Oliveira 10
    Caio Oliveira 02/12/2015 Link para o comentário

    Sei não, veremos...


  • 13
    Bryant Rosado 02/12/2015 Link para o comentário

    É uma triste notícia isso...sou fã de aparelhos pequenos mas me vejo tendo que comprar um lg g pro pelo que posso pagar....a única empresa que ainda tem bons aparelhos pequenos é a Sony. ..pena que tem muita reclamação e é caro.


    • David CD 80
      David CD 03/12/2015 Link para o comentário

      Uma coisa lhe garanto, em quesito acabamento, a sony derruba qualquer uma, mas preço e atualizações, tá lá embaixo.


  • 73
    Jairo rios 02/12/2015 Link para o comentário

    Que pena que acabou , menos uma linha , menos uns 14 lançamentos pois até as variantes dos mini foram extintos .... agora teremos as 14 variantes nas linhas A e J .

    Marcelo Roder FerreiraGustavo L.Kadu Silva


  • 99
    Conta desativada 02/12/2015 Link para o comentário

    A linha Galaxy Mini está morta - Saiba por que isso é bom!
    Eu sei....
    Porque são porcarias!

    Artur ScolariLuys FernnandoKelly BarbosaGustavo L.Kadu Silva- RRRenato


    • Renato 30
      Renato 02/12/2015 Link para o comentário

      Vim aqui só pra escrever isso. kkkkkkkkkkkkkk

      Conta desativada


    • 13
      Marcel Castro 02/12/2015 Link para o comentário

      kkkk tb não é bem por aí, camarada. os aparelhos são bons, mas é uma tendência do mercado.


  • Phelipe B. 67
    Phelipe B. 02/12/2015 Link para o comentário

    O problema é que a Samsung nunca soube diferenciar nem explicar quais eram os tops, os médios e os básicos.

    Marcelo Roder Ferreira


    • Marcelo Roder Ferreira 15
      Marcelo Roder Ferreira 03/12/2015 Link para o comentário

      Muito menos os vendedores das casas bahia

      Gilmar LuizMarcos Mateus.


  • 4
    Jairon Cardoso 02/12/2015 Link para o comentário

    Ótima iniciativa da Samsung.
    Isso significa dizer que se depender dela,
    em 2016, praticamente todos os seus gadgets,
    poderão se tornar top independentemente do tamanho e do modelo!


  • Thiago Sabaia 19
    Thiago Sabaia 02/12/2015 Link para o comentário

    Caso forem matar a linha Note, espero que aumentem a tela da linha S. Pois migrei de um Moto para um Note e estou adorando, e pelo jeito só troco de aparelho por outro com o mesmo tamanho de tela.

    Fernando Henrique


    • Fernando Henrique 65
      Fernando Henrique 02/12/2015 Link para o comentário

      Não se pode matar o melhor..!
      A linha Note é incrível

      Gilmar LuizArtur ScolariMarcelo Roder FerreiraVinicius da Cruz R. PauloFabrícioDanilo S.Arthur S.


      • Rodrigo Reinaux 27
        Rodrigo Reinaux 02/12/2015 Link para o comentário

        É a linha da samsung que realmente inovou. Dizer que essas bordas curvadas são inovação é forçar a barra =/


      • Alex Amorim 19
        Alex Amorim 02/12/2015 Link para o comentário

        forçar a barra, força a tela, força a bateria, até rachar tudo no meio jovem...
        kkkkkkkkkk

        Gilmar LuizThiago Rodrigues


      • 99
        Conta desativada 02/12/2015 Link para o comentário

        Concordo

        Gilmar Luiz


  • 12
    Conta desativada 02/12/2015 Link para o comentário

    Será que dessa vez a Samsung deixa os seus smarts com Android puro ou quase puro como a motorola, se algum dia eu comprar um Samsung só se ele vier com Android puro se não vier não compro não vejo vantagem nenhuma em um Samsung sem contar que da muito leg por causa do Android modificado sem falar o preço que e muito alto por configurações medianas em muitos modelos que não são os top de linha e tem o preço de um top de outras fabricantes, prefiro muito mais um Lumia dos mais simples a um dessa nova linha A e J vão chegar aqui no Brasil muito caros e sem custos benefício


    • Eliaquim lima 22
      Eliaquim lima 02/12/2015 Link para o comentário

      Compra o Samsung galaxy s4 google Play edition....

      Gustavo Mendonça V.Luys Fernnando


  • alef f. 14
    alef f. 02/12/2015 Link para o comentário

    Muito interessante
    Ótima Matéria Camila.

    Juliano C.Gilmar Luiz


  • 24
    andevanio Carvalho 02/12/2015 Link para o comentário

    Até q em fim a Samsung está revendo suas políticas de produção de portfólios..... Eu estou entre o J7 e o A7...... Vou esperar sair o A7....


  • Lucas Pinheiro 9
    Lucas Pinheiro 02/12/2015 Link para o comentário

    POXA , MENOS 1 KKKKKKK

    alef f.


  • Murilo Maia 2
    Murilo Maia 02/12/2015 Link para o comentário

    Eu como proprietário de um s5mini fiquei triste ao ler este artigo, estava feliz com os rumores do s6 mini e, não trocaria meu s5mini com uma tela super amoled leitor de digitas, batimentos cardíacos por uma A5 (muito menos por um A3) com aquela paradinha híbrida que tem que usar uma chavinha . E a minha opinião com certeza é igual a de 90% dos usuários de um s5mini.

    Flávio


    • Vinicius 29
      Vinicius 02/12/2015 Link para o comentário

      compartilho da sua opinião, tenho um galaxy alpha que está bem acima destes aparelhos da linha A, apesar de pecar um pouco no rendimento da bateria, de resto o aparelho é top.


    • 18
      Pedro Porto 02/12/2015 Link para o comentário

      o leitor de digitais do S5 é vergonhoso, nunca vi um leitor tão problemático quanto esse...


  • Sandeives Lopes 39
    Sandeives Lopes 02/12/2015 Link para o comentário

    LEMBREI-ME DA NOTICIA QUE, SE NÃO ME ENGANO SAIU NO FINAL DO ANO PASSADO: SAMSUNG LANÇARA MENOS SMARTPHONE EM 2015...E DEU NO QUE DEU.

    Juliano C.Gilmar LuizLuys FernnandoLucas Goncalves Cardoso SilvaAline SouzaConta desativadaMurilo Maia


  • 84
    Conta desativada 02/12/2015 Link para o comentário

    muitas series da samsung ja ta na hora de acabar , ela deveria manter apenas linha A e S e a note claro

    Matheus BarbosaLucas Goncalves Cardoso SilvaConta desativadaalex1832


    • Diego 35
      Diego 02/12/2015 Link para o comentário

      o ruim de manter só a linha A é que ela é uma linha que trás um acabamento mais refinado, sendo assim, tendo um preço maior. Acho que linha S, A, E são as linhas que ela deveria manter (tirar o flash frontal da linha J e colocar na linha A, já que é o único diferencial da linha J).

      Gilmar Luiz


  • Bruno M. 8
    Bruno M. 02/12/2015 Link para o comentário

    Amém ! #DaleSammy


  • 24
    Flávio 02/12/2015 Link para o comentário

    Como proprietário de um s5 mini reconheço que ele é caro mas não trocaria por um A3 ou A5 talvez sim pelo A7. gosto da proteção contra água , leitor biométrico que ficou bem rápido com o novo lollipop 5.1.1 e controle remoto. Meu próximo smart tem que ter essas funções como requesito


  • 5
    Conta desativada 02/12/2015 Link para o comentário

    Samsung sendo Samsung


  • João Pedroca 6
    João Pedroca 02/12/2015 Link para o comentário

    Como funciona agora? Meu último Samsung foi o S3 Mini em 2013. Lembro exatamente que era a variante mais barata que a S3 super mega cara.

    Agora tem a variante A e J? E o Galaxy A é na faixa de R$ 700,00 a 900,00 para concorrer com o Moto G? E o Galaxy J é uma linha mais barata ainda que concorre com Moto E? Como funciona? Desde 2013 estou na Motorola e fiquei curioso para saber as mudanças da Samsung por aqui.

    Obrigado.

    Raul S.


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      02/12/2015 Link para o comentário

      Isso mesmo, a linha Galaxy A é intermediária e a J a de gama baixa. Contudo, como dito no artigo, essa é a estratégia da empresa na Europa, ainda não ouvimos algo neste sentido em relação ao Brasil. Porém, de acordo com a Samsung, os novos aparelhos da família A devem chegar ao país em 2016.

      João PedrocaEzequiel Campos


      • João Pedroca 6
        João Pedroca 02/12/2015 Link para o comentário

        Entendi. Obrigado por esclarecer a minha dúvida, Camila :)

        Espero também que venham os novos aparelhos da família J ano que vem (quando forem anunciados).


    • Raul S. 19
      Raul S. 02/12/2015 Link para o comentário

      Pra mim a samsung está cada vez mais desfocada, isso sim.
      Eu tb tive samsung e agora Motorola, várias pessoas que eu conheço também estão migrando.


      • João Pedroca 6
        João Pedroca 02/12/2015 Link para o comentário

        Então, eu peguei um Moto G1 e agora estou com um Moto E2.
        Eu gosto da Motorola, mas preferia da época Google. Só para você ter uma ideia, o Moto E2 não vai receber o Android 6.0, simplesmente ela abandonou os usuários.
        Fui obrigado à instalar Cyanogenmod no meu celular.

        Se hoje eu fosse comprar um celular, entre Samsung e Motorola iria de Motorola, porém espero que em 2016 cheguem mais chinesas como a Xiaomi para brigar por preço. Motorola está aumentando muito os preços recentemente. Moto X Play nunca vai ser o sucessor do X2, fizeram uma jogada para o verdadeiro sucessor (X Style) subir de preço. Além do preço absurdo do Moto G3, etc...


  • Deathdoor 24
    Deathdoor 02/12/2015 Link para o comentário

    Deixa ver se eu entendi.
    A Samsung lançava os aparelhos "Mini", e o problema deles era o hardware fraco. As pessoas queriam um top de tinha, equivalente a linha S, apenas menor, e o "Mini" não era isso, era um outro produto mid-end e posteriormente low-end.
    Daí a Samsung resolveu o "problema" acabando com a linha "Mini" e criando a linha "A" com vários aparelhos que são no máximo mid-end com o preço inflado no aparelho maior, o menor continua sendo um low-end ordinário.

    Agora me diz Camila, como e qual problema foi resolvido aqui?
    Lembrando que:
    Pergunta - O que os consumidores queriam?
    Resposta - Aparelhos equivalente aos top de linha em tamanho menor por não se sentirem confortáveis com telas muito grandes.
    Pergunta - A Samsung atendia a demanda com a linha antiga?
    Reposta - Não.
    Pergunta - A Samsung se adequou a demanda com a nova linha?
    Resposta - Não.

    Lucas


    • Camila Rinaldi 67
      Camila Rinaldi
      • Admin
      • Equipe
      02/12/2015 Link para o comentário

      A linha Mini nasceu de uma ideia errada, tanto que todos os eventos da Sony tenho que ouvir o relações públicas falando "nós temos o verdadeiro smartphone compacto, jamais chamem de mini". A ideia de Mini é oferecer algo equivalente, porém em tamanho menor. Não é segredo que os mini da Samsung são intermediários e que a associação ao nome do carro-chefe acabava aumentando o preço deles em relação a outros dispositivos intermediários da própria fabricante. Uma vez que a fabricante descontinua a linha, essa ideia errônea sobre "mini" fica para trás, e isso é bom. Segundo, não existe problema em não atender uma demanda criada a partir de uma ideia errada.

      Bruno NunesMatheus TeixeiraJolivan GomesFernando Henrique


      • Deathdoor 24
        Deathdoor 02/12/2015 Link para o comentário

        Mas a Samsung continua não oferecendo um verdadeiro "Mini", um top pequeno.
        A única que ainda faz isso de verdade é a Sony, e só agora começou a aparecer algumas alternativas concorrentes como o One Plus X.
        O problema da Samsung continua o mesmo, enxurrada de aparelhos redundantes e sem oferta dessa categoria. Não mudou nada, só mudança de nome para renovar o marketing. Mesmos aparelhos reciclados, menos problemas (ou nem tanto).


  • Fernando Henrique 65
    Fernando Henrique 02/12/2015 Link para o comentário

    Vai tarde!!

    Juliano C.


  • Leonardo Kepler 12
    Leonardo Kepler 02/12/2015 Link para o comentário

    Aleluia, finalmente a Samsung está mudando sua estratégia de mercado. Mas para não perder o costume: Mais um Samsung! kkkkkkk

    Raul S.iTechEasy


  • 8
    Maron Alencar 02/12/2015 Link para o comentário

    Galaxy A, Galaxy S e Galaxy Note. A Samsung deveria se concentrar nessas Linhas. Mais do que suficientes para atender todos os públicos e agilizar as atualizações. Esses CEOs não tem a mínima noção de marketing. Até a minha avó concordaria com isso.


  • Juliano C. 37
    Juliano C. 02/12/2015 Link para o comentário

    "Afinal de contas, quem nunca disse em alto e bom som a frase "poxa, Samsung, mais um?" enquanto lia uma matéria de anúncio de smartphone da sul-coreana?" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Gilmar LuizAder MarceloAline SouzaBruno NunesLucasLeonardo Kepler


  • Diêgo Siqueira 36
    Diêgo Siqueira 02/12/2015 Link para o comentário

    Vejo isso positivamente pelo seguinte lado, centraliza em uma linha tipo A ou J e faz com que os aparelhos dessas linhas se tornem mais atualizáveis e logo assim se fazendo mais úteis e bons de compra ao invés de ter centenas de minis que morrem com o mesmo sistema operacional e ficam defasados em meses.

    Camila Rinaldi

Escreva um comentário:
Todas as mudanças foram salvas. Não há rascunhos salvos no seu aparelho.