O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
78 Compartilhado 24 Comentários

Review do Logitech K480: o teclado multitarefa para mobile!

Em tempos em que as pessoas estão conectadas em múltiplos dispositivos, ficar digitando na tela (ou no teclado) de um por um pode ser trabalhoso. E eis que a Logitech traz o K480 Multi-Device, um teclado Bluetooth que permite que você digite em até três aparelhos ao mesmo tempo. Para isso, basta girar uma pequena chave. 

K480 LOGITECH PERFIL
Teclado K480 da Logitech é bom de serviço para quem é multitarefa até no mobile. / © ANDROIDPIT 

Avaliação

Prós

  • Suporta até três dispositivos simultaneamente
  • Teclas grandes e que favorecem todos os tipos de dedos
  • Pode ser usado em smartphones, tablets e notebooks
  • Fácil manuseio
  • Compatível com os principais sistemas operacionais (exceto o Windows Phone)

Contras

  • Não usa baterias recarregáveis
  • Não traz um indicador de energia da pilha
  • Pesa pouco mais de 1kg

Data de lançamento e preço

O K480 foi lançado em outubro de 2015 e tem o preço sugerido de R$ 299, um valor salgado para um teclado, mas que pode compensar se você tem múltiplos dispositivos mobile, como um smartphone e um tablete e os usa frequentemente. 

Desenho & Qualidade de Construção

Ao invés de apostar em um design revolucionário para o produto – o que, muitas vezes atrapalha o seu manuseio – a Logitech investiu em um design sóbrio para o K480. Na cor preta, com detalhes em amarelo, o dispositivo tem bordas arredondadas e, o mais importante, teclas grandes (também arredondadas), bem espaçadas e com todas as funções muito bem identificadas.

Apenas o botão de Ligar e Desligar se localiza na parte traseira, bem como o compartimento para pilhas.

teaserkeyboardlogitech
Acabamento e visual do teclado K480 Multi-Device da Logitech.  / © ANDROIDPIT

A fenda para o encaixe dos dispositivos suporta até três aparelhos ou um tablet (de até 7 polegadas) na posição horizontal e um smartphone na vertical. Ainda que não exista a possibilidade de ajustar a angulação dos aparelhos, a posição de leitura de todos os gadgets ficou muito boa. 

O acabamento do teclado é feito de um plástico resistente, dando a boa sensação ao usuário de que uma tecla não vai deixar de funcionar a qualquer momento. Além disso, trata-se de um plástico fosco, o que facilita bastante a limpeza, já que manchas de dedos, por exemplo, são quase imperceptíveis. Um pano levemente úmido resolve tudo.  

O que não ajuda: apesar das dimensões razoáveis (201mm de altura x310mm de largura e x41mm de profundidade), seu peso é de pouco mais de 1kg (1,03 kg para ser mais exato), o que não o torna exatamente confortável para carregar, já que muitas vezes o periférico pesa mais do que os dispositivos mobile que você carrega...juntos. 

Características Especiais

A grande sacada do K480 é, como dissemos no começo do texto, a possibilidade de digitar em até três dispositivos ao mesmo tempo, com apenas o girar de uma chave, localizada no canto superior esquerdo do teclado. 

Depois de parear todos os dispositivos que você vai usar, alterná-los é tarefa simples: basta girar a chave, esperar entre 3 e 4 segundos para o reconhecimento e pronto. Do lado superior direito, estão os botões que permitem alternar entre o Android / Windows / Chrome OS e o iOS. Basta apertar um e outro e a troca é quase imediata. 

logitechkeyboardcaracteristicas1
Chave que seleciona os dispositivos desejados do K480 Multi-Device da Logitech. / © ANDROIDPIT

Performance

O processo de digitação no K480 é excelente. Escrever textos no smartphone e no tablet foi uma tarefa simples e fluida, já que as boas dimensões das teclas ajudaram bastante.  As teclas de funções multimídia e as de atalhos também estão bem distribuídas e sinalizadas e o tempo de resposta também foi muito bom. 

No entanto, em alguns casos, notamos pequenos engasgos no pareamento e na hora de alternar entre um tablet e um smartphone, por exemplo. Algumas (poucas) vezes, o telefone também deixava de reconhecer o teclado, o que me obrigava a refazer o pareamento. Mas nada que prejudicasse a experiência de uso de modo geral. 

logitechkeyboardcaracteristicas2
Notificação de pareamento é exibida na tela do dispositivo conectado ao teclado K480 Multi-Device da Logitech. / © ANDROIDPIT

Bateria

Um ponto negativo do K480 é que ele não usa baterias recarregáveis e, sim, pilhas AAA  (também conhecidas como “palito”), cujo primeiro par para está incluso na embalagem. 

Senti falta de uma luz indicadora de uso das pilhas, para saber o nível de energia das mesmas, mas, segundo informações da Logitech, um “uso de escritório” do K480 faz com que as pilhas durem até dois anos. De qualquer forma, utilizei o teclado intensamente nas últimas semanas e não senti qualquer sinal de “cansaço” dele no quesito energia.

K480lBATERIA
Compartimento com pilhas do tipo AAA do teclado K480 da Logitech. / © ANDROIDPIT

Especificações Técnicas

  K480 Multi-Device Logitech
Tipo de produto Teclado
Fabricante Logitech
Dimensões 201 x 310x 41 mm
Peso 1,03kg
Compatibilidade Android, iOS, Windows, Mac OS e ChromeOS
Conectividade Bluetooth
Tamanho da bateria Pilhas AAA

Veredito Final

Se você precisa a escrever em múltiplas telas e quer mais praticidade no processo, o K480 pode ser bastante útil.

Trata-se de um teclado prático, que permite uma digitação ágil e confortável tanto no tablet quanto no smartphone. A troca de dispositivos a partir da chave é rápida e prática e, com a exceção de alguns leves “engasgos”, funcionou perfeitamente durante toda a experiência. Sem contar que ele é compatível com os principais sistemas operacionais do mercado (Android, iOS, Windows, Mac OS e Chromebook)

Dentre os poucos pontos negativos, está o peso do acessório (pouco mais de 1kg) e ausência de uma bateria interna recarregável. Mas considerando que suas pilhas AAA podem durar até dois anos (segundo a Logitech), o nível de energia não será exatamente uma preocupação. 

E aí, o que você achou da proposta do  teclado K480 Multi-Device da Logitech?

78 Compartilhado

24 Comentários

Escreva um comentário:
  • Comprei um desse nos EUA, é um otimo aparelho, nunca tive e nem tenho do que reclamar, em relação à bateria, ela dura bastante tempo mesmo, além da praticidade de ser um teclado pequeno e portátil, como trabalho com notebook, tablet e celular, uso ele sem problema nos 3 dispositivos, para mim fiz uma otima compra! e claro que não paguei esse valor kkkk

  • prefiro meu velho teclado do smart

  • Esperei muito por uma analise BR do dispositivo. Ele está na minha lista dos que quero comprar, porém o preço não ajuda em nada, além do peso. Poderiam fazer uma analise do teclado rolon da LG, aquele também é interessante

  • Fora do padrão ABNT? O teste "sera" publicado? R$ 300,00 e mais de 1kg? Não, obrigado. Ainda prefiro um adaptador OTG e um conjunto teclado/mouse sem fio (que é o que uso). Mais barato, mais leve, mais completo.

  • Vc deveriam analisar outros teclados Bluetooth

  • Passo, obrigado!

  • A pilha? brincadeira hein.

    • Diz o fabricante que um par de pilhas palito pode durar até 2 anos. Então digamos que vão durar 6 meses sem vc lembrar que elas existem.
      Agora imagine se fosse recarregável. Nesses 6 meses, QUANTAS vezes vc ia ter que cavoucar o carregador da mochila e caçar uma tomada?

  • Trambolho feio pra caramba!
    Pode ser útil, inovador e tal, mas não vejo necessidade disso. Pelo menos pra mim!
    Pra que comprar isso ai se posso usar o Notebook?

    • Chamar de trembolho e feio é meio que forçar a barra né, não vi nenhum defeito visualmente. E atualmente muitos abandonaram seus pc's and not's por tablets e até mesmo por celulares de polegadas maiores para o uso básico de acessar sites e redes sociais... e eu sou um dentre muitos, ligo meu pc somente para jogar... Facilidade e praticidade é tudo que todos querem.

    • você mesmo se respondeu... Pra que comprar isso se você pode usar seu notebook? A mesma coisa de alguém falar que o Apple Watch é inútil por que ele tem um celular Android.

      O gadget não tem funcionalidade pra você, mas isso não quer dizer que ele é ruim...

    • Design não é o ponto chave aqui, e sim, usabilidade.

  • Gadget interessante , gostei .....review nota 10.,bem completo e didático

  • Esses dispositivos são até bons para tarefas mais complexas, mas esse peca em pontos básicos, como o indicador de carga e a bateria recarregável.

  • tenho um Galaxy Tab S 10.5 e uso sempre na faculdade, uso o teclado oficial da Samsung que também é capinha para ele e posso falar que é uma mão na roda esses teclados para tables. Pensei até em comprar esse da Logitech na época (era lançamento) porém ele é muito pesado e pouco prático de ser levado para os lugares em comparação com vários outros gadgets de mesma função.

  • muito boa a idéia!! Gostei..

  • Há uma controversa aí:

    Prós
    ✓Compatível com os principais sistemas operacionais (exceto o Windows Phone)

    COMPATIBILIDADE Android, iOS, Windows, Windows Phone, Mac OS e ChromeOS

    • É verdade, Diego. Falha nossa.
      Na verdade, o teclado não é compatível com o Windows Phone.

      Informação corrigida. Obrigado pelo toque.
      Um abraço.

  • Bom review, Rui, vc cercou o produto de múltiplos pontos de vista, da ergonomia à "limpabilidade".
    O que pega nessa bagaça é o preço. Bem, posso ser otimista e considerar que juntando um bom tablet dá uma pechincha, um autêntico Surface Pro de pobre!
    Mas, pensando bem... um teclado USB de 30 reais, mais um adaptador OTG de 10, humm... acho que já resolvi.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi