O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
263 Compartilhados 196 Comentários

Como resolver o soft-brick (ou loop infinito) e recuperar o seu smartphone

Se você tem experiência com ROMs e modificações, é possível que já tenha feito alguma coisa errada, sobretudo depois de ter adquirido segurança com os procedimentos. Se tiver sorte, você não "brickou" completamente o dispositivo, mas causou o chamado soft-brick. O sintoma mais comum nesse caso é o loop infinito ou boot loop, que ocorre quando o dispositivo mostra a animação de início o tempo inteiro ou fica bloqueado na imagem inicial. Neste artigo vou mostrar como solucionar esse problema.

Primeira fase: achar a causa

Os soft-bricks são causados principalmente a alguns arquivos de sistema que interferem em outros, causando instabilidade ou falha na inicialização. Se o seu dispositivo fica bloqueado ao se reiniciar, você deve se lembrar da sua última operação antes do aparecimento do problema. Para cada situação existe uma solução possível.

pac rom
Uma instalação errada ou uma modificação equivocada por resultar em um soft-brick / © AndroidPIT

Depois de flashear uma ROM

Após fazer o flash de um ROM, o cache Dalvik pode não ter sido apagado automaticamente. Isso significa que os dados antigos são utilizados para os novos arquivos do sistema, causando inevitavelmente um loop infinito. Eis o que fazer nesse caso:

  1. Inicie o aparelho em Recovery Mode (ClockworkMod ou outra custom recovery);
  2. Abra “advanced”.
  3. Selecione “wipe dalvik cache”.
  4. Agora busque e selecione “wipe cache” (se não estiver no menu principal, tente em “mounts and storage”).
  5. Reinicie o dispositivo.

O cache Dalvik se encontra normalmente na partição de mesmo nome, mas algumas ROMs salvam dados também dentro de “cache” ou dentro de “data”. Seguindo o procedimento acima, aumentaremos a probabilidade de eliminar o cache Dalvik sem apagar nenhum dado pessoal (apps, fotos, etc.). Se não funcionar, teremos de recorrer também à formatação da partição “data”, mas antes deve-se fazer um backup que poderemos recuperar em seguida:

  1. Reinicie em Recovery Mode;
  2. Abra “backup and restore”;
  3. Selecione “backup” (para fazê-lo no cartão SD) ou “backup to internal”.

Agora podemos prosseguir com mais tranquilidade no processo de apagar os dados:

  1. Selecione “wipe data”;
  2. Selecione “wipe cache;
  3. Reinicie o dispositivo.

Se o problema persistir, a causa estará na própria ROM; descarregue uma ROM diferente para flashear em seu dispositivo e entre em contato com o criador da ROM defeituosa explicando que ela é incompatível com o seu modelo.

Depois da restauração de um backup

A causa está novamente numa interferência com o antigo cache Dalvik não apagado corretamente. Bastará seguir o mesmo procedimento indicado acima para resolver o problema.

AndroidPIT Nexus 5 TWRP reboot system
Fazendo uma limpeza no dispositivo você pode remover o lixo e interligar informações / © ANDROIDPIT

Depois de flashear uma Mod

Se o seu dispositivo entra em loop infinito depois da instalação de alguma Mod, o problema se deve principalmente a uma incompatibilidade com a sua ROM. Nesse caso, a solução é um pouco mais trabalhosa. Em primeiro lugar, devemos substituir dois arquivos na Mod por outros dois conteúdos no pacote da nossa ROM:

  1. Abra o arquivo zip da Mod com um gerenciador de arquivos (por exemplo: 7-Zip);
  2. Procure os arquivos “android.policy.jar” e “framework-.apk”, situados normalmente dentro de “system/framework/”. Estes são os arquivos que devemos substituir;
  3. Agora, abra o arquivo zip da nossa ROM. Se tiver uma ROM stock, baixe-a online e procure o método para extraí-la;
  4. Procure os mesmos arquivos de antes e coloque-os no lugar dos outros na Mod (sobrescrevendo-os). Escolha “store” como nível de compressão.

Agora basta copiar a Mod “correta” no cartão SD do celular e flasheá-la a partir da recovery:

  1. Copie a Mod no cartão SD através de um leitor de cartão ou aproveitando a opção “mount usb storage” contida em “mount and storage” e ligue o dispositivo ao PC;
  2. Instale a Mod como fez anteriormente;
  3. Se não der certo, reinstale a Mod depois de ter selecionado “mount system” dentro de “mount and storage”. Você também pode tentar com o acréscimo de um “wipe cache” e “wipe dalvik cache”.

Depois de ter mudado as permissões

Modificar as permissões dos arquivos pode ser perigoso no Android. Se não for feito corretamente, é muito fácil causar um soft-brick, ou até coisa pior. As permissões mais comuns dos arquivos são:

  • 644 (RW-R-R): esta é a permissão de sistema mais conhecida, e está presente em “/system/app”, “/system/framework”, “/system/etc”, “/system/lib” e outros arquivos diversos;
  • 755 (RWX-RX-RX): principalmente usada para “/system/bin”, apenas os arquivos que devem ser executados são 755 ou superior;
  • 777 (RWX-RWX-RWX): usada para os scripts em “/system/etc/init.d” e os arquivos de BusyBox.

Para resolver o loop infinito, basta usar a opção “fix permissions” contida no menu “advanced” do ClockworkMod. Certifique-se de que as partições estejam montadas antes de efetuar o comando.

Soluções e conselhos gerais

Quem gosta de modificar ROMs, experimentar as diversas Mods e “brincar” com o dispositivo rooteado, deve ter sempre em mente a regra fundamental do modding: wipe, wipe, wipe! O conjunto dos três wipes (limpeza), chamado com frequência de “full wipe”, serve tanto para prevenir quanto para solucionar:

Prevenir - quando fazer os wipes?

  • Wipe Data: ao flashear uma ROM diferente da nativa; ele não é essencial para as atualizações (como passar da CM 10 para a CM 11, por exemplo). Ele apaga dados pessoais e configurações (reset de fábrica);
  • Wipe Cache: ao flashear um ROM. Aconselhado também ao flashear uma Mod, Recovery, etc;
  • Wipe Dalvik cache: aconselhado para as mesmas situações do “wipe cache”.

Solucionar - um remédio infalível

Como expliquei no artigo sobre Recovery Mode, a Recovery está situada numa partição separada do sistema operacional Android. Qualquer problema de funcionamento causado por uma mudança no âmbito do firmware poderá ser resolvido entrando no Recovery Mode. Como um coringa, você poderá sempre usar o “full wipe” para depois flashear uma ROM, tudo obviamente a partir da sua custom Recovery.

Como se vê, solucionar o soft-brick de um celular Android não é tão difícil como parece. Basta ter uma custom Recovery que o proteja. Bom modding a todos!

Você já causou um loop infinito no seu Android? Como fez para resolvê-lo?

196 Comentários

Escreva um comentário:
  • Fui fazer Root no meu Galaxy Grand Neo Plus GT-I9060C, agora ele so fica na tela da samsung quando liga ele, e na parte superior do lado esquerdo da tela aparece um icone pequeno de vermelho, um ponto de esclamaçao ( ! )... ja tentei reinstalar a rom original, o odin reconhece o celular.. mas nao instala de forma alguma.. se alguem puder ajudar, desde ja agradeço...

  • Estou, aparentemente, com esse problema. Eu tinha o WhatsApp na versão beta instalado, e hoje, assim que ele concluiu uma atualização o celular travou, tentou reiniciar, mas nao conseguiu. Minha pergunta eh: se eu nao tenho nenhum modo recovery instalado, como faço pra recuperar meu celular? O meu eh um Galaxy S4 GT I9505 Android Lollipop. Obrigada!
    P.s.: ja tentei acessar o modo recovery mas ele so aparece algo escrito em azul na parte de cima, e mais nada, e reinicia novamente.

  • eu fiz root no meu j700m e mudei a rom e depois desativei o modo usb e om e depois meu celular bricou sera que tem cocerto auguem pode me dar uma ajuda

  • Boa noite!!!
    Eu tenho o celular J1 e estava em loop infinito... baixei a room do aparelho e o odin... Fiz tudo certinho e quando fez o dowload da room no aparello ele desligou e não liga e nem carrega mais...
    Alguém pode me ajudar?
    Desde já agradeço.

  • Boa tarde! Tenho um S3 neo (há 2 anos) e há 2 dias está apresentando este problema de loop infinito. Fica tentando iniciar por várias vezes... Acende o led azul, aparece o logo da Samsung e apaga, repete isso por inumeras vezes. Já tentei entrar em modo download ou recovery porém, antes de fazer a escolha ele reinicia novamente. Já tentei utilizar o JIG, aparece o robozinho por 1 segundo e reinicia novamente. Já baixei o ODIN e o firmware porém, não consigo sequer deixar em modo download. Alguém já passou por isso ? Obrigado!

    • Meu S3 I9300 apresentou o mesmo problema há mais ou menos 3 semanas tb. Você também usava CyanogenMod? O meu fica em looping no logo da Samgung. Tb não dá certo subir a ROM original pelo Odin.

  • Excelente artigo, muito obrigado a toda a equipe.

  • boa noite, tenho um galaxy s5 g900m , ele esta em loop infinito e nao consigo entrar em modo recovery que ele reinicia, so consigo entrar em modo download, ja coloquei todoas as roms dele, tenho todas baixadas, desde a kitkat ate marshmallow, ja consegui liga-lo 4 vezes mas depois de um tempo ele volta pro loop, se alguem poder me ajudar fale comigo pelo whatsapp 21 975223683

  • Bom texto

  • Gente parem de pagar para fazer qualquer tipo de manutenção no seu Celular.
    Façam vocês mesmo e ainda ganhem um dinheiro extra com isso.
    E esse curso é super completo, até IPHONE que é mais difícil de concertar, e mais caro o curso, ele está incluso!!
    Vão lá dar uma olhada sem compromisso!! h t tp :/ /mi gr e.m e/ vp LH x ( é só tirar os espaços )

  • lembro do meu primeiro loop infinito. comprei meu moto g 2013 no lançamento, no mês seguinte saiu root e resolvi fazer mesmo sem entender absolutamente nada. ai acabei dando wipe data, dalvik e system kkk fiquei desesperado, cheguei até entrar em contato com a motorola, foi qd postei num grupo do fb o ocorrido e uma alma bondosa me ajudou a reinstalar a rom dele. desde esse dia não paro mais de mexer no celular. acho que quase todo mês eu instalo uma rom diferente ou um módulo diferente do xposed

    hehehe

  • Tive somente um soft-brick na primeira vez que tentei instalar a famosa "CM", depois nunca mais tive problema... Vivo trocando de rom, alías. Não sei pra que tanto trabalho aí em cima, é só reinstalar a rom original do smartphone...

  • O processo pode ser simples em alguns aparelhos, mas bem complicado em outros, eu já faço este tipo de operação a bastante tempo, mas ao tentar colocar cm13 em um moto g 1, passei três dias na luta. Portanto cuidado quando forem se aventurar.kkk fui usar o kingroot no j5 da minha esposa e pra minha surpresa, softbrick...pois é, lai vai eu pesquisar como restaurar stock ROM, mas no final tudo deu certo...a dica é, enquanto for pau de soft...da pra arrumar..agora de hardware é outra história!!!?

  • Interessante

  • Mesmo tendo solução, esse é um problema que acelera bastante os batimentos cardíacos kk

  • Galera muito cuidado ao se instalar ROMs customizadas é necessário que se tenha conhecimento avançado no processo de instalação, se possível peçam a algum amigo que tenha conhecimento no assunto, aqui em minha cidade já instalei em diversos celulares e deve se prestar muita atenção na instalação.

  • poxa interessante

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi