O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
22 Compartilhado 13 Comentários

Lucid Launcher em teste: simplicidade é o segredo

Minimalista, rápido e simples. Esses adjetivos devem fazer parte da descrição de qualquer launcher que queira cair nas graças dos usuários. O Lucid Launcher, projeto de um grupo de membros do XDA Developers, tem exatamente essas características. Além disso, ele conta com algumas funções bem interessantes. Confira as minhas impressões.

lucid launcher teaser
A apresentação do Lucid Launcher na Google Play Store. / © powerpoint45

Homescreens verticais, navegador integrado

O Lucid Launcher ordena as homescreens verticalmente. Seu número pode ser determinado nas configurações. Deslizando o dedo para a esquerda, abre-se imediatamente o navegador integrado, que no meu teste se mostrou bem rápido e fluido, trazendo as opções usuais de guias e bookmarks.

lucid launcher 3
O navegador integrado (esquerda) e a barra lateral com os favoritos (direita). / © AndroidPIT

Barra lateral com favoritos em vez de barra de atalho

Deslizando o dedo do meio da tela inicial para a direita leva à gaveta de aplicativos. Deslizando o dedo a partir da direita, abre-se uma barra lateral com a galeria de apps favoritos (que naturalmente você pode configurar). Na parte superior da homescreen há uma barra de busca com a qual se pode acessar aplicativos da gaveta de apps diretamente. Aqui também se encontra o menu com os três pontos verticais (Menu Overflow), de onde se tem acesso às configurações mais importantes. A barra de notificações pode desaparecer completamente, e não existe uma barra de atalho.

lucid launcher 2
A gaveta de apps com duas opções de tamanho para os ícones. / © AndroidPIT

Ícones e widgets configuráveis

Os widgets e ícones de aplicativos podem ser dispostos livremente na tela inicial, e seu tamanho também pode ser alterado. Se quiser, eles podem ser colocados de maneira linear, e os ícones podem ser alterados individualmente.

lucid launcher 1
Padrões de ícones individuais e widgets comprimidos - duas opções do Lucid Launcher. / © AndroidPIT
lucid launcher 5
Os widgets podem ter seu tamanho e posição alterados (esquerda), e um clique longo no ícone do app abre o menu de contexto com quatro opções (direita). / © AndroidPIT

Modo paisagem

O papel de parede fica sempre visível, mesmo na gaveta de aplicativos. Na tela inicial podemos alternar os modos retrato e paisagem (as barras e tamanhos dos ícones se adaptam de acordo com cada um).

lucid launcher 4
As configurações do Lucid Launcher. / © AndroidPIT

Conclusão

Depois do meu teste posso dizer que o Lucid Launcher cumpre o que promete: ele traz a liberdade que se espera de um launcher alternativo, é rápido e tem uma interface simples. Espere, contudo, alguns engasgos e atrasos, pois o launcher ainda se encontra na fase Beta. De maneira geral, é um projeto que pode se tornar um sucesso.

Lucid Launcher Install on Google Play

13 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi