Fazer o login

Registre-se para confirmar

Esqueceu a sua senha?

Faça o Login com o Facebook:

Ainda não tem uma conta no AndroidPIT? Criar conta

MAGIX Camera MX

Mauro Feola
0

Dentre tantas ferramentas existentes para câmeras Android, um novo app acaba de ser lançado: o MAGIX Camera MX. Ele é muito parecido com o Paper Camera no que tange à diversidade de efeitos que traz, os quais podem ser aplicados no momento em que se tira uma foto. E a foto tirada pode ser enviada para um álbum online. Em geral, muitas pessoas reclamam das péssimas experiências que têm com aplicativos gratuitos de câmeras. O mesmo vale para os aplicativos pagos que, por fim, colocam os preços na estratosfera. Sendo gratuito, vejamos o que o MAGIX Camera MX pode nos oferecer. Por termos ouvido bons comentários do aplicativo, resolvemos testá-lo. Acompanhe e tire suas conclusões. 

3 ★★★☆☆

Avaliação

Versão testada Versão atual
1.1.0 2.4.8

Funções & Utilização

Dispositivo: Samsung Galaxy S2 (I9100)
Versão do Android: 2.3.4
Root: Nein
Roda a partir da versão: 2.2

Uma coisa temos que admitir: aplicativos de câmeras gratuitos são, em geral, decepcionantes. Por isso mesmo é que foi difícil para a nossa equipe incluir na pauta de testes do nosso site mais um deles. Porém, ao vermos alguns screenshots do MAGIX Camera MX, resolvemos ir até o fim com os testes. E, claro, nãos e surpreenda de nossa avaliação não for das mais positivas. Deixamos claro que aproveitamos a situação para criar um pouco de suspense no leitor. Conclusões, portanto, apenas no fim dessa seção.

A primeira impressão já é bastante positiva: ao iniciarmos o aplicativo, a tela de início se mostra bastante apresentável. Nela, já é possível visualizar as seguintes opções: "Album Online", "Gerenciador de Mídia", "Configurações" e "Tirar foto".

Iniciemos, claro, com o principal recurso do aplicativo: tirar fotos. Semelhante ao aplicativo padrão de câmera Android, a imagem a ser fotografada ocupa a totalidade da tela do aparelho. Na borda direita encontram-se botões para mostrar as fotos já tiradas, para tirar uma foto e para selecionar os efeitos. No canto superior esquerdo, é possível ver dois símbolos: um para ajustar o flash e o outro para ajustar o auto-disparador da câmera. Caso você movimentar o aparelho de forma que a imagem a ser retratada varie entre a posição vertical e horizontal, os símbolos citados variam juntamente com o movimento feito.

Na visualização prévia da imagem, 16 filtros são apresentados, os quais têm os seguintes nomes:

- „MXmas“
- „Auto-otimização“
- „Lomo“
- „Orton“
- „Caneta“
- „I’m blue“
- „Termal“
- „Poster“
- „Caleidoscópio“
- „Série de Imagens“
- „Pop Art“
- „Negativo“
- „Limitado“
- „Sepia“
- „Preto e Branco“
- „VermelhoAzul“

Infelizmente nenhum desses efeitos pode ser alterado e não existe igualmente nenhum recurso de zoom no aplicativo. Não podemos dizer que ficamos totalmente satisfeitos com os efeitos acima. Na verdade, entre eles, há os que realmente trazem um resultado profissional para as imagens captadas pela câmera. Porém, há outros muito simples, como o Sepia ou o Preto e Branco. Um pouco, digamos, decepcionante foi o efeito inesperado de trepidação que as fotos produziram. E isso mesmo sem que tenhamos escolhido qualquer um dos efeitos já citados acima. E quando tiradas com algum dos efeitos, os quais demandam alta performance do aplicativo, a trepidação também esteve presente. Sem dúvida, frustrante. 

As fotos tiradas são salvas em um álbum que é automaticamente criado e cujo nome é "Camera MX". 

Ao selecionar uma foto já tirada, uma lista de novos "pilotos" aparecem no canto direito da tela. Por aqui, é possível compartilhar a imagem, fazer seu upload para o álbum online (o qual requer um cadastro online), combiná-la com outros efeitos ou editá-la de várias formas. São 8 as diferentes opções para editar a imagem escolhida: "Cortar", "Auto-Otimizar", "Brilho", "Contraste", "Saturação", "Balanço" e "Mover".

Através do menu "Álbuns Online", pode-se acessar rapidamente as fotos editadas que estão online. O menu "Gerenciador de Mídia" tem acesso a todos os álbuns existentes e mostra quantas imagens estão salvas no smartphone, além de facilitar, com isso, o acesso a elas.

Na minuciosa opção de configurações, o usuário tem a possibilidade de alterar quase tudo o que quiser. Aqui é possível alterar tudo o que oferece o menu: desde a resolução de tonalidade até a qualidade das imagens (isso vale tanto para as imagens salvas no celular quanto para as que estão no álbum online). Um recurso bastante útil é poder usar a câmera frontal, recurso que em geral não está presente em outros aplicativos para câmeras. Um botão para poder mudar o tipo de câmera não seria nada mal, embora não seja o recurso que merece maior urgência.

Além disso, um ícone cujo título é "One Shot Cam" será instalado automaticamente. Ele permite acesso direto ao menu "Foto". Nele, é possível definir se uma foto pode ser tirada diretamente com este recurso ou não. Embora seja uma boa ideia, não podemos afirmar que algo imprescindível para o aplicativo.

Conclusão:

Em termos das funções que o MAGIX Camera MX oferece, diríamos que ficamos divididos. Ao mesmo tempo que o aplicativo oferece efeitos super interessantes, os quais podem ser editados e trabalhados sem grandes problemas, ele acaba igualmente oferecendo recursos muito simples que não o diferenciam de qualquer outro aplicativo para câmara gratuito. A possibilidade de poder usar a câmera frontal e as diversas formas de editar as imagens eleva, sem dúvida, a qualidade do app. O que falta é uma função de aproximação e o que não deveria estar presente são os efeitos de trepidação constantes. Enfim, há muitas funções e filtros, mas alguns deles são simples demais. Por isso, consideramos o app, ao menos neste quesito, apenas um app 3 estrelas.

Tela & Controles

MAGIX Camera MX tem um belo design. Tanto a tela de início quanto as opções do menu não são apenas interessantes, como didáticos. Os modelos e os botões do menu também são bastante elegantes, além de serem organizados de tal maneira que o usuário não tenha qualquer dificuldade para utilizá-los. Isso tudo por mais que o aplicativo apresente uma inúmera quantidade de recursos e funções distribuídas em diferentes opções de menu.

Os 16 diferentes efeitos são mostrados em imagens-miniatura, o que facilita a vida do usuário para testá-los. Talvez o grande highlight "óptico" do aplicativo seja a função "slide show", o qual traz a opção de se visualizar fotos num cubo 3D ou mesmo com uma música em segundo plano. 

O grande problema segue sendo o efeito de trepidação do qual sofrem algumas imagens...

Velocidade & Estabilidade

Chegamos no ponto mais fraco do MAGIX Camera MX. Ao ser carregado, tudo funciona muito bem. Mas a função "live" para tirar fotos e associá-las a algum efeito é bem deficiente. Sem contar, novamente, o problema da trepidação das fotos. O aplicativo não travou nenhuma vez, mas a performance do aplicativo deixa a desejar algumas vezes.

Relação Preço/Desempenho

O MAGIX Camera MX está disponível gratuitamente no Android Market. A maioria dos aplicativos para câmera que são pagos é, sem dúvida, muito melhor em termos de performance do que o MAGIX Camera. Mas ao compará-lo com outros aplicativos gratuitos, ele não deixa de ser interessante, uma vez que abrange muito mais efeitos e recursos que outros apps do mesmo ramo. Não custa (literalmente não custa) baixá-lo e ver como ele funciona em seu smartphone.

Screenshots

MAGIX Camera MX MAGIX Camera MX MAGIX Camera MX MAGIX Camera MX

Apps semelhantes

Desenvolvedor

MAGIX AG

.

Enviar e-mail ao desenvolvedor Perfil do desenvolvedor

Comentários

Escreva um comentário: