O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
20 Compartilhado 18 Comentários

Mais 3 coisas super legais que você pode fazer com o seu Android

Na semana passada, escrevi um artigo sobre coisas legais que você pode fazer com um dispositivo rodando o sistema operacional do Google. Esta semana, escolhi mais três funções próprias do Android, não encontradas, portanto, no iOS ou no Windows. Veja só.

dicas1
Mais três dicas sobre o nosso sistema operacional preferido. © AndroidPIT

Conexão com um USB Flash Drive

Todo smartphone tem uma entrada micro USB usada para recarregar a bateria e para transferir arquivos do e para o seu smartphone. A maioria das pessoas não sabe, contudo, que com um cabo adaptador USB On The Go (OTG) é possível conectar o dispositivo Android com um pendrive e transferir dados. Essa função também funciona com um leitor de cartão SD. Isso significa que você pode transferir dados de e para uma câmera digital sem ter de usar um computador, e em seguida salvá-los na nuvem logo em seguida.

Uso de um mouse sem fio

Usando o mesmo adaptador USB OTG, você também pode conectar um mouse (de até 2,4 GHz) ao seu smartphone Android e usá-lo para navegar pelo seu celular. Da mesma forma, é possível conectar um teclado ao dispositivo, mas nesse caso é preciso um concentrador USB (hub USB) para possibilitar a conexão.

Ajuste da voltagem para tempo de bateria mais longo

Alguns dispositivos Android, como o Samsung Galaxy S4, permitem que você substitua a bateria e até mesmo compre outra mais potente. Outros, contudo, como os da linha Nexus e o HTC One, não podem ser abertos e possuem baterias fixas, que não podem ser substituídas. Mesmo assim, é possível aumentar a vida útil da bateria simplesmente ajustando a frequência da CPU e voltagem. Esse processo é conhecido como undervolting e pode acrescentar de uma hora a uma hora e meia à sua bateria. Isso pode ser feito apenas se você tiver rooteado o seu smartphone.

O que mais você acha legal no Android?

18 Comentários

Escreva um comentário:
  • Essas perguntas não obtiveram respostas

  • Pergunto por que o tablet xing-ling de minha professora que e WiFi e já vem com entrada USB e roda uma versão antiga do Android.funciona com um modem 3g da hauwei perfeitamente para meu espanto.

  • Boa pergunta!

  • Gostaria de saber se tem como um tablet galaxy tab wifi .colocar um adaptador USB e colocar nele. Um modem 3g.e se der como fazelo?

  • Funciona com o cabo micro-usb normal do celular com adaptador USB fêmea-fêmea?

  • ALERTA!!!

    Não faça undervolting sem antes ter certeza absoluta das vontagens suportadas pelos chips do seu aparelho, se você diminuir muito a voltagem ele pode parar de funcionar e nem ligar.
    Esse procedimento é apenas para abaixar um pouco a vontagem dentro da margem de segurança. Alguns aparelhos já usam uma baixa voltagem para ter grande autonomia e oferecem pouca margem para melhorar.

  • em relação ao tipo de formatação existem programas na play store que resolvem esse problema como é o caso do paragon no meu caso uso um custom kernel que já me da essa opção nativamente. em relação ao HD acho que um dos motivos maiores é a energia um HD consome quase 1000 ma, talvez um conector em y conforme o Davi falou possa resolver.

  • eu sou doido pra faser root no meu celu mais me da um medo te estragar meu smart qeria faser pelo menos no meu L3 pra testar umas coisas nele ! :-(

  • esqueceram de fala dos mouses e teclados via Bluetooth

  • Alguns dispositivos (como meu Razr Maxx) precisam de uma "ajuda" para suportar OTG: como a micro-USB não fornece energia para os acessórios, é necessário um cabo Y com uma ponta que vai ligada a um carregador universal ou outra USB disponível (de um computador ou uma TV, por exemplo). Dessa forma é possível colocar tranquilamente um HUB USB no celular e conectar vários dispositivos simultaneamente.
    Mas, mesmo sem o HUB, pode-se ter teclado e mouse ao mesmo tempo usando aqueles conjuntos sem fio que possuem só um receptor USB para os dois dispositivos.
    Além disso, muitos aparelhos possuem saída HDMI de forma direta (como o meu) ou via MHL (que precisa de um cabo específico ligado na micro-USB). Dessa forma, dá para transformar o smartphone em um desktop Android completo, com teclado, mouse, armazenamento USB e monitor.
    Com relação ao HD externo, pelo que pesquisei, o problema não está exatamente no tipo de formatação, mas na ausência de drivers para esse tipo de dispositivo. O mesmo ocorre com leitores/gravadores de CD/DVD/BD.

  • Entendi... valeu Luiz Gustavo. Ajudou e muito. Estava na expectativa que o Nexus 5 tivesse suporte ao OTG pelo menos, isso ajudaria a compensar a falta de memória expansível. Grande abraço

  • interessante tópico amigo... acredita que eu só fiquei sabendo da possibilidade de acessar um Pen drive ha. alguns dias atrás? rsrsrs mas na minha opinião foi uma das maiores descobertas já feitas no smartphone pois agora naonpreciso mais ficar trocando de micro sd toda hora que quero tranferir dados e back ups para outro ( quando já esta ficando cheio). Desculpe a ignorância mas ainda tenho duas dúvidas e fico grato se puder me responder:
    1- O que possibilita o acesso ao pen drive/leitor de cartão é o sistema Android em si? todos Com Android pode o fazer?
    2- Teria a possibilidade de acessar um HD externo com meu S3?
    Isso já ajuda rm muito na vontade de ter um Nexus 5. Obrigado antecipado.

    • Fala cara, beleza?
      1- Até onde eu sei(pelo menos o nexus 4) os dispositivos da linha Nexus não possuem suporte a cabos OTG, fora alguns outros aparelhos que também não tem. Então respondendo: não funciona com todos os devices Android.
      Nem com windows phone, nem iOS.

      2-Creio que não será possível, pois o formato dos hds normalmente é NTFS, e o android só reconhece FAT ou FAT32, sendo que o ultimo só permite arquivos de até 3,6~4gb
      Então respondendo: A menos que seu hd esteja em FAT ou FAT32, não será possível...

      Espero ter sanado suas dúvidas...

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi