O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
2 min para ler 96 Compartilhado 16 Comentários

O que você precisa saber sobre o malware capaz de apagar os dados do seu Android via SMS

Pesquisadores da Heimdal Security descobriram um malware para Android capaz de apagar por completo os dados dos dispositivos. O arquivo malicioso está sendo propagado via mensagens de texto e, além de limpar os arquivos, permite que o aparelho seja monitorado remotamente.

O malware, conhecido como Mazar, é instalado a partir de um link enviado por mensagem. O texto convida o usuário a clicar para baixar arquivos multimídia (MMS).

Como acontece o ataque

Ao clicar no link, o usuário faz automaticamente o download do Tor. Através do navegador anônimo que é feito o download do APK. O malware utiliza a rede conhecida por dar mais privacidade aos usuários para dificultar a descoberta de sua origem. Após completar a instalação, o usuário recebe um SMS de um número do Irã agradecendo.

You have received a multimedia message from +[country code] [sender number] Follow the link http: //www.mmsforyou [.] Net / mms.apk to view the message

Você recebeu uma mensagem multimídia de +[código do país] [número do telefone] Acesse o link http: //www.mmsforyou [.] Net / mms.apk para ver a messagem (tradução livre)

O arquivo malicioso ao ser instalado fornece o controle do smartphone para quem planejou o ataque. Ele permite apagar arquivos, como fotos e músicas, enviar mensagens e até mesmo fazer ligações.

O arquivo malicioso está sendo propagado via mensagens de texto

Outro ponto importante é que o Mazar também permite a leitura remota de SMS, o que é um risco a mais para a segurança. Atualmente o SMS é bastante utilizado para verificação de duas etapas em diversos serviços, de redes sociais a bancos. O Banco do Brasil, por exemplo, tem uma forma de transação via SMS, chamada de BB Remessa Celular.

Como se proteger

A estimativa da empresa de segurança é que, apenas na Dinamarca, mais de 100 mil smartphones tenham sido infectados. Ainda não há confirmação do Mazar em aparelhos em outros países, mas a Heimdal recomenda cautela.

O curioso é que a malware não é instalado em smartphones que estejam com o idioma russo como padrão.

Caso você não entenda russo, o melhor a fazer é não sair clicando em qualquer link por aí. Leia suas mensagens com atenção antes de abrir um link e desconfie de contatos que não estejam na sua agenda de telefone.

Os comentários favoritos dos leitores

  • Renato Oliveira há 11 meses

    Mudando o idioma para russo em 3... 2.. 1.. haha

    O melhor anti-virus que existe é o uso consciente, não saia clicando em qualquer coisa sem saber o que é antes, seja no smart ou nos PCs, hoje os responsáveis pelos ataques fazem a situação parecer real, mas se vc prestar atenção saberá se realmente é confiável.

16 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi