O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 Compartilhados 2 Comentários

[Malware] A Microsoft avisa usuários sobre falsos aplicativos do Skype

 

Na semana passada, informamos sobre um malware chamado MMarketPay que comprava aplicativos pagos no Android sem notificar o usuário. Desta vez, um novo malware está fazendo as suas rondas, e o que torna este um bug perigoso é o fato de que ele fingir ser um aplicativo que muitos usuários conhecem e amam: o Skype. Não só finge ser este popular messenger app, mas vai ao ponto de enviar mensagens SMS para números de telefone específicos, sem o consentimento do usuário. Mas isso não é tudo. O que é realmente sujo é que o dinheiro que você tem que pagar por essas mensagens não aprovadas, vai direto para os bolsos dos desenvolvedores de aplicativos não autorizados.

Basicamente ele funciona assim: o aplicativo apresenta-se como o app Skype padrão, e uma vez baixado, ele imediatamente começa a enviar mensagens para esses números premium, o que acarreta custos para o usuário, e depois vai diretamente para os fabricantes do bug. O maior problema é que você provavelmente vai ver apenas os custos das mensagens, quando sua próxima fatura chegar. Mesmo que a vítima perceba que é uma versão falsa do Skype e desinstale, muitos provavelmente irão esquecer que fizeram acidentalmente o download do aplicativo falso, o que se torna muito confuso para rastrear de onde vieram as taxas extras .

O fato de o malware se esconder como um app muito popular é que o torna tão perigoso. Skype é uma marca estabelecida e confiável, com mais de 663 milhões de usuários, e a maioria dos usuários de smartphones não vai pensar duas vezes antes de fazer download. Uma vez que o aplicativo também pode fazer chamadas telefônicas, o pedido de permissão dos aplicativos desonestos para enviar SMS também parece lógico, fazendo deste um malware muito perigoso.

Então, por favor... se certifique de que você está baixando seus aplicativos de fontes seguras, como o App Center do AndroidPIT, antes de premir o botão de download. Um membro do Centro de Proteção de malware da Microsoft referiu:
"Assim como você faria se cuidasse de qualquer propriedade valiosa, os usuários móveis precisam tomar precauções e medidas de segurança apropriadas."

Verifique e tome sempre muita atenção antes de premir o botão de download.

2 Comentários

Escreva um comentário:
  • 21

    Baixar aplicativos a partir de sites confiáveis como o AndroidPIT é o primeiro passo para que não corra riscos.

  • como vamos saber se o Que estamos baixando e confiavel? Passos inescrupulosas jam estao andando em fazer maudade ate nos smart ja comecaram a punir Porque memos legais elas? nao teremos paz na internet.

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi