O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
OPINIÃO 115 Compartilhados 84 Comentários

Qual marca chinesa de smartphones é a mais confiável?

As fabricantes chinesas de smartphones tinham, até pouco tempo, a fama de plagiadoras com aparelhos de quinta categoria, incapazes de fazer algo original e que funcionasse. Mas esse cenário está mudando a passos largos. As empresas do setor vêm desenvolvendo dispositivos de ótima qualidade a preços competitivos. E nesse artigo, darei minha opinião sobre quais marcas me dão mais confiança. 

Do plágio à excelência 

Antigamente, se você queria encontrar um smartphone de qualidade e que funcionasse bem durante muito tempo, tinha de recorrer às marcas principais (Samsung, Sony, LG, Motorola, etc) e pagar o que era pedido. Já as fabricantes chineses se limitavam a fazer cópias dos telefones mais famosos, colocar um nome similar ao original, mudando a posição das letras, e vendê-los a um preço reduzido para os usuários mais incautos.  

Antigamente, comprar um smartphone chinês era a quase certeza de que teríamos um belo peso de papel meses depois

No entanto, poucos meses depois, grande parte desses aparelhos deixava de responder adequadamente e as únicas soluções em vista eram transformá-lo em pesos de porta ou de papel e comprar outro dispositivo. Além disso, seu software também era uma imitação barata do Android, com temas e apps mais inúteis o aplicativo de bússola de um smartphone. 

lenovo zuk z1 screen
ZUK Z1 - o primeiro smartphone da subsidiária da Lenovo. / © ANDROIDPIT

Mas isso foi mudando com o aparecimento de algumas marcas, entre as quais a Huawei, seguida pela Xiaomi. Mais tarde, apareceram outras marcas como a Lenovo (já famosa no mundo dos computadores), Oppo (e sua filial, a OnePlus), Meizu, ZUK (subsidiária da Lenovo) e outras mais. Essas empresas começaram a lançar telefones que já não eram imitações toscas, tinham boa qualidade e até características exclusivas. 

Atualmente, as fabricantes chinesas estão se convertendo em competidores realmente duros para as marcas tradicionais, que estavam em uma bela zona de conforto. Os chineses estão lançando smartphones que podem competir em recursos e design, além de contar com preços consideravelmente menores. 

O principal problema das marcas chinesas: a distribuição

Sim, este o Calcanhar de Aquiles das fabricantes de smartphone chinesas. Seu sistema de distribuição ainda encontra sérias limitações o que faz com que modelos de algumas ótimas marcas sejam vendidas apenas na própria China, em algum outro país asiático e, em algumas exceções, em certas regiões da Europa. Isso obriga o consumidor a apelar aos sites chineses de compra, como o DealExtreme, mas esse tipo de compra se traz "fortes emoções" para ser entregue. 

AndroidPIT xiaomi redmi 3 4
Xiaomi Redmi 3: o smartphone que chegará até a Rosa...algum dia... / © ANDROIDPIT

E um exemplo disso nós vemos bem aqui do meu lado: um dos editores do AndroidPIT Espanha, Rosa Donoso, comprou um Redmi 3 no próprio DealExtreme, mais precisamente no dia 11 de março de 2016. E, mais de um mês depois da compra, ele ainda não chegou.  

E a fabricante chinesa que considero mais confiável é...

Antes de anunciar a vencedora do título de "A Mais Confiável", quero dizer que me enche de orgulho e satisfação apresentar este prêmio, que está apenas dentro da minha imaginação (aplausos mentais do público). Dito isso, quero dizer que a fabricantes chinesa que mais confio é a Huawei. 

A Huawei é a marca chinesa que melhor consegue imprimir uma identidade própria em seus smartphones

As razões para mim estão claras: trata-se de um fabricante que já leva um bom tempo fazendo smartphones cada vez melhores, a preços competitivos (ainda que seja a marca chinesa mais cara), não preciso apelar para um distribuidor chinês para comprar um (aqui na Espanha a Huawei é uma das marcas mais vendidas) e tem uma personalidade própria. 

androidpit huawei p9 plus screen front
O Huawei P9 continuará a carregar o bom nome da fabricante chinesa. / © ANDROIDPIT

E o bom nome da Huawei segue garantido pelo seu recém-lançado P9. A empresa fez um trabalho excelente seu processador Kirin 955, que tem desempenho muito próximo aos seus competidores Qualcomm (Snapdragon) e Samsung (Exynos). Sem falar da sua câmera principal, que traz o selo Leica de qualidade. 

Por fim, a Huawei me parece uma fabricante capaz de imprimir uma marca própria a seus dispositivos e manter ainda preços abaixo da concorrência, mesmo com características similares. 

E para você? Qual a marca chinesa inspira mais confiança?

84 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi