O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
219 Compartilhados 48 Comentários

Skype vs. Messenger vs. FaceTime vs. Viber vs. Duo: qual é o melhor para videochamadas?

Muitos aplicativos permitem que nós conversemos com outros usuários através da voz e do vídeo, ao contrário do que acontece com as ligações telefônicas convencionais. Mas, qual app atende melhor quem procura por videochamadas de qualidade? Separamos algumas opções para que você consiga escolher a melhor para o seu Android.

Antes de iniciar o comparativo, gostaria de destacar alguns pontos que foram levados em consideração. A qualidade do vídeo e a fluidez das chamadas podem variar de acordo com alguns aspectos, principalmente com a qualidade do sinal de internet e da câmera frontal.

Quanto pior a conexão, mais distorcida e comprometida ficará a videochamada. A mesma lógica se aplica a câmera frontal, visto que a qualidade do sensor e a iluminação adequada contribuem bastante para uma boa chamada. O desempenho do dispositivo também influencia, principalmente em modelos mas básicos e até alguns intermediários.

Abaixo estão os aplicativos mais populares que viabilizam a comunicação entre usuários através das videochamadas. Vale ressaltar que o Snapchat e o Instagram (Stories) não se encaixam nessa modalidade.

Escolha um aplicativo

Skype

O Skype é provavelmente o aplicativo mais tradicional da nossa seleção. O software é a muito popular em computadores (Windows, Mac e Linux) e, diante dessa popularidade, os desenvolvedores criaram um app voltado para sistemas operacionais móveis.

Ao contrário de alguns apps para videochamadas, o Skype não solicita um número de telefone para identificar o usuário. Ao invés disso, é preciso criar uma conta utilizando um endereço de e-mail, o que garante o anonimato para alguns usuários, visto que o nome real ou o e-mail principal não são obrigatórios.

O Skype permite que você faça um pouco de cada coisa como trocar mensagens de texto, de áudio e de vídeo. O número de emoticons e imagens animadas aumentou significativamente nos últimos tempos, tornando-o um app mais flexível para quem deseja usá-lo para além do trabalho. É possível enviar arquivos, capturar fotos e vídeos diretamente do aplicativo.

Com relação às chamadas de áudio e vídeo, o que posso dizer é que a qualidade de ambas é bastante satisfatória. Novamente, tudo dependerá da qualidade da conexão e do dispositivo usado, mas, no geral, ela é muito boa na parte do áudio e regular no vídeo. Uma grande sacada do Skype para alguns usuários são as chamadas e videochamadas em grupos.

AndroidPIT skype app 1
A qualidade do Skype depende da conexão com a internet / © AndroidPIT

Pontos negativos do Skype

O fato do Skype pertencer a Microsoft pode incomodar alguns usuários. A empresa de Redmond comprou o software há alguns anos e, obviamente, o utiliza da forma mais cômoda. Assim, a questão da confiabilidade com relação a privacidade é questionável, assim como acontece com todas as gigantes da tecnologia.

O aplicativo é simples demais, e isso já tem algum tempo, desde quando o mesmo era bastante lento no Windows. Atualmente, sua interface continua simplista demais para o meu gosto e até mesmo um pouco infantil. Além disso, fico um pouco incomodado com o excesso de cores azuis, que me lembram a antiga interface TouchWiz. Mas gosto é algo subjetivo de cada um.

Outro ponto negativo: a complexidade dos contatos. A busca por eles e a aceitação de pedidos pendentes podem dois pontos contra do app. Se você utiliza o Skype há algum tempo, já deve estar familiarizado com o esforço que é necessário para administrar os contatos do programa.

FaceTime

O FaceTime é um aplicativo desenvolvido exclusivamente para produtos da Apple. Ele está presente em todos os MacBooks, iPads e modelos do iPhone. Ao contrário das demais aplicações desta lista, o FaceTime tem um objetivo claro e simples: a comunicação através do áudio e do vídeo. Assim, o app da Maçã não conta com recursos mais supérfluos, como emoticons, GIFs e etc. A interface é bem organizada - para a nossa alegria.

A interface minimalista é um ponto, mas a qualidade das chamadas é um aspecto ainda mais positivo. Eu e meus colegas achamos que o FaceTime é uma das melhores opções da seleção - e olha que somos fãs do Android.

AndroidPIT facetime app 1
O FaceTime é a estrela dos produtos Apple / © AndroidPIT

Pontos negativos do FaceTime

Se você está procurando por aquele app do tipo 'canivete suíço' que permite, além das conversas, outros anexos e recursos adicionais, então escolha o Skype, o Vibe ou até mesmo o WhatsApp. Levando esse aspecto em consideração, certamente o FaceTime não atenderá suas expectativas. 

Outro ponto: tenha em mente que esta é uma aplicação da Apple e desenvolvida para produtos da empresa. Se você quiser se comunicar com usuários de outros sistemas, terá que recorrer aos outras alternativas da nossa lista.

Viber

O Viber é uma ótima alternativa aos apps mais populares. Ele possui, basicamente, os mesmos recursos de seus concorrentes: envio de mensagens de texto, emojis, captura de fotos e vídeos e envio de arquivos salvos no telefone.

A grande vantagem do Vibe é que ele pode ser usado em várias plataformas, como em computadores - até mesmo no Linux. Assim, você poderá fazer videochamadas mesmo quando não estiver com seu smartphone por perto. Além disso, o método de verificação dos contatos é semelhante ao do WhatsApp, o que pode ser conveniente para muitos usuários.

Com relação as chamadas por vídeo, não há nada de especial para destacar, visto que o app faz aquilo que é esperado. Mais uma vez, não espere para ver grandes resultados se você não tem uma câmera de qualidade e uma boa conexão de internet. As imagens das videochamadas são claras e o vídeo é ligeiramente suavizado.

AndroidPIT viber app 1
Em termos de qualidade, o Viber é um bom app / © AndroidPIT

Pontos negativos do Viber

O Viber requer um monte de permissões do Android, o que pode ser um incomodo para os mais cautelosos com a privacidade. Contudo, o verdadeiro problema não é a segurança, mas o baixo número de pessoas que utilizam o app. O Viber é um exemplo claro de um aplicativo que é bom, mas carece de mais popularidade. 

Facebook Messenger

A maior vantagem do Messenger é que todos precisam dele. Quem usa o Facebook, provavelmente o utiliza também. Assim, é bastante provável que os seus principais contatos estejam por lá. Você pode usá-lo vinculado a rede social, mas também pode instalar o app e associá-lo ao seu número de telefone.

O app oferece mensagens de texto, de voz, emoticons e um grande número de imagens animadas. É possível fazer chamadas de áudio e vídeo de graça com a ajuda da internet.

O usuário pode se comunicar com os grupos através do áudio e de textos, o que pode ser um recurso muito útil para quem faz várias coisas ao mesmo tempo. O envio de arquivos também é válido. O Messenger permite que os contatos possam compartilhar suas localizações ou capturar uma foto ou vídeo de dentro do app.

Como explicado na introdução, a qualidade da imagem e do som dependem de vários fatores, mas, de modo geral, desempenho do Messenger nesses dois quesitos é bom (não é extraordinário), com as imagens transmitidas em boa resolução. Posso dizer que o Messenger é uma boa solução, mas não tem a mesma qualidade do Duo e do FaceTime.

AndroidPIT messenger app 1
O Messenger ganha em popularidade / © AndroidPIT

Pontos negativos do Messenger

Assim como Google, Apple e Microsoft, o sigilo e a questão dos dados dos usuários são questionáveis. Além do número de telefone, o usuário precisa conceder inúmeras permissões para o app funcionar no Android. O Facebook tem otimizado os recursos de privacidade de seus apps, incluindo o sistema de criptografia ponto-a-ponto, que mantém os usuários seguros as ameaças externas.

Outro ponto negativo é que não é possível configurar as notificações por categorias. Portanto, você precisará escolher entre receber todas ou nenhuma. O tamanho total do Messenger também já foi criticado no passado, mas o app não é muito maior do que os demais serviços dessa lista.

Google Duo

O Google Duo foi lançado há alguns dias, portanto, ainda é cedo para dizer se o app é o melhor aplicativo para videochamadas. Mas uma coisa é certa: o ele é considerado a versão Android do FaceTime , com a diferença do aplicativo não oferecer chamadas por voz como seu concorrente. Segundo o Google, a empresa pretende implementar a função em algum momento. De qualquer forma, você já pode baixá-lo na Play Store.

Assim como o FaceTime, o Duo possui uma interface simples, ou melhor, ainda mais simples, visto que na tela inicial temos apenas um botão para início da videochamada. Existe também um menu com as chamadas recentes, que pode ser útil para você que pretende utilizá-lo com frequência.

Meus colegas me disseram que a qualidade do vídeo é boa, mas, quero esclarecer novamente que isso depende das condições de conexão. Como observado pelo editor Hans-Georg em sua avaliação do Duo, a simplicidade do app pode estar ligada ao teste que o Google quer fazer neste mercado, afim de certificar se o mesmo é promissor ou não. 

AndroidPIT duo app 1
A qualidade das imagens do Duo é muito boa / © AndroidPIT

Pontos negativos do Duo

A simplicidade do Duo pode ser um ponto forte ou fraco. Os usuários podem compreender rapidamente como o app funciona, mas, alguns podem julgá-lo por sua limitação de recursos, visto que outros aplicativos fazem muito mais.

Enquanto a Apple guarda o melhor para seus próprios usuários, o Google oferece sua melhor solução para videochamadas a todos. Mas, ao contrário do app da Maçã, o Duo não pode ser instalado em computadores, o que pode ser uma limitação. É possível, no entanto, que isso mude com o futuro.

Resumo

  Skype FaceTime Viber Facebook Messenger Google Duo
Gratuito para download Sim Sim Sim Sim Sim
Chamada por áudio Sim Sim Sim Sim Não

Envia textos com emojis

Sim Não Sim Sim Não
Requer número de telefone Não Não

Sim (para criar conta)

Sim (opcional)

Sim
Relatório de entrega ao remetente Não - Sim Sim -

Criptografia ponta-a-ponta

Não Sim Sim Sim Sim

Envia arquivos (áudio, vídeos, imagens)

Sim Não Sim Sim Não
Notificações personalizadas Sim Não Sim

Sim

Não

Popularidade entre contatos

Sim Não Sim Sim Não

Multiplataforma

Sim

Somente para iOS e Mac Os X

Sim Sim Não
Disponível para Android Sim Não Sim Sim Sim

Chamada de vídeo em grupos

Sim Não Não Não Não

E aí, qual aplicativo da seleção você já testou e mais gostou?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Ana Flávia Alvim há 3 meses

    Não entendi o motivo de ter um aplicativo exclusivo para IOS num site sobre o android. Onde, portanto o público alvo são usuários do android. Colocaram ele na lista só pra dizer " olha o Facetime tem a qualidade muito boa, é uma aplicativo foda mas vocês não podem usá-lo" . Sinceramente, não entendi o pq dele estar na lista, que nem o pilatos no credo.

48 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi