O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
5 min para ler 49 Compartilhado 155 Comentários

Qual é a melhor série de smartphones Android?

Quando um produto é bem-sucedido, as fabricantes quase sempre aproveitam a marca e a boa fama para lançar outros dispositivos com graus de semelhança diversos com relação ao original. Com o passar do tempo, criam-se famílias inteiras, séries duradouras e com um público cativo. Por isso, hoje queremos a sua opinião: qual é a melhor série de smartphones do universo Android?

samsung
© AndroidPIT

Nota: esta é uma pesquisa subjetiva e espero opiniões variadas. Eu me fundamento numa mescla de atributos: qualidade, cobertura de tamanho e categorias, design, preços, etc. Como sempre, vocês estão convidados a justificar a sua escolha nos comentários!

Galaxy S da Samsung: a quantidade

A Samsung é provavelmente uma das fabricantes que cobre o maior espectro de público, e que lança produtos mais variados. Na realidade, no que diz respeito ao mercado de smartphones, a companhia usa uma tática um tanto polêmica: a tentativa e erro. Ela é acusada de lançar dispositivos aos montes e observar qual faz sucesso. Apesar disso, é inegável que a sul-coreana tem famílias de dispositivos interessantes. A série Galaxy S é uma das sagas do Android mais antigas e completas. Ela cobre a maioria dos orçamentos (apesar de se concentrar mais nas gamas média e alta) e, sobretudo, possui tamanhos para todos os gostos. Só faltava um tablet, mas isso foi resolvido com a chegada do Galaxy Tab S. Além disso, apesar de o novo representante Galaxy S5 não impressionar a alguns, a linha conta com uma grande estrela, sucesso absoluto de vendas: o Galaxy S3.

galaxy
© AndroidPIT.

Nexus do Google: poucos, mas bons

A melhor prova do sucesso dessa linha foi a reação de alívio e alegria do público quando o Google confirmou que a série não será extinta, e que um Nexus 6 será lançado neste ano. Sobre uma nova linha chamada Android Silver, não temos ainda nem a confirmação nem a negativa do Big G.

A verdade é que os Nexus são poucos, apenas três smartphones e dois tablets (um, o Nexus 7, reeditado no ano passado), mas todos muito bons. Eles convencem pela sua relação custo/benefício e pela sua interface com Android puro. Além disso, o fato de o Google mudar de fabricante de tempos em tempos também confere uma variedade toda especial à linha. Por último, mas não menos importante: uma das maiores vantagens dos Nexus é receber as atualizações do sistema operacional antes de todos!

nexus
© AndroidPIT.

Xperia da Sony: beleza para a gama média

Se falamos de gama média, a Sony é a rainha da beleza. Claro que a série Xperia também possui excelentes dispositivos de gama alta (vide o Xperia Z2), e até mesmo alguns tablets impressionantes (vide o Xperia Z2 Tablet). O que chama a atenção, contudo, é que ela mantém as linhas gerais do design elegante de seus dispositivos de ponta também nas outras categorias. Vida longa, portanto, à linha visual da série Xperia, que em breve deverá buscar letras em outros alfabetos que não o latino (as letras estão acabando).

xperia
© AndroidPIT.

Optimus da LG: uma linha extinta

Com o G2, a LG mudou de rumo. A fabricante começou uma nova família, e o “sobrenome” Optimus desapareceu. Mas não foi só isso: a linguagem visual também mudou, e para melhor, ganhando fãs em todo o mundo. A era dos botões na parte traseira começava. Mas vamos nos concentrar agora na linha desaparecida, pois com dois exemplares e seus minis ainda não podemos propriamente chamar a “G” de série. A Optimus, com efeito, era composta de inúmeros dispositivos, quase todos com especificações médias e preços razoáveis (lembrem-se de que falamos aqui de uma era pré-Moto G). Mesmo descontinuada, a série continua figurando nos catálogos das lojas e operadoras, contando com vendas razoáveis. Ao menos para mim, no entanto, falta personalidade à essa série para que ganhe o meu voto de “melhor do Android”.

lg
© AndroidPIT.

HTC One: sem pressa, sem pausa

Ela não é tão tradicional, mas a série One da HTC conquistou seu público (infelizmente abrindo mão do mercado nacional). Com uma estratégia bem delineada, a HTC não aposta na quantidade, e sim na qualidade e regularidade de seus lançamentos. Há muito tempo mal das pernas, a fabricante taiwanesa começa agora a apresentar lucro novamente, e a grande responsável por isso é a linha One. Nessa família encontramos dois dos melhores celulares dos últimos tempos (o One M7 e o One M8), um phablet que passou despercebido e dois minis que não fazem feio.

htc
© AndroidPIT.

Huawei Ascend: a ascenção chinesa

Bons preços e boa qualidade marcam essa série do gigante asiático. A linha Ascend é uma das melhores provas de que os chineses chegaram para tirar as fabricantes tradicionais da sua zona de conforto, convulsionando o mercado de smartphones mundial. Começando com dispositivos baratos e de gama baixa, a Ascend agora aposta também nos high-ends com especificações que nada devem aos outros carros-chefe (vide o Huawei Ascend P7). Com um design bastante distinto entre diferentes categorias, a linha Ascend peca, na minha opinião, pela falta de unidade visual (e por “se inspirar” exageradamente na aparência do iPhone).

huawei
© AndroidPIT.
Qual é a melhor série de smartphones do Android?

E antes que alguém pergunte: não incluí a "Moto" da Motorola por apresentar até agora apenas 3 exemplares lançados no decorrer de um ano e meio. Com alguns modelos a mais, contudo, será uma forte candidata ao título de melhor série do Android.

E aí? Qual é a sua preferida?

Os comentários favoritos dos leitores

155 Comentários

Escreva um comentário:
  • Cadê a linha Moto? poxa android pit kkk

  • Sou fã do HTC one 😍

  • Linha Note da Sammy sem dúvidas e possivelmente a linha G da LG.

  • Sou muito fã do moto x

  • Linha Galaxy Note (1,2,3) pode?

  • Quanta discussão besta! As fabricantes atuam onde e como querem, prestem atenção. A Samsung quer dissipar seu produtos pra ter a maioria no mercado, a Motorola quer os médios, a Apple quer a gama alta e tem empresa que nem aqui atua, e assim como as outras querem uma faixa no mercado. Falar que celular é melhor que o outro é burrice. Moto G ou o E(como disse um BABACA aí em cima), ser melhor que Galaxy S5, é porque não tem condição pra comprar um e S5 ser melhor que Moto G é não abrir a cabeça pra ver o que ele proporciona. Eu não gosto de iPhone, nem por isso falo que é um péssimo telefone. Abram suas cabeças...

  • Faltou a Motorola, com as versões Moto X, Moto G e Moto E..

  • Sem sombra de dúvidas a linha Nexus é a melhor linha de smarts android,quem já teve um sabe muito bem de como é ter um Nexus,fluído,rápido,sem engasgos,quase nunca trava,atualizações garantidas,ótimas roms cyanogem,sem customizações da fabricante no sistema,ótimo custo-benefício,enfim eu atualmente estou com um LG PRO mais já fui proprietário de um Nexus S e um Nexus 4,pra mim foram os melhores smartphones que já tive,futuramente ainda vou adquirir um Nexus 5,apesar de existirem aparelhos excelentes no mercado e que dão até mais opções do que os Nexus como cartão SD,melhor bateria,melhor resolução de Câmera,Nexus é Nexus você nunca se esquece da praticidade e satisfação que é ter um,eu sou fã da linha Nexus e com certeza continuarei sempre que puder obtendo estes aparelhos que pra mim são os melhores smartphones da atualidade,parabéns a google,Lg e um brinde aos Nexus,disparados os primeiros aqui a ganharem o posto de melhor série!

  • Nexus sem pensar duas vezes...

  • Acho que se a Sammy colocasse menos peso naquela TouchWiz teria tudo pra ter a melhor série de aparelhos, pois todos possuem excelentes hardwares (cada um na sua época), com os movimentos e também assistente de voz. Votei somente por causa do hardware e pelas "ajudas" que acabam ajudando as vezes. É uma pena que eles sofrem do mesmo mal, e esse mal vem de dentro da própria casa.

  • Vc não sitou o Sony Xperia Z1

  • Usuário feliz da Linha Nexus.

  • Família Nexus sem dúvida é a melhor... Android puro, desempenho ótimo, sem frescuras...

  • Sim, tem gente que já ta na motorola há muito tempo na linha razr. Até o saudoso razr v3 rss

  • Bom eu tenho um Xperia ZL e ele apresenta extrema qualidade em questão de design, na minha opinião a Sony peca pela pouca inovação na UI. Meu voto vai pra Sony pelo design e Hardware.

  • Esqueceram da Serie RAZR da Motorola. gosto muito da serie, tanto que esse é meu terceiro aparelho, primeiro foi o Razr D1, Razr I e agora Razr HD. aguardando atualização essa série sem duvida tem os melhores materiais, design e acabamento.
    Na minha Opinião!

  • Novato Amaro... ler a matéria..hueHUEhuehue essa sua publicação não tem nada a ver... sem conteúdo... se a galera aqui tem ou não condição ou parcela em 12x o que você tem com isso... cada um aqui tem a sua opinião e tem livre Arbítrio em compra o que deseja...

  • Galaxy S

  • eita povo que gosta de brigar por celulares meu Deus! rs
    — a linha moto realmente fez bem em trazer celulares de média e baixa gama a preços mais acessíveis, porém ela não tem celulares de alta gama, e não, não competem contra nexus e z1 por exemplo. Sem contar a qualidade do material da capa do x por exemplo, encarte rápido e parece até que queria, além de aberturas com o tempo.
    — Samsung tem muitos celulares ea maioria não vale a pena se comparado as outras fabricantes e seu sistema que pesa até no s5; citaram a linha note, e realmente o note 3 é um excelente celular, mas acho grande demais.
    — Sony está começando a dar as caras com celulares de média e baixa gama de qualidade, mas ainda faltam algumas coisas para chegarem lá; porém seus celulares de alta gama são excelentes, pecando apenas no display, mas nada que atrapalhe o uso e diversão. o novo z2 corrigiu os erros então um dos melhores de hoje.
    — linha nexus está excelente e Vale muito a pena, porém no nexus 5 pecaram na bateria que tem um rendimento mais ou menos para um celular da alta gama. mesmo assim muitos o desejam ou compram; pois em quesito atualizações fica na frente.
    — a linha lg vem surpreendendo, pois o com seu g2 conseguiu conquistar de volta seus clientes, é um excelente celular que tem um dos melhores custos benefícios da alta gama. e fez modelos de média e baixa também para entrar na concorrência.
    — htc está indo muito bem sim, mesmo seu novo celular não estando nas lojas brasileiras, muitos compraram de fora. Mass prefiro os que estão por aqui no Brasil.
    — as demais estão caminhando para entrarem no mercado brasileiro, assim espero, pois quanto mais fabricantes, maior a concorrência e preços.
    — agora com os novos modelos saindo, garanto que a Motorola terá problemas para manter— se líder dos celulares de média e baixa gamas. se for fabricante do novo nexus, Teerã uma vantagem no mercado, caso contrário... e os modelos de alta gama serão páreo duro, onde novamente vai prevalecer o gosto de cada um, já que as diferenças em desempenho serão menores. ^^

Mostrar todos os comentários
49 Compartilhado

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi