O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
4 min para ler 18 Compartilhado 4 Comentários

Os melhores aplicativos para Mangá e Animê

Sim, o Japão está longe, mas a sua cultura está cada vez mais presente entre nós. O Mangá e o Animê, por exemplo, encontraram muitos adeptos no Brasil, e esta galeria de apps é dedicada a eles. Pessoalmente, não conheço muito do mundo dos desenhos japoneses, apenas as séries que todos vimos quando crianças, além dos excelentes filmes do Miyasaki. Neste artigo tentei me familiarizar com esta arte japonesa selecionando cinco aplicativos. As sugestões dos fãs são naturalmente muito bem-vindas nos comentários.

device0
© Danny Choo /Culture Japan vía Flickr CC.

Manga reader

Ao iniciar a minha pesquisa para escrever este artigo, o que mais me chamou a atenção foi a quantidade de readers de Mangá na Google Play Store. Depois de experimentar vários, gostei mais deste Manga Reader, um sucesso no Android, gozando de excelentes pontuações e avaliações. Ele oferece vários títulos, é simples e rápido. O ponto negativo é o banner publicitário constante na parte inferior da tela. Como não se trata de nenhuma novidade no universo dos aplicativos gratuitos, a propaganda não me incomodou muito. Infelizmente, o aplicativo só está disponível em inglês, e é preciso baixar capítulos completos antes da leitura.

flash
Escolha seu mangá preferido (esquerda) e comece a leitura (direita). / © AndroidPIT

MangaDroid

O MangaDroid é outro dos leitores de Mangá com as melhores avaliações na Play Store. A sua vantagem com relação ao Manga Reader é que ele oferece um grande número de histórias em português, e sua biblioteca é atualizada com regularidade. A interface é agradável, apesar da onipresente publicidade abaixo da tela, que desta vez me incomodou um pouco. Como sugestão, acho que os desenvolvedores deveriam incorporar mais títulos, mas em geral trata-se de uma boa ferramenta para os fãs dos quadrinhos japoneses.

manga1
Este outro aplicativo oferece mangás em português! / © AndroidPIT

AnimeSpirit

Uma coisa leva à outra, e quando me dei conta já estava no fantástico mundo dos Animês, os desenhos animados japoneses. Eles são tão interessantes quanto os quadrinhos, e possuem uma legião de fãs muito dedicada. O melhor aplicativo para fazer amigos, conversar sobre os filmes e até mesmo ler histórias escritas pelos fãs (as fanfics) é o AnimeSpirit. O app (também disponível como website) é uma rede social inteiramente dedicada aos desenhos japoneses, e conta com boas avaliações na Play Store.

manga2
A rede social para fãs de Animê. / © AndroidPIT

O aplicativo é de uso fácil. A organização dos tópicos e seções é simples e prática. Ele não travou em tempo algum e a sua ferramenta de busca funciona de maneira eficiente. A barra publicitária, contudo, entre o menu e os artigos, incomoda mais do que nos outros sites.

Desenho Manga Anime

Talvez o mais interessante e peculiar dos mangás seja o estilo em que são desenhados. Cada artista dispõe de muita liberdade, mas também deve seguir convenções mais ou menos rígidas. Encontrei vários conselhos e uma imensa coleção de tutoriais bem explicados sobre como reproduzir alguns dos mangás mais populares. Claro, eles não podem ser usados como única fonte se você quiser aprender a desenhar, mas servem bem como uma introdução ao tema. O aplicativo que mais me chamou a atenção nesse sentido foi o Desenho Manga Anime. Seus tutorias, infelizmente, são em inglês. Além disso, evite o app se não gostar de receber notificações com ofertas e outros apps.

device0
Tutoriais interessantes sobre a arte do Mangá. / © AndroidPIT

Otaku Camera

Há uma alternativa para quem não quiser se aventurar no mundo do desenho com lápis e papel. Se você gosta de fotos e da estética do Mangá, baixe o aplicativo Otaku Camera. Com ele é possível dar a qualquer fotografia o ar de um desenho japonês. Há mais de 100 efeitos e filtros, todos com o estilo inconfundível dos Mangás. Após trabalhar uma foto, você pode compartilhá-la imediatamente em suas redes sociais ou salvá-la na galeria do seu smartphone. Além disso, aplicativo também é uma fonte de notícias sobre o mundo do mangá (em inglês).

manga3
A interface do aplicativo (à esquerda), e a Camila em versão Mangá na redação do AndroidPIT (direita). / © AndroidPIT

Essa foi a minha incursão no mundo do Mangá e Animê para Android. Tenho certeza de que há muitos outros apps interessantes sobre o tema. Qual é o seu preferido?

4 Comentários

Escreva um comentário:

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi