O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
82 Compartilhados 45 Comentários

Os seis melhores apps de fotos para ganhar dinheiro

Você pode fazer mais coisas com a câmera do seu smartphone do que tirar selfies e mais selfies, passar o dia no Snapchat ou bater fotos da sua comida. Também dá para ganhar dinheiro usando esses apps. Fotógrafos amadores ou semi-profissionais têm uma variedade de opções para ganhar um dinheirinho com seu hobby, mas nem todas as plataformas são iguais - e algumas é melhor evitar. Selecionamos 6 dos melhores apps para Android aqui.

FOAP

O FOAP provavelmente é a plataforma mais conhecida para fotógrafos amadores e profissionais, o que é bom e ruim.

É bom porque significa que os compradores podem escolher entre uma enorme seleção de fotógrafos e imagens, o que mantém o interesse, mas é ruim porque isso gera uma competição feroz para quem quer lucrar na plataforma.

O padrão de preço é de 10 dólares por imagem, com metade disso indo para o fotógrafo. Como é uma plataforma grande, com muitos usuários, algumas marcas também participam, o que faz com que trabalhos com pagamento maior apareçam (e consequentemente, mais concorrência). A nova atualização trouxe uma nova interface de usuário, algumas funções sociais, melhoras nas opções de saque, um modelo de formulário para upload e várias outras ferramentas para facilitar a venda das imagens. O download é gratuito e o FOAP não cobra taxas para virar membro.

foap
O FOAP é um dos maiores mercados de fotos disponíveis para Android / © FOAP
Foap - sell your photos Install on Google Play

Snapwire

O Snapwire, como todos os apps dessa lista, dá oportunidades de monetização a amadores e semi-profissionais.

Entretanto, ele é um pouco diferente de um mercado geral de fotos, já que a ênfase da plataforma está em imagens de qualidade. Isso significa que ele é mais atrativo a semi-profissionais, entretanto, o app tem elementos de gamificação que podem interessar a amadores também.

O app usa um sistema de Desafios (Challenges) ou Solicitações (Requests) para que que o usuário possa ganhar dinheiro, mas antes de poder responder às mais lucrativas marcas famosas, você terá que comprovar suas habilidades e “evoluir” a sua conta. O foco aqui é permitir que o fotógrafo tenha um portfólio de trabalho que possa ser facilmente acessado pelos compradores, de onde eles podem comprar diretamente.

As taxas do Snapwire são de 30% para os Desafios e Solicitações, e 50% para o que for vendido no mercado ou pelo perfil individual. A plataforma encoraja o uso da câmera do celular, mas não proíbe o uso de outras imagens digitais nos seus termos de uso.

androidpit snapwire
O Snapwire é ótima para semi-profissionais / © ANDROIDPIT
Snapwire - Sell Your Photos Install on Google Play

Scoopshot

O Scoopshot muda um pouco o jogo fazendo com que as competições durem apenas um dia. Ele também deixa você subir e monetizar vídeos, o que outros nessa lista não permitem.

O resultado é um app que garante um vencedor diário para cada “Concurso” (o que renova diariamente o interesse dos usuários), e um mercado que permite que você decida o preço das suas imagens. Ele também facilita a vida de quem quer procurar imagens de um “Pro”, separando por localização, nome ou gênero, o que aumenta as chances de se vender imagens.

Para se tornar um “Pro” nessa plataforma, só é necessário listar sua experiência, localização e fornecer um portfólio de no mínimo 9 imagens para que as pessoas possam conhecer o seu trabalho. O quanto você ganha como fotógrafo não é calculado de uma forma tão simples quanto nos outros apps (uma taxa fixa se alguém baixar a sua imagem do mercado ou uma participação nas receitas de publicidade se a imagem for comprada por uma rede e usada em anúncios), mas ele oferece um nível de entrada mais baixo do que outras plataformas ‘semi-profissionais’, além de manter o interesse através de atividades diárias.

scoopshot
O Scoopshot re dá controle total sobre os preços e licenciamento / © Scoopshot
Scoopshot Install on Google Play

EyeEm

EyeEm é um dos maiores nessa lista, e isso traz vantagens e desvantagens. Pelo lado bom, uma rede gigante de membros combinada com um esquema que dá visibilidade aos novos fotógrafos pode ajudar algumas pessoas a fazer barulho, mas também significa que existem milhões de outros usuários, dos quais possíveis clientes podem comprar.

Diferente de outros dessa lista, o EyeEm não foca em ser apenas um mercado de fotos. Ao invés disso, ele trabalha para juntar pessoas que amam fotografar e compartilhar fotos através de filtros e outras ferramentas dentro do app, e através da monetização dessa imagens, encontrou um bom modo de fazer com que os usuários retornem à plataforma.

Você pode subir quaisquer imagens que queira vender ou licenciar no mercado e manter o controle sobre os direitos (o app permite que você atribua níveis diferentes a cada imagem, por exemplo) aos mesmo tempo que dá às marcas e agências a oportunidade de usar as imagens em troca de uma taxa. Junto com o tradicional mercado, existem “mostras, prêmios, revistas e Missões”, que ajudam a manter os usuários usando a plataforma.

androidpit eyeem
EyeEm se gaba de ter 18 milhões de membros / © EyeEm
EyeEm - Foto Filtros Câmara Install on Google Play

Markedshot

O Markedshot (e o próximo nessa lista, o Dreamstime) tem mercados mais básicos e simples, focados apenas em oferecer um espaço para que você possa vender suas fotos. No entanto, assim como os outros, o principal modo de ganhar dinheiro como Markedshot é através de competições.

Ao invés de uma taxa fixa de 5 dólares por foto no mercado (dos quais você fica com metade), as competições do Markedshot são feitas por clientes, através de projetos com requisitos específicos - muitos são projetos locais, que exigem que você seja de uma determinada localização.

É claro que o orçamento dessas competições varia muito de acordo com o cliente, seus requisitos e o número de imagens, mas tendem a ser de 100 dólares para cima. Entretanto, não é um lugar que funciona muito bem para fotógrafos semi e profissionais.

markedshot
O Markedshot casa um mercado com um desafios de marcas / © Markedshot
Markedshot - Sell Photos Install on Google Play

Dreamstime

Como outros já citados, o Dreamstime fornece um mercado com as funções e características esperadas, mas mantém tudo incrivelmente simples. Ele também dá um bom feedback sobre as vendas e estatísticas pelo aplicativo e por ferramentas para profissionais.

A plataforma tem uma variedade de opções de licenciamento para as suas imagens, podendo alcançar até 12 dólares de renda por imagem, dependendo de qual opção você escolha. Apesar de ainda não ter alcançado as grandes marcas, é um app que vale a pena conferir.

dreamstime
O Dreamstime é uma proposta simples em comparação aos outros / © Dreamstime
Dreamstime: Sell Your Photos Install on Google Play

App Bônus - miPic (apenas para iOS)

Só incluímos o miPic pela sua originalidade e para aqueles que têm um dispositivo iOS em alguma gaveta. Nós sabemos que vocês estão por aí.

Com um olhar diferente nos formatos de mercado e competições que já vimos nesse post, o miPic consegue fazer algo novo e diferente. Como o Snapwire, o miPic enfatiza os fotógrafos ao mesmo tempo que cria novos modos de monetização. A plataforma é mais atrativa para consumidores do que marcas e agências.

É claro que ele permite que você venda suas imagens também, mas permite que consumidores imprimam a foto diretamente em algum item (canecas, camisetas, etc.). Você, como criador da imagem, fica com 20% de cada venda que use suas imagens. Entretanto, como já disse, só está disponível para iOS.

Finalmente

Se estiver procurando por outros apps para vender suas fotos, encontrará alguns outros que é melhor evitar. O Clashot não é atualizado há mais de um ano, e o Iconzoomer, há mais de 4 anos!

Isso quer dizer que além de ser uma perda de tempo criar um perfil neles, provavelmente eles também apresentam riscos de segurança. Aplicativos, como sistemas operacionais, devem sempre ser atualizados, logo, usar um app que não é atualizado há 4 anos para fazer transações financeiras não parece uma boa ideia.

Você conhece outros apps para ganhar dinheiro com suas fotos?

Os comentários favoritos dos leitores

45 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi