O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
208 Compartilhados 129 Comentários

Estes são os melhores aplicativos para limpar o seu Android

Mais estressante do que um celular lento é a mensagem de falta de espaço na Play Store quando você quer baixar um aplicativo, certo? Se você está lendo este artigo é porque certamente se deparou com um problema de falta de memória no celular ou o seu dispositivo está apresentando uma performance muito abaixo do esperado. Se você está procurando por aplicativos para limpar o seu smartphone, já adianto que a grande maioria não entrega o que promete e que, muitas vezes, a solução está no próprio sistema Android.

Antes de continuar, preciso informar que este artigo foi realizado em colaboração com os leitores do AndroidPIT e outros membros da equipe de conteúdo. Assim, as soluções encontradas nesta lista foram baseadas na quantidade de vezes que os serviços foram mencionados nas respostas dos usuários nas redes sociais do site, e na opinião da nossa equipe editorial.

Pegue um atalho

Encontre o problema usando o DiskUsage

O DiskUsage é uma indicação pessoal. A primeira coisa que você precisa na hora de limpar o seu smartphone é ter consciência do tipo de dado ou serviço que está ocupando a memória do seu celular. Usando o aplicativo DiskUsage, você confere informações completas sobre o uso da memória de seu smartphone ou tablet. Assim, fica mais fácil ver identificar quais pastas e arquivos estão consumindo mais memória.

diskusage app
O DiskUsage vai ajudar a identificar os arquivos que ocupam mais espaço no seu smartphone / © AndroidPIT

Depois de uma varredura, é possível saber quão grande são os aplicativos e o tamanho do cache dos mesmos ou a quantidade de arquivos de áudio que você tem. O DiskUsage mostrará graficamente quais são os arquivos maiores e, em seguida, você poderá ponderar sobre quais deles você pode remover.

DiskUsage Install on Google Play

Limpe o cache dos aplicativos de forma manual

A maioria dos leitores e dos editores do site indica fazem uma limpeza manual do cache dos aplicativos, bem como remover imagens e vídeos que chegam frequentemente do WhatsApp no braço mesmo.

Fazendo isso, você passa a conhecer melhor o seu aparelho e o tipo de serviços que utiliza, bem como pode agir de forma preventiva, como nos casos da avalanche de imagens baixadas automaticamente por aplicativos mensageiros. Além disso, fazendo este processo você terá a certeza de que não vai causar nenhum tipo de dano ao aparelho a logo prazo.

Muitos aplicativos de limpeza de smartphones prometem aumentar a memória do dispositivo e a performance do aparelho. E isso acontece, muitas vezes às custas da limpeza do cache dos aplicativos. Acontece que o cache é, basicamente, a área de armazenamento na qual dados ou processos freqüentemente utilizados são guardados para um acesso futuro mais rápido, poupando tempo e uso desnecessário do hardware do seu smartphone. Assim, acionar um app de limpeza sempre que o seu celular fica lento ou sem memória pode parecer a melhor escolha a curto prazo, mas isso terá uma consequência ruim no futuro.

Recomendo a limpeza do cache de forma preventiva e, normalmente, feita a partir da lista de aplicativos com maior número de dados. Para tanto, acesse:

  • Vá para o menu de Configurações do sistema;
  • Selecione a opção Aplicativos
  • Localize a guia Todos;
  • Selecione o aplicativo que está ocupando muito espaço da memória com os dados de cache;
  • Pressione o botão Limpar Cache. Se seu dispositivo está rodando o Android 6.0 Marshmallow é necessário clicar em Armazenamento e logo em Limpar Cache.
cache app unico
Limpe o cache de aplicativos de forma individual / © AndroidPIT

Contudo, você pode fazer este processo de uma vez só, para limpar o cache de todos os aplicativos ao mesmo tempo seguindo o passo a passo abaixo:

  • Vá em Configurações;
  • Clique em Armazenamento > Dados em cache ou Dados memorizados;
  • Uma janela solicitará a confirmação para a remoção de todo o cache armazenado. Confirme e aguarde pela remoção do conteúdo.
cache todos apps
Limpe o cache de todos do aplicativos ao mesmo tempo / © AndroidPIT

Faça uma restauração ao padrão de fábrica

Assim como o nome indica, a restauração ao padrão de fábrica volta no tempo e zera as configurações do sistema do seu dispositivo exatamente ao estado de quando este estava ainda na caixa, sem aplicativos extras, contatos, configurações ou qualquer tipo de dado, com exceção daquilo que vem embarcado como padrão do Android.

Contudo, se você atualizou o seu sistema operacional para uma versão mais recente, o sistema permanecerá o do upgrade mais recente. Assim, se você rodava com Lollipop e atualizou para Marshmallow, depois de formatado, seu smartphone continuará rodando com o Android Marshmallow.

Este é um recurso muito usado por usuários que têm o costume de instalar ROMs alternativas, mas que também serve muito bem para quem tem um smartphone antigo. Este tipo de ação faz com que o aparelho receba um sopro de vida. Recomendo especialmente para se você possui o aparelho por mais de um ano e nunca formatou o dispositivo. Além disso, é importante que você faça um backup dos seus dados antes de realizar tal processo.

Para fazer a restauração de fábrica do seu aparelho, o caminho mais comum é:

  • Vá em Configurações;
  • Fazer backup e redefinir;
  • Faça uma cópia de segurança no próprio sistema Android usando o Drive;
  • Redefinição para a configuração original;
  • Redefinir telefone;
  • Pode ser que você tenha que introduzir seu PIN outra vez;
  • Clique em Redefinir telefone ou Apagar tudo;
  • Reiniciar.
reset fabrica
Ao restaurar o padrão de fábrica, você perderá os seus dados / © AndroidPIT

SD Maid - Limpador do Sistema

O SD Maid foi um dos aplicativos que, ao mesmo tempo, foi o mais citados entre usuários e membros da nossa equipe.  O app funciona como uma caixa de ferramentas inteira que permite localizar arquivos ou diretórios de aplicativos que não estão mais instalados no seu smartphone; procura por tipos de arquivos conhecidos e locais que geralmente podem ser excluídos com segurança; e, entre outras coisas, remover arquivos duplicados.

O app possui uma interface muito bem desenhada e intuitiva, e funciona bem mesmo para usuários que não tenham acesso root. Se você possui acesso administrativo do aparelho, pode remover ainda mais gordura e ganhar ainda mais espaço na memória.

sd maid app
O SD Maid entrega o que promete, mas oferece mais opções para quem possui acesso root / © AndroidPIT

O app ainda possui a versão Pro, que custa R$7,43 e, recomendo a compra apenas para quem já o smartphone rooteado, visto que a maior parte das funcionalidade do SD Maid precisa de acesso root. Conversamos há algum tempo com o desenvolvedor do app e, sinceramente, o SD Maid é bastante honesto na sua propaganda e não prometo o que não pode cumprir.

Assim, se você acha muito trabalhoso fazer o processo de limpeza do sistema de forma manual, o SD Maid é uma boa opção na opinião dos usuários e dos membros da equipe do AndroidPIT.

SD Maid - Limpeza de sistemas Install on Google Play SD Maid Pro - Desbloqueador Install on Google Play

CCleaner - Você no controle

O CCleaner foi o aplicativo mais votado entre os leitores do AndroidPIT, o que já podia se esperar, visto que é realmente um dos serviços mais populares para computadores. O app remove de maneira simples e eficaz os dados inúteis, obsoletos ou temporários. Contudo, deve ser usado com moderação.

O que torna este software atraente entre usuários de OC e smartphones é o fato do CCleaner fazer uma análise do dispositivo, escaneando o cache, o histórico do navegador, o registro de chamadas recebidas, arquivos e pastas variadas do sistema, por exemplo, e depois recomenda o que eliminar.

Além disso, o app ainda oferece uma lista de aplicativos com um alto consumo de memória de cache e, em seguida, dá a chance do usuário escolher se remove ou não estes dados temporários.

ccleaner
O CCleaner é um dos aplicativos de limpeza mais populares do Android / © AndroidPIT

Assim como o SD Maid, a interface do usuário do app é simples, intuitiva, e está praticamente 100% em português, penso que apenas os recursos adicionados recentemente ainda estão em inglês.

Ao contrário do concorrente Clean Master, que promete acelerar o seu smartphone, o CCleaner não obriga o usuário a encerrar processos, esta é uma opção que até é oferecida, mas a decisão final é do usuário. Este tipo de função, aliás, é um paliativo, pois mesmo que no momento em que você fecha todos os apps e inicia outro, esse último rodará mais rápido, claro, mas isso é apenas tempo emprestado, porque os outros apps voltarão a ser usados em seguida.

CCleaner Install on Google Play

Conclusão

Não caia na asneira de acreditar que seu smartphone terá uma melhora de 50 ou 70% na performance depois de usar um aplicativo de limpeza, pois isso é uma falácia. Neste artigo, resolvi buscar na comunidade de usuários do Android uma resposta para a melhor forma de remover a gordura do sistema do aparelho e, para minha surpresa, percebi que a opção de limpeza manual é usada muito mais do que qualquer aplicativo.

Entretanto, caso você não queria fazer o trabalho no braço, tenha em mente apenas que, na hora de escolher um serviço para remover arquivos desnecessários que ocupam espaço no seu dispositivo, procure aplicativos e programas que informem você sobre quais são as suas opções e não aqueles que oferecem apenas um botão de otimização.

Se o seu smartphone é velho e você não pode abrir mão dele neste momento, tente processos como o root do dispositivo, pois as opções de remoção de serviços e dados desnecessários são muito maiores. Aproveite também os serviços de nuvem, como o Google Drive e o Dropbox, pois estes podem ser uma mão na roda- Se o seu smartphone oferece a opção de extensão da memória usando um cartão microSD, aproveite também.

Por fim, mantenha seu smartphone sempre atualizado e, caso você não utilize um aplicativo, remova-o da sua gaveta de apps, pois a Play Store estará sempre onde esteve e o aplicativo poderá ser instalado mais uma vez, quando você relamente estiver precisando.

E aí, qual outro aplicativo ou processo você indicaria para fazer a limpeza do sistema do seu smartphone?

Os comentários favoritos dos leitores

  • Franco Luiz há 3 semanas

    Melhor aplicativo de limpeza é um usuario consciente do que instala no aparelho

  • Marcelo Neri há 3 semanas

    O melhor aplicativo para fazer limpeza do aparelho é somente a restauração para o padrão de fábrica! Esses aplicativos aí só vão devorar ram e trazer mais problemas!

  • Marcio S. há 3 semanas

    melhor aplicativo para limpar o Android é não baixar um monte de coisas desnecessárias..... ou muito bom é fazer restauração de fábrica, já vem em qualquer modelo e versão de Android. Ou se quiser limpar mesmo (se for um prova d'água) coloque debaixo da torneira e dê uma lavada nele, é uma beleza.....

  • Deivis Schuman há 3 semanas

    Método infalível pra uma verdadeira limpeza é um Reset de Fabrica!

  • Steven Oliver há 3 semanas

    Isso é verdade, mas dá um trabalho que dá preguiça de pensar....

129 Comentários

Escreva um comentário:
Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi