O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. OK
6 min para ler 807 Compartilhado 283 Comentários

Como escolher o melhor cartão microSD para o seu Android

A maioria dos celulares vêm com 16 GB ou 32 GB de armazenamento que, por si só, já são ocupados pelo sistema. Se você guarda muitos arquivos no celular, como músicas, fotos, vídeos e jogos, a solução é comprar um modelo de maior capacidade, que geralmente custa mais caro ou, então, investir num bom cartão microSD. Por isso, resolvemos reformular e atualizar esse artigo com novas dicas, ofertas e informações úteis para você que está procurando por um bom cartão de memória para o seu Android.

A maioria dos smartphones, atualmente, oferece um slot para a inserção de um cartão MicroSD, com exceção de alguns modelos. Alguns deles permitem que usemos cartões de até 128 GB, o que já excede em muito a necessidade da maioria dos usuários. Porém, o que precisamos saber antes de comprarmos um cartão MicroSD? Qual modelo é ideal para o seu perfil de usuário? Veja agora a resposta para estas e outras perguntas. Sigam-me os bons!

Pegue um atalho!

O meu dispositivo é compatível com cartões MicroSD?

Como dissemos na introdução deste artigo, a maioria dos celulares aceita a inserção de um cartão de memória, porém, há aqueles que abriram mão dessa função. Para ter certeza se o seu aparelho possui um slot de cartão, faça alguma dessas ações:

  • Analise o seu celular e procure pela inscrição SD ou MicroSD. Ela indica onde fica o slot de cartão de memória de seu aparelho, caso ele tenha;
  • Consulte o manual e veja se ele possui uma seção sobre cartão de memória. Lá, ele mostrará onde ela se encontra, como inserir um cartão e quais os tipos de cartões que ele aceita;
  • Veja no site do fabricante as especificações técnicas do seu aparelho. Elas informam a existência ou não de um slot MicroSD;
  • Consulte sites especializados, tais como o AndroidPIT, nós sempre mantemos as fichas técnicas dos celulares usados no Brasil.
  • Temos certeza que você conseguirá descobrir se o seu celular suporta ou não o uso de cartões de memória.

Quais são as diferenças entre os cartões MicroSD

Os cartões MicroSD podem ser classificados quanto à sua capacidade de armazenamento e também quanto à sua velocidade de transmissão. Os cartões classificados apenas como SD (sigla para Secure Digital) possuem capacidades de 128 MB até, no máximo, 2 GB. Já os cartões SDHC (Secure Digital High Capacity) possuem modelos de 4 GB até 32 GB. Por sua vez, os cartões SDXC (Secure Digital Extended Capacity) podem chegar a até 2 TB.

Já no quesito velocidade de escrita, os cartões são classificados por “Classes” (Class). Temos as seguintes classes: 2, 4, 6 e 10, além da UHS 1 e 3. Abaixo você confere a velocidade mínima de transmissão de dados para cada Classe:

Diferenças entre os cartões MicroSD 

Classe Velocidade mínima de transmissão de dados Velocidade de gravação Recomendação
UHS 3 30 MB/s Alta  Gravar vídeos em 4K e 2K
UHS 1 10 MB/s Média Gravar vídeos HD, Full HD e fotos continuas (Shooting)
Classe 10 10 MB/s Alta Gravar vídeos HD, Full HD e fotos continuas (Shooting)
Classe 6 6 MB/s Média Gravar vídeos HD e Full HD
Classe 4 4 MB Média Gravar vídeos HD e Full HD
Classe 2 2 MB/s Mínima Gravar vídeos em HQ

Será que um cartão microSD melhor acelera meu smartphone?

Será que ao escolhermos um microSD melhor do que um mais básico, o desempenho do nosso telefone pode ser otimizado? Sim. A resposta para essa questão é que sim, cartões melhores ajudam no desempenho do aparelho.

Se você armazena apps no cartão de memória, assim como fotos e vídeos, a comunicação entre o sistema e o armazenamento externo será mais rápida, isso se o microSD for mais ágil. É claro que o sistema não ficará mais rápido, mas as aços que dependem da leitura e transferência de dados entre o armazenamento interno e externo será melhor, principalmente na hora de abrir um álbum de fotos ou executar um vídeo.

Tenha em mente que abrir apps instalados no microSD nunca será uma tarefa tão rápida. Isso porque existem outros comandos que o sistema faz que vão além do "transferir informações" entre locais de armazenamento.

androidpit sd cards 5
Cartão microSD pode deixar o sistema mais dinâmico / © AndroidPIT

Como escolher os melhores cartões?

Agora é a parte principal: como escolher os melhores cartões de memória. Vamos usar dois critérios aqui, tamanho e velocidade. Se você pretende comprar um cartão apenas para salvar músicas e documentos, um de menor capacidade dá conta do recado.

Pode ser um de 8 GB ou 16 GB. Porém, se a sua intenção é armazenar muitas fotos e vídeos, quanto maior a capacidade de armazenamento, melhor. Neste caso, o fundo do seu bolso é o limite, já que cartões com grandes capacidades de armazenamento costumam ser mais caros.

androidpit sd cards 7
Como escolher um cartão de memória? / © AndroidPIT

Agora falando com respeito ao aspecto velocidade, se você pretende instalar aplicativos no cartão de memória, recomendamos que compre um com uma boa velocidade de escrita, como um Class 10.

Se pretende fazer vídeos em HD ou Full HD, cartões Class 6 e 4 são recomendados. Não indicamos a compra de cartões Class 2 por eles serem muito lentos. Portanto, sempre que puder, adquira um cartão Class 4 ou superior. No final das contas, o que vai dizer qual o melhor cartão MicroSD para você é a sua necessidade e o seu bolso.

Conclusão

Como você pode perceber, existem alguns cuidados que devemos ter na hora de comprar um microSD. Um bom cartão de memória durará por anos, não prejudicará seu aparelho e lhe servirá de diferentes formas. Recomendamos que você procure por marcas mais conhecidas e que prestem algum tipo de assistência no país, como SanDisk, Kingston e Samsung, por exemplo.

Você usa microSD no seu celular?

 


O objetivo deste artigo é reunir em um só lugar todos as melhores dicas e informações sobre microSD. Desta forma, a atualização e republicação desta matéria se fará necessária com o tempo.

807 Compartilhado

Os comentários favoritos dos leitores

283 Comentários

Escreva um comentário:
  • Post muito bom, sempre tive dúvidas para conseguir escolher um cartão de memória pro meu celular, mas agora aprendi! Acho que dá para aliar a compra e usar um cupom de desconto da Walmart e assim economizar em acessórios para o celular: www.saveme.com.br/cupom-desconto/walmart

  • Assim que instalei um cartão no meu Smartphone, 16 Gb classe 4, (toshiba original, verificado a autenticidade por apk), o celular começou a apresentar problemas de travamentos em quase tudo que eu abria (facebook, whatsapp, Google, play music, etc.). Foi só retirar o cartão que tudo voltou ao normal. Estou usando ele como pendrive e está normal. Depois instalei um Sandisk classe 10 de 32 Gb e não tive mais problemas. Evitem usar Cartões classe 4 em seus smartphones, mesmo os de marca.

  • show mesmo o meu é classe 10 ultra

  • ótimo artigo parabéns.

  • Não uso cartão pq meu Note 5 não possibilita, mais com certeza usarei no meu próximo smart, um classe 10 de 64GB Kingston.

  • só uso classe 10 para evitar problemas

  • Infelizmente as pessoas não sabem que já existem cartões de memória de excelente qualidade e que têm velocidade de transmissão de dados que giram em torno de quase 100MB, o que é suficiente sim pra rodar apps instalados nele sem travar em qualquer smartphone que tenha Android a partir da versão 6.0 que permitem instalação de aplicativos direto no micro sd, o que livra a memória interna, permitindo que o aparelho respire melhor quando se trata de armazenamento interno. Eu mesmo uso um cartão de 64GB com 80BM de velocidade de transmissão de dados e é excelente, mas não se iludam, a Samsung, LG, Asus, entre outras tiraram esse recurso do Android embarcado em seus disposição com uma única intenção, a de lucrar forçando o consumidor a gastar mais por aparelhos com mais memória interna, o que é, no mínimo, lamentável, pra não dizer antiético. Mas calma, ainda existe esperança, a Motorola/Lenovo e a Quantum, uma empresa brasileira, fazem aparelhos muito bons sem tirar esse recurso do Android, o que demonstra um pouco mais de respeito pelo consumidor do que o que as outras empresas citadas acima demonstram. Pensem sobre isso antes de comprarem um novo smartphone. Será mesmo que a Samsung por exemplo, que é líder de vendas de smartphones com Android, respeita você em seus direitos caro consumidor?

    • Willy,
      me permita uma pequena correção: é 80Mb/s de leitura. A memória interna dos celulares tops recentes é mais rápida que os melhores microSDs. Qto a algumas marcas tirarem o recurso de transformar SD em memória interna há controvérsias. No Galaxy S7 é possível transferir muitos apps de forma manual para o micro SD e ainda mantém o acesso às duas memórias (interna e SD). Já no Moto G2 aceitei que o sistema transformasse meu micro SD em memória interna, mas simplesmente matou o acesso a memória interna, não somou como supus que o Android faria. O Moto G2 só tem 16GB então deixei pra lá, mas se fizesse isso com os 32 GB do S7 eu ficaria muito decepcionado. Muito do que o Google implementa nas novas versões do Android são recursos já existentes em ROMs modificadas por fabricantes diversos e, nesse caso, já tive 3 smartphones chineses que o sistema transformava o micro SD em memória interna, mas mantinha o total acesso a memória do smartphone, já no Android 6 fizeram de um jeito que não ficou muito legal.

  • Eu uso um micro sdxc UHS-I Ultra da SanDisk (80MB/s) de 128 Gb no Galaxy S7 e já está com 70% ocupado principalmente com vídeos, fotos e PDFs tutoriais da empresa. Isso me libertou de ficar ligando o notebook toda hora na rua.
    Tbm, para minha surpresa e contrariando orientação da Motorola, instalei como memória interna um SanDisk Ultra de 64 GB (48MB/s) no Moto G2.
    Meus cartões fiz questão de testar para ver se atingem a velocidade anunciada, mas só consigo fazer teste prático no Notebook...enfim, realmente atingem.

  • Tenho um Classe 10 de 64GB da Kingston. Já está comigo a quase 3 anos e só formatei ele apenas uma vez. Não troco ele por nada, nem vendo e nem empresto! ^^

  • Interessante, vai me ajudar bastante isso

  • Bruno S.
    Trouxe um tema bem interessante neste artigo em, pois não bem assim simples obter qualquer cartão de memoria e esperar o melhor do mesmo.
    O meu é 32 GB.. mas vou descubrir a velocidade dele e ficar antenado.

  • Estou com um cartão básico de 8gb e que infelizmente é classe 4. Mas já comprei um 32gb classe 10 da SanDisk. Só aguardar chegar agora.

  • Pra quem usa o cartão SD como memória interna, como eu:
    Deixe o backup automático (de fotos e vídeos com o Google Fotos ou com o QuickPic e de documentos com o Resilio Sync) ativado e... fique tranquilo.

  • Comprei um class 10 de 32GB no AliExpress por R$22 faz mais de ano. Fiquei desconfiado no começo, mas testei a velocidade e até hoje foi só alegria...

  • Aqui eu uso um Samsung EVO UHS 1 32GB classe 10 no Moto G4 Play. Boa parte da memória desse cartão é ocupada apenas por arquivos MP3. O que sobra, deixo pra guardar minha coleção de APKs e alguns arquivos ZIP caso queira mudar de ROM.

Mostrar todos os comentários

O AndroidPIT utiliza cookies para garantir que você tenha a melhor experiência no nosso site. Mais informações

Entendi